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163 – MANUAL DE USO ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

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Marcos Vinícius Forecchi Accioly
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15 dias atrás
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Olá! Gostaria de deixar aqui as referências utilizadas para nossa produção:

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução Leonel Vallandro, Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 fev. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Decreto nº 75.699, de 6 de maio de 1975. Promulga a Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris, a 24 de julho de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 mai. 1975. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d75699.htm. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Secretaria de Governo Digital; SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (Serpro). IA Generativa no Serviço Público: definições, usos e boas práticas. Brasília, DF: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, . Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/infraestrutura-nacional-de-dados/inteligencia-artificial-1/ia-generativa-no-servico-publico.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.

FAVERO, Rutinelli da Penha; ACCIOLY, Marcos Vinícius Forecchi. Refletindo sobre Fronteiras Éticas da Inteligência Artificial na EaD. In: CANAL IFES CEFOR. [s. I.], 8 abr. 2025. 1 vídeo (1h 27min 47s). Publicado pelo canal Ifes Cefor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4KRDHuJQdmQ. Acesso em: 10 jul. 2025.

GOOGLE. Gemini 2.5 Pro – modelo avançado com TTS nativo (Preview). Inteligência Artificial multimodal com recursos de sintetização de voz. Disponível em: https://deepmind.google/models/gemini/pro (ou página da API da Gemini). Acesso em: 24 ago. 2025a.

GOOGLE. O que é inteligência artificial (IA)? Google Cloud. Disponível em: https://cloud.google.com/learn/what-is-artificial-intelligence?hl=pt-BR. Acesso em: 24 ago. 2025b.

GOOGLE Labs. NotebookLM. Ferramenta de pesquisa e anotações online baseada em IA. Desenvolvida por Google Labs, com base no modelo Gemini. Disponível em: https://notebooklm.google. Acesso em: 24 ago. 2025.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo, SP: EPU, 2013.

NOHARA, Irene Patrícia; GABARDO, Emerson. Superinteligência e os desafios reais e fictícios de regulação em tempos de Inteligência Artificial. Sequência (Florianópolis), v. 45, n. 97, 2024. DOI: 10.5007/2177-7055.2024.e99699. Disponível em: https://www.scielo.br/j/seq/a/nfnx85QbWXS6VPXctNX394n/. Acesso em: 24 ago. 2025.

OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

OPENAI. GPT-4o. Modelo generativo pré-treinado, multimodal e multilíngue. Lançado em 13 de maio de 2024. Disponível em: https://openai.com/index/hello-gpt-4o. Acesso em: 24 ago. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Marco referencial de competências em IA para professores. Brasília, DF: UNESCO, 2025. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000394280. Acesso em: 10 jul. 2025a.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Marco referencial de competências em IA para estudantes. Elaborado por Fengchun Miao, Kelly Shiohira e Natalie Lao. Paris: UNESCO, 2025. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000394281. Acesso em: 14 jul. 2025b.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2024. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/guia-para-ia-generativa-na-educacao-e-na-pesquisa. Acesso em: 10 jul. 2025.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

Last edited 15 dias atrás by Marcos Vinícius Forecchi Accioly
MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
Visitante
15 dias atrás

Título: O título é bom. Considere adicionar a palavra “Guia” para reforçar o foco prático do seu trabalho (“Manual/Guia de Uso Ético…“).
Metodologia: O termo “abordagem exploratória” está vago. Detalhe como o “estudo qualitativo” foi realizado (Ex: Análise de conteúdo dos referenciais, entrevistas, etc.).
Etapas: Sugiro renomear “Etapas” para “Processo de Construção do Manual” ou “Desenvolvimento do Manual” para maior clareza. Use negrito nos pontos-chave (Ex: Análise crítica de referenciais).
Resultados e Reflexões: Esta seção está muito genérica. É fundamental listar alguns dos princípios-chave ou diretrizes práticas do Manual (Ex: A necessidade de citação explícita da IA) para engajar o leitor.

Marcos Vinícius Forecchi Accioly
Reply to  MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
15 dias atrás

Acredito que esta análise, que parece ser feita com IA, poderia ser um pouco melhor se passasse por uma revisão humana. Veja que o primeiro item, *Título*, sugere que se faça algo que já está feito: inserir a palavra “Manual” no título. Esse tipo de equívoco explícito descredibiliza o comentário, que aliás foi realizado em todos os pôsteres que vi. Agradeço o esforço mas sugiro revisar antes de postar.

Last edited 15 dias atrás by Marcos Vinícius Forecchi Accioly
Rutinelli Favero
Rutinelli Favero
Visitante
12 dias atrás
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Obrigada pelas participações em nosso trabalho.

Josué Labaki
Visitante
9 dias atrás
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Parabéns pelo trabalho!
(comentário de membro da comissão científica)

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