As seguintes Oficinas serão ministradas no dia 5 de Novembro. Veja a programação e os locais abaixo. É possível se inscrever em apenas uma delas, por meio do mesmo cadastro no evento (caso já tenha se inscrito no evento e não tenha escolhido ainda sua oficina, basta entrar novamente em sua ficha e alterar).

Para entender a localização dos workshops, verifique o mapa do evento.

Link para todas as transmissõeshttps://eduplay.rnp.br/app/canal/ggte


Programa de oficinas

2o Dia – Tarde

14:00 – 15:30 – Sessão de Oficinas 1, 2, 3 e 4 (Auditório Principal e Anfiteatros 1, 2 e 3)

Oficina 1 – Auditório
Híbrida: A aprendizagem ativa como orientação estratégica do Centro IDEA-UMinho: uma sinergia para promover e consolidar a inovação pedagógica no plano institucional (Manuel João Costa e Rui Oliveira – UMinho, Portugal)

Nesta oficina, os participantes podem esperar uma experiência dinâmica e interativa, que combina narração do percurso do Centro IDEA-UMinho desde a sua criação em 2017 até aos dias atuais, destacando a evolução e as principais atividades realizadas. Será demonstrada como a aprendizagem ativa tem sido uma estratégia fundamental para a disseminação de práticas inovadoras na universidade, revelando-se uma preciosa mais-valia ao longo do tempo. Além disso, a oficina promoverá momentos de troca, onde algumas das metodologias e oficinas já promovidas pelo centro serão apresentadas, proporcionando uma oportunidade prática de conhecer e experimentar essas abordagens. Espera-se que os participantes possam ampliar o seu entendimento sobre a importância da aprendizagem ativa, refletindo sobre como essa pode ser estimulada institucionalmente e utilizada como elemento chave para fortalecer uma cultura pedagógica inovadora e participativa, que contribua para o sucesso e o envolvimento de toda a comunidade académica.

Oficina 2 – Anfiteatro 1
Presencial: Atividades didáticas com Arduino: Pensando em Competências Digitais

(Gildo Girotto Junior  – IQ/UNICAMP)
Nesta oficina, trabalharemos com o uso de sistemas simples envolvendo sensores e Arduino. A intenção é pensar em como esta ferramenta de baixo custo pode ser utilizada para o desenvolvimento de noções básicas de programação, uso de sistemas de IA para a geração de códigos e na estruturação de abordagens didáticas baseadas em problemas. Temos por intenção o trabalho com aspectos associados não apenas a técnica, mas também ao desenvolvimento de competências digitais docentes. Esta é uma oficina que trabalha com conhecimentos básicos da prototipagem em Arduino, não sendo necessários conhecimentos prévios sobre o sistema. Recomenda-se, inclusive, para profissionais que tiveram pouco ou nenhum contato com o sistema.

Oficina 3 – Anfiteatro 2
Híbrida: Práticas de Educação Inclusiva, Ética e IA/Tecnologias Digitais (Lubienska Ribeiro – UNICAMP e Paulo Capel – USP)

A proposta da oficina é, em um primeiro momento apresentar exemplos de Tecnologia Assistiva desenvolvidos em universidades públicas e ações promovidas pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que esse conhecimento e produtos cheguem aos usuários com deficiência. Em um segundo momento, a partir de dinâmicas em grupo, os inscritos serão convidados a interpretar necessidades e propor soluções de Tecnologia Assistiva para superar limitações de funcionalidade em atividades de vida autônoma ou educacionais.

Oficina 4 – Anfiteatro 3
Presencial: Computação Afetiva com algoritmos de aprendizado de máquina (Helena Reis e Anderson Marcolino- UFPR)

A oficina aborda como a Inteligência Artificial (IA) pode apoiar o ensino superior por meio de ferramentas de personalização e da computação afetiva. São discutidos os fundamentos conceituais e técnicos da área, incluindo modelos de emoção, captura e processamento de sinais afetivos (texto, voz, imagem e dados fisiológicos), bem como técnicas de análise e classificação. Serão apresentados exemplos de aplicação em contextos educacionais, como monitoramento do engajamento, feedback adaptativo e gamificação afetiva. Além de demonstrações interativas, a oficina destaca os benefícios pedagógicos da IA para a tomada de decisão docente e os desafios éticos relacionados à privacidade, viés e uso responsável de dados sensíveis no ensino superior.

15:30 – 16:30 – Coffee Break e Sessão de Pôsteres (Espaço das Artes)

16:30 – 18:00 – Sessão de Oficinas 1, 2, 3 e 4 (Auditório Principal e Anfiteatros 1, 2 e 3) – continuação