Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

O IX Seminário Inovações Curriculares e o IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior serão realizados simultaneamente neste ano, discutindo o tema “Desafios e perspectivas na Educação Superior”. A partir das exitosas edições anteriores, esses eventos procuram estimular o debate acerca das potencialidades e limites pedagógicos nos atuais cenários socioculturais, propiciando que docentes tenham condições de desenvolver projetos de ensino inovadores e significativos para suas respectivas comunidades acadêmicas.
Os principais objetivos desses eventos são:
– favorecer a discussão, reflexão e trocas acerca de inovações curriculares empreendidas em diversos âmbitos como projetos pedagógicos de cursos, disciplinas, conteúdos, metodologias, avaliação, recursos didáticos, ambiente virtuais de aprendizagem, recursos tecnológicos, relação docente-discente, relação estudante-conhecimento, dinâmicas de autoconhecimento;
– ressaltar a inovação em educação como objeto de pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem, compreendendo-a no âmbito pedagógico e articulada aos propósitos da formação do estudante;
– fortalecer o intercâmbio de iniciativas de inovações curriculares desenvolvidas e experienciadas na docência e aprendizagem das diferentes instituições de ensino superior do estado de São Paulo e do país;
– promover o aprofundamento de questões teóricas e práticas relacionadas às inovações curriculares de forma a contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as adequações de cada prática docente, para os objetivos e a clientela específicos;
– proporcionar conhecimentos acerca dos efetivos impactos das inovações em educação nas atividades docentes de formação discente.
Dessa forma, os eventos apresentam na programação atividades e espaços diferenciados como palestras híbridas, mesas redondas, oficinas, além de apresentações de comunicações orais presenciais e online, sessão de pôsteres, feira de livros e atividades culturais.

Para tanto, foram escolhidos eixos que se conectam diretamente com seus propósitos:

1. Tecnologias educacionais e IA na educação superior 
2. Integração extensão-ensino
3. Formação empreendedora e microcertificações
4. Perspectivas da gestão EaD nas Universidades Públicas
5. Metodologias de ensino e avaliação
6. Conhecimentos e experiências curriculares

Justificativa

Na busca do desenvolvimento de atividades voltadas aos propósitos da educação superior, as universidades brasileiras têm mais uma oportunidade de conhecer, compartilhar, debater e ampliar conhecimentos acerca de experiências relativas à temática em questão. Estes propósitos envolvem, cada vez mais, gestores/as, corpo docente e pós-graduandos/as comprometidos/as com a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação. Assim, procuramos fortalecer o coletivo das instituições parceiras em relação aos desafios socioculturais contemporâneos, construindo perspectivas de atuações democráticas e plurais junto com as comunidades atendidas.
Ao longo dos tempos, a educação superior no Brasil tem se notabilizado por acompanhar as expressivas transformações que acontecem na sociedade, principalmente trabalhando pela estruturação de inovações pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem. Embora existam políticas educacionais que contemplem as mudanças em curso, muitas das inovações curriculares ocorrem por iniciativas pessoais de docentes, de um grupo de pesquisa, de um curso ou instituição. Nesse sentido, o espaço de socialização oferecido pelos eventos tem sido de grande importância nos ambientes universitários.
Considerando o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos na vida acadêmica de docentes e discentes, os eventos apresentam eixos destinados aos necessários debates sobre o crescimento da utilização de plataformas e meios de comunicação digitais nos processos formativos, os conceitos de “inovações” metodológicas e tecnológicas, “ensino híbrido”, educação à distância, além do uso ético da “Inteligência Artificial” na produção de trabalhos. Para tanto, abordaremos possibilidades de reconfiguração das práticas pedagógicas, dos currículos, dos tempos, espaços e contextos de aprendizagem que incidem na participação ativa de estudantes na construção de significados e produção de conhecimento.