Lista das Comunicações Orais e Pôsteres aprovados

  1. Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais Presenciais
  2. Trabalhos Aprovados – Pôsteres Presenciais
  3. Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais Virtuais
  4. Trabalhos Aprovados – Pôsteres Virtuais

Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais Presenciais

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui

Id Título Submetedor
26 Educação Profissional e Tecnológica em ESG: Inovação Curricular e Metodológica na Formação Superior Tecnológica Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
27 Organização curricular por competências no ensino superior tecnológico Esmeralda Aparecida de Oliveira
30 Curricularização da extensão: um exemplo prático em um componente curricular Esmeralda Aparecida de Oliveira
31 Curricularização da extensão: componente curricular – projeto integrador Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
52 PENSAMENTO CRÍTICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO Renata Florence dos Santos
55 CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PERSPECTIVAS DISCENTES KAROLINA BATISTA CASTRO
68 Planejamento Módulo de Práticas Inovadoras de Ensino no curso de Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão LUIZA Carneiro Mareti VALENTE
70 Incorporação da Inteligência Artificial nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC/PROGRAD/UFF LUIZA Carneiro Mareti VALENTE
71 FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PLANEJAMENTO DE AULAS Franciely Machado Dutra Cezar
79 FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PARA INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EMBRACE NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM Carla Lopes Rodriguez
82 IA e ações extensionistas: quais os limites éticos para seu uso? Tarsila TEIXEIRA VILHENA LOPES
94 A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RELATO DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DISCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Rodrigo da Silva Almeida
96 CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Ana Maria Nunes Gimenez
99 INTEGRAÇÃO DE IA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Camila Fernanda Bassetto
100 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TUTORIA DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Ivana de Oliveira Carvalho
103 Curricularization of Artificial Intelligence Ethics in Higher Engineering Education: The Case of Stanford and the Challenges in the Brazilian Context Javiera Mery
105 EFEITOS DO ENSINO INFRASSOMATIZADO BASEADO EM IA NAS DISCIPLINAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA Rogério Bastos Quirino
129 DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA AÇÃO FORMATIVA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS ANA MAURICEIA CASTELLANI
136 AGI em sala de aula: análise crítica e relato de experiência no curso “Neurotecnologia e Direito” Erica Bakonyi
139 DOCÊNCIA EM TRANSFORMAÇÃO: COMPETÊNCIAS DIGITAIS, INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE LENIR LUFT SCHMITZ
144 Planejando com IA generativa: relato de experiência no estágio de docência na pós-graduação Caroline Fernandes dos Santos Bottino
151 METODOLOGIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DE DISCIPLINAS EaD DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO Daniel Lyra Rodrigues
154 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FATEC VOTORANTIM Dilermando Piva Junior
155 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA COLÔMBIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O MUNDO DO TRABALHO Roberta Flaborea Favaro
158 O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM FOCO Juliano Benedito Ferreira
169 PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS E IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM PERSPECTIVA MÁRCIA MENDONÇA
173 Contribuições da Inteligência Artificial apoiada em Pensamento Crítico: Uma possibilidade para o ensino militar? Adriana Correia de Almeida
176 O ‘Copiloto Criativo’ na Sala de Aula: Investigando o Impacto da IA Generativa na Dinâmica do Design Thinking para a Resolução de Problemas na Graduação Frederico Vilela Martins Parreira
184 Integração da IA no processo de ensino-aprendizagem: a perspectiva da UNIVESP Jose Avelino Placca
186 Painel Delphi como metodologia para validação de quadros de referência em competências digitais Cassio Santos
193 Relato de Experiência: Desenvolvimento de um Serious Game para Extensão Universitária Amancio Henrique Damasceno Rodrigues
196 Labmentor: Agente Conversacional com Inteligência Artificial para Mediação em Laboratórios Remotos Educacionais Jamila Santos Khalifa
198 Inteligência Artificial em processos seletivos para o Ensino Superior: uma análise comparativa de regulações Victor Freitas Vicente
211 Do Prompt à Sala de Aula: Avaliação de Planos de Aula Gerados por Inteligência Artificial Esoly Madeleine Bento dos Santos
212 O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Marco Carvalho
217 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA CRIATIVA: DÁDIVA, ÉTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Luyana Adrielle Almeida Ladislau
218 Entre possibilidades e responsabilidades: experiência na Jornada Internacional sobre IAG e Educação Aléxia Roche
219 USOS DE IA GENERATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DO [EA]² PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Arnaldo Pinto Jr.
222 Inteligência Artificial Generativa e avaliação da aprendizagem: o que muda? Aléxia Roche
223 Percepções estudantis sobre Inteligências Artificiais Generativas no Ensino Superior: feedbacks e pensamento crítico-reflexivo Nathalie Letouzé Moreira
227 ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS
241 ANÁLISE SOBRE A GERAÇÃO DE PROMPTS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PABLO GUSTAVO POCHMANN
77 TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Antonio Carlos Marques de Jesus
249 Do marco legal à prática curricular: a urgência da formação bilíngue nos cursos de letras Julia Sousa
250 Utilização de Metodologias Ativas para o ensino de Cálculo: Uma abordagem integradora em um curso de licenciatura em Química. Pedro Henrique Santos
256 Implementação do Tutor Artificial Darcy na Disciplina Laboratório de Música e Tecnologia da UnB TAUAN RIBEIRO
261 O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE FUTUROS PROFESSORES Alexssandra Reis

 

Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters Presenciais

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui

Id Título Submetedor
19 Educação Digital e Inteligência Artificial: Um Olhar sobre Possibilidades Formativas no Ensino Superior RODRIGO LEAL DA SILVEIRA
20 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E GAMIFICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA Uilson Santos da Silva Júnior
24 Estudo e implantação da articulação curricular do ensino médio, técnico e superior tecnológico Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
28 Formação de Professores em Metodologias Ativas: uma experiência da aplicação de oficinas de abordagem por projetos Esmeralda Aparecida de Oliveira
29 Inovação Curricular: a organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial Esmeralda Aparecida de Oliveira
39 Tecnologias, Branquitude e Racismo Institucional: Desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
41 Os 3H´s e a educação PAULO HAYASHI JR
43 INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO PARA A ENGENHARIA AGRONÔMICA Amanda Perticarrari
45 PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR A PÓS-GRADUAÇÃO! UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA “PESQUISAS NARRATIVAS” Igor Vinicius Lima Valentim
49 Construindo Presença na Educação a Distância: A Formação do Facilitador e o “Estar Junto Virtual” Paulo Boccati
53 PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR SOBRE A POSSIBILIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SUPLANTAR A INTELIGÊNCIA HUMANA APÓS RODAS DE CONVERSA EM SALA DE AULA Cassio Ricardo Fares Riedo
60 APLICAÇÕES DO MÉTODO SOCRÁTICO COM IA GENERATIVA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Guilherme Gonçalves Zanqueta
65 Formação Inicial de Professores e Inteligência Artificial Generativa: práticas pedagógicas e letramento em IA Francisco Arquer Thome
67 Estratégia Avaliativa Integrativa no Ensino de Anatomia Humana: Impacto da Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI) na Formação Médica PAULO CARIA
73 FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, CAMPO GRANDE/MS. Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA
75 NutriArena: inteligência artificial e gamificação no ensino de avaliação nutricional com metodologia EA2 na Unicamp Ellis Wollis Malta Abhulime
76 CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO Sandra Afonso
78 O uso de inteligência artificial no Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense Silvia Pereira
89 Introduction of large language models in scientific methodology must be accompanied by intensive training in critical thinking Konradin Metze
91 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Rodrigo Schmitz
92 A MEDICINA VETERINÁRIA: ENTRE AS HABILIDADES VETERINÁRIAS E AS AMBIVALÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Eliana Curvelo
95 A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PONTE PARA INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Bryan da Costa Torres
97 VIBE CODING COMO CAMINHO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR José Augusto de Lima Prestes
109 Podcast como ferramenta informacional: diálogo entre formação e novas metodologias Keila Matida de Melo
115 FORMAÇÃO INICIAL PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO EXTENSIONISTA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANIDADES Juliana Rossi Duci
116 EFICÁCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GEMINI NA CORREÇÃO DE RELATÓRIOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM O MÉTODO TRADICIONAL Denise Hirayama
118 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA
125 PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO CRÍTICA, REFLEXIVA E ÉTICA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COM ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR Cassio Ricardo Fares Riedo
127 PULSEIRA IOT – TECNOLOGIA NOS ESPORTES Davi Silva
128 O CAOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ENSAIO PARA COMPREENDER AS NOVAS INTERAÇÕES HUMANAS Eliana Curvelo
131 Construindo habilidades e competências: proposta de atividades síncronas à distância no Centro Universitário UNIFAVENI Gustavo Romero
140 CONTRIBUIÇÕES DO WEBFÓLIO NAS APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO Andressa Beatriz Martim
141 PROJETO CONECTA: CONECTANDO SABERES PARA UM FUTURO DIGITAL ÉTICO Enya Carolina Silva da Costa
142 Primeiras impressões sobre o uso da IA Generativa NotebookLM na produção do Podcast Neurótics Caroline Fernandes dos Santos Bottino
148 Formação de Educadores em IA: Transformando Práticas Pedagógicas com Inovação e Eficiência Marcela Navarro
153 INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Dilermando Piva Junior
162 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA ENGENHARIA DE PROMPT EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Hélio Lemes Costa Junior
165 TECNOLOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESTADUAIS PAULISTAS? Eugenio Nascimento
167 PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS FAMILIARES DE USO DE TECNOLOGIAS DE IA POR INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS INES SIGNORINI
171 METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Amplas reflexões a partir de uma oferta de curso extensionista no contexto da Inteligência Artificial – IA Alan Cordeiro Fagundes
172 USO DE IA GENERATIVA EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO: SONDAGEM COM ALUNOS EGRESSOS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINAS-SP Victor Hugo Santos
174 FOI HUMANO OU IA? AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Letícia Reis Oliveira
177 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: REVISÃO E APLICAÇÕES Heloi Moacyr Tanoue
188 MODELAGEM DIGITAL DE CONVERSOR BIDIRECIONAL CLLC: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Alex Sebaje
192 ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO AVALIATIVO: UM NOVO DESAFIO SURGE COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Matheus Naville Gutierrez
194 Desafios curriculares para a formação de professores em tempos de inteligência artificial: o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre tecnologias? Leyvijane Albuquerque de Araújo
205 IMPLEMENTAÇÃO PIONEIRA DA DISCIPLINA SAÚDE DIGITAL NO CURRÍCULO MÉDICO DA UNICAMP CASSIO CARDOSO FILHO
206 Tecnologia E Gestão: Como Funciona a Área de Administração no Comando Militar do Sudeste (II Exército) Gabriela Gomes Orsi Ragagnan
208 Uma Nova Forma de Comunicação: A Utilização de Interfaces Cérebro-Computador como Ferramenta para Personalização do Ensino Superior. João Paulo de Oliveira Macedo
216 Avaliação da usabilidade de um Serious Game no ensino da coleta do exame citopatológico do colo uterino Maiza Hipolito
224 A atividade de geração de imagens por inteligência artificial como vetor para o letramento de prompts: uma análise multimodal na perspectiva de Kress Julio Portes
225 DO MICROSCÓPIO AO CHATBOT: AVALIANDO A APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS FACILITADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO MÉDICA José Henrique Araújo
233 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS DE ESCRITA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Eliana Merlin Deganutti de Barros
234 Gamificação e traços de personalidade no ensino superior Raul Pavani
239 A Vivência da Educação Inclusiva no Ensino Superior Lucas Ramos
244 O uso ético da Inteligência Artificial em Trabalhos Acadêmicos: Uma experiência na Educação Superior PABLO GUSTAVO POCHMANN
246 PLATAFORMA BARU: A ATUAÇÃO DO DESENHO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Amanda Milanez Fenerick
248 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES EXITOSAS NOS CURSOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Valéria Soares de Lima
258 CARTOGRAFIA DA SAÚDE COMUNITÁRIA MEDIADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES
272 Os Desafios da Formação Docente Para Inovação e Tecnologia: o lugar dos cursos de licenciatura no século XXI. Wellington Cardoso de Oliveira
274 TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. DENISE RODRIGUES MARTINS FORTI
281 Conhecendo o CHAT GP no contexto da disciplina de Didática Geral: reflexões!! Pricila Bertanha

 

Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais Virtuais

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui

Id Título Submetedor
22 PENSANDO SOBRE O USO DAS TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Francisco Fernandes Ladeira
25 ELABORAÇÃO DE EPISÓDIO PILOTO DE PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Camila Fonseca Leal de Araujo
32 UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE Gabriel Guerra Rosa
33 EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE ALGORITMOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Thânia Mara Kaminski Jacon
36 PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Douglas Henrique Bezerra Santos
44 Por uma formação significativa: história e filosofia da ciência na Pedagogia Daniela De Maman
47 A PERCEPÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS SOBRE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA: DESAFIOS, SATISFAÇÃO E EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO LUANA RIBEIRO PINTO ARAUJO
48 E SE OS SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS ECOASSEM NOS CÓDIGOS DA ACADEMIA? ANGELA RUFINO
50 PODCASTS EDUCACIONAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR João Emmanuel D Alkmin Neves
54 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXPERIMENTO COM ENTREVISTAS A ASSISTENTES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Daniel Pulcherio Fensterseifer
56 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PRODUÇÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS Marcos Antonio de Oliveira
61 EDUCAÇÃO, IMAGÉTICA E JUSTIÇA COGNITIVA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Simone Gomes de Oliveira
62 O USO DO PODCAST NO APRIMORAMENTO DA PRÁXIS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR Hélen Cristina de Oliveira Vieira
63 O PAPEL DOCENTE COMO MEDIADOR TECNOPOLÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Simone Gomes de Oliveira
69 UMA ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NO CORPO DOCENTE E O SEU IMPACTO POSITIVO NO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NAS SUAS ATIVIDADES Weysller Matuzinhos de Moura
74 Monitoramento Ambiental e Educação Sustentável com o Uso de IA Generativa: Estudo no Centro-Oeste José Roberto Laistner Junior
242 CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE Elaine Tótoli de Oliveira
80 POSICIONAMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO À PRODUÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Aryane Santos Nogueira
81 INOVAÇÃO CURRICULAR COM O MÉTODO PECHA KUCHA NO ENSINO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA ALBA ALENCAR
83 Monitoramento de Emissões de Gases com Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Educação e Sustentabilidade Bruno dos Santos Guterres
84 PRÁTICAS EMERGENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO BRASIL E DA COLÔMBIA: UM ESTUDO DE CASO. Marciana María Córdoba Mercado
85 DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE DE IA PARA PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA INCLUSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Aryane Santos Nogueira
87 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE Fúlvia da Silva Spohr
88 “A MÁQUINA NÃO SENTE”: UMA EXPERIÊNCIA COM IA GENERATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Ricardo Kutschinsky Bastos
90 PERCEPÇÕES E ATITUDES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE USO, CONSUMO E PRODUÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS Rachel Ferreira Oliveira Santos
93 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PROPOSIÇÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS Fabiane Freire França
102 Diagnóstico das Competências Digitais Docentes no NRE de Maringá: Subsídios para uma Formação Continuada em EaD Sensível ao Contexto Regional Thais Rosana Leite
104 EMO-AI TEACHING LOOP: UMA ABORDAGEM DE MICROLEARNING NEURODIDÁTICA USANDO WHATSAPP E PROMPTS DE IA GENERATIVA FABIANO DE SOUZA
108 INFOSAÚDE 60+: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA Igor Bettarello Carvalho Xavier
119 MULHERES MAKERS: A CONSTRUÇÃO DA ESTEIRA POR ESTUDANTES DA ENGENHARIA Fernanda Fogolari Bellaver
120 COMO FAZER PARA LER COM A MÁQUINA E NÃO A MÁQUINA LER POR MIM? REFLEXÕES COM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LETRAS Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
121 As Comunidades de Prática como meio para a promoção de Competências Digitais docentes Patrícia Lakchmi Leite Mertzig
123 COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE : APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA Bruna Agostinis
124 O DESENHO CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SENAC SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Guilherme Maximiano
126 PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O USO DO DIGCOMPORG E SELFIE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA DIGITAL Danielle de Cássia Soares Santos
130 FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: TECENDO PRESENCIALIDADES SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA
132 A Revolução Silenciosa: O Diálogo Necessário entre a IA e a Formação Pedagógica em Licenciaturas. Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada
134 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL Danielle de Almeida Mota Soares
137 Inteligência Artificial: do avanço tecnológico ao Risco – Humanidades como Chave para uma Engenharia Ética Régis Pasini
138 Taxonomia de Bloom Potencializada por IA: Ferramenta de Apoio ao Planejamento Pedagógico no Ensino Superior Régis Pasini
145 DESPROGRAMANDO O RACISMO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) Marinalva de Oliveira Maximo
156 Vieses linguísticos e culturais de ferramentas de IA percebidos por licenciandos em contexto de intercâmbio virtual Luciani Tenani
157 Prospecção de artigos e patentes sobre aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e análise por cromatografia de camada fina Maria Hosana Conceição
160 A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COLONIALISMO DIGITAL Rubens Baldini Neto
164 Realidade Aumentada Remota versus Simulação Tradicional no Desempenho de Líderes de Equipe em Cenário de Parada Cardíaca: ensaio clínico randomizado de não inferioridade Renan Gianotto-Oliveira
168 COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA
170 Neuroscience teaching in higher education: efficacy and students’ perception of an asynchronous online course Ana Julia Ribeiro
175 EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA INOVAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS DA IA (IDEIA) DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA) Fábio Luiz Tezini Crocco
178 UFOB ECO-HUB: Inovação no Ensino Superior com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas RAMON ADRIAN SALINAS FRANCO
183 Competências em Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior: Diagnóstico e Proposições para Capacitação na UNISO Luís Roberto Momberg Albano
185 Docência Universitária E IA: Revisão de Literatura comparativa Tricontinental Rutinelli Favero
189 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CAPITAL E CONHECIMENTO: PROBLEMATIZAÇÕES CRÍTICAS Lucas da Silveira Andrade
195 Comunidade Digital: perfilar da arte do ensino em videoaulas síncronas Paulo Henrique Vieira de Macedo
197 DA PERCEPÇÃO À INTENÇÃO DE USO: RELATO DE UM SEMINÁRIO HÍBRIDO SOBRE IA NO ENSINO SUPERIOR Dulce Márcia Cruz
199 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS SOB A ÓTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Cecília Abrahão Nascimento de Santi
201 Impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os Espaços Coletivos na EAD: A Desfiguração do Fórum de Discussões Luís Rogério da Silva
202 ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS MUSEAIS: MEDIAÇÕES ANTROPOÉTICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Isadora de Leon Torres
209 Integração da Inteligência Artificial (IA) na Avaliação de Bioquímica do Sistema Cardíaco: Um Relato de Experiência Moisés Cavalcante
210 PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR SISTEMAS DE IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: GOVERNANÇA, REGULAÇÃO E ÉTICA CARINE Gonçalves BATISTA
214 AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE TEXTO DE LIVRE ACESSO SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR A ESCRITA PELA INTELIGÊNCIA GENERATIVA EM MANUSCRITOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NA CEFALOMETRIA? André Matheus Arruda Alves
215 Integração da IA no Ensino Superior: análises da dinâmica Tá na Rede na formação de pedagogas Bethania Medeiros Geremias
220 PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS POLICIAIS: CURRICULARIZAÇÃO, ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Silvana Rodrigues de Souza
221 DO GIZ À IA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR Luiz Luz
229 O conhecimiento especializado dos professores de matemáticas revelado no planejamento com Inteligencias Artificiales con MathIAs JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON
231 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE COLABORAÇÃO DOCENTE ANA PAULA LIMA BARBOSA
232 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO Rosenilda Marques da Silva Felipe
235 FILOSOFIAS DAS TECNOLOGIAS (TICS) NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE TENDÊNCIAS E A COGNIÇÃO, UM NOVO MODELO DE ENSINO Ocante António Ié
236 TECNOLOGIAS DIGITAIS INCLUSIVAS E IA: PRÁTICAS BILÍNGUES E INTERCULTURAIS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR Elaine Tótoli de Oliveira
237 A Integração da Inteligência Artificial nos Cursos Universitários Pós-Pandemia: Uma Análise por Agrupamentos Disciplinares Kedma Montedori
240 Diagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores do Ensino Supeior baiano no contexto das competências digitais ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO
247 Aplicação da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Soluções Biomiméticas na Climatização de Data Centers Moisés Cavalcante
251 ENTRE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À REVISÃO DE TEXTOS DE SURDOS SINALIZADORES Erica Pereira Mathias
253 ENSINO DE FILOSOFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CÚCUTA Campo Elias Florez Pabon
254 DO PENSAMENTO CRÍTICO À LITERACIA EM IA: TENDÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR Mírian Cristina de Lima
255 Educação na Era Digital: relato da criação de uma trilha formativa docente sobre inovação, metodologias ativas e competências digitais com apoio de inteligência artificial ANA JULIANA FONTES
260 LETRAMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONJUNTO DE AÇÕES PARA USO ÉTICO E RESPONSÁVEL Luciana Mara Silva
267 WhatsApp como Sala de Aula Virtual: Um Estudo de um Modelo para o Ensino-Aprendizagem Viviane Ramalho de Azevedo
270 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL: INTERFACES FORMATIVAS ENTRE EDIÇÃO DE IMAGENS E PRODUÇÃO/DIREÇÃO DE ARTE. Hervacy Brito
271 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E VÍNCULOS NA ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Karoline Miranda de Oliveira
273 SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE TURBINAS EÓLICAS COMO PROPOSTA STEAM INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA JULIANA ASEVEDO ALVES
277 Inteligência Artificial e Inclusão: Possibilidades e Desafios para Estudantes Surdos no Ensino Superior Luciana Santos
279 Introdução de competências digitais na reformulação curricular de um curso de Psicologia em universidade pública Maiango Dias
280 FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES COMO FATOR CRÍTICO PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) Ana Clara da Silva Fonseca

 

Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters Virtuais

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Id Título Submetedor
34 EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA CIDADANIA DIGITAL: PRÁTICAS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI Andreza Serafim
35 Inteligência Artificial Generativa na Manutenção das Atividades Educacionais Elzo Brito dos Santos Filho
37 METODOLOGIAS ATIVAS: ENSINO E APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS DIGITAIS Marcos Lemos Afonso
40 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENGAJAMENTO DISCENTE: UMA ANÁLISE EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Naline Thâmara
42 Entre experimentações curriculares e devires docentes no cotidiano escolar Guilherme Araújo Soares
46 TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO TÉCNICO Adriano Da Silva
51 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANÁLISE DE DADOS NA GESTÃO PEDAGÓGICA: GERAÇÃO DE INSIGHTS E INDICADORES ESTRATÉGICOS NO ENSINO SUPERIOR João Emmanuel D Alkmin Neves
57 FORMAÇÃO DOCENTE E AUTORIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE O USO ÉTICO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA Saulo Geber
58 PROJETO DE VIDA E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Saulo Geber
59 FRAGILIDADE ESTATAL E A PRODUÇÃO DE COCAÍNA E ÓPIO Taciana Lage Gonçalves
64 CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA FORMAÇÃO ECOSSISTÊMICA Nara SALAMUNES
66 Relacionando experimentação e equações químicas com o uso de atividades práticas e tecnologias digitais Paulo de Avila Junior
86 DETECÇÃO TEXTUAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM RESUMOS HUMANOS E RESUMOS GERADOS PELO CHATGPT Enzo Carvalho Avila
98 MONITORAMENTO DE GASES COM IA GENERATIVA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Sudeste Brasileiro como Cenário de Estudo Elisabete Peres Campos Oliveira
106 A SALA DE AULA COMO ESPAÇO INTERATIVO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE AGRONOMIA Bianca Ávila
107 Análise das Emissões Atmosféricas e Indicadores Econômicos em Minas Gerais com IA Generativa FELIPE MARQUES MACHADO
110 PORTFÓLIO REFLEXIVO DIGITAL: REGISTROS DE UMA (RE) CONSTRUÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Laura Nascimento
111 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁTICA CONSCIENTE Daniela de Araújo Ando
112 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Daniela de Araújo Ando
113 PALEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS ATIVAS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE BIOLOGIA EVERTON ALVES
117 TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE Taissa Vieira Lozano Burci
133 INVENTÁRIO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ACERVO DO EDUCAPES Sandra Rostirola
135 IA e Formação Docente: Reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-ação com futuros professores de Pedagogia Irlaine Cutrim Helal Cavalcante
143 OPINIÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE O USO DE TESTES ONLINE COM CONSULTA PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES NA ÁREA DE SAÚDE Camila Fonseca Leal de Araujo
147 Limites e possibilidades de inovação didático-pedagógica nos cursos de Graduação: caminhos do fazer-se docente Sheille Soares de Freitas
149 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO O ENSINO POR MEIO DA INOVAÇÃO RAFAEL VEDOVATTE
150 Projetos de Extensão Interdisciplinares com Suporte de IA na Educação a Distância em Engenharia Giancarlo Michelino Gaeta Lopes
161 USO ÉTICO DE IA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: RELATO DE OFICINA APLICADA A ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA Janara de Camargo Matos
163 MANUAL DE USO ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE Rutinelli Favero
166 PROMPT: MINERAÇÃO DE DADOS Gnandi Moustafa Yanwo
179 NTELIGÊNCIA ARTIFICIAL REVOLUCIONANDO O TREINAMENTO CIRÚRGICO VIRTUAL: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO JOAO DANIEL DE SOUZA MENEZES
180 SISTEMAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA ENSINO DIAGNÓSTICO INTELIGENTE NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO JOAO DANIEL DE SOUZA MENEZES
181 INTELIGENCIA ARTIFICIAL TRANSFORMANDO O ENSINO DE ANATOMIA DIGITAL NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO MATHEUS QUERINO DA SILVA
182 INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA SIMULAÇÃO MÉDICA DE EMERGÊNCIA: CENÁRIOS ADAPTATIVOS INTELIGENTES: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO MATHEUS QUERINO DA SILVA
187 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO A PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Amanda Vasconcelos de Albuquerque
190 ATRAVESSAMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUNTO A ESTUDANTES ACADÊMICOS Miriam Magedanz
191 METODOLOGIAS ATIVAS POTENCIALIZADAS POR INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO ENSINO CLÍNICO: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO Rita de Cássia Helu Mendonça Ribeiro
200 Contradições no uso de inteligências artificiais como ferramentas para Engenharia Ambiental João Rodrigues Pinto
203 Influência dos Níveis de Reservatórios das Barragens Joanes I e II nas Enchentes Urbanas de Salvador: Uma Análise Hidrológica e de Engenharia Civil (2015–2025) João Marcos Mendes Santos
204 A experiência do desenvolvimento do jogo educacional Empreend@ para universitários através do Design Thinking Janine Salvaro
207 Política de IA: Uso consciente nos ambientes acadêmico e administrativo Fabrício Pretto
213 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP Rogério José de Azevedo Meirelles
226 INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA MÉDICA Caio Rodrigo Lemos Setúbal
238 Evolução do Ensino de Inteligência Artificial nas Universidades Brasileiras (2015-2023) Kedma Montedori
243 “A EDUCAÇÃO SUPERIOR E TURISMO: OFICINAS E SABERES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROTEIRO CAMINHO DOS GUARÁS” Josiane Rodrigues dos Santos Cabral Cabral
245 IA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: RISCOS, RESPONSABILIDADES E CAMINHOS PARA UMA INTEGRAÇÃO ÉTICA E SEGURA Amanda Vasconcelos de Albuquerque
252 PROCESSOS DIALÓGICOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM IA: EXPLANAÇÃO METODOLÓGICA PARA CINCO NÍVEIS DE COMPLEXIDADE NO PROGRAMA ELABORA José Brazão
257 INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DE IA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS Janaína Torres Lopes
259 PROPOSTA PARA OS ASPECTOS ÉTICOS E IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL Luana Paixão
262 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA OTIMIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Luciana Mara Silva
264 Inteligências Artificiais e pensamento crítico: uma análise da curadoria de respostas de prompts Yuri Jorge Almeida da Silva
265 Podcast como Estratégia Educacional para Aprendizado em Exame Físico ALEXANDRO MENEGOCIO
266 Rotação de Estações Exame físico em Enfermagem – Integrando teoria e prática ALEXANDRO MENEGOCIO
268 Avaliações em EaD e Inteligência Artificial: relato de experiência em uma Universidade Pública Yuri Jorge Almeida da Silva
269 Inteligência Artificial na Gestão de Resíduos da Construção Civil: Revisão do Estado da Arte Jônatas Souza
275 RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ENFERMAGEM aline guimaraes mariz
276 INTEGRAÇÃO ENTRE BIM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Reinan Tiago Fernandes dos Santos
114 ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA
278 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E PROPOSTAS CRIATIVAS PARA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS Siomara Regina Cavalcanti de Lucena

 

 


Obs: Os trabalhos não listados nas categorias acima não atingiram a nota de corte do evento,  conforme critérios utilizados pela comissão científica na avaliação dos trabalhos, apresentados no link sobre submissão dos trabalhos.