O evento Inovações Curriculares tem como proposta atrair e apresentar pesquisas e experiências inovadoras para o ensino superior.

Os trabalhos devem ser submetidos no formato resumo. 

Os trabalhos aprovados terão a modalidade de apresentação indicada pela comissão científica, se como Pôster ou como Apresentação Oral.

Eixos para submissão dos resumos sobre inovação no ensino superior:

– projetos inovadores de curso;
– projetos inovadores de estágios curriculares;
– curricularização da extensão;
– estratégias educacionais inovadoras;
– novas formas de avaliação;
– dinâmicas da relação professor-aluno;
– novas visões no acesso e desenvolvimento acadêmico;
– perspectivas inovadoras de formação e atuação docente no ensino superior.

Regras gerais para submissão de trabalhos:

– os resumos devem ser submetidos via plataforma de inscrição e devem conter, no máximo, 300 palavras, sem imagens ou referências bibliográficas. Devem apresentar os seguintes itens:
– título
– subtítulo (se houver)
– nome completo dos autores e instituição a que pertencem
– indicação do responsável pela apresentação do trabalho no dia do evento.
– palavras-chave

– uma vez aceito o resumo, o candidato terá a participação do seu trabalho aceita para o congresso, no formato pôster ou apresentação oral, conforme definição da comissão científica.

– não haverá revisão de resumos, ou seja, não haverá solicitação de correções aos inscritos.

– não haverá revisão de resumos, os textos que não atenderem às normas serão rejeitados.

– cada inscrição permitirá a apresentação de até dois trabalhos

– devido a grande demanda de trabalhos recebidos e analisados, não haverá resposta-retorno quanto aos detalhes da rejeição ou aceitação. Conforme explicitado anteriormente, a rejeição pode ocorrer porque: a) o trabalho não se adequou ao eixo ou à proposta do evento e/ou b) não atingiu a nota mínima de aceitação (nota de corte).

– após o evento, serão indicados 50 trabalhos para publicação em forma completa nos anais do congresso (com ISBN). Neste caso, os participantes selecionados (dentre aqueles que foram aprovados e estiveram presentes no evento) serão convidados a submeter um trabalho completo que passará por revisão por pares. Além da publicação dos trabalhos completos, os anais também conterão os resumos de todos os trabalhos aceitos para e apresentados no evento.

Característica do trabalho completo (pós-evento)

O trabalho completo deverá conter:

(a) título e subtítulo (caso necessário)
(b) lista de autores, com nomes completos, indicação de autor para correspondência e indicação do participante que apresentará o trabalho
(c) lista de afiliações, referenciadas aos nomes na lista de autores com numerais entre colchetes. Ex. [1]
(d) Resumo com até 200 palavras
(e) Introdução e objetivos
(f) Metodologia de estudo e forma de análise de resultados
(g) Resultados
(h) Discussão
(i) Lista com referências bibliográficas

Os itens (d) a (i) acima deverão estar contemplados em texto contendo NO MÁXIMO 15000 caracteres (com espaços). Este tamanho equivale a aproximadamente 4 páginas com espaçamento 1.5 e margem Normal.

Critérios de julgamento e seleção dos trabalhos:
– Adequação ao tema principal do evento e aos eixos norteadores
– Adequação ao formato requerido para submissão
– Clareza na exposição dos objetivos
– Pertinência da metodologia empregada
– Qualidade na apresentação resultados obtidos