Sonia Casillas Martín
Universidad de Salamanca (USAL), Espanha

Professora do Departamento de Didática, Organização e Métodos de Pesquisa na Universidad de Salamanca (USAL). Desde 2010 é membro do Grupo de Pesquisa GITE-USAL (Inovação e Educação Digital). Doutora (2006) pela Universidad Pontificia de Salamanca com a tese “Análisis de los resultados obtenidos en la evaluación de la docencia en la Universidad Pontificia de Salamanca en el curso 2000-2001”. Sua área de pequisa é Didática e Organização Educacional

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5304-534X
Fonte: https://produccioncientifica.usal.es/investigadores/57844/detalle


Sara Dias-Trindade
Universidade do Porto, Portugal

Sara Dias-Trindade. Sara Dias-Trindade: Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra e é docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, coordena o Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares tendo integrado a equipa de coordenação científica desse centro entre 2017 e 2022. Nos últimos anos tem também coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores, das Tecnologias Educativas e do Cinema na Educação. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destacam-se os projetos UC-AIPED, Aprendizagem e Inovação Pedagógica¿,a Reitoria da Universidade de Coimbra (entre 2020 e 2022), Competências Digitais dos Professores Portugueses (CoDiProPT), que coordenou entre 2018 e 2022 e Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D (que coordena desde o início de 2023). Tem participado em diferentes publicações nacionais e internacionais e sido oradora convidada, tanto em Portugal como no estrangeiro, nessas mesmas áreas. Tem publicadas várias dezenas de artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e livros, destacando-se as obras História, tecnologias e mobile learning: ensinar história na era digital e Educação digital para o desenvolvimento curricular e aquisição de competências transversais.

Fonte: https://www.cienciavitae.pt/C714-2907-EDFF


Luís Antunes Grosso Correia
Universidade do Porto, Portugal

Luís Grosso Correia é licenciado em História (1988), professor profissionalizado em História dos ensinos básico e secundário (1990), mestre em História Moderna e Contemporânea (1994) e doutor em História (2003) pela Universidade do Porto e bolseiro FCT de pós-doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Possui um diploma de especialização em Políticas Públicas pelo Instituto de Administração Nacional (2012). É Professsor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigador do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção educativas albergado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade. Tem desenvolvido intensa atividade letiva ligada à formação inicial de professores da FLUP desde 1991, tendo regido diversas unidades curriculares (análise sócio-histórica da educação, teoria curricular, didática da história, análise das organizações escolares, tecnologias de educação, políticas educativas, entre outras). Leciona ainda matérias educacionais noutros cursos do DHEPI (mestrados em História, Relações Internacionais e Cooperação, em Estudos Africanos) e em seminários do curso doutoral em História da FLUP. Da sua atividade académica destaca, entre outras, a de membro da comissão editorial da História – Revista da FLUP (2010-2016), a coordenadação de números temáticos sobre história da educação e educação comparada nas revistas História – Revista da FLUP (2016) e Educação, Sociedade & Culturas (2017), respetivamente. Foi o coordenador da organização do 41º congresso anual do International Standing Conference for the History of Education dedicado ao tema Spaces and Places of Education (FPCEUP, 2019). É orientador de mais de 70 dissertações/relatórios de mestrado ou teses de doutoramento concluídos. As suas áreas de interesse investigativo são as seguintes: história da educação, educação comparada, educação colonial, educação para o desenvolvimento, história das organizações escolares, formação de professores, histórias de vida, educação histórica, entre outras.
Fonte: https://sigarra.up.pt/flup/pt/func_geral.formview?p_codigo=216310
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2370-4436


Silvia Carrascal Domínguez
Universidade Complutense de Madrid, Espanha

Assessora acadêmica sênior em Educação Superior com mais de 20 anos de experiência em Educação e Formação de Professores. Especialista em Políticas Educacionais e Inovação Acadêmica em Ensino e Aprendizagem por meio de metodologias ativas, desenvolvimento pessoal e profissional de docentes e gestão de políticas de ensino superior em universidades e centros educacionais. Experiência profissional em diferentes cargos de liderança em educação: Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade de Educação e Formação de Docentes, Diretora Acadêmica do Programa de Doutora em Educação, Diretora de Projetos de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação e de Transformação Educacional: mudança de cultura organizacional, gestão de talentos, formação e identidade docente e desenho de metodologias e recursos para ensino e aprendizagem. Atualmente é Diretora do Programa de Educação Executiva na Escola de Governo da Universidade Complutense, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação e Centro de Formação de Docentes e Diretora da Revista de Estilos de Aprendizagem. Foi Vice-Reitora de Ensino e Aprendizagem e Diretora de Espaços de Aprendizagem (Learning Lab & Design Lab) da Universidade Camilo José Cela (Institución Educativa SEK) e participou do Comitê de Especialistas em Educação e Formação de Professores tanto em nível nacional como na UNESCO (em Havana, Cuba), na Normal University de Shanghai (China) e na equipe de Ensino e Aprendizagem da European University Asociation. É doutora em Educação (UCM) e cursou o Programa de Desenvolvimento Diretor na IESE Business School, na Universidade de Navarra (Espanha). Além da experiência em Ensino Universitário de caráter público e privado, conta com mais de 15 anos como membro do Grupo de Professores da Educação Secundária, Bacharelado e Formação Profissional, Conselheira de Educação da Comunidade de Madrid (Espanha). É pesquisadora-chefe do Grupo de Pesquisa EduSoC – Educação, Sociedade e Cultura, da Faculdade de Educação da UCJC, membro do Grupo de Pesquisa de Religiões, Cultura e Direitos Humanos da UNIR e do Grupo de Pesquisa de História Recente da Universidade de Navarra. Faz parte do Projeto GENOVIFEM da Universidade de Navarra e tem uma bolsa de pesquisa concedido pelo Centro Nacional de Avaliação da Atividade de Pesquisa (CENEAI). Foi Diretora da área de Ensino e Aprendizagem e Presidenta do Observatório Europeu de Análise e Avaliação da Desinformação,  em colaboração com a Diretoria de Informação do Parlamento Europeu na Espanha. Realizou estadias de pesquisa e ensino em Faculdades de Educação de diversas universidades e centros de pesquisa internacionais: Faculdade de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), Escola de Educação Superior em Lisboa (Portugal), Faculdade de Educação da Ecological University em Bucareste (Romênia), Faculdade de Educação em Maribor (Eslovênia), Facultá degli Studi, em Salerno (Itália), Teacher Education Centre, na Normal University (Shanghai, China), Escuela de Postgrado, na Universidad Autónoma de México, no Centro de Ciencias Sociales y Humanas de Guadalajara (México) e Hispanic Society de New York (EUA). Conta con mais de 75 publicações científicas, 5 coordenações de livros e monografias e uma grande experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado nas áreas de Educação, Políticas Educacionais e Formação Docente.

Fonte: https://educacion.ucm.es/silvia-carrascal-dominguez
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4950-669X


José Antonio Moreira
Universidade Aberta de Portugal

Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Possui Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Concluiu um programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais na Universidade de Coimbra. Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Realizou as Provas de Agregação na área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea científica de Educação a Distância e em Rede pela Universidade Aberta. Diretor da Delegação Regional do Porto e Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta. Coordenador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Brasil e Professor Colaborador no programas de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e Professor Convidado no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Investigador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, onde assume a coordenação do Pelouro Multimédia e Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde coordena o Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior.

https://www2.uab.pt/departamentos/DEED/detaildocente.php?doc=110


Marcos Cabezas González
Universidad de Salamanca

Doctor by the Universidad Pontificia de Salamanca with the thesis El voluntariado social en salamanca un estudio desde la perspectiva de la formación 2006. Supervised by Dr. Dionisio de Castro Cardoso, Dr. Alfonso de Maruri Álvarez. Department: DIDÁCTICA, ORGANIZACIÓN Y MÉTODOS DE INVESTIGACIÓN. Institute: INSTITUTO UNIVERSITARIO DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN. PhD school: FORMACIÓN EN LA SOCIEDAD DEL CONOCIMIENTO. Area: Didactics and School Organisation. Research group: INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN DIGITAL

https://orcid.org/0000-0002-3743-5839


Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
UEMA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Adjunto IV DE MICROBIOLOGIA do Depto.de Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistência, Microbiologia Geral e Microbiologia de Pescados e Ecologia de Recursos Pesqueiro. Profa. permanente do Programa Pos gradução em Recursos Aquático e Pesca – PPGRAP e Programa Profissional de Pós Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI Exerceu a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão de 2013 a 2022. Representa a UEMA junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais. Exerceu o cargo de Presidente do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2016 a 2019. E Integrante da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É editora chefe das Revistas cientificas TICs e EaD em Foco e Video Journal of Social and Human Research. Atualmente é Pró-Reitora de Extensao e Assuntos Estudantis da UEMA.

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Angelo Luiz Cortelazzo
UNICAMP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutorado em Biologia Vegetal (1989) e Livre docência (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002, Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza – FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até julho de 2013). Membro da Diretoria Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – Forgrad, gestão 1999-2000 (Coordenador da Regional Sudeste) e 2000-2001 (Vice-Presidente); Presidente da Câmara de Educação Superior do CEE-SP nos biênios ago/2004-jul/2006 e ago/2011-jul/2013. Possui inúmeras publicações na área biológica e da educação, participações e organização de congressos, palestras e outras. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996. De fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017 atuou como Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, onde também foi formador autor de disciplinas dos cursos de licenciatura.

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Fabio Guedes Gomes
UFAL – FAPEAL – Diretor Regional do Nordeste do CONFAP

Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997) com Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Tutor do PET-Economia (UFAL, 2009-2015). Possui experiências nas áreas de: Economia Política e História Econômica; Formação e Economia Brasileira; Desenvolvimento Econômico; Relações e Economia Política Internacional; Administração Política e Políticas Públicas; Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF). Membro do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, 2020). Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI, 2019-2020). Membro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI/AL, desde 2015). Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió, desde 2019). Membro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED, 2020-2021). Secretário de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC, 2020-2021). Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP, 2020). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL, 2015-2020 e desde 2021).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6641021807409592


Luciano Sathler Rosa Guimarães
Universidade Metodista de São Paulo (UMSP) – CertifikEDU

CEO na CertifikEDU Microcertificação com Blockchain e Inteligência Artificial. Foi Diretor de Educação a Distância na Universidade Metodista de São Paulo. Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Membro do Conselho Científico e do Comitê de Educação Básica da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Vice-Presidente de Tecnologias Educacionais da Sucesu Minas – Associação dos Profissionais de Tecnologia, entidade empresarial da área de Tecnologia da Informação. Membro do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais. Membro suplente pela ABED do Fórum Nacional da Educação (FNE) e do GT Educação Básica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Conselho Superior da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). Doutor em Administração pela FEA / USP. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-Graduado em Gestão Universitária pela Inter-American Organization for Higher Education. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Marketing pela UFMG/CEPEAD. Bacharel em Comunicação Social pela PUC-MG.

LinkedIN:https://br.linkedin.com/in/lucianosathler
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6215535222588743


Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto
UFAL

Psicólogo, Cientista da Computação, Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista do CNPq DT-1C, Pesquisador Visitante da Escola de Educação da Universidade Harvard e ganhador da medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. Tenho me dedicado à educação, trabalhando no design, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais inteligentes para promover aprendizagem equitativa e bem-estar, atuando de duas formas. A primeira é entender como tecnologias educacionais estereotipadas impactam negativamente a aprendizagem e o bem-estar, gerando mais desigualdade (ODS 5). Minhas contribuições à pesquisa me tornaram o primeiro latino-americano a ganhar o IEEE TCLT Early Career Researcher Award em 2019. Em 2022, com base nesses estudos, cunhei o termo Inteligência Artificial na Educação Positiva (P-AIED), propondo um novo subcampo de pesquisa dentro da comunidade de IAED. Em 2011, cofundei um centro de pesquisa, prática e política, que agora tem mais de 700 estudantes, pesquisadores e professores, trabalhando em parceria com diferentes entidades para promover a equidade educacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4038730280834132


Suzana dos Santos Gomes
UFMG / Diretoria de EaD – CAPES

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade – Universitátis/FaE/UFMG. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Editora-Chefe do Periódico Educação em Revista (FaE/UFMG) e da Editora Selo FaE. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão acadêmica e escolar, formação de professores, docência universitária e Didática. Diretora da Diretoria de Educação a Distância da CAPES.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7926600962920347


Maria das Graças Cleophas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência – PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais; História da Química; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ, editora da revista Educação Química en Punto de Vista e da Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS).

http://lattes.cnpq.br/3907615898011202http://lattes.cnpq.br/4978322672579487


Juliene Rezende Cunha
Unifimes / Presidente da Câmara de Extensão – ABRUEM

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Gestão Tributária, Auditoria e Controladoria pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (IBPEX). Especialista em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Mestra em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Docente efetiva no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Avaliação no ensino superior, Semana Universitária, Imposto de Renda Pessoa Jurídica, Professores de Contabilidade do Ensino Superior e Orientação para o crédito. Experiência em gestão acadêmica: Pró-Reitora de Ensino, de Pesquisa e Extensão (2013/2016), Pró-Reitora de Administração e Planejamento (2017/2020) e Reitora do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES – 2021/2024).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2514041752745780


Rodolfo Jardim Azevedo
UNIVESP – UNICAMP

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Washington – EUA (2010). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Professor associado da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, orientando alunos do mestrado e doutorado em Ciência da Computação nas áreas de Arquitetura de Computadores, Sistemas Dedicados, Projeto de Hardware e Uso de Tecnologia na Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação de 2007-2009. Foi membro do Conselho Universitário da Unicamp entre 2013 e 2017. Foi coordenador adjunto para o mestrado profissional da área de Ciência da Computação da CAPES entre 2011-2013. Publicou diversos artigos em conferências e periódicos, tendo recebido 5 prêmios de melhor artigo em conferências (SBAC-PAD 2004, SBAC-PAD 2008, WSCAD-SSC 2012, SBAC-PAD 2018, WSCAD-SSC 2021). Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2012. Membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Eldorado (2021-). Foi diretor do Instituto de Computação da Unicamp entre 2017 e 2019. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (2015-2019). Presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP (2019-2023).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2046981671187343


Simone Telles Martins Ramos
UNIVESP

Diretora Acadêmica da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), desde 2019. Doutora em Linguística Aplicada (PUC-SP), com pesquisa na Área de Tecnologia e Educação (Letramento Digital de Professores de Línguas), Mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), Especialista em Magistério do Ensino Superior (PUC-SP) e em Gestão Educacional e Desenvolvimento de Competências Educacionais do Século XXI (British Council Brasil). Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português-Inglês), em Tradução e Interpretação (Português-Inglês) e em Pedagogia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Educação (Gestão Educacional para Ensino Presencial e a Distância) e em Projetos de Políticas Pública de Ensino para o Governo do Estado de São Paulo. Foi Diretora de Educação a Distância das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo). Implantou o Projeto de Língua Inglesa nos Cursos de Graduação das Fatecs e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo ? consultora autônoma) e o primeiro projeto de Intercâmbio Cultural do Estado de São Paulo para alunos e professores do Centro Paula Souza estudarem inglês e espanhol fora do Brasil. Foi consultora do Departamento de Educação do Conselho Britânico de São Paulo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2448546998447132


Márcia Serra Ferreira
UFRJ/Diretoria de Educação Básica CAPES

É professora associada da Faculdade de Educação da UFRJ, lecionando na graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (PROFBio). É bolsista de produtividade do CNPq desde 2012, foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE/Faperj) entre 2013 e 2016 e é Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ) desde 2016. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (Licenciatura em 1988 e Bacharelado em Ecologia em 1989), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (1995) e Doutorado em Educação pela UFRJ (2005). Realizou parte de seu estágio de Pós-Doutoramento (2016-2017) na Unicamp e como Fulbright Visiting Scholar na UW-Madison, sob a supervisão de Thomas Popkewitz. Atuou como Vice-Diretora da Faculdade de Educação (2008-2011), como Superintendente Acadêmica de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PR2 (2011-2015) e como Coordenadora do PPGE (2018-2021). Participou da constituição da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), ocupando inúmeros cargos, inclusive o de Presidenta da entidade (2018-2019). Lidera o Grupo de Estudos em História do Currículo no âmbito do NEC/UFRJ, e o Projeto Fundão Biologia, uma iniciativa de extensão pioneira na UFRJ. Em sua produção, conta até o momento com 56 artigos publicados em periódicos e 32 capítulos de livro, além da organização de 9 obras e da autoria do livro Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos, publicado pela Editora Cortez em 2009 como parte da Coleção Docência em Formação, em parceria com Martha Marandino (USP) e Sandra Escovedo Selles (UFF). Já orientou 34 pesquisas concluídas (21 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo de Ciências e Biologia; História do Currículo e das Disciplinas; Formação de Professores; Políticas de Currículo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1158437195086725


Maria Aparecida Crissi Knüppel
UNICENTRO

Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Graduada em Letras Português pela Unicentro (1982). Possui experiência como autora de capítulos de livros e artigos científicos, além da investigação e orientação na área da Educação, com ênfase em temas como história da educação, história cultural, Educação a Distância, Educação Digital, Educação Híbrida, design instrucional, tecnologias digitais de informação e comunicação, multiletramentos e multimodalidade. Coordena o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da Unicentro desde 2005, atuando na gestão de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD, realizando pesquisas e cursos direcionados especialmente aos polos UAB. Desde 2019, coordena em nível estadual a Universidade Virtual do Paraná, que é a rede de EaD do Estado vinculada à Seti e formada pelos núcleos das sete instituições estaduais de ensino superior do Paraná, desenvolvendo projetos em rede. Na Unicentro, coordena o projeto Licon (Livre Conhecimento), pautado por reflexões advindas da educação aberta focados na educação flexível e formação de professores. Participa do Grupo de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais (GEEaD) e do Grupo Multidisciplinar em Metodologias, Tecnologias e Design para EaD. É integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). É Co-coordenadora Regional Sul da Rede de Pesquisa Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e na América do Sul?, Grupo de Trabalho relacionado à Associação Universidade em Rede (UniRede). Editora da Sessão “Democracia, políticas públicas, políticas de Estado, financiamento e gestão da/na EaD e do/no uso das tecnologias na educação” da Revista EmRede (UniRede). Editora-chefe da Revista Aproximação sobre Educação, Tecnologia e Sociedade (Nead Unicentro). Coordenadora geral do Napi (Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação) Educação do Futuro (Fundação Araucária), em específico do eixo temático 2: Competências digitais dos professores na Educação Básica e Ensino Superior públicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2901507472605831


Ulysses Tavares Teixeira
Diretor de Avaliação da Educação Superior – INEP/MEC

Doutor em Política Internacional e Comparada (2016) pela Universidade de Brasília-UnB, onde também cursou a graduação (2007) e o mestrado (2010). Trabalha como Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, onde exerce o cargo de Diretor de Avaliação da Educação Superior. Tem interesse na área de educação, com foco no ensino superior, em processos de avaliação educacional, exames de larga escala, indicadores sociais, metodologia de pesquisa, gestão governamental, políticas públicas e política comparada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2801800094960571


Eduardo Alves do Valle Jr.
UNICAMP/Valeo

Professor Doutor II (RDIDP, MS-3.2) da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Engenharia da Computação e Automação Industrial (DCA). Eduardo Valle é doutor em Ciência da Computação pela Université de Cergy-Pontoise, França (UCP, 2008) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2003). Atua em Aprendizado de Máquina, com ênfase na classificação de imagens e vídeos em larga-escala, e aplicações na área de saúde e educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301401714714951


Ivana Bentes Oliveira
UFRJ

Professora Titular da UFRJ, doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ desde junho de 2019. É professora e pesquisadora do Programa da Pós Graduação em Comunicação da UFRJ. Foi Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ de 2006 a 2013 e de 2018 a junho de 2019. Foi Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil onde fez a gestão nacional do Programa Cultura Viva dos Pontos de Cultura do Brasil de 2015/2016. Foi presidente pro-tempore do Programa IberCultura Viva (2015/2016) programa intergovernamental de cooperação voltado para o fortalecimento das políticas culturais nos países ibero-americanos. É coordenadora do Pontão de Cultura Digital da ECO/UFRJ e do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ. Atua no campo da comunicação, com ênfase nas questões das tecnologias da comunicação, cultura, estéticas, cultura de redes, capitalismo cognitivo, inovação cidadã. Atua como ensaísta e curadora no campo cultural e artístico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1298675801318069


Fernanda Klein Marcondes
UNICAMP

Bióloga formada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Ciências Biológicas, Doutora em Ciências e Livre-docente na área de Fisiologia e Biofísica pela UNICAMP. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, onde trabalha desde 1995. É responsável pelo Laboratório de Estresse da FOP-UNICAMP, onde coordena pesquisas sobre as respostas cardiovasculares, hormonais, metabólicas e comportamentais desencadeadas pela reação de estresse, sobre a relação entre estresse e halitose e sobre metodologias ativas de ensino em Fisiologia. Está credenciada no curso de Pós-Graduação em Odontologia (FOP – UNICAMP) . Coordenou a Comissão de Biotério da FOP – UNICAMP entre 2007 e 2009. Entre 2000 e 2007, foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FOP – UNICAMP, e entre 2003 e 2008, da Comissão de Ética na Experimentação Animal da UNICAMP. Dentre as principais atividades de ensino, coordena as Disciplinas Biociências I e II, formadas pela integração das disciplinas de Bioquímica, Anatomia, Histologia, Fisiologia e Farmacologia, da área básica do Curso de Odontologia da FOP – UNICAMP, desde 2005. Foi Coordenadora Associada do Curso de Graduação em Odontologia da FOP-UNICAMP (2008-2009; 2014-2018). Atualmente é presidente da Comissão de Ensino de Graduação da Sociedade Brasileira de Fisiologia e membro da American Physiological Society.

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Soely Polydoro
UNICAMP

Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior – Faculdade de Educação, Unicamp. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]/PRG da Universidade Estadual de Campinas na gestão 2017-2021. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

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Getúlio Antero de Deus Jr.
UFG

Getúlio Antero de Deus Júnior (1973) é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1995. Ele recebeu o título de mestre e doutor pela Universidade Estadual de Caminas (UNICAMP) em 1997 e 2002, respectivamente. Atualmente, é Professor Titular de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Regional Goiânia, Estado de Goiás. Antes de se tornar professor efetivo da UFG em 2002, foi professor em 1998 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de professor visitante na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) em 1999.

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Ana Arnt
IB – Unicamp

É graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2001), mestre (2005) e doutora em Educação (2013), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, pela UFRGS. Atualmente é professora do Instituto de Biologia, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordena o projeto de Divulgação Científica Blogs de Ciência da Unicamp e o Especial COVID-19. A área em que mais atua é Educação, com ênfase em Estudos em Educação em Ciências, e Divulgação Científica. Tem como principais temas de trabalho e pesquisa: determinismo biológico, estudos culturais da ciência, divulgação científica e COVID-19.

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Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
MEC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2009). Atuou como assessor na Presidência da República (2012-2017) nas áreas de participação social e direitos humanos. É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (2010-2012; 2019-2021) e Pró-Reitor de Pessoal da UFRJ (2021-2023). Atualmente é Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da SESu/MEC. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação e cultura, educação em saúde, desigualdades, diversidade religiosa, mídia e desinformação.

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Maria Eliza Nogueira Oliveira
UNESP

Professora Assistente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. De 2020 a 2023 foi professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas. De agosto de 2015 a maio de 2020 atuou como docente permanente do Mestrado em Educação da UNOESTE na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade. Graduada em Pedagogia (UNESP). Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP ? Marília (Bolsista CAPES – Observatório da Educação – 2011 a 2014 – Edital n. 038/2010, e Bolsista FAPESP – setembro de 2010 a março de 2011). Possui habilitação em Administração Escolar e Supervisão na Educação Básica (2006). De 2009 a 2015, integrou o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Educacional (CEPAE/ UNESP-Marília). É membro do grupo de estudos Estado, Políticas Educacionais e Democracia (UNOESTE) e do Grupo Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1) da UFSCar. Atualmente, tem desenvolvido e orientado pesquisas com foco nas seguintes temáticas: Gestão de Sistemas e Unidades Escolares; Gestão Democrática; Gestão da Educação Superior; Plano Nacional de Educação; Sistemas Nacionais de Avaliação.

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