Workshop do dia 1, as 16h

Sala 2 – Centro de Convenções – Gameplay Acadêmico: repaginando o Ensino Superior com a Didatização Lúdica

Responsavel: Prof. Dra. Maria das Graças Cleophas – Universidade Federal da Integração Latino-Americana

EMENTA:

Nesta oficina de 90 minutos, mergulharemos profundamente no emocionante mundo da Didatização Lúdica como possibilidade eficaz para promover inovações curriculares no ensino superior. Nosso objetivo não é apenas informar, mas também inspirar e capacitar os(as) participantes a redefinirem suas abordagens de ensino, tornando-as mais envolventes e eficazes.

Durante esta jornada educativa, exploraremos os fundamentos da Didatização Lúdica, dando destaque de como aplicá-la de maneira efetiva para criar experiências de aprendizado memoráveis e formativas. Nesse viés, o nosso intuito vai além das fronteiras tradicionais da educação, pois provocaremos os(as) educadores(as) a abraçarem a criatividade e a inovação no processo de ensino por meio da ludicidade.

Ao longo da oficina, você será instigado(a) a elaborar estratégias lúdicas ao explorar a integração cuidadosa do conteúdo curricular com técnicas envolventes que garantam que os objetivos educacionais sejam alcançados de maneira autêntica. Para tanto, você vivenciará experiências de exemplos inspiradores de recursos lúdicos criativos que podem incentivar a repaginação da sala de aula em ambientes dinâmicos e participativos.

Por fim, a oficina “Gameplay Acadêmico: repaginando o Ensino Superior com a Didatização Lúdica” poderá ampliar a sua compreensão sobre as possibilidades educacionais oferecidas pela ludicidade ao fornecer ferramentas práticas para projetar, implementar e avaliar estratégias que despertem o interesse dos(as) alunos(as), promova a colaboração e o pensamento crítico.