Lista das Comunicações Orais e Pôsteres aprovados

  1. Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais
  2. Trabalhos Aprovados – Pôsteres
  3. Pôsteres divididos por sessão

Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais – Ordenados por sessão
31/10

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Sessão 1 CB12 9h-10h30
ID Título Proponente
39 Formação docente em saúde: estudos qualitativos Sylvia Helena Souza da Silva Batista
353 A autorregulação da aprendizagem na formação pedagógica de professores universitários na área da Saúde Cleidilene Magalhães
297 A Formação Docente Continuada no Ensino Superior como locus para a vivência da das competências do século XXI para a inovação pedagógica e para o engajamento Cristiane M Schnack
263 VirtualVivo: construindo uma comunidade de prática (docente) por meio de uma estratégia de formação presencial-virtual na Educação Médica Cristina Gibk
234 NÚCLEOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOVER O EDUCAR PELA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR João Harres
338 Percepção de docentes da área da saúde sobre uma estratégia de desenvolvimento docente em uma Instituição Pública de Ensino Superior Lélia Cápua Nunes
Sessão 2 CB13 9h-10h30
ID Título Proponente
89 Gamificação: estratégia para avaliação das competências de enfermagem na administração de medicamentos Flaviane Cristina Rocha Cesar
134 Percepção dos estudantes de Enfermagem, Medicina e Nutrição sobre o Portfólio Reflexivo e o Método Tradicional no desenvolvimento das dimensões do pensamento crítico, reflexivo e criativo Rosangela Minardi Mitre Cotta
236 Avaliação Integradora no Curso de Ciências Biológicas do campus Lagoa do Sino da UFSCar: Desenvolvendo habilidades, atitudes e conteúdos. José David
361 O desenvolvimento de um instrumento automatizado de avaliação qualitativa da produção escrita em MOOCs Cássio R. F. Riedo
201 Estratégia para avaliação dos estudantes no plantão médico utilizando o QR Code Silvia Passeri
294 O Brasil cantado em músicas: contribuições ao ensino e à aprendizagem de Economia e Política Paula Regina de Jesus Pinsetta Pavarina
Sessão 3 CB14 9h-10h30
ID Título Proponente
30 DESENVOLVIMENTO DE UMA ABORDAGEM DE INFUSÃO CURRICULAR PARA O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS AUTORREGULATÓRIOS DE FUTUROS PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS POSITIVAS COM A DISCIPLINA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (EP-226) DE 2009-2019. Evely Boruchovitch
97 Gamificação no Ensino de Fisica Experimental Carlos Renato Zacharias
240 A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO PRESENCIAL E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA Thiago Porto de Almeida Freitas
132 Processo de Ensino e Aprendizagem Cognitiva: se aprende melhor com o Mapa Conceitual associado à Aula Invertida ou com o Método Tradicional? Emily de Souza Ferreira
63 Análise do desempenho de alunos do curso de engenharia civil através da aplicação de metodologias passivas tradicionais e ativas baseada em Problem Based Learning Rodrigo Rogério
270 INTEGRAÇÃO E COLETIVIDADE: a experiência do Ateliê Vertical no ensino de projeto de arquitetura SILVIA MIKAMI PINA
Sessão 4 CB12 10h30-12h
ID Título Proponente
221 Os desafios da permanência no Ensino Superior: um estudo com os ingressantes do campus Araras da UFSCar Elaine Cristina Maldonado
198 O Programa de Atenção aos Ingressantes 2019 da Universidade Federal de São Paulo campus Osasco: o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e as ações de apoio pedagógico Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
60 Nossos alunos sabem estudar? Um diagnóstico e ações iniciais. Arminda Eugenia Marques Campos
195 Percepção de graduandos sobre a experiência universitária: um olhar para a procrastinação acadêmica Yara Aparecida De Paula
239 AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Experiência com alunos ingressantes do curso de Licenciatura Integrada em Química e Física – Unicamp Gabriela Barbosa Souza Xavier
128 Formação de tutores para o desenvolvimento acadêmico de alunos de graduação Silvia Pereira
Sessão 5 CB13 10h30-12h
ID Título Proponente
53 A REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA-BIOQUÍMICA DA FCFRP/USP: INOVAÇÕES, ALCANCES E DESAFIOS. Márcia Cantano
282 Construção da matriz de competência de curso de graduação em enfermagem Rúbia Alencar
160 Os cursos de graduação do campus Lagoa do Sino da UFSCar: Em foco, a integração curricular e o engajamento acadêmico dos estudantes Fabiana Santos Cotrim
35 Explorando novas possibilidades: um novo currículo para o curso de arquitetura e urbanismo Fabricio Godoi
166 English as a Medium of Instruction (EMI): sua disciplina em inglês Leandro Tessler
293 IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Maria Betânia de Oliveira Garcia
Sessão 6 CB14 10h30-12h
ID Título Proponente
343 Projeto SALIS – Saúde em Libras para o Surdo: um projeto de extensão proporcionando o ensino da interdisciplinaridade, direitos humanos, acessibilidade e inclusão Noemi Takiuchi
54 PERCURSOS DIDÁTICOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA CULTURAL Carlos Mometti
20 Mediação, Artes Visuais e Estágio: práticas multiculturais integradoras e lugares de formação. Selma Machado Simão
219 O projeto “Diversidade vegetal em foco” e a curricularização da extensão Maria Fernanda Calió
363 PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE LIGAS ACADÊMICAS DE MEDICINA NA FORMAÇÃO MÉDICA – Resultados parciais Rosana Alves
320 APLICAÇÕES DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS EM DISCIPLINAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Mariana Mendes Carvalho Souza

 

Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters – Ordenados por ID
29 e 30/10

Local: Tenda Inovações

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Id Título Proponente
17 PROVA COOPERATIVA: as contribuições de Célestin Freinet para a avaliação da aprendizagem dos estudantes da Universidade Castelo Branco Marcio Bernardino Sirino
18 Os Envelopes Freinetianos contribuindo para processos avaliativos mais democráticos no Ensino Superior Marcio Bernardino Sirino
23 Teorias para inovar em educação Ronaldo Barbosa
24 O Grupo Tardes Pedagógicas como espaço e momento de formação para pós-graduandos, pesquisadores e professores. Márcia Cantano
25 Formação docente no ensino superior por meio do desenvolvimento de “Projetos de Ensino” inovadores. Simone Leal Schwertl
27 POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE CASOS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TUTORES QUE ATUAM NO MÉTODO PROBLEM BASED LEARNING (PBL) Jefferson da Silva Moreira
29 AVALIAÇÃO BASEADA EM ELABORAÇÃO DE VÍDEOS: EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA NOVA FORMA DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS Mateus Giesbrecht
31 ENSINO DE CIÊNCIAS NO CENÁRIO SURDO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA VISUALIDADE APLICADA Renata Barbosa Dionysio
32 CRIAÇÃO DE UM MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Valquiria Vicente da Cunha Barbosa
33 Ensino de escrita na universidade: a revisão por pares como dupla solução didática Deise Morais
34 PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Cristina Lucon
36 Desenvolvimento de TICs como estratégia para se envolver com a fisiologia animal comparada e com a ciência no Brasil Filipy Borghi
38 Ensino de poesia: modo de usar Susanna Busato
41 Roda de Conversa no Ensino Superior: Uma Estratégia Metodológica para a Construção do Diálogo em Biologia Evolutiva. ALVARO PEREIRA
43 “BUSINESS MODEL CANVAS” COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ECONOMIA PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dênis Cunha
45 LICENCIATURA EM ARTES NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA/SP: ARTE COMO DIREITO? Ana Marcia Moreira
46 PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O USO DO MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ana Calixto Dantas
47 UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SUPORTE COMPUTACIONAL: POR UMA APRENDIZAGEM AFETIVO-CULTURAL Elizângela Fernandes dos Santos
48 EXPERIMENTAÇÃO NO E PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PARA ALÉM DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA Renata Barbosa Dionysio
49 Experiência inovadora de prática de avaliação: investigando o estado da arte da avaliação Flavia Giffoni de Abreu dos Santos
50 PÁGINA WEB PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DOCENTE Alfredo Almeida Pina de Oliveira
51 O Ensino do Direito Empresarial no Curso de Administração: uma estratégia para fomentar a criatividade e a interdisciplinaridade Ana Maria Nunes Gimenez
55 Sistema de avaliação continuada: integração das habilidades sócio emocionais nas atividades discentes Ricardo Bella
56 USO DA ESCALA DE COELHO-SAVASSI PARA ESTRATIFICAÇÃO DA ESF POR ESTUDANTES DO INTERNATO DE MEDICINA Bruno Acharezzi
57 GRADE CURRICULAR DO INTERNATO MÉDICO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DA CLÍNICA AMPLIADA À GESTÃO DA EQUIPE DA ESF Bruno Acharezzi
59 Inovação na prática da avaliação: uma experiência de aprendizagem no Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio Tatiana de Sousa Ribeiro
61 Programas de mentoria e talento: análise de base de dados em Psicologia Maria Célia Bruno Mundim
62 Espaço Colaborativo de fomento à Extensão Universitária isamara allegretti
66 Biocientista Mirim: educação científica por meio da extensão Luan Gavião Prado
67 Investigando os conhecimentos profissionais de pré-professores de Química de ensino superior pela percepção de pares por meio de uma análise de dados mista. Deborah Rean Carreiro Matazo dos Santos
68 Meditação para universitários de disciplinas de estágios de licenciatura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Graziella Toffolo Luiz
69 Laboratório de Eletrônica – Aprendizado baseado em projeto com apoio de vídeo-aulas bruno masiero
70 POWTOON COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: ECOLOGIA Sulivan Higino da Costa Júnior Júnior
71 Projeto Interdisciplinar: Novos olhares para a gentileza e cidadania! Ana Maria Varella
72 RELEVANTE, PORÉM ESCASSO: Panorama do ensino de Empreendedorismo nas Escolas Médicas LORENZO DE MORAIS TOMÉ
73 Ensino Reativo José Carlos Magossi
74 Reflexões sobre a política de Formação Docente e Educação Profissional e Tecnológica no IFPR Daiane Padula Paz
75 O discurso de coordenadores de curso sobre a inovação curricular: uma narrativa que descortina desafios, oportunidades e tensões Thiago Francisco
77 LALT: Um artefato para formar profissionais cidadãos Orlando Fontes Lima Júnior
78 BNCC E CULTURA DIGITAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO USO DO TWITTER Moisés Moreira da Silva
80 O TRABALHO EM EQUIPE E A COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO PRÁTICA INOVADORA NO ENSINO EM SAÚDE Sanay Vitorino de Souza
81 COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE-UNICAMP Helena Vetorazo
83 Locais de Cultura, uma ponte a melhoria da qualidade do ensino de Desenho de Construção Civil Ana Saad
84 Projeto de Iniciação Docente da FEFISO Rubens Antonio Gurgel Vieira
85 Metodologias ativas de ensino: percepções da aplicação no curso de direito Elvis de assis amaral
86 Exercício de espontaneidade e criatividade em situações escolares: uma contribuição do Psicodrama Pedagógico para a formação de professores MAISA ALTARUGIO
88 Método Summaê na enfermagem para a construção do saber em semiologia Flaviane Cristina Rocha Cesar
90 A ERA DOS SISTEMAS 4.O: CONTRIBUIÇÃO OU COMPROMETIMENTO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL? Rogério Bastos Quirino
91 Poemas e mídias sociais no combate de problemas contemporâneos Alexandre Magalhães de Arruda Junior
92 A CAPACIDADE INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM : RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA GESTÃO DE PROJETOS DE AVALIAÇÃO MARCIA MALAQUIAS BRAZ
94 AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Juliana Nunes Fernandes
95 A Plataforma Moodle como estratégia de apoio docente no processo de revisão de provas Silvia Passeri
96 O INOVAR INOVANDO: A UTILIZAÇÃO DOS PRÊMIOS PROFESSORES DO BRASIL E PROFESSOR INOVADOR COMO RECURSO DENTRO DA SALA DE AULA. SImone Kishimoto
98 Ensino e Aprendizagem de conteúdos no Eixo Temático Ciências da Engenharia 4 no curso de Engenharia de Alimentos da UFSCar Campus Lagoa do Sino Angelo Cavallieri
100 Dilemas morais como fomentadores de desenvolvimento moral em graduandos de Terapia Ocupacional CRISTIANE PAIVA ALVES
101 Bem Viver Para Todos e Todas: uma proposta de saúde integral dos alunos ingressantes CRISTIANE PAIVA ALVES
102 Experiência avaliativa criativa no ensino de Engenharia – percepção dos estudantes CAROLINA GARCIA
103 Experiência avaliativa criativa no ensino de Engenharia – percepção dos professores CAROLINA GARCIA
104 FA081-MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA APLICADA Á CULTURAS COMERCIAIS – UMA QUEBRA NO PARADIGMA ENSINO-APRENDIZAGEM DA ENGENHARIA AGRÍCOLA Daniel Albiero
105 5º Congresso de Graduação da USP : Caminhando para a Inovação Curricular– Apontamentos a partir da participação no Congresso e associações com as práticas profisionais na EACH-USP Kelly Regina Sobral
106 Projetos de Promoção de Saúde e de Desenvolvimento Pessoal na EACH-USP Kelly Regina Sobral
107 Faculty Development Program in Civil Engineering-Unicamp: Social Cognitive Theory and Cyclic Self-Regulated Learning Model jose carlos redaelli
108 Aprendizagem físico-virtual: Experiências em interven-forma-ções Vitor Machado Rocha
109 EDUCAÇÃO PARA AS AFRICANIDADES: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Debora Cristina Jeffrey
110 A abstração do conceito de pares e ímpares entre pós-graduandos Marcos Henrique de Paula Dias da Silva
111 MOOCs em Neurociência ALDO LUCION
113 Uso de metodologias ativas na inclusão de alunos portadores do espectro autista nas Instituições de Ensino Superior Adriana Arezzo
114 Metodologias Ativas no Ensino de Física Priscila Todero de Almeida
115 A importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de conhecimento científico nas Instituições de Ensino Superior Suzana Arleno Santos
116 Curricularização da Extensão: Experiências Inovadoras no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília Leyvijane Albuquerque de Araújo
118 A Simulação de consultas médicas como ambiente imediato de ensino: o desafio de ensinar a tratar a pessoa com Diabetes Mellitus – Um Relato de Experiência Gabriel Lavorato Neto
119 Aplicação das TIC como estratégia de ensino musical de um coro adulto Sandra Regina Cielavin
120 Curricularização da Extensão Universitária como estratégia educacional inovadora Wilson De Mello Junior
124 INFLUÊNCIAS E REVERBERAÇÕES DO USO DO SCRATCH NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS maria cristina lima paniago
125 TCC – COM: integrando ensino-pesquisa-extensão na conclusão dos cursos de administração da Unicamp. Juliana Pires de Arruda Leite
126 Formação de Engenheiros para a Indústria 4.0: Simulação de Sistemas Joni Amorim
129 Festival de Educação Física: crianças, jovens e adultos na universidade e formação docente Helena Altmann
131 Relação empresa-universidade: uma ferramenta para a aprendizagem no curso de Engenharia de Produção Suzana Arleno Santos
133 Práticas em saúde mental no contexto acadêmico de uma instituição pública: acolhimento durante o processo formativo Renato Capello
135 Summaê na Comunidade: Do uso da PBL e/ou da PLE à realização do evento técnico-científico e cultural no “grande dia” Getúlio Antero de Deus Júnior
137 Prontuário Eletrônico do Paciente: possibilidades e conceitos Camila Magnusson
138 Fruticultura Extra Sala de Aula: Diferentes maneiras de Ensinar e Aprender. Débora Lorrayne Pereira Santos
139 O caminho para a inovação do ensino numa área interdisciplinar: Percepção, conhecimento e uso da Metodologia Ativa por docentes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp Fernanda Rodrigues
141 Curso de Extensão Educomunicação e Formação Docente: Novas Práticas para Sala de Aula Iasmin Mendes
142 Inglês como Meio de Instrução: Uma realidade curricular na periferia. RODRIGO RAMIREZ
144 Mentoring: inovação no suporte profissional e pessoal ao aluno na escola de medicina THAIS BABETTO PASTANA
149 Aprendizagem Baseada em Cine e o desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e reflexivo Luiza Delazari Borges
150 Saúde coletiva: desafios na inserção de estudantes na comunidade Mariana Dolce Marques
152 Metodologias ativas na enfermagem: buscando o caminho da aprendizagem Mariana Dolce Marques
154 PRODUZUÁRIOS EM AÇÃO: ENSINO EXTENSÃO E PESQUISA
 designs pedagógicos webcurriculares em um curso de formação de professores. Ricardo Saito
156 Didática de História e oficinas pedagógicas: analisando experiências na formação docente Rachel Pulcino
159 GRUPO OPERATIVO COMO FERRAMENTA DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS Eurides Santos Pinho
161 EXPERIENCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO NA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFMT Maribel Valverde
163 Desafio de Aprendizagem: Multidisciplinaridade, Teoria e Prática Kellen Christina Peitl
164 Práticas como Componente Curricular (PCC): A formação integrada de professores nos cursos de graduação a distância da UNIVESP Flávia Pasqualin
168 Implicações dos Eixos Formativos na Relação Professor Aluno em uma Instituição de Ensino Superior Tecnológico Elisiane Sartori Menezes Garcia
170 Invisibilidade Social no seu espaço de interação Jerley Pereira da Silva
171 APLICAÇÃO DA PBL NA ÁREA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Estudo de caso no curso de TDS do campus Campinas do IFSP Joice Mendes
174 Construção e implantação do currículo baseado em competência no curso de graduação de enfermagem. Celene Aparecida Ferrari Audi
176 A introdução de audiolivros na disciplina Sociologia da Educação em cursos de graduação em Pedagogia e Formação Pedagógica: repercussões sobre o processo de aprendizagem e as melhorias no artefato didático decorrentes de sua utilização. Maximiliana Batista Ferraz dos Santos
177 PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: INOVAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO Cristina Zukowsky- Tavares
179 A experiência de coordenação de tutoria em um curso on-line com proposta bilíngue inovadora: os arranjos que emergem da autonomia docente Keite Melo
180 GRUPO REFLEXIVO INOVAÇÃO E HUMANIDADES NO INTERNATO EM CURSO DE MEDICINA. Adriana Pagan Tonon
183 Vivenciando a pesquisa e a comunicação acadêmica Cristina Maia
184 SER SUJEITO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: concepções de estudantes de Enfermagem PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES
185 Arte e Ciência Veterinária Eliana Curvelo
186 Aplicação de Estudos de Casos para disciplina de Transferência de Calor Ana Silvia Prata
187 O Cavaleiro Azul e o Médico Veterinário Eliana Curvelo
188 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MOMENTO DECISIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE Poliana Sousa Carvalho
189 Inovação social e pedagógica em projetos extensionistas para formação docente: VII Jornada de História da Ciência e Ensino Dicézanne Kühl
190 Práticas extensionistas e inovação social sob a perspectiva inovadora de formação e atuação docente: um estudo de caso Dicézanne Kühl
191 Da célula à fisiologia Paula Nobrega
192 The use of the “Endocrine Circuit” as an active learning methodology to aid in the understanding of the human endocrine system Lucas Zangerolamo
193 Educação Política: por quanto tempo continuaremos ignorando? Aline Vanessa Zambello
194 O uso de portfólios como método avaliativo nas Ciências Humanas: o estudante em foco no processo de ensino-aprendizagem Lara Lais Libralão
197 Tutoria por pares em exatas como inovação pedagógica na garantia da permanência estudantil Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
199 LIGA DE APOIO AO ESTUDANTE (LAPES): Apoio pedagógico e permanência estudantil por meio de oficinas Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
200 Extensão na Ocupação Rubens Bedrikow
203 PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO EDNEIDE SILVA
204 A autogestão de processos de formação em saúde na experiência do SensibilizArte Maíra Bonafé Sei
206 Planejamento e Prática Participativa na Formação de Docentes para o Ensino Superior em Saúde Sandro Prudêncio
208 Integração ensino e serviço de saúde: experiência da Faculdade de Odontologia da UFMG Najara Rocha
209 JOGOS DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO Guilherme Chinquio
211 Os novos sujeitos e os novos espaços na era da tecnologia móvel ? Uma nova mentalidade em formação para o Ensino de Geografia José Augusto Faria de Araújo
213 Diálogos interdisciplinares e intergeracionais na disciplina “Corpo, Gênero e Sexualidade” Helena Altmann
215 METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO: CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA Ana Cláudia Fernandes
217 UMA PROPOSTA DE PRÁXIS DOCENTE FUNDADA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Giseli Passador
220 PRÁTICA DE ENSINO DE ENTREVISTA PSICOLÓGICA EM CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA (CSR – USF): RELATO DE EXPERIÊNCIA Ricardo Franco de Lima
222 A Implementação da Aprendizagem Baseada por Problemas por um Docente do Curso de Arquitetura Ellen Rodrigues
223 BRAILLE PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO DA ÁREA DE EXATAS NO ENSINO SUPERIOR Fátima Mendes
224 PROGRAMA PARA ESTÁGIO DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA PARA O ENSINO DA GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO Milena de Souza Carvalho
225 Encontro do sentido da teoria na pratica através de uma atividade desenvolvida na disciplina de psicologia na nutrição II: Trabalho final “Projeto de acompanhamento” Marta Fuentes-Rojas
226 O BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO COMO INDICADOR PARA A EVASÃO EM UNIVERSITÁRIOS jose romero
227 MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVASÃO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE jose romero
228 Desenvolvimento de um currículo de hematologia baseado na teoria da carga cognitiva Samuel Medina
229 Inovações Avaliativas em Direitos Humanos: um relato de experiência MARCIA MALAQUIAS BRAZ
231 Formação Continuada de professores do Ensino Superior por Problemas: possibilidades pedagógicas e as percepções dos docentes para a educação ativa Davi Gutierrez Antonio
232 O USO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS NA CRECHE: PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA Bárbara Solana
233 Atualização do perfil do egresso: uma oportunidade de qualificação curricular, desenvolvimento docente e de promoção de engajamento institucional Silvia Passeri
235 Aprendizagem Baseada em Equipes como estratégia de ensino e avaliação em um eixo temático do curso de Ciências Biológicas. José David
238 Diário de aprendizagem como possibilidade de avaliação inovadora na Educação Superior. CARLA PINEDA LECHUGO
242 Portfólio Reflexivo como estratégia de desenvolvimento de competências para atuação em Saúde Pública NIZIA ALMEIDA
243 Estágio Supervisionado como eixo integrador na Formação Inicial e Continuada do Professor Leonidas Lopes da Silva
245 “Um preencher do espaço e um recolher do tempo” – a oferta de práticas corporais para o cuidado do sofrimento psicossocial de estudantes de um curso médico veridiana vaccarelli
249 Tecnologias, ensino e formação: inovações ou re-invenções curriculares no Ensino Superior? Thiago De Arruda Esper
250 PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRISCILA BASTOS BRAGA DOS SANTOS
252 Estágio em gestão educacional Newton Antonio Bryan
253 O impacto da avaliação prática com pacientes simulados no desempenho acadêmico do estudante. Matheus Santarosa Cassiano
255 Smartphones: um recurso a serviço da aprendizagem Andre Franceschi de Angelis
256 Casos de ensino na fonação inicial e continuada do professor do e nos ensino superior VALTER CÉSAR MONTANHER
257 Contação de estórias: promovendo a aprendizagem e a interação nos estágios curriculares Maria Elisabete Gasparetto
258 KLS 2.0: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL INOVADORA? Fernando Franzoi da Silva
259 Aprendizagem por projetos na formação em medicina e a construção de ações intersetoriais entre a Saúde e a Educação na promoção da saúde de adolescentes no contexto da Atenção Primária em Saúde Adriana Maria de Figueiredo
260 Ensinando os princípios de intervenção fonoaudiológica nos transtornos de linguagem a partir do desenvolvimento de jogos Noemi Takiuchi
261 Aprendizagem Baseada em Equipes: Vivências na Graduação em Enfermagem Lúcia Rondelo Duarte
262 O ESPORTE É PARA TODOS: PERSPECTIVAS INOVADORAS DA INCLUSÃO DIANTE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL Mariane Ferreira
265 Ensino de Ciências no Ciclo de Alfabetização: Vivências e “Aprendências” na Perspectiva CTSA Emerson Nunes da Costa Gonçalves
266 ATOS DE CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Flavia Oliveira Barreto da Silva
267 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM PROJETO ENVOLVENDO A ESCOLA E A UNIVERSIDADE Marianne Spalding
269 A questão da inovação e a formação dos professores de Física: uma revisão. Jéssica Souza
272 O teatro na educação infantil como instrumento de intervenção para a remoção de hábitos deletérios Maria Elisabete Gasparetto
273 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC) na Formação dos Fonoaudiólogos: dimensionando a força da estrutura. Maria Salete Franco Rios
274 O uso do portfólio reflexivo como método de ensino-aprendizagem no componente curricular educação em saúde Andrei Pchencenzni
275 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: construção de um espaço coletivo de reflexão Mônica Biancolin
277 Roda de conversa sobre infecções sexualmente transmissíveis: experiência educativa intersetorial no curso de Medicina, na cidade de Araras. Ivana Daniela Cesar
278 O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL COMO ESTRATÉGIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA AGUINALDO GONÇALVES
279 “Oh de casa!” – validação da visita domiciliar como espaço não formal de aprendizagem para discentes da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba Quezia Queren Nunes Mendes
280 INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO, CONTEÚDO TEÓRICO-PRÁTICO E E-LEARNING: UMA POSSÍVEL COMBINAÇÃO? Juliana Candido
281 Ainda há tempo: uma ação protagonizada por alunos de graduação Uanderson Santos
283 Simulação Clínica e Role Play de queimadura por caravela e condutas:metodologias ativas de ensino de motivação para aprendizado. Cintia Yoko Morioka
284 Análise de uma prática de combate à evasão nos cursos de física Ronaldo César Paiva
285 A utilização do portfólio como ferramenta estratégica de prática avaliativa no curso de graduação em Fisioterapia. Ivana Daniela Cesar
286 SUS em AÇÃO: promovendo a troca de saberes para SUStentar a formAÇÃO e o cuidado em saúde Caroline Corrêa
287 Relato de uma experiência de inovação curricular: estudantes primeiro anistas no curso medicina na Atenção Primária em Saúde. Ivana Daniela Cesar
288 Sustentabilidático – uma ação de permanência estudantil e compromisso ambiental multiplicando recursos do PNAES Laura Barbosa Santana
289 O docente de medicina do século XXI: reinventando o seu fazer em aula de prática de Medicina Social I da Escola de Medicina Souza Marques no Rio de Janeiro Rosalva Araujo Paz da Silva
290 Ensino de Projeto Arquitetônico para estudantes de Engenharia Civil Ana Tagliari
292 Parceria Poder Público e Universidade como estratégia educacional inovadora e educação fiscal: a experiência da implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal-NAF no Curso de Ciências Contábeis, no Campus Coração Eucarístico, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas Lucia Helena Ciccarini Nunes
295 Quando a sala de aula transforma alunos em professores: projeto extensionista na relação entre Engenharia Elétrica e o atendimento no CAPS AD Cristiane M Schnack
296 Uma abordagem criativa no ensino de projeto em arquitetura: O sistema de circulação como estruturador do partido Ana Tagliari
298 Hipóxia em altitude:relato de caso em metodologia ativa e motivadora de ensino. Cintia Yoko Morioka
299 Simulação realística como metodologia de avaliação de alunos do curso de medicina, um conceito prático teórico Nixon Alves Pereira
300 Produções narrativas na formação de professores de ciências: uma estratégia potente Alberto Lopo Montalvão Neto
302 A pesquisa científica como principal ator nos interesses e motivações na formação acadêmica Roberta Costa
304 Satisfação acadêmica e integração na educação superior de discentes de fisioterapia ANDRÉA CORRÊA CARRASCOSA ANDRÉA
305 Aquisição de conceitos relacionados à interprofissionalidade por integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Rita de Cássia Pereira
306 Competências para a Interprofissionalidade: Projeto PET Saúde Interprofissionalidade de Araraquara (UNESP – UNIARA – Secretaria Municipal de Saúde) Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima
307 Portfólio reflexivo: um potente instrumento de avaliação das aulas de prática dos alunos do curso de medicina da disciplina de Medicina Social da Escola de Medicina Souza Marques do Rio de Janeiro Rosalva Araujo Paz da Silva
308 A importância do projeto de estágio supervisionado em Imagenologia e a inserção do egresso no mercado de trabalho – Relato de experiência do curso de Biomedicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). CASSIA CUSTODIO
309 Narrativas (auto) biográficas de professores-pesquisadores de Ciências Sociais e Humanas na Graduação em Saúde Coletiva Flávia Carmo Ferreira
313 Interdisciplinaridade e avaliação no curso de Pedagogia Monique Montenegro
314 Eficácia da iniciativa pública de curricularização da extensão: um estudo sobre as contribuições dos projetos interdisciplinares. Vânia de Almeida Silva Machado
317 Avaliação continuada no EAD: adjetivos e objetivos da “gamificação”. Vânia de Almeida Silva Machado
318 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: a sistematização das atividades em categorias Mônica Biancolin
321 A compreensão da ação profissional em espaços não formais de ensino: um estudo de caso no curso de Pedagogia. Luceli de Souza
323 Inserção de método formativo de avaliação do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Vigilância em Saúde de um curso de medicina de currículo tradicional Lélia Cápua Nunes
324 A Autorregulação da Aprendizagem na formação de professores: desafios e possibilidades para a licenciatura em Música. Camilla dos Santos Silva
326 Um olhar extensionista: “PROJETO APLICATIVO”: FORMAÇÃO ACADÊMICA, HUMANÍSTICA E PROFISSIONAL DOS DISCENTES NO CURSO EAD EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PUCMINAS Tania Cristina Teixeira
327 EDUCADORES DO AMANHÃ UNICAMP – DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO MÉDICA Ugo Caramori
328 Desafios para a consolidação da prática extensionista e a curricularização no Curso de Ciências Econômicas da PUC Minas Tania Cristina Teixeira
329 Pesquisa como eixo estruturante no currículo da formação do Fisioterapeuta Lila Louise Franco
330 Docência e criação de materiais didáticos no séc. XXI: reflexões sobre a produção, transmissão e divulgação do conhecimento em um Programa de Estágio Docente Cássio R. F. Riedo
332 Práticas somáticas no ensino superior: inovações sensíveis em dança através de uma abordagem multidisciplinar Marisa Martins Lambert
334 Equipe Antares de Espaçomodelismo: CubeSAT Piauí I Equipe Antares
335 Equipe Antares de Espaçomodelismo: CanSAT SATurno Equipe Antares
336 Equipe UNICAMP Baja SAE Henrique Oliveira
337 Equipe Antares de Espaçomodelismo: Foguete Anhangá I Equipe Antares
339 Uma experiência com Pedagogia do Afeto no curso de Medicina Raquel Rangel Cesario
340 O esporte universitário na formação integral Harian Braga
341 EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA: INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO Gleyce Moreno Barbosa
342 TICs na Odontologia: um desenvolvimento coletivo Simone Oliveira
344 Autoavaliação a serviço da autorregulação do estudante de ensino superior: experiências na Uniso Paulo Roberto Teixeira Junior
345 A educação sob o Paradigma Sistêmico no Século XXI Raquel Rangel Cesario
346 O Impacto do feedback contínuo e personalizado na formação de graduandos e de futuros docentes do ensino superior Flavia Leite Assumpção
347 O Processo de Supervisão no Estágio Curricular Supervisionado segundo Docentes, Enfermeiros e Acadêmicos Andresa Mendonça de Oliveira
348 Teste de Progresso em Medicina: Análise de seis anos de consórcio da Regional RJ-ES da Associação Brasileira de Educação Médica Claudia Vasconcellos Midão
349 A PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NO INTERIOR DO CEARÁ Lauro Mota
350 A Pedagogia da Alternância como instrumento de inclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí. Lauro Mota
351 Avaliação de Professores em Relação a uma Estratégia de Desenvolvimento Docente “Café com Educação” Luiz Fernando Norcia
352 A utilização da metodologia do Júri-simulado nas Ligas Acadêmicas do curso de Direito Andreia Almeida Mendes
354 Para além do conhecimento técnico: aplicação de metodologias ativas no ensino superior para promover o desenvolvimento de habilidades sociais Karine Gomes
356 DESENVOLVENDO UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA CATEGORIA IMAGEM: OUTRAS FORMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Bruna Bianca da Silva Campos
357 SAM – Sistema Automático de Medidas para Laboratórios de Eletrônica Adelson Santos
358 Contribuições do Feedback online no processo avaliativo de licenciandos: o olhar do docente Camila Fior
359 Formação Continuada de Professores: desenvolvimento e avaliação de MOOC sobre Autores Clássicos Cássio R. F. Riedo
362 Brinquedoteca: Espaço lúdico de interação para todas as idades Marcia de Campos Biezeki
364 A sala de aula e o engajamento de alunos universitários Isa Mara da Rosa Alves
365 ENSINO DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO TIPO “ESTADO DA ARTE” SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Kassiana Miguel
366 O Design Thinking como estratégia e recurso educacional no curso de Pedagogia Humberto Vinício Altino Filho
368 Extensão na Unicamp – estímulo para cursos de Extensão a distância Gláucia Lorenzetti
369 A utilização do Summaê no Ensino Superior: uma experiência criativa nas disciplinas de Matemática e Física Humberto Vinício Altino Filho
371 Aprendizagem da docência por meio do planejamento colaborativo e vivências na pós-graduação Cleidilene Magalhães
372 Unicamp E-Racing Lucas Cerveira
373 Formação docente: desenvolvimento de saberes profissional através da promoção de situações didáticas. Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira

Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters – Ordenados por Sessão
29 e 30/10

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Local: Tenda Inovações, na frente do Centro de Convenções

Sessão do Primeiro Dia 29/10 14h-15h
Id Título Proponente
62 Espaço Colaborativo de fomento à Extensão Universitária isamara allegretti
66 Biocientista Mirim: educação científica por meio da extensão Luan Gavião Prado
91 Poemas e mídias sociais no combate de problemas contemporâneos Alexandre Magalhães de Arruda Junior
101 Bem Viver Para Todos e Todas: uma proposta de saúde integral dos alunos ingressantes CRISTIANE PAIVA ALVES
109 EDUCAÇÃO PARA AS AFRICANIDADES: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Debora Cristina Jeffrey
116 Curricularização da Extensão: Experiências Inovadoras no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília Leyvijane Albuquerque de Araújo
120 Curricularização da Extensão Universitária como estratégia educacional inovadora Wilson De Mello Junior
125 TCC – COM: integrando ensino-pesquisa-extensão na conclusão dos cursos de administração da Unicamp. Juliana Pires de Arruda Leite
138 Fruticultura Extra Sala de Aula: Diferentes maneiras de Ensinar e Aprender. Débora Lorrayne Pereira Santos
141 Curso de Extensão Educomunicação e Formação Docente: Novas Práticas para Sala de Aula Iasmin Mendes
161 EXPERIENCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO NA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFMT Maribel Valverde
185 Arte e Ciência Veterinária Eliana Curvelo
189 Inovação social e pedagógica em projetos extensionistas para formação docente: VII Jornada de História da Ciência e Ensino Dicézanne Kühl
41 Roda de Conversa no Ensino Superior: Uma Estratégia Metodológica para a Construção do Diálogo em Biologia Evolutiva. ALVARO PEREIRA
47 UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO SUPORTE COMPUTACIONAL: POR UMA APRENDIZAGEM AFETIVO-CULTURAL Elizângela Fernandes dos Santos
61 Programas de mentoria e talento: análise de base de dados em Psicologia Maria Célia Bruno Mundim
23 Teorias para inovar em educação Ronaldo Barbosa
33 Ensino de escrita na universidade: a revisão por pares como dupla solução didática Deise Morais
34 PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Cristina Lucon
36 Desenvolvimento de TICs como estratégia para se envolver com a fisiologia animal comparada e com a ciência no Brasil Filipy Borghi
38 Ensino de poesia: modo de usar Susanna Busato
43 “BUSINESS MODEL CANVAS” COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE ECONOMIA PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dênis Cunha
46 PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE O USO DO MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ana Calixto Dantas
49 Experiência inovadora de prática de avaliação: investigando o estado da arte da avaliação Flavia Giffoni de Abreu dos Santos
50 PÁGINA WEB PARA A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DOCENTE Alfredo Almeida Pina de Oliveira
51 O Ensino do Direito Empresarial no Curso de Administração: uma estratégia para fomentar a criatividade e a interdisciplinaridade Ana Maria Nunes Gimenez
56 USO DA ESCALA DE COELHO-SAVASSI PARA ESTRATIFICAÇÃO DA ESF POR ESTUDANTES DO INTERNATO DE MEDICINA Bruno Acharezzi
59 Inovação na prática da avaliação: uma experiência de aprendizagem no Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio Tatiana de Sousa Ribeiro
68 Meditação para universitários de disciplinas de estágios de licenciatura da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Graziella Toffolo Luiz
69 Laboratório de Eletrônica – Aprendizado baseado em projeto com apoio de vídeo-aulas bruno masiero
70 POWTOON COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: ECOLOGIA Sulivan Higino da Costa Júnior Júnior
71 Projeto Interdisciplinar: Novos olhares para a gentileza e cidadania! Ana Maria Varella
72 RELEVANTE, PORÉM ESCASSO: Panorama do ensino de Empreendedorismo nas Escolas Médicas LORENZO DE MORAIS TOMÉ
73 Ensino Reativo José Carlos Magossi
77 LALT: Um artefato para formar profissionais cidadãos Orlando Fontes Lima Júnior
78 BNCC E CULTURA DIGITAL EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NO USO DO TWITTER Moisés Moreira da Silva
80 O TRABALHO EM EQUIPE E A COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO PRÁTICA INOVADORA NO ENSINO EM SAÚDE Sanay Vitorino de Souza
83 Locais de Cultura, uma ponte a melhoria da qualidade do ensino de Desenho de Construção Civil Ana Saad
85 Metodologias ativas de ensino: percepções da aplicação no curso de direito Elvis de assis amaral
86 Exercício de espontaneidade e criatividade em situações escolares: uma contribuição do Psicodrama Pedagógico para a formação de professores MAISA ALTARUGIO
88 Método Summaê na enfermagem para a construção do saber em semiologia Flaviane Cristina Rocha Cesar
90 A ERA DOS SISTEMAS 4.O: CONTRIBUIÇÃO OU COMPROMETIMENTO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL? Rogério Bastos Quirino
92 A CAPACIDADE INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM : RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA GESTÃO DE PROJETOS DE AVALIAÇÃO MARCIA MALAQUIAS BRAZ
94 AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM INTERPROFISSIONAL DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Juliana Nunes Fernandes
96 O INOVAR INOVANDO: A UTILIZAÇÃO DOS PRÊMIOS PROFESSORES DO BRASIL E PROFESSOR INOVADOR COMO RECURSO DENTRO DA SALA DE AULA. SImone Kishimoto
98 Ensino e Aprendizagem de conteúdos no Eixo Temático Ciências da Engenharia 4 no curso de Engenharia de Alimentos da UFSCar Campus Lagoa do Sino Angelo Cavallieri
100 Dilemas morais como fomentadores de desenvolvimento moral em graduandos de Terapia Ocupacional CRISTIANE PAIVA ALVES
104 FA081-MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA APLICADA Á CULTURAS COMERCIAIS – UMA QUEBRA NO PARADIGMA ENSINO-APRENDIZAGEM DA ENGENHARIA AGRÍCOLA Daniel Albiero
105 5º Congresso de Graduação da USP : Caminhando para a Inovação Curricular– Apontamentos a partir da participação no Congresso e associações com as práticas profisionais na EACH-USP Kelly Regina Sobral
106 Projetos de Promoção de Saúde e de Desenvolvimento Pessoal na EACH-USP Kelly Regina Sobral
108 Aprendizagem físico-virtual: Experiências em interven-forma-ções Vitor Machado Rocha
110 A abstração do conceito de pares e ímpares entre pós-graduandos Marcos Henrique de Paula Dias da Silva
111 MOOCs em Neurociência ALDO LUCION
113 Uso de metodologias ativas na inclusão de alunos portadores do espectro autista nas Instituições de Ensino Superior Adriana Arezzo
114 Metodologias Ativas no Ensino de Física Priscila Todero de Almeida
115 A importância das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de conhecimento científico nas Instituições de Ensino Superior Suzana Arleno Santos
118 A Simulação de consultas médicas como ambiente imediato de ensino: o desafio de ensinar a tratar a pessoa com Diabetes Mellitus – Um Relato de Experiência Gabriel Lavorato Neto
119 Aplicação das TIC como estratégia de ensino musical de um coro adulto Sandra Regina Cielavin
126 Formação de Engenheiros para a Indústria 4.0: Simulação de Sistemas Joni Amorim
129 Festival de Educação Física: crianças, jovens e adultos na universidade e formação docente Helena Altmann
131 Relação empresa-universidade: uma ferramenta para a aprendizagem no curso de Engenharia de Produção Suzana Arleno Santos
135 Summaê na Comunidade: Do uso da PBL e/ou da PLE à realização do evento técnico-científico e cultural no “grande dia” Getúlio Antero de Deus Júnior
137 Prontuário Eletrônico do Paciente: possibilidades e conceitos Camila Magnusson
144 Mentoring: inovação no suporte profissional e pessoal ao aluno na escola de medicina THAIS BABETTO PASTANA
149 Aprendizagem Baseada em Cine e o desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e reflexivo Luiza Delazari Borges
152 Metodologias ativas na enfermagem: buscando o caminho da aprendizagem Mariana Dolce Marques
159 GRUPO OPERATIVO COMO FERRAMENTA DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS Eurides Santos Pinho
163 Desafio de Aprendizagem: Multidisciplinaridade, Teoria e Prática Kellen Christina Peitl
164 Práticas como Componente Curricular (PCC): A formação integrada de professores nos cursos de graduação a distância da UNIVESP Flávia Pasqualin
171 APLICAÇÃO DA PBL NA ÁREA DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Estudo de caso no curso de TDS do campus Campinas do IFSP Joice Mendes
17 PROVA COOPERATIVA: as contribuições de Célestin Freinet para a avaliação da aprendizagem dos estudantes da Universidade Castelo Branco Marcio Bernardino Sirino
18 Os Envelopes Freinetianos contribuindo para processos avaliativos mais democráticos no Ensino Superior Marcio Bernardino Sirino
29 AVALIAÇÃO BASEADA EM ELABORAÇÃO DE VÍDEOS: EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA NOVA FORMA DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS Mateus Giesbrecht
32 CRIAÇÃO DE UM MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Valquiria Vicente da Cunha Barbosa
55 Sistema de avaliação continuada: integração das habilidades sócio emocionais nas atividades discentes Ricardo Bella
95 A Plataforma Moodle como estratégia de apoio docente no processo de revisão de provas Silvia Passeri
102 Experiência avaliativa criativa no ensino de Engenharia – percepção dos estudantes CAROLINA GARCIA
103 Experiência avaliativa criativa no ensino de Engenharia – percepção dos professores CAROLINA GARCIA
170 Invisibilidade Social no seu espaço de interação Jerley Pereira da Silva
194 O uso de portfólios como método avaliativo nas Ciências Humanas: o estudante em foco no processo de ensino-aprendizagem Lara Lais Libralão
253 O impacto da avaliação prática com pacientes simulados no desempenho acadêmico do estudante. Matheus Santarosa Cassiano
255 Smartphones: um recurso a serviço da aprendizagem Andre Franceschi de Angelis
133 Práticas em saúde mental no contexto acadêmico de uma instituição pública: acolhimento durante o processo formativo Renato Capello
187 O Cavaleiro Azul e o Médico Veterinário Eliana Curvelo
197 Tutoria por pares em exatas como inovação pedagógica na garantia da permanência estudantil Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
199 LIGA DE APOIO AO ESTUDANTE (LAPES): Apoio pedagógico e permanência estudantil por meio de oficinas Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias
24 O Grupo Tardes Pedagógicas como espaço e momento de formação para pós-graduandos, pesquisadores e professores. Márcia Cantano
25 Formação docente no ensino superior por meio do desenvolvimento de “Projetos de Ensino” inovadores. Simone Leal Schwertl
27 POSSIBILIDADES FORMATIVAS DE CASOS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TUTORES QUE ATUAM NO MÉTODO PROBLEM BASED LEARNING (PBL) Jefferson da Silva Moreira
31 ENSINO DE CIÊNCIAS NO CENÁRIO SURDO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA VISUALIDADE APLICADA Renata Barbosa Dionysio
45 LICENCIATURA EM ARTES NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA/SP: ARTE COMO DIREITO? Ana Marcia Moreira
48 EXPERIMENTAÇÃO NO E PARA O ENSINO DE QUÍMICA: PARA ALÉM DE UMA DISCIPLINA OPTATIVA Renata Barbosa Dionysio
67 Investigando os conhecimentos profissionais de pré-professores de Química de ensino superior pela percepção de pares por meio de uma análise de dados mista. Deborah Rean Carreiro Matazo dos Santos
74 Reflexões sobre a política de Formação Docente e Educação Profissional e Tecnológica no IFPR Daiane Padula Paz
81 COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FE-UNICAMP Helena Vetorazo
107 Faculty Development Program in Civil Engineering-Unicamp: Social Cognitive Theory and Cyclic Self-Regulated Learning Model jose carlos redaelli
124 INFLUÊNCIAS E REVERBERAÇÕES DO USO DO SCRATCH NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS maria cristina lima paniago
139 O caminho para a inovação do ensino numa área interdisciplinar: Percepção, conhecimento e uso da Metodologia Ativa por docentes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp Fernanda Rodrigues
142 Inglês como Meio de Instrução: Uma realidade curricular na periferia. RODRIGO RAMIREZ
156 Didática de História e oficinas pedagógicas: analisando experiências na formação docente Rachel Pulcino
179 A experiência de coordenação de tutoria em um curso on-line com proposta bilíngue inovadora: os arranjos que emergem da autonomia docente Keite Melo
188 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MOMENTO DECISIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE Poliana Sousa Carvalho
57 GRADE CURRICULAR DO INTERNATO MÉDICO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DA CLÍNICA AMPLIADA À GESTÃO DA EQUIPE DA ESF Bruno Acharezzi
75 O discurso de coordenadores de curso sobre a inovação curricular: uma narrativa que descortina desafios, oportunidades e tensões Thiago Francisco
84 Projeto de Iniciação Docente da FEFISO Rubens Antonio Gurgel Vieira
174 Construção e implantação do currículo baseado em competência no curso de graduação de enfermagem. Celene Aparecida Ferrari Audi
222 A Implementação da Aprendizagem Baseada por Problemas por um Docente do Curso de Arquitetura Ellen Rodrigues
229 Inovações Avaliativas em Direitos Humanos: um relato de experiência MARCIA MALAQUIAS BRAZ
318 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: a sistematização das atividades em categorias Mônica Biancolin
327 EDUCADORES DO AMANHÃ UNICAMP – DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO MÉDICA Ugo Caramori
329 Pesquisa como eixo estruturante no currículo da formação do Fisioterapeuta Lila Louise Franco
334 Equipe Antares de Espaçomodelismo: CubeSAT Piauí I Equipe Antares
335 Equipe Antares de Espaçomodelismo: CanSAT SATurno Equipe Antares
336 Equipe UNICAMP Baja SAE Henrique Oliveira
337 Equipe Antares de Espaçomodelismo: Foguete Anhangá I Equipe Antares

Mapa de distribuição dos pôsteres na tenda – dia 29

Sessão do Segundo Dia 30/10 14h-15h
Id Título Proponente
200 Extensão na Ocupação Rubens Bedrikow
203 PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO EDNEIDE SILVA
265 Ensino de Ciências no Ciclo de Alfabetização: Vivências e “Aprendências” na Perspectiva CTSA Emerson Nunes da Costa Gonçalves
267 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM PROJETO ENVOLVENDO A ESCOLA E A UNIVERSIDADE Marianne Spalding
278 O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL COMO ESTRATÉGIA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA AGUINALDO GONÇALVES
281 Ainda há tempo: uma ação protagonizada por alunos de graduação Uanderson Santos
295 Quando a sala de aula transforma alunos em professores: projeto extensionista na relação entre Engenharia Elétrica e o atendimento no CAPS AD Cristiane M Schnack
314 Eficácia da iniciativa pública de curricularização da extensão: um estudo sobre as contribuições dos projetos interdisciplinares. Vânia de Almeida Silva Machado
326 Um olhar extensionista: “PROJETO APLICATIVO”: FORMAÇÃO ACADÊMICA, HUMANÍSTICA E PROFISSIONAL DOS DISCENTES NO CURSO EAD EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PUCMINAS Tania Cristina Teixeira
328 Desafios para a consolidação da prática extensionista e a curricularização no Curso de Ciências Econômicas da PUC Minas Tania Cristina Teixeira
359 Formação Continuada de Professores: desenvolvimento e avaliação de MOOC sobre Autores Clássicos Cássio R. F. Riedo
362 Brinquedoteca: Espaço lúdico de interação para todas as idades Marcia de Campos Biezeki
368 Extensão na Unicamp – estímulo para cursos de Extensão a distância Gláucia Lorenzetti
168 Implicações dos Eixos Formativos na Relação Professor Aluno em uma Instituição de Ensino Superior Tecnológico Elisiane Sartori Menezes Garcia
184 SER SUJEITO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: concepções de estudantes de Enfermagem PATRÍCIA DANIELLE FEITOSA LOPES SOARES
176 A introdução de audiolivros na disciplina Sociologia da Educação em cursos de graduação em Pedagogia e Formação Pedagógica: repercussões sobre o processo de aprendizagem e as melhorias no artefato didático decorrentes de sua utilização. Maximiliana Batista Ferraz dos Santos
177 PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: INOVAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO Cristina Zukowsky- Tavares
180 GRUPO REFLEXIVO INOVAÇÃO E HUMANIDADES NO INTERNATO EM CURSO DE MEDICINA. Adriana Pagan Tonon
183 Vivenciando a pesquisa e a comunicação acadêmica Cristina Maia
186 Aplicação de Estudos de Casos para disciplina de Transferência de Calor Ana Silvia Prata
191 Da célula à fisiologia Paula Nobrega
192 The use of the “Endocrine Circuit” as an active learning methodology to aid in the understanding of the human endocrine system Lucas Zangerolamo
193 Educação Política: por quanto tempo continuaremos ignorando? Aline Vanessa Zambello
204 A autogestão de processos de formação em saúde na experiência do SensibilizArte Maíra Bonafé Sei
209 JOGOS DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO Guilherme Chinquio
213 Diálogos interdisciplinares e intergeracionais na disciplina “Corpo, Gênero e Sexualidade” Helena Altmann
215 METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO: CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA Ana Cláudia Fernandes
217 UMA PROPOSTA DE PRÁXIS DOCENTE FUNDADA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Giseli Passador
220 PRÁTICA DE ENSINO DE ENTREVISTA PSICOLÓGICA EM CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA (CSR – USF): RELATO DE EXPERIÊNCIA Ricardo Franco de Lima
225 Encontro do sentido da teoria na pratica através de uma atividade desenvolvida na disciplina de psicologia na nutrição II: Trabalho final “Projeto de acompanhamento” Marta Fuentes-Rojas
228 Desenvolvimento de um currículo de hematologia baseado na teoria da carga cognitiva Samuel Medina
232 O USO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS NA CRECHE: PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA Bárbara Solana
233 Atualização do perfil do egresso: uma oportunidade de qualificação curricular, desenvolvimento docente e de promoção de engajamento institucional Silvia Passeri
235 Aprendizagem Baseada em Equipes como estratégia de ensino e avaliação em um eixo temático do curso de Ciências Biológicas. José David
238 Diário de aprendizagem como possibilidade de avaliação inovadora na Educação Superior. CARLA PINEDA LECHUGO
242 Portfólio Reflexivo como estratégia de desenvolvimento de competências para atuação em Saúde Pública NIZIA ALMEIDA
245 “Um preencher do espaço e um recolher do tempo” – a oferta de práticas corporais para o cuidado do sofrimento psicossocial de estudantes de um curso médico veridiana vaccarelli
258 KLS 2.0: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL INOVADORA? Fernando Franzoi da Silva
259 Aprendizagem por projetos na formação em medicina e a construção de ações intersetoriais entre a Saúde e a Educação na promoção da saúde de adolescentes no contexto da Atenção Primária em Saúde Adriana Maria de Figueiredo
260 Ensinando os princípios de intervenção fonoaudiológica nos transtornos de linguagem a partir do desenvolvimento de jogos Noemi Takiuchi
261 Aprendizagem Baseada em Equipes: Vivências na Graduação em Enfermagem Lúcia Rondelo Duarte
274 O uso do portfólio reflexivo como método de ensino-aprendizagem no componente curricular educação em saúde Andrei Pchencenzni
277 Roda de conversa sobre infecções sexualmente transmissíveis: experiência educativa intersetorial no curso de Medicina, na cidade de Araras. Ivana Daniela Cesar
279 “Oh de casa!” – validação da visita domiciliar como espaço não formal de aprendizagem para discentes da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba Quezia Queren Nunes Mendes
280 INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO, CONTEÚDO TEÓRICO-PRÁTICO E E-LEARNING: UMA POSSÍVEL COMBINAÇÃO? Juliana Candido
283 Simulação Clínica e Role Play de queimadura por caravela e condutas:metodologias ativas de ensino de motivação para aprendizado. Cintia Yoko Morioka
284 Análise de uma prática de combate à evasão nos cursos de física Ronaldo César Paiva
286 SUS em AÇÃO: promovendo a troca de saberes para SUStentar a formAÇÃO e o cuidado em saúde Caroline Corrêa
287 Relato de uma experiência de inovação curricular: estudantes primeiro anistas no curso medicina na Atenção Primária em Saúde. Ivana Daniela Cesar
289 O docente de medicina do século XXI: reinventando o seu fazer em aula de prática de Medicina Social I da Escola de Medicina Souza Marques no Rio de Janeiro Rosalva Araujo Paz da Silva
290 Ensino de Projeto Arquitetônico para estudantes de Engenharia Civil Ana Tagliari
292 Parceria Poder Público e Universidade como estratégia educacional inovadora e educação fiscal: a experiência da implementação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal-NAF no Curso de Ciências Contábeis, no Campus Coração Eucarístico, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUC Minas Lucia Helena Ciccarini Nunes
296 Uma abordagem criativa no ensino de projeto em arquitetura: O sistema de circulação como estruturador do partido Ana Tagliari
298 Hipóxia em altitude:relato de caso em metodologia ativa e motivadora de ensino. Cintia Yoko Morioka
300 Produções narrativas na formação de professores de ciências: uma estratégia potente Alberto Lopo Montalvão Neto
302 A pesquisa científica como principal ator nos interesses e motivações na formação acadêmica Roberta Costa
305 Aquisição de conceitos relacionados à interprofissionalidade por integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Rita de Cássia Pereira
306 Competências para a Interprofissionalidade: Projeto PET Saúde Interprofissionalidade de Araraquara (UNESP – UNIARA – Secretaria Municipal de Saúde) Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima
321 A compreensão da ação profissional em espaços não formais de ensino: um estudo de caso no curso de Pedagogia. Luceli de Souza
323 Inserção de método formativo de avaliação do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Vigilância em Saúde de um curso de medicina de currículo tradicional Lélia Cápua Nunes
332 Práticas somáticas no ensino superior: inovações sensíveis em dança através de uma abordagem multidisciplinar Marisa Martins Lambert
339 Uma experiência com Pedagogia do Afeto no curso de Medicina Raquel Rangel Cesario
341 EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA: INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO Gleyce Moreno Barbosa
342 TICs na Odontologia: um desenvolvimento coletivo Simone Oliveira
352 A utilização da metodologia do Júri-simulado nas Ligas Acadêmicas do curso de Direito Andreia Almeida Mendes
354 Para além do conhecimento técnico: aplicação de metodologias ativas no ensino superior para promover o desenvolvimento de habilidades sociais Karine Gomes
357 SAM – Sistema Automático de Medidas para Laboratórios de Eletrônica Adelson Santos
366 O Design Thinking como estratégia e recurso educacional no curso de Pedagogia Humberto Vinício Altino Filho
369 A utilização do Summaê no Ensino Superior: uma experiência criativa nas disciplinas de Matemática e Física Humberto Vinício Altino Filho
373 Formação docente: desenvolvimento de saberes profissional através da promoção de situações didáticas. Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira
285 A utilização do portfólio como ferramenta estratégica de prática avaliativa no curso de graduação em Fisioterapia. Ivana Daniela Cesar
299 Simulação realística como metodologia de avaliação de alunos do curso de medicina, um conceito prático teórico Nixon Alves Pereira
304 Satisfação acadêmica e integração na educação superior de discentes de fisioterapia ANDRÉA CORRÊA CARRASCOSA ANDRÉA
307 Portfólio reflexivo: um potente instrumento de avaliação das aulas de prática dos alunos do curso de medicina da disciplina de Medicina Social da Escola de Medicina Souza Marques do Rio de Janeiro Rosalva Araujo Paz da Silva
313 Interdisciplinaridade e avaliação no curso de Pedagogia Monique Montenegro
317 Avaliação continuada no EAD: adjetivos e objetivos da “gamificação”. Vânia de Almeida Silva Machado
344 Autoavaliação a serviço da autorregulação do estudante de ensino superior: experiências na Uniso Paulo Roberto Teixeira Junior
346 O Impacto do feedback contínuo e personalizado na formação de graduandos e de futuros docentes do ensino superior Flavia Leite Assumpção
348 Teste de Progresso em Medicina: Análise de seis anos de consórcio da Regional RJ-ES da Associação Brasileira de Educação Médica Claudia Vasconcellos Midão
356 DESENVOLVENDO UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA CATEGORIA IMAGEM: OUTRAS FORMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Bruna Bianca da Silva Campos
358 Contribuições do Feedback online no processo avaliativo de licenciandos: o olhar do docente Camila Fior
365 ENSINO DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DO TIPO “ESTADO DA ARTE” SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Kassiana Miguel
223 BRAILLE PARA ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO DA ÁREA DE EXATAS NO ENSINO SUPERIOR Fátima Mendes
226 O BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO COMO INDICADOR PARA A EVASÃO EM UNIVERSITÁRIOS jose romero
227 MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVASÃO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE jose romero
288 Sustentabilidático – uma ação de permanência estudantil e compromisso ambiental multiplicando recursos do PNAES Laura Barbosa Santana
340 O esporte universitário na formação integral Harian Braga
349 A PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS INFANTIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NO INTERIOR DO CEARÁ Lauro Mota
190 Práticas extensionistas e inovação social sob a perspectiva inovadora de formação e atuação docente: um estudo de caso Dicézanne Kühl
206 Planejamento e Prática Participativa na Formação de Docentes para o Ensino Superior em Saúde Sandro Prudêncio
224 PROGRAMA PARA ESTÁGIO DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA PARA O ENSINO DA GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO Milena de Souza Carvalho
231 Formação Continuada de professores do Ensino Superior por Problemas: possibilidades pedagógicas e as percepções dos docentes para a educação ativa Davi Gutierrez Antonio
249 Tecnologias, ensino e formação: inovações ou re-invenções curriculares no Ensino Superior? Thiago De Arruda Esper
250 PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DA INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRISCILA BASTOS BRAGA DOS SANTOS
256 Casos de ensino na fonação inicial e continuada do professor do e nos ensino superior VALTER CÉSAR MONTANHER
262 O ESPORTE É PARA TODOS: PERSPECTIVAS INOVADORAS DA INCLUSÃO DIANTE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL Mariane Ferreira
266 ATOS DE CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA Flavia Oliveira Barreto da Silva
269 A questão da inovação e a formação dos professores de Física: uma revisão. Jéssica Souza
273 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC) na Formação dos Fonoaudiólogos: dimensionando a força da estrutura. Maria Salete Franco Rios
309 Narrativas (auto) biográficas de professores-pesquisadores de Ciências Sociais e Humanas na Graduação em Saúde Coletiva Flávia Carmo Ferreira
324 A Autorregulação da Aprendizagem na formação de professores: desafios e possibilidades para a licenciatura em Música. Camilla dos Santos Silva
330 Docência e criação de materiais didáticos no séc. XXI: reflexões sobre a produção, transmissão e divulgação do conhecimento em um Programa de Estágio Docente Cássio R. F. Riedo
345 A educação sob o Paradigma Sistêmico no Século XXI Raquel Rangel Cesario
351 Avaliação de Professores em Relação a uma Estratégia de Desenvolvimento Docente “Café com Educação” Luiz Fernando Norcia
371 Aprendizagem da docência por meio do planejamento colaborativo e vivências na pós-graduação Cleidilene Magalhães
350 A Pedagogia da Alternância como instrumento de inclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí. Lauro Mota
364 A sala de aula e o engajamento de alunos universitários Isa Mara da Rosa Alves
372 Unicamp E-Racing Lucas Cerveira
150 Saúde coletiva: desafios na inserção de estudantes na comunidade Mariana Dolce Marques
154 PRODUZUÁRIOS EM AÇÃO: ENSINO EXTENSÃO E PESQUISA
 designs pedagógicos webcurriculares em um curso de formação de professores. Ricardo Saito
208 Integração ensino e serviço de saúde: experiência da Faculdade de Odontologia da UFMG Najara Rocha
211 Os novos sujeitos e os novos espaços na era da tecnologia móvel ? Uma nova mentalidade em formação para o Ensino de Geografia José Augusto Faria de Araújo
243 Estágio Supervisionado como eixo integrador na Formação Inicial e Continuada do Professor Leonidas Lopes da Silva
252 Estágio em gestão educacional Newton Antonio Bryan
257 Contação de estórias: promovendo a aprendizagem e a interação nos estágios curriculares Maria Elisabete Gasparetto
272 O teatro na educação infantil como instrumento de intervenção para a remoção de hábitos deletérios Maria Elisabete Gasparetto
275 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: construção de um espaço coletivo de reflexão Mônica Biancolin
308 A importância do projeto de estágio supervisionado em Imagenologia e a inserção do egresso no mercado de trabalho – Relato de experiência do curso de Biomedicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). CASSIA CUSTODIO
347 O Processo de Supervisão no Estágio Curricular Supervisionado segundo Docentes, Enfermeiros e Acadêmicos Andresa Mendonça de Oliveira

Mapa de distribuição dos pôsteres na tenda – dia 30