1. Regras para pôsteres
  2. Colocação e Retirada de pôsteres (presencial)
  3. Pôsteres Virtuais
  4. Regras para Comunicações Orais
  5. Sessões de Comunicações Orais Presenciais
  6. Sessões de Comunicações Orais Virtuais

1. Regras para confecção dos pôsteres (presencial e virtual)

Related imageTamanho do pôster: 0,9m (largura) x 1,2m (altura).

Estrutura para presencial: deve conter canaleta com cordame, para afixar no suporte (painel).

Cabeçalho: Título, Autores, Unidade, Agência Financiadora, Eixo, Código e Palavras-Chave. (parte superior do pôster).

  • Título e Instituição: Letras maiúsculas, altura mínima de 1,5 cm (tamanho de letra impressa), de acordo com o resumo submetido previamente.
  • Autores e Agência Financiadora: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm (tamanho de letra impressa). Sugere-se adicionar e-mail ou telefone de contato dos autores.
  • Palavras-Chave e Subtítulos: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa). As palavras-chave deverão ser separadas por vírgula.
  • Eixo e Código: verificar esses dados no e-mail de aceite do pôster. Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa).

Texto: Altura mínima das letras de 6 mm. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, quadros) ocupem no mínimo 40% da área total. Utilizar espaçamento duplo entre parágrafos.

  • Introdução e objetivos: A importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente.
  • Metodologia de estudo e forma de análise de resultados: Dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
  • Resultados e Discussão: Indicar apenas os de maior destaque.
  • Conclusões: Indicar os principais resultados obtidos.
  • Referências Bibliográficas: Relacionar em formato resumido, apenas as mais diretamente ligadas ao assunto.

Modelo em pptx: download

Modelo em odp: download


2. Colocação, retirada dos pôsteres e distribuição por sessão (presenciais)

Os pôsteres presenciais serão afixados no Centro de Convenções (veja mapa de localização)

Os pôsteres presenciais devem ser afixados:
– Sessão 1: Colocação – entre 8h e 8h30,  retirada entre 13h e 13h30). Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.

– Sessão 2: Colocação – entre 13h30 e 14h,  retirada entre 18h e 18h30). Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.

Os apresentadores devem estar presentes, próximos ao seu pôster, para responder eventuais dúvidas dos participantes do evento, durante as sessões de pôsteres, conforme programa do evento.

Distribuição dos pôsteres presenciais por sessão

Id Título Enviado por: Sessão
32 DISCENTES DE ENFERMAGEM EM UMA CLÍNICA ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Thays de Freitas Adami 1
38 ESTAÇÕES PRÁTICAS DE HABILIDADES CLÍNICAS PARA O ENSINO DE NEOPLASIA PROSTÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maiza Hipolito 1
39 PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A UM SERIOUS GAME APLICADO NA DISCIPLINA SAÚDE MULHER Maiza Hipolito 1
62 UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruno Cabral 1
64 O portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da UNICAMP Andressa Beatriz Martim 1
78 APRENDIZAGEM HÍBRIDA – A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA TEREZINHA ANDRADE 1
142 Monitoria: aproximações com aprendizagens sobre/na e com docências Giovanni Bernardo Perrella 1
149 Avaliação centralizada no curso de Medicina da Unicamp como estratégia para qualificar o processo ensino-aprendizagem Silvia Maria Riceto Ronchim 1
35 ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA UFSCAR Elaine Maldonado 1
49 O Gradcast UFG: Os podcast como formação continuada Amone Inácia Alves 1
57 Interiorização do ensino superior na Amazônia Brasileira: um estudo de caso no programa To Graduado da UNITINS. José Fernando Bezerra Miranda 1
135 TEMAS EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS AO DEBATE ATUAL Gilmar Aparecido Altran 1
190 Didática, Museu e Patrimônio Cultural: professores/as em formação inicial e a construção de percursos formativos Dayane Vieira da Silva 1
197 A simbiose como estratégia de otimização pedagógica Ivoneti da Silva Ramos 1
225 Aspectos da formação empreendedora: um estudo sobre a trajetória de empreendedores vinculados a Unicamp e a Agência de Inovação da Unicamp – Inova Fábio Aparecido de Jesus 1
9 Uso da TpM (Three-Phase Methodology) para Ensino de Internet das Coisas: do Ensino Técnico de Nível Médio ao ensino Superior Luiz Carlos Branquinho Ferreira 1
58 Integração ensino-extensão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): o caso do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) Fábio Luiz Tezini Crocco 1
91 Estágio, docência ou ambos? Guilherme Gonçalves Costa 1
103 Contribuições das Atividades de Extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo PATRICIA SCARABELLI 1
113 A transição energética na Jornada Olhos no Futuro no Ciência e Artes nas Férias Roberta Ceriani 1
52 PIBIC Ensino Médio: uma experiência de iniciação à metodologia e orientação científica FABIANA VITTA 1
227 Soluções digitais possibilitam divulgação de pesquisas, criação e desenvolvimento de projetos remotos India Mara Martins 1
50 DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied-Ufal para a pós-graduação Weider Alberto Costa Santos 1
30 Autorregulação da aprendizagem enquanto metodologia de ensino João Paulo da Mata Nogueira 2
169 Gestão em Saúde no Internato do Curso de Medicina AGUINALDO GONÇALVES 2
196 Implementação do DOPS (Direct Observation of Procedural Skills) como ferramenta de avaliação de disciplina prática em Audiologia no Curso de Fonoaudiologia da Unicamp Maria Isabel Ramos do Amaral 2
220 Estágio Docente: Conectando Saberes e Cuidado no Território da Saúde Coletiva Karina Magrini Carneiro Mendes 2
239 Ei, Esse é o meu Táxon! Laércio Neto 2
242 Extensão e Dinâmicas de Aprendizagem: Saúde e Comunidade na USF Karina Magrini Carneiro Mendes 2
248 A simulação a múltiplas vítimas na enfermagem como ferramenta de avaliação formativa. Elaine Valias 2
125 O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Ana Maria Nunes Gimenez 2
153 ChatGPT: um aliado aos estudos na graduação? Tenisziara Moura Ferreira 2
172 Chat GPT: um novo paradigma para a Educação Aléxia Roche 2
236 Contribuições da Aprendizagem Móvel para Experimentos Didáticos em Ensino de Física Diego Samuel Rodrigues 2
249 Disciplinas de Laboratório de Física Básica: de reforço de teorias para habilidades experimentais Luiz Zagonel 2
286 A Utilização do Software Scratch como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem Walteno Martins Parreira Júnior 2
325 A utilização da tecnologia educacional como instrumento de inovação no módulo de estágio curricular obrigatório em Serviço Social JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES 2
229 Redação nota mil Aline Oliveira 2
235 Pesquisa etnográfica na licenciatura em Letras MÁRCIA MENDONÇA 2
244 Chronos escolas literárias: Aline Oliveira 2
247 O PROFESSOR E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS Yuri Oliveira 2
251 Curricularização da extensão: um desafio a ser superado Yuri Oliveira 2
281 Inovação pedagógica no componente de língua portugues dos cadernos de aprendizagem do estado de São Paulo: gêneros multissemióticos e digitais no Currículo em Ação Victor Schlude 2
293 Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola Rozana Aparecida Lopes Messias 2
295 Tecendo Experiências de Cursos de Extensão EaD em uma Universidade Pública de Minas Gerais: desafios e possibilidades Adálcio Carvalho de Araújo 2
65 CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA PROMOVER A TRANSPARÊNCIA E FACILITAR A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO André Mouro D’Angioli 2
307 Práticas de extensão na graduação através de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Jaime Izuka 2
324 Introdução à engenharia através de práticas de extensão. Jaime Izuka 2

3. Colocação dos pôsteres virtuais (plataforma)

Os pôsteres devem ser enviados para o email da organização infoea2@unicamp.br em formato pdf e formatados conforme orientação do item 1.

A data limite para envio dos pôsteres virtuais é 15 de setembro de 2023 (23:59h), arquivos recebidos após essa data e horário não serão considerados e automaticamente desclassificados.

Os pôsteres ficarão disponíveis nesta página, na opção PÔSTERES VIRTUAIS do menu (ficará disponível a partir do dia 16 de setembro de 2023)

A interação com os autores dos pôsteres será por meio de comentários disponíveis na página de cada pôster, fique atento para responder às perguntas que possam surgir durante o evento. Adicionalmente, os pôsteres serão avaliados durante o evento pela comissão científica.

Para pôster virtual, não existem sessões com horário fixo, eles ficarão disponíveis para comentários e avaliação da comissão científica durante o período de 16 de setembro até 26 de setembro.

4. Regras para Comunicação Oral (presencial e virtual)

Image result for presentation iconAs comunicações orais (presenciais) ocorrerão nas salas do Centro de Convenções. (veja mapa do evento)

As comunicações orais (virtuais) ocorrerão por meio de links disponíveis aos apresentadores (por e-mail) e ao público (na programação).

As comunicações deverão ter 10 minutos cada, sem exceção, com debate no final de cada sessão, caso sobre tempo. Cada sessão será coordenada por um moderador.

Os arquivos para apresentação devem estar no formato pdf ou powerpoint (ppt, pptx) e devem ser entregues à organização no começo do dia.

5. Sessões de Comunicações Orais Presenciais

Abaixo seguem as sessões, salas e os códigos das comunicações:

23/9 – Sessão 1 – 14h – Centro de Convenções – Auditórios, 1, 2 e 3

Id Título Enviado por: Sessão Auditório
34 USO DE TECNOLOGIA EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DO APLICATIVO “MEGLI” SOBRE CONTROLE GLICÊMICO E DIABETES Ana Clara de Gouvêa Fernandes 1 1
75 Projeto MeNu – Medicina Culinária e Nutrição: Experiências na formação estudantes de medicina Caroline Capitani 1 1
100 AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO E DO IMPACTO NA EMPREGABILIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Marcelo Gustavo Pereira 1 1
114 “Genética com Pipoca”: Um Filme, Uma Lição – Aprendizagem Baseada em Projeto na Fisioterapia Andrea Cristina Peripato 1 1
116 Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA Ana Gabriela de Souza Seal 1 1
147 O médico Unicamp em 2030: estratégias da reforma curricular do curso de Medicina Silvia Maria Riceto Ronchim 1 1
170 EcoCine: competência midiática e sustentabilidade em foco Aléxia Roche 1 1
179 O poder de uma estratégia de avaliação em tempo real com QR-Code para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 durante estágio de internato médico em ginecologia e obstetrícia. CASSIO CARDOSO FILHO 1 1
180 Avaliação do perfil dos egressos do Programa de Residência Médica em Mastologia como ferramenta para feedback e aprimoramento do programa CASSIO CARDOSO FILHO 1 1
265 O Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica como espaço de apoio ao docente e discente no Ensino Superior Gildo Felipe Bernardo 1 1
330 CONHECIMENTOS E SABERES NO ENSINO SUPERIOR: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Flávia Lopes Barbosa Siqueira 1 1
116 Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA Ana Gabriela de Souza Seal 1 1
171 Projeto Qualidade de Vida e Saúde como prioridade: Estratégias para a promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PET Saúde Gestão-Assistência LISAMARA NEGRINI 1 1
6 Integração da Avaliação de Resultados de Aprendizagem e Competências no Sistema de Avaliação Convencional: Desenho de uma Matriz Padrão Dayanna Isabel Araque Gelves 1 2
23 Relatório de Verificação de Escrita Original do software Turnitin Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti 1 2
41 Impactos afetivos da exclusão na Educação Superior: desafios vivenciados por estudantes de cursos de Ciências Exatas de graduação da Unicamp Natália Mazzilli Dias 1 2
44 Colaboratório para a construção de um jogo sobre metodologias de aprendizagem ativa da Unifesp Leandro Key Higuchi Yanaze 1 2
68 Percepções e possibilidades de comunicação das Universidades junto aos polos no sistema UAB Scheyla Joanne Horst 1 2
87 A trajetória e a reformulação do aconselhamento praticado no ITA. Cristiane Pessoa da Cunha 1 2
175 Experimento de aplicação do chatgpt na estruturação de matriz-didática de disciplina de graduação em ensino à distância Marcelo Augusto Meratti de Oliveira 1 2
193 NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (NEITE) COMO BASE PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Geovana Gentili Santos 1 2
211 Uso de metodologias ativas para a integração ensino extensão Silvia Pereira 1 2
215 Programa UFG Doutoral: Design Thinking e Metodologias Ativas Getúlio Antero de Deus Júnior 1 2
232 DIFERENTES FORMATOS DE FEEDBACK PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES TRANSVERSAIS NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA Janaina Antonino Pinto 1 2
68 Percepções e possibilidades de comunicação das Universidades junto aos polos no sistema UAB Scheyla Joanne Horst 1 2
212 Audiovisual como metodologia de ensino e pesquisa Silvia Pereira 1 2
258 Disrupturas curriculares: desafios para a formação de professores em tempos de ensino híbrido e inteligência artificial Leyvijane Albuquerque de Araújo 1 2
94 A APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIA (ABEx): UM MODELO INOVADOR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA Fabiane Roman 1 3
104 A DIMENSÃO HUMANA E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES E SEUS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO Christianne Stegmann 1 3
128 O USO DE ITINERÁRIOS DE LEITURA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO: UM ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS PESSOAIS, HISTÓRIA E PSICANÁLISE André Victor Cavalcanti Seal da Cunha 1 3
157 A Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Formação Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia Mariana Giulia Chaves Prates 1 3
21 Programa ProFiS da UNICAMP: disciplina: “Comunicação , Arte, Cultura e Sociedade” Kenia Kemp 1 3
237 Os Lusíadas board game Aline Oliveira 1 3
274 Contribuições do Programa de Educação Tutorial para promoção de novas práticas no Ensino Superior Regina Gonçallo 1 3
336 Alemão na Unicamp – novas realidades, novas respostas Norma Wucherpfennig 1 3

23/9 – Sessão 2 – 16h30 – Centro de Convenções – Auditórios, 1, 2 e 3

145 PROPOSTAS DE INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS Luiz Gustavo Bonatto Rufino 2 1
146 CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM BASEADA NO DESIGN THINKING NO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS Luiz Gustavo Bonatto Rufino 2 1
207 PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: TECENDO DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO NA SAÚDE SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA 2 1
246 Aprendizagem significativa: construção coletiva de uma Cartilha de Paz em um curso de graduação em Enfermagem. Elaine Valias 2 1
306 Uso da sala de aula invertida na avaliação de um dos estágios de Residência em Pediatria ANDREA FRAGA 2 1
315 Integração graduação e residência na atenção primária em saúde: o caso do ensino de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade Rubens Bedrikow 2 1
317 ENSINO HÍBRIDO: EFEITO SOBRE APRENDIZADO, ESTRESSE E ANSIEDADE DE PROVA Fernanda Klein Marcondes 2 1
126 Proposta de uma Sequência Didática em Paleontologia para o Ensino Superior Ricardo Sacamoto 2 1
126 Proposta de uma Sequência Didática em Paleontologia para o Ensino Superior Ricardo Sacamoto 2 1
255 A fabricação digital no ensino de biologia celular como uma proposta para a aprendizagem inclusiva Bianka da Silva Rauber 2 1
254 As ações dos Programas Institucionais de Formação Docente na construção de espaços coletivos de reflexão sobre a pedagogia universitária. WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS 2 2
20 Experimentações na Pós-Graduação Igor Vinicius Lima Valentim 2 2
33 Fomento da autorregulação da aprendizagem no currículo do ensino superior João Paulo da Mata Nogueira 2 2
90 O design educacional e o trabalho educativo na contemporaneidade: uma abordagem mediatizada, humana e situada Carmen Maria Cipriani Pandini 2 2
97 ENSINO MULTIDISCIPLINAR: GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INTEGRADA COM A METODOLOGIA DO CONHECIMENTO Giseli Ho 2 2
154 A prática de uma extensão transformadora e seu diálogo com o ensino em Direito Andréia Pereira de Araújo Matos 2 2
155 MONITORIA NA UNIVERSIDADE: DIÁLOGOS COM A LITERATURA E COM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA Giovanni Bernardo Perrella 2 2
198 Estratégia de integração ensino e extensão no curso de Administração Pública da Udesc Esag Ivoneti da Silva Ramos 2 2
257 3. Recursos Digitais Acessíveis em MOOC para a formação de intérpretes em língua terena de sinais (LTS) na UFPR Aberta Geovana Gentili Santos 2 2
294 Estratégias de aprendizagem baseadas na neurociência e comunidade de práticas Ivoneti da Silva Ramos 2 2
327 Práticas formativas da docência na Educação Superior Viviane Ines Weschenfelder 2 2
334 REVISITANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS DESDE A ABORDAGEM DE APRENDIZADO CENTRADA NO ESTUDANTE Ligia Campos Bispo 2 2
221 Integração extensionista entre universidade e escola na formação docente em Tecnologias Digitais Leandro Pinto 2 3
233 Competência e Educação Midiática no Ensino Superior: Daniela Lemos Simões Sobral 2 3
245 Avaliação por pares mediada por rubrica em Ambiente Virtual de Aprendizagem IRON ALVES 2 3
263 ENGENHARIA QUÍMICA PARA TODOS: DIVULGANDO CIÊNCIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS Raphael Suppino 2 3
267 Construção de Resultados de Aprendizagem Antonio Cesar Germano Martins 2 3
270 CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA POR COMPETÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM Raphael Suppino 2 3
276 Tecnologia e inovação curricular: análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES Eugenio Nascimento 2 3
280 Experiencia em Formação de Professores com Habilidades para Desenvolver Objeto de Aprendizagem Walteno Martins Parreira Júnior 2 3
337 Neuroeducação e Arquitetura: A percepção de motivação, estresse, ansiedade e estilos de aprendizagem em Trabalho final de Graduação. Julio César Alves Ferreira 2 3

6. Sessões de Comunicações Orais Virtuais – Salas Virtuais A, B e C

23/9 – Sessão 1 – 14h – Salas Virtuais (links para as salas virtuais serão enviadas aos apresentadores e moderadores)

Id Título Enviado por: Sessão Sala Virtual
131 Experiências de integração Ensino e Extensão na Pós-graduação em Ensino em Saúde Fernando Quaresma 1 A
133 ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS NO CURSO DE MEDICINA Mayle Bezerra 1 A
134 ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O OLHAR DA CLÍNICA AMPLIADA VISANDO A INTEGRALIDADE NO CUIDADO Viviam Araujo 1 A
176 Reflexões sobre evasão na Educação a Distância de Instituições Públicas de Ensino Superior Gislaine de Medeiros Baciano 1 A
208 Universidades públicas brasileiras com a disciplina de telemedicina na graduação médica Matheus Bittencourt Cardozo 1 A
219 PARASITOLOGIA DESENHADA: APLICAÇÕES NO ENSINO DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE Natânia do Carmo Sperandio 1 A
224 A QUALIDADE DO MATERIAL DE ESTUDOS COMO MOBILIZADORA DA DOCÊNCIA INVENTIVA NA EAD Lara Brum Ramalho 1 A
313 O desafio da curricularização da extensão na modalidade EAD Maria Elisabete Bersch 1 A
328 GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS BIOANALÍTICAS Luis Eduardo Zdanski de Souza 1 A
288 Saúde mental no ensino superior: promoção da autorregulação da aprendizagem e emoções. Maria Luiza Cunha de Sousa 1 A
296 Planejamento e Gestão Ambiental: experiências de práticas de ensino projetando integrações extensionistas Rafael Freiria 1 A
14 O PODER SIMBÓLICO DO POSITIVISMO JURÍDICO: MECANISMOS DE DOMINAÇÃO E DE REPRODUÇÃO NA FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM DIREITO Morgana Bada Caldas 1 B
29 Roda de Conversa como recurso pedagógico na escola Geovane Macedo da Costa 1 B
63 Educação científica e saber popular na universidade brasileira Ivan Penteado Dourado 1 B
69 Contribuições do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) para práticas docentes inclusivas no IFCE – Campus Jaguaribe Luciana Silva 1 B
80 GÊNERO, SEXUALIDADE E FEMINISMO COMO TEMAS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE Nilson Dinis 1 B
85 Proyecto Erasmus Plus ACE – Aprendizagem Centrada no Estudante: perspectivas e inovações de estudos da formação universitária na América do Sul e Europa Maria do Carmo Monteiro Kobayashi 1 B
98 Educação inclusiva, currículo exclusivo: examinando as disparidades no ensino superior indígena ANGELA RUFINO 1 B
123 A extensão universitária como agente de transformação social Carla Brito Nascimento 1 B
127 Diálogo Oportuno ANDREA MARTINI 1 B
116 Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA Ana Gabriela de Souza Seal 1 B
66 O ENSINO DA CONTABILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA DIANTE DA REVOLUÇÃO 4.0 Maria Aparecida Siqueira Souza 1 B
13 Linguisticamente Falando: Conectando extensão com o ensino de Linguística e a Divulgação Científica Márcio Leitão 1 C
24 ¿Hablas Español? Gabriel Fontoura Motta 1 C
106 O Role Playing Game (RPG) como ferramenta complementar ao ensino Sergio Nicolau Serafim Martins 1 C
107 Avaliação da eficiência de ferramentas computacionais na educação Sergio Nicolau Serafim Martins 1 C
139 Produções Discentes no Ensino de Língua Inglesa em tempos pós-pandêmicos: potenciais para currículos decoloniais Guilherme Jotto Kawachi 1 C
151 AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA O DOCENTE FRENTE À PANDEMIA: SALAS VIRTUAIS, INTERNET E APLICATIVOS Erika Silva Chaves 1 C
262 Resumo indicativo e aplicações práticas da Física como estratégia pedagógica Aline da Luz 1 C
266 O USO CRÍTICO DA TECNOLOGIA GENERATIVA COM IA NUM CURRÍCULO PARA CIBORGUES Jose Brasao 1 C
298 Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola Maisa Zakir 1 C
68 Percepções e possibilidades de comunicação das Universidades junto aos polos no sistema UAB Scheyla Joanne Horst 1 C
152 MetaUERJ: Criando experiências imersivas para a graduação da UERJ Rafael Silva da Costa 1 C

23/9 – Sessão 2 – 16h30 – Salas Virtuais (links para as salas virtuais serão enviadas aos apresentadores e moderadores)

2 Tecnologias digitais, Geografia Escolar e Ensino Remoto Emergencial Francisco Fernandes Ladeira 2 D
46 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR Cíntia Moralles Camillo 2 D
112 A PESQUISA NA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Ângelo Silva 2 D
136 PEDAGOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA Daniela De Maman 2 D
137 EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Daniela De Maman 2 D
185 PRECEPTORIA MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA E SUAS ATRIBUIÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA Reisa Cristiane de Paula Venancio 2 D
204 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ELLEN MARIA SANTOS PORTELA 2 D
289 MULTIPLOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PEDIATRIA NO CURSO DE MEDICINA Mônica Pessoto 2 D
316 Interdisciplinaridade entre os cursos de administração e enfermagem numa universidade do interior de São Paulo: relato de experiência ELAINE RIBEIRO 2 D
301 A APRENDIZAGEM DAS MELHORES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA APRESENTADAS POR TRACEY TOKUHAMA ESPINOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Karina Nonato Mocheuti 2 D
42 Processo de concepção do projeto arquitetônico nas aulas da graduação. Método da circulação Ana Tagliari 2 E
105 Transposição didática de observações experimentais em equações químicas, com o uso de tecnologias digitais Paulo de Avila Junior 2 E
162 Simulações interativas no ensino superior de Física Aline da Luz 2 E
182 UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS Giese Figueiredo 2 E
269 LESSON STUDY E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS EXPERIÊNCIAS FORMACIONAIS E CURRICULARES Flávia Barreto 2 E
279 IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Mateus José dos Santos 2 E
310 PECHAKUCHA ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR Tatiana Cristina Vasconcelos 2 E
311 ARQUITETURAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS: Experiências metodológicas na formação de professor LUCICLEIDE DA SILVA DA SILVA 2 E
15 O CURRÍCULO E A RESOLUÇÃO CNE/MEC Nº 01 DE JUNHO DE 2004: UMA ANÁLISE DO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UnB Daniel de Jesus dos Santos Costa 2 E
130 Discussão sobre mudança climática na disciplina de Economia Rural Dênis Antônio Da Cunha 2 F
202 INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA Juliana Fagundes Jacinto 2 F
226 A perspectiva de egressos de cursos de licenciatura acerca das possibilidades e potencialidades formativas de uma rede de ensino, pesquisa e extensão da UFSCar Antonio Carlos Ferreira Filho 2 F
228 PÍLULAS PARA A JUVENTUDE: vamos falar de direito ao trabalho? LIVIA BRANDÃO 2 F
253 Aula+: inovações curriculares para um ecossistema de ensino e aprendizagem universitário Tiago Weizenmann 2 F
256 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA Alessia Cordeiro Martins 2 F
260 Educação popular e extensão universitária – Carolina Cechella Philippi 2 F
326 Percepções de Professores da Rede Pública Municipal de um município do Sul de Santa Catarina sobre as Tecnologias Digitais na Educação no Período Pós-Pandêmico Aline Coêlho dos Santos 2 F
332 Curso de Pedagogia a distância da UERJ: histórico e gestão de sua inserção no Consórcio CEDERJ Solange Lucena 2 F
323 Currículo como vetor para o desenvolvimento de comunidades de formação: conhecimentos e experiências curriculares vivenciadas através da modelagem pedagógica denominada Edu Experience nas Licenciaturas Cristiane Maria Schnack 2 F