Lista das Comunicações Orais e Pôsteres aprovados

  1. Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais
  2. Trabalhos Aprovados – Pôsteres

Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais – 23/9/23

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Distribuição dos trabalhos por sessão em breve

Id Título Enviado por: Apresentação
2 Tecnologias digitais, Geografia Escolar e Ensino Remoto Emergencial Francisco Fernandes Ladeira On-line
6 Integração da Avaliação de Resultados de Aprendizagem e Competências no Sistema de Avaliação Convencional: Desenho de uma Matriz Padrão Dayanna Isabel Araque Gelves Presencial
13 Linguisticamente Falando: Conectando extensão com o ensino de Linguística e a Divulgação Científica Márcio Leitão On-line
14 O PODER SIMBÓLICO DO POSITIVISMO JURÍDICO: MECANISMOS DE DOMINAÇÃO E DE REPRODUÇÃO NA FORMAÇÃO DOS BACHARÉIS EM DIREITO Morgana Bada Caldas On-line
15 O CURRÍCULO E A RESOLUÇÃO CNE/MEC Nº 01 DE JUNHO DE 2004: UMA ANÁLISE DO CURSO DE ARTES CÊNICAS DA UnB Daniel de Jesus dos Santos Costa On-line
20 Experimentações na Pós-Graduação Igor Vinicius Lima Valentim Presencial
21 Programa ProFiS da UNICAMP: disciplina: “Comunicação , Arte, Cultura e Sociedade” Kenia Kemp Presencial
23 Relatório de Verificação de Escrita Original do software Turnitin Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti Presencial
24 ¿Hablas Español? Gabriel Fontoura Motta On-line
29 Roda de Conversa como recurso pedagógico na escola Geovane Macedo da Costa On-line
33 Fomento da autorregulação da aprendizagem no currículo do ensino superior João Paulo da Mata Nogueira Presencial
34 USO DE TECNOLOGIA EM AULA PRÁTICA DE FISIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DO APLICATIVO “MEGLI” SOBRE CONTROLE GLICÊMICO E DIABETES Ana Clara de Gouvêa Fernandes Presencial
41 Impactos afetivos da exclusão na Educação Superior: desafios vivenciados por estudantes de cursos de Ciências Exatas de graduação da Unicamp Natália Mazzilli Dias Presencial
42 Processo de concepção do projeto arquitetônico nas aulas da graduação. Método da circulação Ana Tagliari On-line
44 Colaboratório para a construção de um jogo sobre metodologias de aprendizagem ativa da Unifesp Leandro Key Higuchi Yanaze Presencial
46 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR Cíntia Moralles Camillo On-line
63 Educação científica e saber popular na universidade brasileira Ivan Penteado Dourado On-line
66 O ENSINO DA CONTABILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA DIANTE DA REVOLUÇÃO 4.0 Maria Aparecida Siqueira Souza On-line
68 Percepções e possibilidades de comunicação das Universidades junto aos polos no sistema UAB Scheyla Joanne Horst Presencial
69 Contribuições do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) para práticas docentes inclusivas no IFCE – Campus Jaguaribe Luciana Silva On-line
75 Projeto MeNu – Medicina Culinária e Nutrição: Experiências na formação estudantes de medicina Caroline Capitani Presencial
80 GÊNERO, SEXUALIDADE E FEMINISMO COMO TEMAS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE Nilson Dinis On-line
85 Proyecto Erasmus Plus ACE – Aprendizagem Centrada no Estudante: perspectivas e inovações de estudos da formação universitária na América do Sul e Europa Maria do Carmo Monteiro Kobayashi On-line
87 A trajetória e a reformulação do aconselhamento praticado no ITA. Cristiane Pessoa da Cunha Presencial
90 O design educacional e o trabalho educativo na contemporaneidade: uma abordagem mediatizada, humana e situada Carmen Maria Cipriani Pandini Presencial
94 A APRENDIZAGEM BASEADA EM EXPERIÊNCIA (ABEx): UM MODELO INOVADOR PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA Fabiane Roman Presencial
97 ENSINO MULTIDISCIPLINAR: GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INTEGRADA COM A METODOLOGIA DO CONHECIMENTO Giseli Ho Presencial
98 Educação inclusiva, currículo exclusivo: examinando as disparidades no ensino superior indígena ANGELA RUFINO On-line
100 AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO E DO IMPACTO NA EMPREGABILIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Marcelo Gustavo Pereira Presencial
104 A DIMENSÃO HUMANA E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES E SEUS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO Christianne Stegmann Presencial
105 Transposição didática de observações experimentais em equações químicas, com o uso de tecnologias digitais Paulo de Avila Junior On-line
106 O Role Playing Game (RPG) como ferramenta complementar ao ensino Sergio Nicolau Serafim Martins On-line
107 Avaliação da eficiência de ferramentas computacionais na educação Sergio Nicolau Serafim Martins On-line
112 A PESQUISA NA PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Ângelo Silva On-line
114 “Genética com Pipoca”: Um Filme, Uma Lição – Aprendizagem Baseada em Projeto na Fisioterapia Andrea Cristina Peripato Presencial
116 Pedagogia da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA Ana Gabriela de Souza Seal Presencial
123 A extensão universitária como agente de transformação social Carla Brito Nascimento On-line
126 Proposta de uma Sequência Didática em Paleontologia para o Ensino Superior Ricardo Sacamoto Presencial
127 Diálogo Oportuno ANDREA MARTINI On-line
128 O USO DE ITINERÁRIOS DE LEITURA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO: UM ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS PESSOAIS, HISTÓRIA E PSICANÁLISE André Victor Cavalcanti Seal da Cunha Presencial
130 Discussão sobre mudança climática na disciplina de Economia Rural Dênis Antônio Da Cunha On-line
131 Experiências de integração Ensino e Extensão na Pós-graduação em Ensino em Saúde Fernando Quaresma On-line
133 ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS NO CURSO DE MEDICINA Mayle Bezerra On-line
134 ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O OLHAR DA CLÍNICA AMPLIADA VISANDO A INTEGRALIDADE NO CUIDADO Viviam Araujo On-line
136 PEDAGOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA Daniela De Maman On-line
137 EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Daniela De Maman On-line
139 Produções Discentes no Ensino de Língua Inglesa em tempos pós-pandêmicos: potenciais para currículos decoloniais Guilherme Jotto Kawachi On-line
145 PROPOSTAS DE INOVAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSIDERAÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS Luiz Gustavo Bonatto Rufino Presencial
146 CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM BASEADA NO DESIGN THINKING NO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS Luiz Gustavo Bonatto Rufino Presencial
147 O médico Unicamp em 2030: estratégias da reforma curricular do curso de Medicina Silvia Maria Riceto Ronchim Presencial
151 AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PARA O DOCENTE FRENTE À PANDEMIA: SALAS VIRTUAIS, INTERNET E APLICATIVOS Erika Silva Chaves On-line
152 MetaUERJ: Criando experiências imersivas para a graduação da UERJ Rafael Silva da Costa On-line
154 A prática de uma extensão transformadora e seu diálogo com o ensino em Direito Andréia Pereira de Araújo Matos Presencial
155 MONITORIA NA UNIVERSIDADE: DIÁLOGOS COM A LITERATURA E COM A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA Giovanni Bernardo Perrella Presencial
157 A Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Formação Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia Mariana Giulia Chaves Prates Presencial
162 Simulações interativas no ensino superior de Física Aline da Luz On-line
170 EcoCine: competência midiática e sustentabilidade em foco Aléxia Roche Presencial
171 Projeto Qualidade de Vida e Saúde como prioridade: Estratégias para a promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no PET Saúde Gestão-Assistência LISAMARA NEGRINI Presencial
175 Experimento de aplicação do chatgpt na estruturação de matriz-didática de disciplina de graduação em ensino à distância Marcelo Augusto Meratti de Oliveira Presencial
176 Reflexões sobre evasão na Educação a Distância de Instituições Públicas de Ensino Superior Gislaine de Medeiros Baciano On-line
179 O poder de uma estratégia de avaliação em tempo real com QR-Code para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 durante estágio de internato médico em ginecologia e obstetrícia. CASSIO CARDOSO FILHO Presencial
180 Avaliação do perfil dos egressos do Programa de Residência Médica em Mastologia como ferramenta para feedback e aprimoramento do programa CASSIO CARDOSO FILHO Presencial
182 UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA INOVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS Giese Figueiredo On-line
185 PRECEPTORIA MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA E SUAS ATRIBUIÇÕES NA ATENÇÃO BÁSICA Reisa Cristiane de Paula Venancio On-line
193 NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (NEITE) COMO BASE PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Geovana Gentili Santos Presencial
198 Estratégia de integração ensino e extensão no curso de Administração Pública da Udesc Esag Ivoneti da Silva Ramos Presencial
202 INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA Juliana Fagundes Jacinto On-line
204 A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ELLEN MARIA SANTOS PORTELA On-line
207 PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: TECENDO DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO NA SAÚDE SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA Presencial
208 Universidades públicas brasileiras com a disciplina de telemedicina na graduação médica Matheus Bittencourt Cardozo On-line
211 Uso de metodologias ativas para a integração ensino extensão Silvia Pereira Presencial
212 Audiovisual como metodologia de ensino e pesquisa Silvia Pereira Presencial
215 Programa UFG Doutoral: Design Thinking e Metodologias Ativas Getúlio Antero de Deus Júnior Presencial
219 PARASITOLOGIA DESENHADA: APLICAÇÕES NO ENSINO DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE Natânia do Carmo Sperandio On-line
221 Integração extensionista entre universidade e escola na formação docente em Tecnologias Digitais Leandro Pinto Presencial
224 A QUALIDADE DO MATERIAL DE ESTUDOS COMO MOBILIZADORA DA DOCÊNCIA INVENTIVA NA EAD Lara Brum Ramalho On-line
226 A perspectiva de egressos de cursos de licenciatura acerca das possibilidades e potencialidades formativas de uma rede de ensino, pesquisa e extensão da UFSCar Antonio Carlos Ferreira Filho On-line
228 PÍLULAS PARA A JUVENTUDE: vamos falar de direito ao trabalho? LIVIA BRANDÃO On-line
232 DIFERENTES FORMATOS DE FEEDBACK PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES TRANSVERSAIS NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DE ENGENHARIA Janaina Antonino Pinto Presencial
233 Competência e Educação Midiática no Ensino Superior: Daniela Lemos Simões Sobral Presencial
237 Os Lusíadas board game Aline Oliveira Presencial
245 Avaliação por pares mediada por rubrica em Ambiente Virtual de Aprendizagem IRON ALVES Presencial
246 Aprendizagem significativa: construção coletiva de uma Cartilha de Paz em um curso de graduação em Enfermagem. Elaine Valias Presencial
253 Aula+: inovações curriculares para um ecossistema de ensino e aprendizagem universitário Tiago Weizenmann On-line
254 As ações dos Programas Institucionais de Formação Docente na construção de espaços coletivos de reflexão sobre a pedagogia universitária. WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS Presencial
256 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ACADÊMICA BRASILEIRA Alessia Cordeiro Martins On-line
257 3. Recursos Digitais Acessíveis em MOOC para a formação de intérpretes em língua terena de sinais (LTS) na UFPR Aberta Geovana Gentili Santos Presencial
258 Disrupturas curriculares: desafios para a formação de professores em tempos de ensino híbrido e inteligência artificial Leyvijane Albuquerque de Araújo Presencial
260 Educação popular e extensão universitária – Carolina Cechella Philippi On-line
262 Resumo indicativo e aplicações práticas da Física como estratégia pedagógica Aline da Luz On-line
263 ENGENHARIA QUÍMICA PARA TODOS: DIVULGANDO CIÊNCIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS Raphael Suppino Presencial
265 O Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica como espaço de apoio ao docente e discente no Ensino Superior Gildo Felipe Bernardo Presencial
266 O USO CRÍTICO DA TECNOLOGIA GENERATIVA COM IA NUM CURRÍCULO PARA CIBORGUES Jose Brasao On-line
267 Construção de Resultados de Aprendizagem Antonio Cesar Germano Martins Presencial
269 LESSON STUDY E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS EXPERIÊNCIAS FORMACIONAIS E CURRICULARES Flávia Barreto On-line
270 CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA POR COMPETÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM Raphael Suppino Presencial
274 Contribuições do Programa de Educação Tutorial para promoção de novas práticas no Ensino Superior Regina Gonçallo Presencial
276 Tecnologia e inovação curricular: análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES Eugenio Nascimento Presencial
279 IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Mateus José dos Santos On-line
280 Experiencia em Formação de Professores com Habilidades para Desenvolver Objeto de Aprendizagem Walteno Martins Parreira Júnior Presencial
288 Saúde mental no ensino superior: promoção da autorregulação da aprendizagem e emoções. Maria Luiza Cunha de Sousa On-line
289 MULTIPLOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PEDIATRIA NO CURSO DE MEDICINA Mônica Pessoto On-line
294 Estratégias de aprendizagem baseadas na neurociência e comunidade de práticas Ivoneti da Silva Ramos Presencial
296 Planejamento e Gestão Ambiental: experiências de práticas de ensino projetando integrações extensionistas Rafael Freiria On-line
298 Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola Maisa Zakir Presencial
301 A APRENDIZAGEM DAS MELHORES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA APRESENTADAS POR TRACEY TOKUHAMA ESPINOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Karina Nonato Mocheuti On-line
306 Uso da sala de aula invertida na avaliação de um dos estágios de Residência em Pediatria ANDREA FRAGA Presencial
310 PECHAKUCHA ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR Tatiana Cristina Vasconcelos On-line
311 ARQUITETURAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS: Experiências metodológicas na formação de professor LUCICLEIDE DA SILVA DA SILVA On-line
313 O desafio da curricularização da extensão na modalidade EAD Maria Elisabete Bersch On-line
315 Integração graduação e residência na atenção primária em saúde: o caso do ensino de Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade Rubens Bedrikow Presencial
316 Interdisciplinaridade entre os cursos de administração e enfermagem numa universidade do interior de São Paulo: relato de experiência ELAINE RIBEIRO On-line
317 ENSINO HÍBRIDO: EFEITO SOBRE APRENDIZADO, ESTRESSE E ANSIEDADE DE PROVA Fernanda Klein Marcondes Presencial
323 Currículo como vetor para o desenvolvimento de comunidades de formação: conhecimentos e experiências curriculares vivenciadas através da modelagem pedagógica denominada Edu Experience nas Licenciaturas Cristiane Maria Schnack On-line
326 Percepções de Professores da Rede Pública Municipal de um município do Sul de Santa Catarina sobre as Tecnologias Digitais na Educação no Período Pós-Pandêmico Aline Coêlho dos Santos On-line
327 Práticas formativas da docência na Educação Superior Viviane Ines Weschenfelder Presencial
328 GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS BIOANALÍTICAS Luis Eduardo Zdanski de Souza On-line
330 CONHECIMENTOS E SABERES NO ENSINO SUPERIOR: UM DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Flávia Lopes Barbosa Siqueira Presencial
332 Curso de Pedagogia a distância da UERJ: histórico e gestão de sua inserção no Consórcio CEDERJ Solange Lucena On-line
334 REVISITANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS DESDE A ABORDAGEM DE APRENDIZADO CENTRADA NO ESTUDANTE Ligia Campos Bispo Presencial
336 Alemão na Unicamp – novas realidades, novas respostas Norma Wucherpfennig Presencial
337 Neuroeducação e Arquitetura: A percepção de motivação, estresse, ansiedade e estilos de aprendizagem em Trabalho final de Graduação. Julio César Alves Ferreira Presencial

* Caso seu trabalho não tenha a forma de apresentação não informada (não consta), entrar em contato com a organização do evento para regularização (infoea2@unicamp.br)

 

Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters – 23/9/23

Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui

Id Título Enviado por: Apresentação
3 Desnaturalização ideológica do Modelo Autônomo de Letramento: práticas e docência pela perspectiva crítica Francisco Arquer Thome Presencial
4 A diversidade sexual e de gênero no ensino superior: estratégias de prevenção de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ nas universidades Enayton Perassoli On-line
5 Extensão universitária: A teoria e a prática se inter-relacionando para que mudanças práticas sejam possíveis Luís Henrique Bortolai On-line
8 Formação em Cursos Superiores de Computação: Ética e Agência Moral frente à expansão da Inteligência Artificial Roberto Cardoso On-line
9 Uso da TpM (Three-Phase Methodology) para Ensino de Internet das Coisas: do Ensino Técnico de Nível Médio ao ensino Superior Luiz Carlos Branquinho Ferreira Presencial
10 PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA BÁSICA CARLA BORGES DE ANDRADE On-line
12 Integração ensino-extensão: proposta de avaliação de impacto para uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica Michel Mott Machado On-line
16 Territorialidade nos programas curriculares das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: Paulo Constantino On-line
17 A colaboração da inteligência artificial para a educação à distância no ensino superior Bruna Siqueira On-line
18 Fatores de influência na retenção do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior pública Joiciane Rodrigues de Sousa On-line
19 Competências Socioemocionais na Educação Profissional Tecnológica de Graduação: Paulo Constantino On-line
22 Experiências curriculares para aprender a “pensar de verdade”: Escrevivências em escolas municipais do Rio de Janeiro GISELLE DA SILVA SANTOS On-line
27 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DE INTERAÇÃO EM AULAS REMOTAS Deborah Araújo Dionizio da Silva On-line
28 Ações educativas em saúde auditiva e formação de estudantes de música Pierangela Simões On-line
30 Autorregulação da aprendizagem enquanto metodologia de ensino João Paulo da Mata Nogueira Presencial
32 DISCENTES DE ENFERMAGEM EM UMA CLÍNICA ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Thays de Freitas Adami Presencial
35 ASSESSORIA PEDAGÓGICA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NA UFSCAR Elaine Maldonado Presencial
36 A realização de Ideathons no Ensino Superior para o desenvolvimento do empreendedorismo no IFMA Campus Barra do Corda Luciana Helena da Silva Brito On-line
38 ESTAÇÕES PRÁTICAS DE HABILIDADES CLÍNICAS PARA O ENSINO DE NEOPLASIA PROSTÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maiza Hipolito Presencial
39 PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A UM SERIOUS GAME APLICADO NA DISCIPLINA SAÚDE MULHER Maiza Hipolito Presencial
40 Inovação e tecnologia digital no ensino e aprendizagem de línguas: Perspectivas e possibilidades pedagógicas Josimayre Novelli On-line
45 Transformando a metodologia de avaliação de disciplinas conteudistas através da metodologia de projetos integrados Anibal Azevedo On-line
47 PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FMVZ – UNESP – CÂMPUS DE BOTUCATU José Roberto de Lalla Júnior On-line
48 A busca pela expressividade da voz radiofônica Thiers Gomes da Silva On-line
49 O Gradcast UFG: Os podcast como formação continuada Amone Inácia Alves Presencial
50 DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied-Ufal para a pós-graduação Weider Alberto Costa Santos On-line
51 LEITURAS DAS BIBLIOGRAFIAS, DOMÍNIO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA E QUALIDADE DA FORMAÇÃO Cláudio Rodrigues da Silva On-line
52 PIBIC Ensino Médio: uma experiência de iniciação à metodologia e orientação científica FABIANA VITTA Presencial
53 PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E DOCENTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E IMPACTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM Bruna Dos Santos Tomasini On-line
54 EDUCAÇÃO FINANCEIRA Guilherme Araújo Soares On-line
55 Um Relato de Experiência sobre experimentação investigativa com professores sem formação em Química Yana Bárbara da Silva Teixeira On-line
56 Inovações nas Metodologias de Docência em habilidades e técnicas culinárias I e II na graduação em Gastronomia do IFCE campus Baturité LEANDO FLAVIO RESTREPO FROTA On-line
57 Interiorização do ensino superior na Amazônia Brasileira: um estudo de caso no programa To Graduado da UNITINS. José Fernando Bezerra Miranda Presencial
58 Integração ensino-extensão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): o caso do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS) Fábio Luiz Tezini Crocco Presencial
59 Transferência de Conhecimento na área do Ensino: qual é o nosso lugar? Humberto Perinelli Neto On-line
60 Avaliação formativa em Álgebra Linear: contributos de tarefas matemáticas mediadas por tecnologias digitais Ivanete Zuchi Siple On-line
61 IA na Educação: Uma Análise Bibliométrica das Pesquisas Brasileiras Sandra Rostirola On-line
62 UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruno Cabral Presencial
64 O portfólio como ferramenta avaliativa em uma disciplina do curso de Nutrição da UNICAMP Andressa Beatriz Martim Presencial
65 CRIAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA PROMOVER A TRANSPARÊNCIA E FACILITAR A GESTÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO André Mouro D’Angioli Presencial
67 A Ausência de Estudos de Gênero no curso de Pedagogia Lana Godoy On-line
70 A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DAS HUMANIDADES DIGITAIS Patrícia Mertzig On-line
71 O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR Patrícia Mertzig On-line
72 Cenas alfabetizadoras Marlí De Conto On-line
73 ENSINO DE MATEMÁTICA E O DESIGNER DE TAREFAS MATEMÁTICAS: O QUE ENTENDEM OS DOCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL? silmara bertolino On-line
74 CLASSIFICANDO EVENTOS COTIDIANOS ALEATÓRIOS: uma sequência didática com o uso de Objetos de Aprendizagem Agda Isabele Gonsalves Honorato On-line
76 Vivências em Território: os desafios da curricularização da extensão universitária Grasiela Kieling Bublitz On-line
77 PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO EM ANGOLA Eugenia Fatima Não consta *
78 APRENDIZAGEM HÍBRIDA – A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA TEREZINHA ANDRADE Presencial
81 Conhecimentos e Experiências Curriculares: Laércio de Jesus Café On-line
83 A pesquisa-ação colaborativa como estratégia formativa de docentes bacharéis Géssika Vieira On-line
84 Resgate da memória histórica acerca dos brinquedos de madeira: Carlos Alberto Oliveira de Matos On-line
86 Saúde coletiva e suas disciplinas nas matrizes curriculares de fisioterapia nas universidades públicas brasileiras: uma reflexão teórica Julia Andrade Freitas Ribeiro de Souza On-line
88 ChatGPT no ensino superior: Avanços ou retrocessos? Éder Gomes de Oliveira On-line
89 UMA CRÍTICA À FUNDAMENTALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO DECORRENTE DA LEI 11.788 (LEI DO ESTÁGIO) ALBENIR REGO BARBOSA On-line
91 Estágio, docência ou ambos? Guilherme Gonçalves Costa Presencial
92 Sequência Didática: Desenvolvimento de potenciação com TDIC ENALDO VIEIRA DE MELO On-line
93 Estágio Interdisciplinar de Vivência Quilombola: O papel da Extensão e da pesquisa na educação antirracista Lara Luisa Silvas Gomes On-line
95 APRENDIZAGEM DA ENFERMAGEM BASEADA EM COMUNIDADE PARA PREVENÇÃO DE PARASITOSES NO SUL DA BAHIA, BRASIL shauan Keven Rocha fontes On-line
99 Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada por Projeto (PBL), na Engenharia Mecânica, aplicada na disciplina de Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos. EDSON FERNANDO PEREIRA On-line
101 PROPOSTA EDUCACIONAL ALIADA AO PROJETO DE EXTENSÃO DROGAS DE ABUSO – UMA METODOLOGIA ATIVA APLICADA NAS TURMAS DE PSICOFARMACOLOGIA DOS CURSOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Kalleu Fernando de Alencar Carvalho On-line
102 A oferta de disciplina como suporte à integração do aluno ingressante no Ensino Superior em Engenharia CASSIA SOUZA GUERREIRO Presencial
103 Contribuições das Atividades de Extensão no Curso de Arquitetura e Urbanismo PATRICIA SCARABELLI Presencial
108 Extensão universitária além dos projetos de assistência social Débora Santiago Gomes de Mello Presencial
109 AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ADRIANE LIMA On-line
110 A Inteligência Artificial: possibilidades e desafios para o ensino superior Cássia Ávila Duarte On-line
113 A transição energética na Jornada Olhos no Futuro no Ciência e Artes nas Férias Roberta Ceriani Presencial
115 Cine Educação: uma proposta de integração entre extensão e ensino para a promoção a diversidade e cidadania. Carolina do Carmo Castro On-line
117 Meta-Aprendizagem em Engenharia em Meio às Tecnologias Emergentes Rogério Bastos Quirino On-line
118 USO DA FERRAMENTA TINKERCAD COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio On-line
120 Sobre o conceito de letramento acadêmico e suas implicações teóricas e metodológicas para pesquisa em educação e o ensino superior tiago aquino silva de santana On-line
124 MAPEAMENTO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DE PRODUTORES RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO. NAGIELIE MUARA SILVA On-line
125 O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Ana Maria Nunes Gimenez Presencial
129 Referencial Curricular Municipal: acompanhamento, avaliação, planejamento e formação em escolas públicas municipais Maria da Graça Prediger Da Pieve On-line
132 ALÉM DOS MUROS: INTEGRANDO ENSINO SUPERIOR E EXTENSÃO NA COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE OS MANGUEZAIS Victoria Alam On-line
135 TEMAS EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: CONTRIBUIÇÕES FREIRIANAS AO DEBATE ATUAL Gilmar Aparecido Altran Presencial
138 A reforma do ensino superior no Brasil: O modelo de ciclos e os Bacharelados Interdisciplinares da UFBA. Brian Teles Fonseca de Macedo On-line
140 O impacto do teatro e jogos educacionais no ensino de Engenharia de Produção como recursos pedagógicos para engajar e reduzir a evasão dos estudantes. Sandra Mara Santana Rocha On-line
142 Monitoria: aproximações com aprendizagens sobre/na e com docências Giovanni Bernardo Perrella Presencial
143 O desenvolvimento de uma metodologia para a produção de vídeos para o Ensino de Ciências André Amaral Gonçalves Bianco On-line
144 EDUCAÇÃO CONTINUADA DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA Márcia Thaís de Souza On-line
148 De Bubuia – O Acre na Antropologia que também é minha ANDREA MARTINI On-line
149 Avaliação centralizada no curso de Medicina da Unicamp como estratégia para qualificar o processo ensino-aprendizagem Silvia Maria Riceto Ronchim Presencial
153 ChatGPT: um aliado aos estudos na graduação? Tenisziara Moura Ferreira Presencial
158 Culturas indígenas e Design de Interiores: desafios políticos e metodológicos Viviane Gomes Marçal On-line
159 Práticas educacionais abertas no ensino superior: uma análise no contexto das competências digitais dos professores Eniel Espírito Santo On-line
160 O acervo arquiteto Decio Tozzi na BAE Unicamp e a produção de conhecimento na Universidade Ana Tagliari On-line
161 Inteligência artificial e bibliotecas universitárias Antonio Carlos Picalho On-line
163 FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS PARA AULAS INOVADORAS: TAXONOMIA DE BLOOM E METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS Giese Figueiredo On-line
164 Gestão universitária e tecnologias digitais: compreendendo o perfil do discente para ações institucionais mais assertivas Marcia Taborda On-line
165 O MOVIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA COMO PRÁTICA DE ENSINO-EXTENSÃO INCLUSIVA Juliane Aparecida Ribeiro Diniz On-line
167 A ALIAGEM CURRICULAR: A IDENTIDADE BRANCA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL Izabel Santana On-line
168 Inovações Curriculares e Pesquisas de Egresso no campo da Administração, no Brasil. Mariana Magalhães e Silva On-line
169 Gestão em Saúde no Internato do Curso de Medicina AGUINALDO GONÇALVES Presencial
172 Chat GPT: um novo paradigma para a Educação Aléxia Roche Presencial
173 Reflexões sobre a Pedagogia EAD/Híbrida pós COVID-19 JOSÉ ZUCHIWSCHI On-line
174 Estratégias para o ensino do empreendedorismo na área da biotecnologia Adriana Pagan Tonon On-line
177 O posicionamento institucional da EAD dentro da Universidade Estadual de Goiás (UEG): um relato de experiência Patrícia Simone de Araujo On-line
178 MECANISMOS PARA INCENTIVO AO ENSINO E APRENDIZAGEM ADOTADOS NA ALDEIA PEPÚBLICA, TERRA INDIGENA NUKINI, MANCIO LIMA – ACRE, BRASIL, ENTRE ALUNAS E ALUNOS ESPECIAIS FRANCISCA EUSILENE MANEIRO NUKINI On-line
181 Estereótipos do Contador na Imprensa Brasileira Ricardo Garcia On-line
183 AFROCENTRICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência curricular ancestral Laura Cristina Feitosa de Carvalho On-line
184 TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO CURSO DE FARMÁCIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA Marinês Pérsigo Morais Rigo On-line
186 EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS ERIANE SOUSA On-line
187 Ecoando Saberes ADEMIR ADEODATO On-line
188 Se afeta, é afeto: representações sociais de professor sobre a (in)disciplina no ato de ensinar e aprender Antonia Magaly Conceição de Oliveira On-line
189 A inclusão Institucional JAILMA Cruz DA SILVA On-line
190 Didática, Museu e Patrimônio Cultural: professores/as em formação inicial e a construção de percursos formativos Dayane Vieira da Silva Presencial
191 O PAPEL DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Magali Alves Albuquerque On-line
192 A EDUCAÇÃO COMO UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA Simone Maria Spanhol On-line
195 ANTROPOLOGIA E TURISMO – PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Davi Bento On-line
196 Implementação do DOPS (Direct Observation of Procedural Skills) como ferramenta de avaliação de disciplina prática em Audiologia no Curso de Fonoaudiologia da Unicamp Maria Isabel Ramos do Amaral Presencial
197 A simbiose como estratégia de otimização pedagógica Ivoneti da Silva Ramos Presencial
199 Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19 Caroline Tavares de Souza Clesar On-line
200 Educação Digital, Currículos e Cultura Escolar: compartilhando saberes e práticas Thaís Tezani On-line
201 Globalização, Tecnologias e Cultura Digital em Contextos de Pós-Graduação: Possibilidades e Desafios Interculturais Maria Cristina Lima Paniago On-line
203 Metodologias Ativas no Ensino Superior: compartilhando experiências Thaís Tezani On-line
206 Universidade das Crianças (UC – UFV): Despertando a Curiosidade Científica e Conectando Saberes para Transformar Realidades Priscila Silveira On-line
209 IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Priscilla Mendes On-line
210 Aplicação da impressão 3D em projeto de extensão no ensino superior em hospital de tratamento de câncer Celio Favoni On-line
213 Simulação Realística: construção de cenários simulados e uso dos simuladores por docentes da área da saúde Paula Michele Lohmann On-line
214 Proposta de extensão universitária sobre letramento em saúde em uma APAE do interior de São Paulo: Relato de Experiência Laura Melli Chequito On-line
216 PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO-EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS Lílian Natália Ferreira de Lima On-line
217 OS SABERES DOCENTES: das narrativas autobiográficas brasileiras para educação em direitos humanos silmara bertolino On-line
218 Formação e desenvolvimento docente para a educação universitária do século XXI: um relato de experiência Josiléia Curty de Oliveira On-line
220 Estágio Docente: Conectando Saberes e Cuidado no Território da Saúde Coletiva Karina Magrini Carneiro Mendes Presencial
222 ROBÓTICA, UMA DIN MICA CRIATIVA E RESILIENTE PARA OS NATIVOS DIGITAIS E SEUS ASCENDENTES silmara bertolino On-line
225 Aspectos da formação empreendedora: um estudo sobre a trajetória de empreendedores vinculados a Unicamp e a Agência de Inovação da Unicamp – Inova Fábio Aparecido de Jesus Presencial
227 Soluções digitais possibilitam divulgação de pesquisas, criação e desenvolvimento de projetos remotos India Mara Martins Presencial
229 Redação nota mil Aline Oliveira Presencial
230 METODOLOGIAS ATIVAS: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AVALIATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO YARA DA PAIXÃO FERREIRA On-line
231 AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: Pesquisa de Campo na Universidade Federal do Maranhão (Campus Dom Delgado) DÉBORA THALITA SANTOS DO AMOR DIVINO On-line
234 Cyano Laércio Neto On-line
235 Pesquisa etnográfica na licenciatura em Letras MÁRCIA MENDONÇA Presencial
236 Contribuições da Aprendizagem Móvel para Experimentos Didáticos em Ensino de Física Diego Samuel Rodrigues Presencial
238 A INOVAÇÃO DO USO DA MÁSCARA LARÍNGEA NO CURRICULO DE ENFERMAGEM Maria Gorete Nicolette Pereira On-line
239 Ei, Esse é o meu Táxon! Laércio Neto Presencial
240 Integrando Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades: Rumo à Formação de um Engenheiro Holístico Régis Pasini On-line
241 Centralidade no Conhecimento para Formação de Professores: desestabilizando discursos Cíntia Aparecida Oliveira de Medeiros On-line
242 Extensão e Dinâmicas de Aprendizagem: Saúde e Comunidade na USF Karina Magrini Carneiro Mendes Presencial
244 Chronos escolas literárias: Aline Oliveira Presencial
247 O PROFESSOR E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS Yuri Oliveira Presencial
248 A simulação a múltiplas vítimas na enfermagem como ferramenta de avaliação formativa. Elaine Valias Presencial
249 Disciplinas de Laboratório de Física Básica: de reforço de teorias para habilidades experimentais Luiz Zagonel Presencial
250 Potenciação: Algumas Reflexões Realizadas no PIBID Stephany Castro Carvalho de Simone On-line
251 Curricularização da extensão: um desafio a ser superado Yuri Oliveira Presencial
255 A fabricação digital no ensino de biologia celular como uma proposta para a aprendizagem inclusiva Bianka da Silva Rauber Presencial
264 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UEG/UnU INHUMAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS FREIRIANAS PARA A EDUCAÇÃO CRISTIAN ANDREY PINTO LIMA On-line
268 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESAFIO PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR Eugenia Aparecida de Aguiar On-line
271 Extensão Universitária e a Agricultura Familiar: oficina de desidratação de alimentos e qualidade de cachaça Gabrielly de Paula Carvalho On-line
272 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O USO DO MOBILE LEARNING: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, EM MOSSORÓ Francisco Bismak Freire Batista On-line
273 AO REDOR DO TEXTO: O QUE REVELAM OS GRADUANDOS DE ENGENHARIA MIRELLE OLIVEIRA DA CRUZ On-line
277 Justiça Consensual para todos Leonardo da Silva Garcia On-line
281 Inovação pedagógica no componente de língua portugues dos cadernos de aprendizagem do estado de São Paulo: gêneros multissemióticos e digitais no Currículo em Ação Victor Schlude Presencial
282 DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva On-line
283 ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES? Terezinha dos Anjos Abrantes On-line
286 A Utilização do Software Scratch como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem Walteno Martins Parreira Júnior Presencial
287 A inovação e democratização no ensino à distância no Brasil Ana Carolina Ribeiro On-line
290 Efetividade na integração ensino, comunidade e serviço no curso de enfermagem da Unimax Carolina Lima On-line
291 Aprendizagem autodirigida em espaços heterodirigidos Gustavo Simas Presencial
292 MULHERES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, MERCADO DE TRABALHO E SOCIEDADE Janaina Chaves Macedo Não consta *
293 Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores-FCL/Assis como um “terceiro espaço” universidade/escola Rozana Aparecida Lopes Messias Presencial
295 Tecendo Experiências de Cursos de Extensão EaD em uma Universidade Pública de Minas Gerais: desafios e possibilidades Adálcio Carvalho de Araújo Presencial
299 Ensaio formativo sobre Educação para Cidadania Global RODINEY MARCELO BRAGA SANTOS On-line
300 A Construção do Conhecimento Através da Extensão Universitária TATIANA SANTOS BORBA On-line
304 TECENDO DISCURSOS SOBRE O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER Joana d’ArcFelipe Felipe On-line
307 Práticas de extensão na graduação através de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Jaime Izuka Presencial
308 Metodologias Ativas e a Formação de Administradores: um estudo à luz das novas diretrizes curriculares de Administração Letícia Resende Miranda On-line
312 DESCAMINHOS DA METODOLOGIA ATIVA NA ACADEMIA DE ADMINISTRAÇÃO: uma proposta de retorno às origens Letícia Resende Miranda On-line
314 Role Play no ensino dos períodos clínicos e mecanismos de parto: Relato de experiência ELAINE RIBEIRO On-line
319 DAS TESSITURAS SISTÊMICAS À IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO Ligiani Cordeiro dos Reis On-line
321 Aprendendo com IA Marcelo José Silva On-line
322 TECH TALK NO METAVERSO Thiago Depoi Stoll On-line
324 Introdução à engenharia através de práticas de extensão. Jaime Izuka Presencial
325 A utilização da tecnologia educacional como instrumento de inovação no módulo de estágio curricular obrigatório em Serviço Social JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES Presencial
329 FORMAÇÃO JURÍDICA: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES E A PREPARAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE DIREITO PARA AUTONOMIA NA ADVOCACIA BRUNA LUIZA SOARES DE SOUZA On-line
333 EDUCAÇÃO INDÍGENA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS TRADICIONAIS E CURRICULARES NA ESCOLA MARIA FRANCISCA TEMBÉ NA TERRA INDÍGENA ALTO RIO GUAMÁ -TIARG-PA. Lena Cláudia dos Santos Amorim Amorim On-line
335 A curricularização da extensão na graduação de Medicina elson romeu farias On-line

* Caso seu trabalho não tenha a forma de apresentação não informada (não consta), entrar em contato com a organização do evento para regularização (infoea2@unicamp.br)


Obs: Os trabalhos não listados nas categorias acima não atingiram a nota de corte do evento, conforme critérios utilizados pela comissão científica na avaliação dos trabalhos, apresentados no link sobre submissão dos trabalhos.