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Inovações Curriculares 2021 - Pôsteres
Há poucas décadas questionava-se, genericamente, se a tecnologia deveria estar presente no processo de aprendizagem. Hoje é necessário aprofundar esse debate, superando as perguntas genéricas do passado e entender como devemos desenhar experiências de aprendizagem significativas. A presença das tecnologias no ensino e na vida dos alunos é um fato, que na pandemia de 2020, gerou mudanças sem precedentes na educação, ocasionando uma transição em massa do ensino presencial para as aulas remotas. No Brasil, esse movimento revelou inúmeras deficiências e expôs a ausência de infraestrutura para aplicação dessas tecnologias. Também evidenciou a falta de formação e suporte para docentes na área. 16 downloads Download 345.6 KB
Abordamos aqui alguns resultados de um projeto de extensão desenvolvido entre os anos de 2019 e 2021 intitulado Educação em Direito Humanos a inserção das crianças nesse debate através de jogos e brincadeiras As ações de extensão aconteceram junto à instituições que atendem crianças, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, e proporcionou espaços de formação docente Objetivamos fomentar a formação docente junto aos profissionais que atuam nestas instituições e desenvolvem o trabalho educativo com essas crianças, o que justifica a importância do presente trabalho. 16 downloads Download 241.3 KB
Vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Nesse contexto, direcionando a prática docente no curso de graduação em Enfermagem na disciplina de Vigilância em Saúde, emergiu a ideia de realizar uma intervenção de prevenção ao suicídio no campus da universidade, tendo em vista que os efeitos negativos impostos pela Pandemia de Sars-Cov-2 implicou em necessárias mudanças no modo de comportamento da sociedade, incluindo as universidades que adotaram aulas virtuais. Assim, objetivou relatar a experiência do uso de metodologia ativa na disciplina de Vigilância em saúde, envolvendo a atuação dos discentes do 4º período do curso de graduação em enfermagem na promoção da saúde e prevenção ao suicídio. 10 downloads Download 317.8 KB
A partir do estabelecimento do Sistemas de Saúde e Assistência Social, a psicologia como profissão vem ganhando espaço no âmbito público, tornando-se mais acessível para a população no país. Nessa medida, faz-se necessário a abertura de espaços formativos para os estudantes da psicologia, que contemplem os serviços públicos como campos de atuação. Partindo dessa lógica o projeto “Aproximação ao exercício profissional da psicologia por meio do uso das Tecnologias da Informação (TIC) no contexto da pandemia COVID-19” teve como objetivo propiciar aos estudantes a aproximação da atividade profissional do psicólogo nas instituições de saúde e assistência social, mediada pelas TIC. 10 downloads Download 423.8 KB
O projeto “AutoCAD Para Todos” apresenta a criação de uma plataforma que traz a extensão e acessibilidade aos alunos de instituições de Ensino Superior. 91 downloads Download 656.1 KB
Em março de 2020, após a Organização Mundial da Saúde anunciar a pandemia pelo novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, alunos do curso de enfermagem e medicina da Universidade Estadual de Campinas organizaram um projeto de teleorientação, com apoio de docentes voluntários, com vistas a informar a população sobre a COVID-19, precauções, procedimentos a serem tomados na presença de sintomas, serviços a serem buscados, testes, entre outras questões. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência implementada na lógica da extensão, ensino e pesquisa em uma universidade pública. 6 downloads Download 184 KB

Compartilhar a experiência que vem sendo desenvolvida na disciplina AM020 - Direitos Humanos, Tecnologias e Sustentabilidade no 2S/2021 na UNICAMP, cuja temática prevê, na centralidade da pauta, integrar ensino, pesquisa, extensão e promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, como princípio da tríade para curricularização da extensão universitária interdisciplinar.

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Em março de 2020, a Unicamp decretou a interrupção das atividades acadêmicas presenciais, como medida de prevenção da covid-19. Esse trabalho busca descrever a experiência da disciplina de Antropologia da Saúde, oferecida de forma remota pela Faculdade de Enfermagem em 2020 e 2021. 7 downloads Download 291.3 KB
O Projeto Spartacus financiado pela PIBEX integra a pesquisa e o ensino do ballet clássico atribuindo a interprofissionalidade com os cursos da UNIFESP-BS, e se configura como um espaço de diálogo entre os módulos da Educação Física FAFES Dança FAFES Ginástica, Crescimento e Desenvolvimento Ginástica. Possui como intuito expandir a promoção de saúde física e mental no território da baixada santista com prática do ballet clássico, instruído de maneira didática e dinâmica com base na demanda de cada aluno na estrutura das aulas. 5 downloads Download 176.6 KB
Contribuições a diferentes domínios do PCK (pessoal, em ação e coletivo) Modelo Consensual Refinado (RCM); Construção de laboratório (maquete) de ensino a partir de um contexto (escola, turma, conteúdo). 7 downloads Download 447.2 KB
Objetivou-se construir a proposta de ensino por competências usando a estratégia de gamificação na disciplina Saúde do Adulto com o intuito de potencializar o conhecimento dos discentes mediante o uso de tecnologia atrativa e desafiadora. 9 downloads Download 391.5 KB
Os avanços tecnológicos que ocorreram no século XXI influenciaram a saúde, o prolongamento da vida por meio de tecnologias, e a educação, exigiu formação profissional além de habilidades técnicas e desenvolvimento de novas competências para o mundo do trabalho. As inovações no processo de ensino-aprendizagem são extremamente importantes, tendo em vista as transformações no perfil dos profissionais de saúde e as novas habilidades necessárias para o exercício profissional. 12 downloads Download 812.8 KB
O objetivo desse trabalho é apresentar uma estratégia de pratica gerencial de enfermagem, a qual foi desenvolver durante o ensino on line junto aos discentes, competências gerencias de supervisão de uma unidade de internação hospitalar diante do surgimento de microrganismos multirresistentes em pacientes. 9 downloads Download 214.8 KB
A estimulação precoce é uma abordagem de caráter sistemático e sequencial, que utiliza técnicas e recursos terapêuticos capazes de estimular todos os domínios que interferem na maturação da criança, de forma a favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, evitando ou amenizando eventuais prejuízos, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vínculo mãe/bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças. 7 downloads Download 365.5 KB
O grande desafio é desenvolver a competência da inovação, trilhar caminhos ainda não trilhados, buscar oportunidades, aplicar tecnologias e fazer descobertas na área de Enfermagem A instituição UniEduK conta com a parceria de docentes do curso de Administração e Psicologia envolvidos no projeto interdisciplinar Escola de Negócios O presente estudo teve como finalidade trabalhar as competências em empreendedorismo, criatividade e inovação nos cursos de Enfermagem do grupo UniEduK. 11 downloads Download 338.3 KB
De acordo com a Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, as novas tecnologias de ensino devem ser empregadas nos Cursos de Graduação em Enfermagem pois a formação do enfermeiro objetiva dotar o profissional de competências e habilidades para usar novas tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, destaca-se os jogos educativos que consistem em um processo iterativo que implica na aquisição de conhecimento, desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas, favorecendo a troca de experiências e informações que possibilitam vivenciar o respeito mútuo por isto, eles são indicados nas discussões em grupo. Diante disso, objetivou-se construir jogo educativo na disciplina Saúde da Mulher com o intuito de maximizar o conhecimento dos discentes mediante o uso de tecnologia atrativa e dinâmica. 21 downloads Download 583.6 KB
O aleitamento materno é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com consequências nutricionais para a criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia, no desenvolvimento cognitivo e emocional, e em sua saúde no longo prazo, além de ter inferências na saúde física e psíquica da mãe. Devido a extrema importância do aleitamento para mãe e filho, o presente trabalho teve como propósito difundir e incentivar o aleitamento materno. 7 downloads Download 655.8 KB
Estudantes e educadores vão se formando no decorrer da vida acadêmica, com seus itinerários traçados pela interação com a assistência e com a comunidade Neste cenário, a formação interprofissional tem papel fundamental, uma vez que se caracteriza pelo trabalho em equipe e pelo aprendizado recíproco construído pela interação dos atores Com vistas à necessidade de atender a formação interprofissional e beneficiar a comunidade, o Programa de extensão Mãe bebê, da Universidade Feevale desde 2016 objetiva oferecer suporte a gestantes, puérperas e bebês de comunidades em situação de vulnerabilidade social Mais recentemente, o Programa Mãe bebê implementou o Ambulatório de Estimulação Precoce, que busca avaliar e acompanhar precocemente bebês dos zero aos 3 anos de idade. 4 downloads Download 304.1 KB
O Serviço de Apoio ao Estudante ( é o principal órgão de assistência aos estudantes na Universidade Estadual de Campinas há 45 anos É um importante local em que a extensão universitária ocorre, principalmente, por meio, da gestão dos estágios da graduação e ligação da comunidade acadêmica interna aos demais, por meio das diferentes atividades acadêmicas e laborais presentes neste ato pedagógico O objetivo deste trabalho é descrever a abrangência das atividades do setor de estágios 2019 2021 e seu impacto nas atividades de extensão da Universidade. 8 downloads Download 243.6 KB
Neste estudo objetivamos compreender de que maneira o Projeto de Extensão “Liberte-se: formação de professores na educação popular” influencia na formação de professores e de identidades docentes. 11 downloads Download 158.5 KB
O ensino de fisiologia é de grande importância para a formação dos profissionais de saúde, e as metodologias ativas têm se destacado por sua eficácia no processo de aprendizagem. Portanto,  estratégias educacionais envolvendo a participação do aluno que visam abordar a fisiologia de forma fácil, barata e acessível são necessárias. O jogo “Quem Sou Eu?” apresenta um estilo de jogo popular, com regras conhecidas, visando abordar conhecimentos básicos sinalização celular e sistema endócrino. 10 downloads Download 335.1 KB
Durante a Pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) se adaptaram para atender às necessidades da Vigilância em Saúde. No estado de São Paulo, aulas presenciais de cursos da área da saúde foram permitidas atendendo às restrições sanitárias de local ventilado, distanciamento social, equipamentos de proteção individual, número reduzido de estudantes e de horas de funcionamento das IES (São Paulo, 2020). No ensino da enfermagem, as aulas práticas são vitais para o desenvolvimento de competências dos estudantes. 8 downloads Download 209.1 KB
O Café de Ideias é um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal do Paraná campus Paranavaí com três edições anuais desde 2018 A proposta nasceu a partir de práticas literárias exitosas em sala de aula que foram ampliadas e adaptadas para alcançarem um público maior Baseado nos documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio 2006 e a Base Nacional Curricular Comum 2017 a Teoria da Literatura os Estudos Culturais e os Pós coloniais o Café de Ideias tem promovido rodas de conversas com objetivo de expandir os horizontes de reflexão sobre leitura literária e atrair cada vez mais pessoas interessadas em pensar a obra como produto reflexo ainda que sem compromisso direto com a realidade de um contexto social, cultural e histórico. 12 downloads Download 395 KB
O Projeto Unitelecuidado é uma estratégia de promoção, educação e cuidado em saúde, sendo uma parceria entre Escola de Saúde UNISINOS, Telessaúde RS UFRGS e Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo para uma rede colaborativa de saúde com objetivo inicial de monitorar os pacientes positivados de COVID 19. 7 downloads Download 236.3 KB
É comum aos discentes o surgimento de dificuldades em algumas disciplinas e em seus planos de estudos Assim o Projeto de Inovação Pedagógica ( do curso de Enfermagem foi implantado em uma universidade pública na forma de monitoria permitindo que discentes selecionados de acordo com suas experiências acadêmicas pudessem contribuir com os demais graduandos sob a ótica da Aprendizagem Baseada em Problemas ( O objetivo foi descrever a i mplantação da ABP na monitoria do PIP do curso de Enfermagem como vivência nos semestres de 2021 em uma Universidade Federal. 10 downloads Download 305.4 KB
Uma das razões para o distanciamento entre a botânica e as pessoas refere-se à predileção do ensino e da mídia em mostrar os animais em relação aos outros seres vivos. Neste trabalho, idealizado durante uma disciplina de graduação voltada para o ensino de botânica, criamos pílulas de Mini-Podcasts, onde abordamos aspectos econômicos, culturais e históricos sobre: a mandioca, o cacau, a baunilha, as algas, a soja e as PANCs, com o objetivo de ensinar a botânica de forma mais interessante e estabelecer relações com as plantas que não se limitem ao currículo escolar, aproximando-as dos estudantes. 7 downloads Download 652.6 KB
A educação recebe influências sociais e isso significa que de tempos em tempos, seus agentes  precisam repensar as estratégias e maneiras de integrar as necessidades demandadas pela sociedade aos processos inerentes às questões de ensino-aprendizagem. Por esse viés, analisamos a inserção dos projetos integradores como elemento para a transposição e aprofundamento de conteúdos em conhecimento acadêmico ao mesmo tempo em que oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades próprias da profissão escolhida. 29 downloads Download 367.2 KB
Neste trabalho compartilha se um relato de experiência de uma prática integrada desenvolvida com acadêmicos do primeiro período do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais ( Campus Araçuaí A prática integrada foi desenvolvida pelas professoras das disciplinas Microeconomia Metodologia Científica e Comunicação Empresarial por meio do processo de produção do gênero acadêmico resumo Todas as atividades realizadas neste relato de experiência aconteceram na modalidade não presencial utilizando as plataformas Google Meet e Google Classroom. 6 downloads Download 244.1 KB
Este estudo apresenta um relato e avaliação das ações do núcleo de matemática do IFSP Campus Cubatão no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo é compartilhar as experiências do cotidiano da iniciação à docência, aprendizados e percalços dentro do projeto, levando em consideração o contexto de isolamento social durante a pandemia de COVID 19. 11 downloads Download 393.1 KB
Analisar como as disciplinas de saúde coletiva se apresentam nos currículos de educação física das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil, problematizando se sua presença age de forma transformadora ou reprodutora. 7 downloads Download 298.3 KB
A aprendizagem integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS) é prerrogativa do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Minas Gerais. Recente reforma curricular reestruturou as disciplinas “Práticas de Saúde”, da área da Saúde Coletiva, alocadas nos três primeiros períodos do curso, que realizam ações de promoção da saúde na rede. Este estudo objetivou conhecer o processo de curricularização da extensão, de acordo com a resolução nº 7 de 18/12/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE). e sua implementação no curso de Medicina a partir destas disciplinas, colaborando com o Colegiado de Curso, o Núcleo Docente Estruturante e Comitê Gestor do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). 5 downloads Download 321.2 KB
Considerando que a engenharia é desenvolvida para ser aplicada em várias situações do cotidiano das pessoas, é pertinente questionar por quê as ciências humanas têm estado tão distantes do ensino da engenharia Se a engenharia deve ser pensada para melhorar o bem estar das pessoas, levar para a formação dos engenheiros uma reflexão humanista, provavelmente resultará em profissionais mais comprometidos, responsáveis, engajados e cientes do impacto que seus projetos provocarão na sociedade e no meio ambiente É a partir deste contexto que este trabalho objetiva enfatizar a importância de se aproximar as ciências humanas da formação do engenheiro. 14 downloads Download 277.4 KB
As ações que viabilizaram o Ensino Remoto utilizaram metodologias e ferramentas com potencial de aplicação nas atividades extensionistas integradas ao Ensino Durante a pandemia 2020 os cursos regulares mantiveram se operantes e as orientações da pós graduação tiveram êxito com as ferramentas online Com efeito, esta experiência pode melhorar ou viabilizar atividades de Extensão, eliminando obstáculos às ações envolvendo os estudantes. 7 downloads Download 228.2 KB
As plantas estão muito presentes na vida das pessoas, mas Dividimos a atividade em três etapas: raramente são foco de sua atenção1,2. A partir do projeto de extensão “Diversidade Vegetal em Foco” (Instituto de Biologia, Unicamp) e da disciplina de graduação a ele vinculada, trabalhamos conhecimentos científicos relacionados a plantas com público não-acadêmico. Instigamos a atenção às plantas, por meio da atividade "Se você fosse uma planta", para relacionar a diversidade vegetal com variações abióticas e apresentar um olhar crítico sobre os efeitos da ação antrópica no ambiente. 12 downloads Download 720.7 KB
Saúde e Cidadania em Fronteira é um projeto de extensão com o objetivo geral de “Levar saúde com qualidade e dignidade onde houver vidas” Com suporte da Marinha do Brasil, enviamos a regiões remotas da Amazônia, grupos de alunos e residentes acompanhados de preceptores para atender a populações ribeirinhas Promoção de assistência ensino pesquisa e ações de Cidadanias nas comunidades ribeirinhas da região Amazônica áreas carentes de recursos de saúde proporcionando aos alunos e residentes médicos a vivência de uma realidade diferente do seu cotidiano. 10 downloads Download 573.1 KB
Frente aos desafios impostos pelo cenário pandêmico, bolsistas e pesquisadores do curso de graduação em Farmácia do Instituto Federal do Rio de Janeiro realizaram estratégias dentro do caráter de extensão. Com isso, foi concebido e aplicado a realização do projeto de forma remota com turmas do 1º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, e alunos da educação de jovens adultos (EJA) de um CIEP. 60 downloads Download 439 KB
A fotossíntese é um processo fundamental no ensino de Biologia, mas muito desafiador, por ser um tema complexo e abstrato. No contexto de uma disciplina de graduação voltada para realização de atividades de extensão, criamos uma peça de teatro que representa a fotossíntese como uma cozinha em um programa de culinária, com o objetivo de ensinar o tema de forma mais concreta e divertida. 7 downloads Download 596 KB
No Brasil, com a criação da Diretriz Curricular Nacional para o curso de Enfermagem, o perfil do egresso apontou para a necessidade de formação de um profissional que atenda às complexas necessidades de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde Para isso, o uso de metodologias que promovam o diálogo e, portanto, um papel ativo do aluno no seu processo de ensino aprendizagem pode contribuir para a sua formação. O objetivo é divulgar um Projeto de Inovação Pedagógica ( de uma Universidade Federal, que tem como propósito buscar maior integração entre as disciplinas do curso de Enfermagem, por meio de metodologias ativas. 13 downloads Download 572.2 KB
Pessoas em situação de rua e seus desdobramentos para a construção da cidadania. 8 downloads Download 155.8 KB
Entre os desejos e intenções expressos na formulação das políticas e os resultados e impactos efetivamente alcançados há terreno para muita investigação. Os elementos analisados na pesquisa pretendem colaborar com este campo, principalmente considerando especificidade do conhecimento especializado que o profissional da pedagogia oferece. Sem descartar as interlocuções necessariamente obrigatórias com outras áreas de conhecimento, a pedagogia deve constituir e fortalecer o campo epistêmico de investigação das políticas públicas. 9 downloads Download 349.8 KB
A cegueira botânica é definida como a incapacidade de perceber as plantas no ambiente, condição considerada padrão entre os seres humanos. Com o intuito de ampliar essa percepção sobre as plantas, a mediação vem se mostrando uma ferramenta eficaz, porém os métodos utilizados pelas escolas são considerados conteudistas, maçantes e não eficazes pelos alunos e por muitos professores. Partindo destas premissas, elaboramos uma proposta para que os professores do ensino médio possam realizar atividades alternativas aos métodos tradicionais de ensino, no escopo da disciplina “Ensino de Botânica”. 14 downloads Download 566.9 KB
O mundo foi surpreendido pela pandemia COVID-19 e fomos impedidos de realizar atividades profissionais, acadêmicas e assistenciais presencialmente e as tecnologias digitais favoreceram a diminuição do impacto da pandemia. No Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, a disciplina FN 543 – Prática em Fonoaudiologia e Saúde Coletiva tem como ementa oferecer condições ao aluno de vivenciar, conhecer e analisar a atuação do fonoaudiólogo em instituições públicas da saúde e da educação. As aulas iniciaram em Março de 2021 com atividades remotas e o retorno às atividades presenciais ocorreu em Agosto de 2021. 6 downloads Download 431.4 KB
A prática da alfabetização científica Chassot 2000 associada a perspectiva da tendência libertadora (1997 como abordagem metodológica no ensino de Ciências N aturais no Anos Iniciais do Ensino Fundamental I A prática da Alfabetização científica é vista, na contemporaneidade, como uma ação pedagógica demarcada por uma prática de ensino libertadora no contexto escolar, pois amplia a convergência de ambas, como fomentadoras da compreensão pública da ciência, do ponto de vista da aquisição e desenvolvimento de conhecimento conceitual. 12 downloads Download 575.1 KB
A relevância da coleção botânica do Herbário UEC como fonte primordial da informação científica em diversidade vegetal nos motivou a participar de uma disciplina vinculada ao projeto de extensão “Diversidade Vegetal em Foco” Nosso objetivo foi apresentar o Herbário a alunos e professores de diversas escolas de ensino básico de Campinas e região, ressaltando a importância das coleções científicas de plantas para a pesquisa e o ensino de botânica e criar conexões entre a coleção e o cotidiano dos alunos. 7 downloads Download 517.5 KB
A atividade de extensão “Feira Botânica” buscou conduzir, em conjunto com o público, a construção do conhecimento acerca das principais partes das plantas (raiz, caule, folha, flor e fruto), bem como estimular o reconhecimento das partes vegetais por meio de alimentos do cotidiano. 9 downloads Download 959.4 KB
O “Diversidade Vegetal em Foco” é um projeto de extensão do Instituto de  Biologia da Unicamp, que tem por objetivo alcançar e conscientizar a comunidade externa sobre a importância dos estudos da biodiversidade e sua conservação, usando a botânica como tema central. A partir da implementação de um programa de bolsas de extensão pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, desde 2019, passamos a participar regularmente deste projeto. 13 downloads Download 379.2 KB
O Ensino de Ciências aborda assuntos ligados ao Meio Ambiente e tem na Educação Ambiental uma área que subsidia essa abordagem. As reflexões contemporâneas sobre a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável demonstram o quanto essa temática é importante para nossa sociedade, sendo área que necessita de políticas públicas efetivas e transformadoras. A ONU, em sua mais recente agenda apresentou dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Seu objetivo 17 visa fortalecer os meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável. 6 downloads Download 285.1 KB
O ensino de Botânica, apesar de sua ampla relevância, tem sido negligenciado historicamente. Necessário, o objetivo deste projeto foi criar  e aplicar a atividade “O desafio das flores”, no contexto de  uma disciplina de graduação e pós-graduação da UNICAMP, relacionada ao projeto de extensão “Diversidade Vegetal em Foco”. 13 downloads Download 640.1 KB
O projeto de extensão universitária, iniciado em 2016, visa trabalhar, com público extra-acadêmico, a importância do desenvolvimento de pesquisa em universidades e conservação da biodiversidade, usando o estudo de plantas como modelo. 13 downloads Download 564.3 KB
O aperfeiçoamento da formação do aluno é uma tarefa contínua. Neste contexto, uma das formas de diagnosticar as melhorias necessárias é a pesquisa com egressos (INEP, 2015). Objetivo: apresentar a metodologia aplicada pelo NDE de Engenharia Ambiental da UNIFEI junto aos egressos, a fim de entender as fragilidades da formação e sua influência na elaboração da nova grade do curso. 16 downloads Download 662.7 KB
No ensino da Matemática há estruturas que, por um lado escapam dos currículos universitários e, por outro, não são atingidas com as ferramentas do ensino médio. Como é o caso, em particular, das construções geométricas com régua e compasso, e da matemática financeira. Essas estruturas geralmente embasam outras e quaisquer instabilidades em seu processo de ensino- aprendizagem, acarretam desconexões na interdependência dessas estruturas. 8 downloads Download 781.7 KB
Permear a Autorregulação da Aprendizagem ( sendo professor, parece quase uma obrigação, este processo deve, ou pelo menos deveria, nos conduzir e direcionar como educadores Segundo a definição trazida por ZIMMERMAN e SCHUNK 2011 ARA é o processo pelo qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado A perspectiva de introduzir alunos da saúde nesta área de conhecimento, foi o fator motivador para elaboração deste trabalho, inseridos em um projeto construtivo/criativo com visão extensionista. 14 downloads Download 382.2 KB
O trabalho foi elaborado a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação ( nos cursos de extensão, na modalidade a distância, como forma de atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para a garantia da sustentabilidade, preparando profissionais para atenderem as demandas de uma nova era tecnológica, como forma de inclusão da comunidade no chamado mundo 4 0. 9 downloads Download 793.5 KB
O projeto de extensão Webinar Temático como Estratégia Interdisciplinar Acadêmica, criado como uma medida ao enfrentamento da pandemia, através de suas atividades, propõe motivar e agregar conhecimento aos acadêmicos e comunidade externa, assim como fornecer aporte às pesquisas Este trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa, consiste em um relato de experiência, cujo objetivo é evidenciar a importância e a influência da extensão universitária nos desenvolvimentos pessoais e acadêmicos dos discentes envolvidos com a organização das atividades, além do benefício à comunidade. 12 downloads Download 230.1 KB
A universidade - encontro cosmopolita, foi configurada e instituída afirmando-se como lócus de produção, preservação e conhecimento científico durante séculos. O atual cenário sindêmico evidencia um revir da história para compreender uma possível “metamorfose”. Se torna mister indagar sua premência dentro da “sociedade planetária”, pois seu papel vem sendo aviltado sobre sua pertinência e significância na formação de jovens estudantes. O cenário imprime a indispensabilidade do currículo, apesar da ausência da voz dos mais interessados, jovens, que são os que subjazem aos seus efeitos. 6 downloads Download 181.3 KB
Embora as diferentes normativas que norteiam a construção dos projetos pedagógicos de cursos de graduação configurem, aparentemente, um obstáculo para a implementação de inovações pedagógicas, a efetivação de projetos integrados mediados por metodologias ativas de ensino-aprendizagem e diferentes estratégias de avaliação pode ser um importante aliado nesse processo. 7 downloads Download 677.4 KB
A desinformação a respeito do funcionamento do organismo contribui para a manutenção de hábitos de vida pouco saudáveis Em desordens endócrino metabólicas, o principal elo de conexão fisiológica do organismo é o metabolismo glicêmico, portanto, seu entendimento é necessário para dialogar sobre diabetes e obesidade A educação é uma poderosa ferramenta para conscientização das novas gerações, que apresentam grande acesso e interesse pelas tecnologias. 11 downloads Download 496.7 KB

A atualidade tem implicado em uma extrema polarização religiosa Do Afeganistão ao Brasil, é possível constatar que as crenças religiosas influenciam os modos de existência, de pensamento e sistemas de conhecimento de uma sociedade Logo, a visão epistemológica das ciências tem relação direta com as crenças religiosas e estas não podem ser desconsideradas no processo de desenvolvimento profissional e pessoal Com isso, o projeto de extensão FéCiê (Fé e Ciência) foi desenvolvido com o intuito de oferecer um espaço dialógico interdisciplinar entre fé e ciência.

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A página @univestudar, criada, em março de 2021, tem por objetivo auxiliar estudantes a desenvolverem maior autonomia e hábitos de estudo. Surgiu a partir de uma pesquisa realizada na UFV (Universidade Federal de Viçosa) sobre hábitos de estudo de universitários que mostrava as dificuldades desses em manterem a motivação e o foco nos estudos. 11 downloads Download 646.5 KB
As instituições escolares inserem se no campo que não as deixam perdidas no tempo ou espaço Constituem fontes inesgotáveis de pesquisa por meio das histórias conectadas, do diálogo entre as culturas, saberes, interdependências, avanços e desafios que ligam o passado ao presente Diante dos desafios e múltiplas políticas institucionais de formação profissional busquei novos olhares sobre a concepção antropológica de currículo em que o conhecimento, o saber e a cultura procurassem essencialmente humanizar as relações entre os sujeitos, por meio dos depoimentos autobiográficos dos egressos. 7 downloads Download 456.3 KB
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