Lista das Comunicações Orais e Pôsteres aprovados
Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais – 23/9/23
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui
Distribuição dos trabalhos por sessão em breve
Id | Título | Enviado por: | Apresentação |
2 | Tecnologias digitais, Geografia Escolar e Ensino Remoto Emergencial | Francisco Fernandes Ladeira | On-line |
6 | Integração da Avaliação de Resultados de Aprendizagem e Competências no Sistema de Avaliação Convencional: Desenho de uma Matriz Padrão | Dayanna Isabel Araque Gelves | Presencial |
13 | Linguisticamente Falando: Conectando extensão com o ensino de Linguística e a Divulgação Científica | Márcio Leitão | On-line |
14 | O PODER SIMBÓLICO DO POSITIVISMO JURÍDICO: MECANISMOS DE DOMINAÇÃO E DE REPRODUÇÃO NA FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM DIREITO | Morgana Bada Caldas | On-line |
15 | O CURRÍCULO E A RESOLUÇÃO CNE/MEC Nº 01 DE JUNHO DE 2004: UMA ANÁLISE DO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UnB | Daniel de Jesus dos Santos Costa | On-line |
20 | Experimentações na Pós-Graduação | Igor Vinicius Lima Valentim | Presencial |
21 | Programa ProFiS da UNICAMP: disciplina: “Comunicação , Arte, Cultura e Sociedade” | Kenia Kemp | Presencial |
23 | Relatório de Verificação de Escrita Original do software Turnitin | Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti | Presencial |
24 | ¿Hablas Español? | Gabriel Fontoura Motta | On-line |
29 | Roda de Conversa como recurso pedagógico na escola | Geovane Macedo da Costa | On-line |
33 | Fomento da autorregulação da aprendizagem no currículo do ensino superior | João Paulo da Mata Nogueira | Presencial |
34 | USO DE TECNOLOGIA EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DO APLICATIVO “MEGLI” SOBRE CONTROLE GLICÊMICO E DIABETES | Ana Clara de Gouvêa Fernandes | Presencial |
41 | Impactos afetivos da exclusão na Educação Superior: desafios vivenciados por estudantes de cursos de Ciências Exatas de graduação da Unicamp | Natália Mazzilli Dias | Presencial |
42 | Processo de concepção do projeto arquitetônico nas aulas da graduação. Método da circulação | Ana Tagliari | On-line |
44 | Colaboratório para a construção de um jogo sobre metodologias de aprendizagem ativa da Unifesp | Leandro Key Higuchi Yanaze | Presencial |
46 | INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR | Cíntia Moralles Camillo | On-line |
63 | Educação científica e saber popular na universidade brasileira | Ivan Penteado Dourado | On-line |
66 | O ENSINO DA CONTABILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA DIANTE DA REVOLUÇÃO 4.0 | Maria Aparecida Siqueira Souza | On-line |
68 | Percepções e possibilidades de comunicação das Universidades junto aos polos no sistema UAB | Scheyla Joanne Horst | Presencial |
69 | Contribuições do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) para práticas docentes inclusivas no IFCE – Campus Jaguaribe | Luciana Silva | On-line |
75 | Projeto MeNu – Medicina Culinária e Nutrição: Experiências na formação estudantes de medicina | Caroline Capitani | Presencial |
80 | GÊNERO, SEXUALIDADE E FEMINISMO COMO TEMAS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE | Nilson Dinis | On-line |
85 | Proyecto Erasmus Plus ACE – Aprendizagem Centrada no Estudante: perspectivas e inovações de estudos da formação universitária na América do Sul e Europa | Maria do Carmo Monteiro Kobayashi | On-line |
87 | A trajetória e a reformulação do aconselhamento praticado no ITA. | Cristiane Pessoa da Cunha | Presencial |
90 | O design educacional e o trabalho educativo na contemporaneidade: uma abordagem mediatizada, humana e situada | Carmen Maria Cipriani Pandini | Presencial |
94 | A APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIA (ABEx): UM MODELO INOVADOR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA | Fabiane Roman | Presencial |
97 | ENSINO MULTIDISCIPLINAR: GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INTEGRADA COM A METODOLOGIA DO CONHECIMENTO | Giseli Ho | Presencial |
98 | Educação inclusiva, currículo exclusivo: examinando as disparidades no ensino superior indígena | ANGELA RUFINO | On-line |
100 | AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO E DO IMPACTO NA EMPREGABILIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO | Marcelo Gustavo Pereira | Presencial |
104 | A DIMENSÃO HUMANA E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES E SEUS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO | Christianne Stegmann | Presencial |
105 | Transposição didática de observações experimentais em equações químicas, com o uso de tecnologias digitais | Paulo de Avila Junior | On-line |
106 | O Role Playing Game (RPG) como ferramenta complementar ao ensino | Sergio Nicolau Serafim Martins | On-line |
107 | Avaliação da eficiência de ferramentas computacionais na educação | Sergio Nicolau Serafim Martins | On-line |
112 | A PESQUISA NA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA | Ângelo Silva | On-line |
114 | “Genética com Pipoca”: Um Filme, Uma Lição – Aprendizagem Baseada em Projeto na Fisioterapia | Andrea Cristina Peripato | Presencial |
116 | Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA | Ana Gabriela de Souza Seal | Presencial |
123 | A extensão universitária como agente de transformação social | Carla Brito Nascimento | On-line |
126 | Proposta de uma Sequência Didática em Paleontologia para o Ensino Superior | Ricardo Sacamoto | Presencial |
127 | Diálogo Oportuno | ANDREA MARTINI | On-line |
128 | O USO DE ITINERÁRIOS DE LEITURA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO: UM ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS PESSOAIS, HISTÓRIA E PSICANÁLISE | André Victor Cavalcanti Seal da Cunha | Presencial |
130 | Discussão sobre mudança climática na disciplina de Economia Rural | Dênis Antônio Da Cunha | On-line |
131 | Experiências de integração Ensino e Extensão na Pós-graduação em Ensino em Saúde | Fernando Quaresma | On-line |
133 | ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS NO CURSO DE MEDICINA | Mayle Bezerra | On-line |
134 | ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O OLHAR DA CLÍNICA AMPLIADA VISANDO A INTEGRALIDADE NO CUIDADO | Viviam Araujo | On-line |
136 | PEDAGOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA | Daniela De Maman | On-line |
137 | EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | Daniela De Maman | On-line |
139 | Produções Discentes no Ensino de Língua Inglesa em tempos pós-pandêmicos: potenciais para currículos decoloniais | Guilherme Jotto Kawachi | On-line |
145 | PROPOSTAS DE INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS | Luiz Gustavo Bonatto Rufino | Presencial |
146 | CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM BASEADA NO DESIGN THINKING NO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS | Luiz Gustavo Bonatto Rufino | Presencial |
147 | O médico Unicamp em 2030: estratégias da reforma curricular do curso de Medicina | Silvia Maria Riceto Ronchim | Presencial |
151 | AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA O DOCENTE FRENTE À PANDEMIA: SALAS VIRTUAIS, INTERNET E APLICATIVOS | Erika Silva Chaves | On-line |
152 | MetaUERJ: Criando experiências imersivas para a graduação da UERJ | Rafael Silva da Costa | On-line |
154 | A prática de uma extensão transformadora e seu diálogo com o ensino em Direito | Andréia Pereira de Araújo Matos | Presencial |
155 | MONITORIA NA UNIVERSIDADE: DIÁLOGOS COM A LITERATURA E COM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA | Giovanni Bernardo Perrella | Presencial |
157 | A Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Formação Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia | Mariana Giulia Chaves Prates | Presencial |
162 | Simulações interativas no ensino superior de Física | Aline da Luz | On-line |
170 | EcoCine: competência midiática e sustentabilidade em foco | Aléxia Roche | Presencial |
171 | Projeto Qualidade de Vida e Saúde como prioridade: Estratégias para a promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PET Saúde Gestão-Assistência | LISAMARA NEGRINI | Presencial |
175 | Experimento de aplicação do chatgpt na estruturação de matriz-didática de disciplina de graduação em ensino à distância | Marcelo Augusto Meratti de Oliveira | Presencial |
176 | Reflexões sobre evasão na Educação a Distância de Instituições Públicas de Ensino Superior | Gislaine de Medeiros Baciano | On-line |
179 | O poder de uma estratégia de avaliação em tempo real com QR-Code para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 durante estágio de internato médico em ginecologia e obstetrícia. | CASSIO CARDOSO FILHO | Presencial |
180 | Avaliação do perfil dos egressos do Programa de Residência Médica em Mastologia como ferramenta para feedback e aprimoramento do programa | CASSIO CARDOSO FILHO | Presencial |
182 | UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS | Giese Figueiredo | On-line |
185 | PRECEPTORIA MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA E SUAS ATRIBUIÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA | Reisa Cristiane de Paula Venancio | On-line |
193 | NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (NEITE) COMO BASE PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | Geovana Gentili Santos | Presencial |
198 | Estratégia de integração ensino e extensão no curso de Administração Pública da Udesc Esag | Ivoneti da Silva Ramos | Presencial |
202 | INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA | Juliana Fagundes Jacinto | On-line |
204 | A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | ELLEN MARIA SANTOS PORTELA | On-line |
207 | PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: TECENDO DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO NA SAÚDE | SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA | Presencial |
208 | Universidades públicas brasileiras com a disciplina de telemedicina na graduação médica | Matheus Bittencourt Cardozo | On-line |
211 | Uso de metodologias ativas para a integração ensino extensão | Silvia Pereira | Presencial |
212 | Audiovisual como metodologia de ensino e pesquisa | Silvia Pereira | Presencial |
215 | Programa UFG Doutoral: Design Thinking e Metodologias Ativas | Getúlio Antero de Deus Júnior | Presencial |
219 | PARASITOLOGIA DESENHADA: APLICAÇÕES NO ENSINO DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE | Natânia do Carmo Sperandio | On-line |
221 | Integração extensionista entre universidade e escola na formação docente em Tecnologias Digitais | Leandro Pinto | Presencial |
224 | A QUALIDADE DO MATERIAL DE ESTUDOS COMO MOBILIZADORA DA DOCÊNCIA INVENTIVA NA EAD | Lara Brum Ramalho | On-line |
226 | A perspectiva de egressos de cursos de licenciatura acerca das possibilidades e potencialidades formativas de uma rede de ensino, pesquisa e extensão da UFSCar | Antonio Carlos Ferreira Filho | On-line |
228 | PÍLULAS PARA A JUVENTUDE: vamos falar de direito ao trabalho? | LIVIA BRANDÃO | On-line |
232 | DIFERENTES FORMATOS DE FEEDBACK PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES TRANSVERSAIS NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA | Janaina Antonino Pinto | Presencial |
233 | Competência e Educação Midiática no Ensino Superior: | Daniela Lemos Simões Sobral | Presencial |
237 | Os Lusíadas board game | Aline Oliveira | Presencial |
245 | Avaliação por pares mediada por rubrica em Ambiente Virtual de Aprendizagem | IRON ALVES | Presencial |
246 | Aprendizagem significativa: construção coletiva de uma Cartilha de Paz em um curso de graduação em Enfermagem. | Elaine Valias | Presencial |
253 | Aula+: inovações curriculares para um ecossistema de ensino e aprendizagem universitário | Tiago Weizenmann | On-line |
254 | As ações dos Programas Institucionais de Formação Docente na construção de espaços coletivos de reflexão sobre a pedagogia universitária. | WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS | Presencial |
256 | A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA | Alessia Cordeiro Martins | On-line |
257 | 3. Recursos Digitais Acessíveis em MOOC para a formação de intérpretes em língua terena de sinais (LTS) na UFPR Aberta | Geovana Gentili Santos | Presencial |
258 | Disrupturas curriculares: desafios para a formação de professores em tempos de ensino híbrido e inteligência artificial | Leyvijane Albuquerque de Araújo | Presencial |
260 | Educação popular e extensão universitária – | Carolina Cechella Philippi | On-line |
262 | Resumo indicativo e aplicações práticas da Física como estratégia pedagógica | Aline da Luz | On-line |
263 | ENGENHARIA QUÍMICA PARA TODOS: DIVULGANDO CIÊNCIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS | Raphael Suppino | Presencial |
265 | O Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica como espaço de apoio ao docente e discente no Ensino Superior | Gildo Felipe Bernardo | Presencial |
266 | O USO CRÍTICO DA TECNOLOGIA GENERATIVA COM IA NUM CURRÍCULO PARA CIBORGUES | Jose Brasao | On-line |
267 | Construção de Resultados de Aprendizagem | Antonio Cesar Germano Martins | Presencial |
269 | LESSON STUDY E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS EXPERIÊNCIAS FORMACIONAIS E CURRICULARES | Flávia Barreto | On-line |
270 | CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA POR COMPETÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM | Raphael Suppino | Presencial |
274 | Contribuições do Programa de Educação Tutorial para promoção de novas práticas no Ensino Superior | Regina Gonçallo | Presencial |
276 | Tecnologia e inovação curricular: análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES | Eugenio Nascimento | Presencial |
279 | IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | Mateus José dos Santos | On-line |
280 | Experiencia em Formação de Professores com Habilidades para Desenvolver Objeto de Aprendizagem | Walteno Martins Parreira Júnior | Presencial |
288 | Saúde mental no ensino superior: promoção da autorregulação da aprendizagem e emoções. | Maria Luiza Cunha de Sousa | On-line |
289 | MULTIPLOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PEDIATRIA NO CURSO DE MEDICINA | Mônica Pessoto | On-line |
294 | Estratégias de aprendizagem baseadas na neurociência e comunidade de práticas | Ivoneti da Silva Ramos | Presencial |
296 | Planejamento e Gestão Ambiental: experiências de práticas de ensino projetando integrações extensionistas | Rafael Freiria | On-line |
298 | Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola | Maisa Zakir | Presencial |
301 | A APRENDIZAGEM DAS MELHORES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA APRESENTADAS POR TRACEY TOKUHAMA ESPINOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Karina Nonato Mocheuti | On-line |
306 | Uso da sala de aula invertida na avaliação de um dos estágios de Residência em Pediatria | ANDREA FRAGA | Presencial |
310 | PECHAKUCHA ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR | Tatiana Cristina Vasconcelos | On-line |
311 | ARQUITETURAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS: Experiências metodológicas na formação de professor | LUCICLEIDE DA SILVA DA SILVA | On-line |
313 | O desafio da curricularização da extensão na modalidade EAD | Maria Elisabete Bersch | On-line |
315 | Integração graduação e residência na atenção primária em saúde: o caso do ensino de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade | Rubens Bedrikow | Presencial |
316 | Interdisciplinaridade entre os cursos de administração e enfermagem numa universidade do interior de São Paulo: relato de experiência | ELAINE RIBEIRO | On-line |
317 | ENSINO HÍBRIDO: EFEITO SOBRE APRENDIZADO, ESTRESSE E ANSIEDADE DE PROVA | Fernanda Klein Marcondes | Presencial |
323 | Currículo como vetor para o desenvolvimento de comunidades de formação: conhecimentos e experiências curriculares vivenciadas através da modelagem pedagógica denominada Edu Experience nas Licenciaturas | Cristiane Maria Schnack | On-line |
326 | Percepções de Professores da Rede Pública Municipal de um município do Sul de Santa Catarina sobre as Tecnologias Digitais na Educação no Período Pós-Pandêmico | Aline Coêlho dos Santos | On-line |
327 | Práticas formativas da docência na Educação Superior | Viviane Ines Weschenfelder | Presencial |
328 | GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS BIOANALÍTICAS | Luis Eduardo Zdanski de Souza | On-line |
330 | CONHECIMENTOS E SABERES NO ENSINO SUPERIOR: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO | Flávia Lopes Barbosa Siqueira | Presencial |
332 | Curso de Pedagogia a distância da UERJ: histórico e gestão de sua inserção no Consórcio CEDERJ | Solange Lucena | On-line |
334 | REVISITANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS DESDE A ABORDAGEM DE APRENDIZADO CENTRADA NO ESTUDANTE | Ligia Campos Bispo | Presencial |
336 | Alemão na Unicamp – novas realidades, novas respostas | Norma Wucherpfennig | Presencial |
337 | Neuroeducação e Arquitetura: A percepção de motivação, estresse, ansiedade e estilos de aprendizagem em Trabalho final de Graduação. | Julio César Alves Ferreira | Presencial |
* Caso seu trabalho não tenha a forma de apresentação não informada (não consta), entrar em contato com a organização do evento para regularização (infoea2@unicamp.br)
Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters – 23/9/23
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui
Id | Título | Enviado por: | Apresentação |
3 | Desnaturalização ideológica do Modelo Autônomo de Letramento: práticas e docência pela perspectiva crítica | Francisco Arquer Thome | Presencial |
4 | A diversidade sexual e de gênero no ensino superior: estratégias de prevenção de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ nas universidades | Enayton Perassoli | On-line |
5 | Extensão universitária: A teoria e a prática se inter-relacionando para que mudanças práticas sejam possíveis | Luís Henrique Bortolai | On-line |
8 | Formação em Cursos Superiores de Computação: Ética e Agência Moral frente à expansão da Inteligência Artificial | Roberto Cardoso | On-line |
9 | Uso da TpM (Three-Phase Methodology) para Ensino de Internet das Coisas: do Ensino Técnico de Nível Médio ao ensino Superior | Luiz Carlos Branquinho Ferreira | Presencial |
10 | PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA | CARLA BORGES DE ANDRADE | On-line |
12 | Integração ensino-extensão: proposta de avaliação de impacto para uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica | Michel Mott Machado | On-line |
16 | Territorialidade nos programas curriculares das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: | Paulo Constantino | On-line |
17 | A colaboração da inteligência artificial para a educação à distância no ensino superior | Bruna Siqueira | On-line |
18 | Fatores de influência na retenção do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior pública | Joiciane Rodrigues de Sousa | On-line |
19 | Competências Socioemocionais na Educação Profissional Tecnológica de Graduação: | Paulo Constantino | On-line |
22 | Experiências curriculares para aprender a “pensar de verdade”: Escrevivências em escolas municipais do Rio de Janeiro | GISELLE DA SILVA SANTOS | On-line |
27 | ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DE INTERAÇÃO EM AULAS REMOTAS | Deborah Araújo Dionizio da Silva | On-line |
28 | Ações educativas em saúde auditiva e formação de estudantes de música | Pierangela Simões | On-line |
30 | Autorregulação da aprendizagem enquanto metodologia de ensino | João Paulo da Mata Nogueira | Presencial |
32 | DISCENTES DE ENFERMAGEM EM UMA CLÍNICA ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Thays de Freitas Adami | Presencial |
35 | ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA UFSCAR | Elaine Maldonado | Presencial |
36 | A realização de Ideathons no Ensino Superior para o desenvolvimento do empreendedorismo no IFMA Campus Barra do Corda | Luciana Helena da Silva Brito | On-line |
38 | ESTAÇÕES PRÁTICAS DE HABILIDADES CLÍNICAS PARA O ENSINO DE NEOPLASIA PROSTÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Maiza Hipolito | Presencial |
39 | PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A UM SERIOUS GAME APLICADO NA DISCIPLINA SAÚDE MULHER | Maiza Hipolito | Presencial |
40 | Inovação e tecnologia digital no ensino e aprendizagem de línguas: Perspectivas e possibilidades pedagógicas | Josimayre Novelli | On-line |
45 | Transformando a metodologia de avaliação de disciplinas conteudistas através da metodologia de projetos integrados | Anibal Azevedo | On-line |
47 | PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FMVZ – UNESP – CÂMPUS DE BOTUCATU | José Roberto de Lalla Júnior | On-line |
48 | A busca pela expressividade da voz radiofônica | Thiers Gomes da Silva | On-line |
49 | O Gradcast UFG: Os podcast como formação continuada | Amone Inácia Alves | Presencial |
50 | DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied-Ufal para a pós-graduação | Weider Alberto Costa Santos | On-line |
51 | LEITURAS DAS BIBLIOGRAFIAS, DOMÍNIO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA E QUALIDADE DA FORMAÇÃO | Cláudio Rodrigues da Silva | On-line |
52 | PIBIC Ensino Médio: uma experiência de iniciação à metodologia e orientação científica | FABIANA VITTA | Presencial |
53 | PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E DOCENTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E IMPACTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM | Bruna Dos Santos Tomasini | On-line |
54 | EDUCAÇÃO FINANCEIRA | Guilherme Araújo Soares | On-line |
55 | Um Relato de Experiência sobre experimentação investigativa com professores sem formação em Química | Yana Bárbara da Silva Teixeira | On-line |
56 | Inovações nas Metodologias de Docência em habilidades e técnicas culinárias I e II na graduação em Gastronomia do IFCE campus Baturité | LEANDO FLAVIO RESTREPO FROTA | On-line |
57 | Interiorização do ensino superior na Amazônia Brasileira: um estudo de caso no programa To Graduado da UNITINS. | José Fernando Bezerra Miranda | Presencial |
58 | Integração ensino-extensão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): o caso do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) | Fábio Luiz Tezini Crocco | Presencial |
59 | Transferência de Conhecimento na área do Ensino: qual é o nosso lugar? | Humberto Perinelli Neto | On-line |
60 | Avaliação formativa em Álgebra Linear: contributos de tarefas matemáticas mediadas por tecnologias digitais | Ivanete Zuchi Siple | On-line |
61 | IA na Educação: Uma Análise Bibliométrica das Pesquisas Brasileiras | Sandra Rostirola | On-line |
62 | UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Bruno Cabral | Presencial |
64 | O portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da UNICAMP | Andressa Beatriz Martim | Presencial |
65 | CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA PROMOVER A TRANSPARÊNCIA E FACILITAR A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO | André Mouro D’Angioli | Presencial |
67 | A Ausência de Estudos de Gênero no curso de Pedagogia | Lana Godoy | On-line |
70 | A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DAS HUMANIDADES DIGITAIS | Patrícia Mertzig | On-line |
71 | O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR | Patrícia Mertzig | On-line |
72 | Cenas alfabetizadoras | Marlí De Conto | On-line |
73 | ENSINO DE MATEMÁTICA E O DESIGNER DE TAREFAS MATEMÁTICAS: O QUE ENTENDEM OS DOCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL? | silmara bertolino | On-line |
74 | CLASSIFICANDO EVENTOS COTIDIANOS ALEATÓRIOS: uma sequência didática com o uso de Objetos de Aprendizagem | Agda Isabele Gonsalves Honorato | On-line |
76 | Vivências em Território: os desafios da curricularização da extensão universitária | Grasiela Kieling Bublitz | On-line |
77 | PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO EM ANGOLA | Eugenia Fatima | Não consta * |
78 | APRENDIZAGEM HÍBRIDA – A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA | TEREZINHA ANDRADE | Presencial |
81 | Conhecimentos e Experiências Curriculares: | Laércio de Jesus Café | On-line |
83 | A pesquisa-ação colaborativa como estratégia formativa de docentes bacharéis | Géssika Vieira | On-line |
84 | Resgate da memória histórica acerca dos brinquedos de madeira: | Carlos Alberto Oliveira de Matos | On-line |
86 | Saúde coletiva e suas disciplinas nas matrizes curriculares de fisioterapia nas universidades públicas brasileiras: uma reflexão teórica | Julia Andrade Freitas Ribeiro de Souza | On-line |
88 | ChatGPT no ensino superior: Avanços ou retrocessos? | Éder Gomes de Oliveira | On-line |
89 | UMA CRÍTICA À FUNDAMENTALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO DECORRENTE DA LEI 11.788 (LEI DO ESTÁGIO) | ALBENIR REGO BARBOSA | On-line |
91 | Estágio, docência ou ambos? | Guilherme Gonçalves Costa | Presencial |
92 | Sequência Didática: Desenvolvimento de potenciação com TDIC | ENALDO VIEIRA DE MELO | On-line |
93 | Estágio Interdisciplinar de Vivência Quilombola: O papel da Extensão e da pesquisa na educação antirracista | Lara Luisa Silvas Gomes | On-line |
95 | APRENDIZAGEM DA ENFERMAGEM BASEADA EM COMUNIDADE PARA PREVENÇÃO DE PARASITOSES NO SUL DA BAHIA, BRASIL | shauan Keven Rocha fontes | On-line |
99 | Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada por Projeto (PBL), na Engenharia Mecânica, aplicada na disciplina de Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos. | EDSON FERNANDO PEREIRA | On-line |
101 | PROPOSTA EDUCACIONAL ALIADA AO PROJETO DE EXTENSÃO DROGAS DE ABUSO – UMA METODOLOGIA ATIVA APLICADA NAS TURMAS DE PSICOFARMACOLOGIA DOS CURSOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | Kalleu Fernando de Alencar Carvalho | On-line |
102 | A oferta de disciplina como suporte à integração do aluno ingressante no Ensino Superior em Engenharia | CASSIA SOUZA GUERREIRO | Presencial |
103 | Contribuições das Atividades de Extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo | PATRICIA SCARABELLI | Presencial |
108 | Extensão universitária além dos projetos de assistência social | Débora Santiago Gomes de Mello | Presencial |
109 | AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | ADRIANE LIMA | On-line |
110 | A Inteligência Artificial: possibilidades e desafios para o ensino superior | Cássia Ávila Duarte | On-line |
113 | A transição energética na Jornada Olhos no Futuro no Ciência e Artes nas Férias | Roberta Ceriani | Presencial |
115 | Cine Educação: uma proposta de integração entre extensão e ensino para a promoção a diversidade e cidadania. | Carolina do Carmo Castro | On-line |
117 | Meta-Aprendizagem em Engenharia em Meio às Tecnologias Emergentes | Rogério Bastos Quirino | On-line |
118 | USO DA FERRAMENTA TINKERCAD COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA | Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio | On-line |
120 | Sobre o conceito de letramento acadêmico e suas implicações teóricas e metodológicas para pesquisa em educação e o ensino superior | tiago aquino silva de santana | On-line |
124 | MAPEAMENTO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DE PRODUTORES RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO. | NAGIELIE MUARA SILVA | On-line |
125 | O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Ana Maria Nunes Gimenez | Presencial |
129 | Referencial Curricular Municipal: acompanhamento, avaliação, planejamento e formação em escolas públicas municipais | Maria da Graça Prediger Da Pieve | On-line |
132 | ALÉM DOS MUROS: INTEGRANDO ENSINO SUPERIOR E EXTENSÃO NA COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE OS MANGUEZAIS | Victoria Alam | On-line |
135 | TEMAS EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS AO DEBATE ATUAL | Gilmar Aparecido Altran | Presencial |
138 | A reforma do ensino superior no Brasil: O modelo de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. | Brian Teles Fonseca de Macedo | On-line |
140 | O impacto do teatro e jogos educacionais no ensino de Engenharia de Produção como recursos pedagógicos para engajar e reduzir a evasão dos estudantes. | Sandra Mara Santana Rocha | On-line |
142 | Monitoria: aproximações com aprendizagens sobre/na e com docências | Giovanni Bernardo Perrella | Presencial |
143 | O desenvolvimento de uma metodologia para a produção de vídeos para o Ensino de Ciências | André Amaral Gonçalves Bianco | On-line |
144 | EDUCAÇÃO CONTINUADA DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Márcia Thaís de Souza | On-line |
148 | De Bubuia – O Acre na Antropologia que também é minha | ANDREA MARTINI | On-line |
149 | Avaliação centralizada no curso de Medicina da Unicamp como estratégia para qualificar o processo ensino-aprendizagem | Silvia Maria Riceto Ronchim | Presencial |
153 | ChatGPT: um aliado aos estudos na graduação? | Tenisziara Moura Ferreira | Presencial |
158 | Culturas indígenas e Design de Interiores: desafios políticos e metodológicos | Viviane Gomes Marçal | On-line |
159 | Práticas educacionais abertas no ensino superior: uma análise no contexto das competências digitais dos professores | Eniel Espírito Santo | On-line |
160 | O acervo arquiteto Decio Tozzi na BAE Unicamp e a produção de conhecimento na Universidade | Ana Tagliari | On-line |
161 | Inteligência artificial e bibliotecas universitárias | Antonio Carlos Picalho | On-line |
163 | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS PARA AULAS INOVADORAS: TAXONOMIA DE BLOOM E METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS | Giese Figueiredo | On-line |
164 | Gestão universitária e tecnologias digitais: compreendendo o perfil do discente para ações institucionais mais assertivas | Marcia Taborda | On-line |
165 | O MOVIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA COMO PRÁTICA DE ENSINO-EXTENSÃO INCLUSIVA | Juliane Aparecida Ribeiro Diniz | On-line |
167 | A ALIAGEM CURRICULAR: A IDENTIDADE BRANCA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Izabel Santana | On-line |
168 | Inovações Curriculares e Pesquisas de Egresso no campo da Administração, no Brasil. | Mariana Magalhães e Silva | On-line |
169 | Gestão em Saúde no Internato do Curso de Medicina | AGUINALDO GONÇALVES | Presencial |
172 | Chat GPT: um novo paradigma para a Educação | Aléxia Roche | Presencial |
173 | Reflexões sobre a Pedagogia EAD/Híbrida pós COVID-19 | JOSÉ ZUCHIWSCHI | On-line |
174 | Estratégias para o ensino do empreendedorismo na área da biotecnologia | Adriana Pagan Tonon | On-line |
177 | O posicionamento institucional da EAD dentro da Universidade Estadual de Goiás (UEG): um relato de experiência | Patrícia Simone de Araujo | On-line |
178 | MECANISMOS PARA INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM ADOTADOS NA ALDEIA PEPÚBLICA, TERRA INDIGENA NUKINI, MANCIO LIMA – ACRE, BRASIL, ENTRE ALUNAS E ALUNOS ESPECIAIS | FRANCISCA EUSILENE MANEIRO NUKINI | On-line |
181 | Estereótipos do Contador na Imprensa Brasileira | Ricardo Garcia | On-line |
183 | AFROCENTRICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência curricular ancestral | Laura Cristina Feitosa de Carvalho | On-line |
184 | TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO CURSO DE FARMÁCIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA | Marinês Pérsigo Morais Rigo | On-line |
186 | EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS | ERIANE SOUSA | On-line |
187 | Ecoando Saberes | ADEMIR ADEODATO | On-line |
188 | Se afeta, é afeto: representações sociais de professor sobre a (in)disciplina no ato de ensinar e aprender | Antonia Magaly Conceição de Oliveira | On-line |
189 | A inclusão Institucional | JAILMA Cruz DA SILVA | On-line |
190 | Didática, Museu e Patrimônio Cultural: professores/as em formação inicial e a construção de percursos formativos | Dayane Vieira da Silva | Presencial |
191 | O PAPEL DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | Magali Alves Albuquerque | On-line |
192 | A EDUCAÇÃO COMO UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA | Simone Maria Spanhol | On-line |
195 | ANTROPOLOGIA E TURISMO – PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | Davi Bento | On-line |
196 | Implementação do DOPS (Direct Observation of Procedural Skills) como ferramenta de avaliação de disciplina prática em Audiologia no Curso de Fonoaudiologia da Unicamp | Maria Isabel Ramos do Amaral | Presencial |
197 | A simbiose como estratégia de otimização pedagógica | Ivoneti da Silva Ramos | Presencial |
199 | Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19 | Caroline Tavares de Souza Clesar | On-line |
200 | Educação Digital, Currículos e Cultura Escolar: compartilhando saberes e práticas | Thaís Tezani | On-line |
201 | Globalização, Tecnologias e Cultura Digital em Contextos de Pós-Graduação: Possibilidades e Desafios Interculturais | Maria Cristina Lima Paniago | On-line |
203 | Metodologias Ativas no Ensino Superior: compartilhando experiências | Thaís Tezani | On-line |
206 | Universidade das Crianças (UC – UFV): Despertando a Curiosidade Científica e Conectando Saberes para Transformar Realidades | Priscila Silveira | On-line |
209 | IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Priscilla Mendes | On-line |
210 | Aplicação da impressão 3D em projeto de extensão no ensino superior em hospital de tratamento de câncer | Celio Favoni | On-line |
213 | Simulação Realística: construção de cenários simulados e uso dos simuladores por docentes da área da saúde | Paula Michele Lohmann | On-line |
214 | Proposta de extensão universitária sobre letramento em saúde em uma APAE do interior de São Paulo: Relato de Experiência | Laura Melli Chequito | On-line |
216 | PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS | Lílian Natália Ferreira de Lima | On-line |
217 | OS SABERES DOCENTES: das narrativas autobiográficas brasileiras para educação em direitos humanos | silmara bertolino | On-line |
218 | Formação e desenvolvimento docente para a educação universitária do século XXI: um relato de experiência | Josiléia Curty de Oliveira | On-line |
220 | Estágio Docente: Conectando Saberes e Cuidado no Território da Saúde Coletiva | Karina Magrini Carneiro Mendes | Presencial |
222 | ROBÓTICA, UMA DIN MICA CRIATIVA E RESILIENTE PARA OS NATIVOS DIGITAIS E SEUS ASCENDENTES | silmara bertolino | On-line |
225 | Aspectos da formação empreendedora: um estudo sobre a trajetória de empreendedores vinculados a Unicamp e a Agência de Inovação da Unicamp – Inova | Fábio Aparecido de Jesus | Presencial |
227 | Soluções digitais possibilitam divulgação de pesquisas, criação e desenvolvimento de projetos remotos | India Mara Martins | Presencial |
229 | Redação nota mil | Aline Oliveira | Presencial |
230 | METODOLOGIAS ATIVAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AVALIATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO | YARA DA PAIXÃO FERREIRA | On-line |
231 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: Pesquisa de Campo na Universidade Federal do Maranhão (Campus Dom Delgado) | DÉBORA THALITA SANTOS DO AMOR DIVINO | On-line |
234 | Cyano | Laércio Neto | On-line |
235 | Pesquisa etnográfica na licenciatura em Letras | MÁRCIA MENDONÇA | Presencial |
236 | Contribuições da Aprendizagem Móvel para Experimentos Didáticos em Ensino de Física | Diego Samuel Rodrigues | Presencial |
238 | A INOVAÇÃO DO USO DA MÁSCARA LARÍNGEA NO CURRICULO DE ENFERMAGEM | Maria Gorete Nicolette Pereira | On-line |
239 | Ei, Esse é o meu Táxon! | Laércio Neto | Presencial |
240 | Integrando Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades: Rumo à Formação de um Engenheiro Holístico | Régis Pasini | On-line |
241 | Centralidade no Conhecimento para Formação de Professores: desestabilizando discursos | Cíntia Aparecida Oliveira de Medeiros | On-line |
242 | Extensão e Dinâmicas de Aprendizagem: Saúde e Comunidade na USF | Karina Magrini Carneiro Mendes | Presencial |
244 | Chronos escolas literárias: | Aline Oliveira | Presencial |
247 | O PROFESSOR E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS | Yuri Oliveira | Presencial |
248 | A simulação a múltiplas vítimas na enfermagem como ferramenta de avaliação formativa. | Elaine Valias | Presencial |
249 | Disciplinas de Laboratório de Física Básica: de reforço de teorias para habilidades experimentais | Luiz Zagonel | Presencial |
250 | Potenciação: Algumas Reflexões Realizadas no PIBID | Stephany Castro Carvalho de Simone | On-line |
251 | Curricularização da extensão: um desafio a ser superado | Yuri Oliveira | Presencial |
255 | A fabricação digital no ensino de biologia celular como uma proposta para a aprendizagem inclusiva | Bianka da Silva Rauber | Presencial |
264 | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UEG/UnU INHUMAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS FREIRIANAS PARA A EDUCAÇÃO | CRISTIAN ANDREY PINTO LIMA | On-line |
268 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESAFIO PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR | Eugenia Aparecida de Aguiar | On-line |
271 | Extensão Universitária e a Agricultura Familiar: oficina de desidratação de alimentos e qualidade de cachaça | Gabrielly de Paula Carvalho | On-line |
272 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O USO DO MOBILE LEARNING: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, EM MOSSORÓ | Francisco Bismak Freire Batista | On-line |
273 | AO REDOR DO TEXTO: O QUE REVELAM OS GRADUANDOS DE ENGENHARIA | MIRELLE OLIVEIRA DA CRUZ | On-line |
277 | Justiça Consensual para todos | Leonardo da Silva Garcia | On-line |
281 | Inovação pedagógica no componente de língua portugues dos cadernos de aprendizagem do estado de São Paulo: gêneros multissemióticos e digitais no Currículo em Ação | Victor Schlude | Presencial |
282 | DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO | Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva | On-line |
283 | ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES? | Terezinha dos Anjos Abrantes | On-line |
286 | A Utilização do Software Scratch como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem | Walteno Martins Parreira Júnior | Presencial |
287 | A inovação e democratização no ensino à distância no Brasil | Ana Carolina Ribeiro | On-line |
290 | Efetividade na integração ensino, comunidade e serviço no curso de enfermagem da Unimax | Carolina Lima | On-line |
291 | Aprendizagem autodirigida em espaços heterodirigidos | Gustavo Simas | Presencial |
292 | MULHERES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, MERCADO DE TRABALHO E SOCIEDADE | Janaina Chaves Macedo | Não consta * |
293 | Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola | Rozana Aparecida Lopes Messias | Presencial |
295 | Tecendo Experiências de Cursos de Extensão EaD em uma Universidade Pública de Minas Gerais: desafios e possibilidades | Adálcio Carvalho de Araújo | Presencial |
299 | Ensaio formativo sobre Educação para Cidadania Global | RODINEY MARCELO BRAGA SANTOS | On-line |
300 | A Construção do Conhecimento Através da Extensão Universitária | TATIANA SANTOS BORBA | On-line |
304 | TECENDO DISCURSOS SOBRE O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER | Joana d’ArcFelipe Felipe | On-line |
307 | Práticas de extensão na graduação através de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | Jaime Izuka | Presencial |
308 | Metodologias Ativas e a Formação de Administradores: um estudo à luz das novas diretrizes curriculares de Administração | Letícia Resende Miranda | On-line |
312 | DESCAMINHOS DA METODOLOGIA ATIVA NA ACADEMIA DE ADMINISTRAÇÃO: uma proposta de retorno às origens | Letícia Resende Miranda | On-line |
314 | Role Play no ensino dos períodos clínicos e mecanismos de parto: Relato de experiência | ELAINE RIBEIRO | On-line |
319 | DAS TESSITURAS SISTÊMICAS À IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO | Ligiani Cordeiro dos Reis | On-line |
321 | Aprendendo com IA | Marcelo José Silva | On-line |
322 | TECH TALK NO METAVERSO | Thiago Depoi Stoll | On-line |
324 | Introdução à engenharia através de práticas de extensão. | Jaime Izuka | Presencial |
325 | A utilização da tecnologia educacional como instrumento de inovação no módulo de estágio curricular obrigatório em Serviço Social | JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES | Presencial |
329 | FORMAÇÃO JURÍDICA: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES E A PREPARAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE DIREITO PARA AUTONOMIA NA ADVOCACIA | BRUNA LUIZA SOARES DE SOUZA | On-line |
333 | EDUCAÇÃO INDÍGENA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E CURRICULARES NA ESCOLA MARIA FRANCISCA TEMBÉ NA TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ -TIARG-PA. | Lena Cláudia dos Santos Amorim Amorim | On-line |
335 | A curricularização da extensão na graduação de Medicina | elson romeu farias | On-line |
* Caso seu trabalho não tenha a forma de apresentação não informada (não consta), entrar em contato com a organização do evento para regularização (infoea2@unicamp.br)
Obs: Os trabalhos não listados nas categorias acima não atingiram a nota de corte do evento, conforme critérios utilizados pela comissão científica na avaliação dos trabalhos, apresentados no link sobre submissão dos trabalhos.