Sara Dias-Trindade
Universidade do Porto, Portugal
Doutora em História e em Ciências da Educação e pós-doutora em Tecnologias da Educação e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Diretora do Mestrado em Ensino de História e investigadora integrada do CITCEM, pertencendo ao grupo “Educação e Desafios Societais”. Até 2023, foi investigadora no CEIS20, onde integrou a sua equipa de coordenação científica e coordenou o Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais. Nos últimos anos tem também coordenado diversos cursos de formação de professores em ambientes digitais, primeiro na Universidade de Coimbra, onde foi docente até 2022, e, atualmente, na Universidade do Porto. As suas áreas de interesse e investigação são as da Didática, da Formação de Professores e da Educação Digital. Entre os projetos de investigação em que tem participado, destacam-se os projetos UC-AIPED, Aprendizagem e Inovação Pedagógica,a Reitoria da Universidade de Coimbra (entre 2020 e 2022), Competências Digitais dos Professores Portugueses (CoDiProPT), que coordenou entre 2018 e 2022 e Cidades do norte da Lusitânia em cenários de aprendizagem 3D (que coordena desde o início de 2023).
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Manuel João Costa
Universidade do Minho, Portugal
Nasceu no Porto em 1969. Professor Associado na Escola de Medicina (então designada Escola de Ciências da Saúde) desde 2011.Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto em 1991. Doutor em Ciências Biomédicas pela mesma Universidade em 1997. Ingressou na Universidade do Minho, como Professor Auxiliar em 2004. Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Minho entre 2017 e 2018. Desenvolve a sua atividade de ensino nas áreas da bioquímica e biologia molecular e em educação nas ciências da saúde. Faz investigação em educação no ensino superior, com enfoque na educação médica e das ciências biomoleculares. Neste âmbito, editou 1 livro, foi autor de 3 capítulos em livros e mais de 60 artigos científicos indexados internacionalmente. Na escola de medicina, desempenhou o cargo de coordenador da Unidade de Educação Médica. Foi Presidente do Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau e licenciado entre os anos letivos 2013/14 e 2017/2018. No mesmo período, foi responsável pelo programa anual de desenvolvimento docente dessa Escola. Na Universidade do Minho, participou na fundação do Centro IDEA-UMinho.
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Rui Oliveira
Universidade do Minho, Portugal
Rui Oliveira é Professor Auxiliar da Escola de Ciências, farmacêutico e doutorado em Ciências. Leciona unidades curriculares da área da biologia molecular e celular em vários cursos de licenciatura e mestrado da Escola de Ciências e da Escola de Engenharia da UMinho. Tem desenvolvido longa atividade de direção de curso como membro da direção da Licenciatura em Biologia Aplicada, da qual foi diretor. Tem interesse na aplicação de recursos da internet e de tecnologias de informação no ensino, dinamizando a sua atividade letiva através da utilização de bases de dados biológicos, blogues e audience response systems.
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Cassio Cabral Santos
Universidade de Lisboa, Portugal
Professor auxiliar convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, doutor e mestre em Educação com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação, possui pós-doutorado em competências digitais pela Universidade de Sevilha. Integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) como membro integrado e exerce a função de diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Arnaldo Pinto Junior
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Livre-Docente em Conhecimento e Linguagem, doutor e mestre em Educação pela Unicamp. Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Líder do Grupo de Pesquisa
Memória, História e Educação. Pesquisador Associado do Centro de Memória-Unicamp (CMU), investiga questões relativas ao ensino de História, livro didático e formação
docente. Coordenador do Centro de Memória da Educação entre os anos de 2018 e 2021 e do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (ea2) da Pró-Reitoria de Graduação entre 2021 e 2025. Na condição de coordenador do ea2, participou da criação da Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES) constituída por nove instituições públicas do estado de São Paulo para fomentar os debates e investigações acerca da Pedagogia Universitária. A partir de junho de 2025 passou a atuar como assessor docente no Gabinete do Reitor da Unicamp.
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Romero Tori
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na educação, em especial as imersivas, como realidade virtual, realidade aumentada e metaversos. Bolsista de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Autor do livro “Educação sem Distância”. Membro do Conselho de Educação Superior da Bett Brasil. Chair para a América Latina da Immersive Learning Research.
Ricardo Edgard Caceffo
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
Atualmente assessor técnico da presidência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Desenvolve pesquisas relacionadas a educação em computação, informática na educação e interação
humano-computador. Realizou graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Instituto de Computação da Unicamp e pós-doutorado na University of British Columbia (UBC), no Canadá.
Currículo Lattes
Google Acadêmico
Website
Ligia Tchaicka
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Realizou estagio de pos-doutoramento na Cambridge University (UK). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Maranhão, docente do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (mestrado), do Programa de Pós-Graduação da Rede ProfAgua e do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte (doutorado). Coordena o Núcleo de Tecnologias para a Educação da UEMA – UEMANET. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UEMA
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Gildo Girotto Junior
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professor Livre Docente no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, licenciado pela UNESP – Campus Araraquara, mestre e doutor em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atuou em estágio de pesquisa externa (pós-doutorado) na Universidade do Porto – Portugal durante os anos de 2023 e 2024. Foi professor da educação básica durante 9 anos, atuando em escolas estaduais, municipais, federais, em instituições de ensino privadas e em cursos pré-vestibulares. Em 2016 ingressou como docente de ensino superior na Universidade Federal de Lavras e em 2017 iniciou sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas. Ao longo de sua carreira, suas pesquisas desenvolvidas versaram sobre a área de formação de professores com ênfase na análise e desenvolvimento de conhecimentos profissionais e tecnológicos para o ensino, práticas interdisciplinares e propostas de divulgação científica, envolvendo investigações sobre natureza da Ciência e negacionismo científico. Atuou na orientação de bolsistas do PIBID e atualmente do Residência Pedagógica. Suas pesquisas atuais estão direcionadas às linhas de investigação sobre a formação e desenvolvimento de saberes e conhecimentos profissionais docentes; desenvolvimento e análise de materiais didáticos para o ensino de química com o uso de tecnologias e investigações sobre divulgação científica. Dentro destas linhas, um dos focos de interesse atual envolve o estudo de competências digitais docentes, práticas educacionais STEM e STEAM e o uso de sistemas de inteligência artificial
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Sônia Caldas Pessoa
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Sônia Caldas Pessoa é Professora de Comunicação Social e do PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista PQ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Professora visitante no Institut Mines-Telecom Évry, França, (2023/2024), bolsa Capes-Print. Co-coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências, Rádio Terceiro Andar e Laboratório de Experimentações Sonoras (FAFICH/UFMG). Autora dos livros Afetos de mãe: amor, morte e vida (2024) e Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas (2018). Em 2018 recebeu o Prêmio O Erasmus+, programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto para o período de 2014 a 2020. Coordena projeto financiado pela Fapemig. Dedica-se a estudos sobre deficiências e acessibilidades há 20 anos.
Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins – EEL (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2007). Livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2023). Chefe de Gabinete na Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp (Julho de 2023 a Abril de 2024) e Diretora Acadêmica na mesma instituição (desde Maio de 2024). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica. Pertence ao grupo de pesquisa Monitoramento, Controle e Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água. Realiza pesquisa e extensão na área de Hidráulica e Educação Ambiental. Coordena Programa de Extensão Ecoedu Ambiental desde 2006. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGT) (2009- Atual) como membro permanente e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) (2021- Atual) como membro colaboradora. Exerceu os seguintes funções dentro da Unicamp: Coordenadora de Biblioteca (2006-2009), Coordenadora Associada de Graduação (2012-2013), Coordenadora de Graduação ((2013-2015), Vice-Presidente da Comissão Central de Graduação (2014), Coordenadora do Laboratório de Extensão Ecoedu (2006-Atual), Coordenadora do Laboratório de Hidráulica (2012-Atual).
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Gisele Silva Araújo
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
Doutora (2022) e Mestre (2018) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (2014), pela Unesp, Presidente Prudente. Servidora Pública Estadual na Unesp, Presidente Prudente, assessorando o Comitê de Ética em Pesquisa, a Comissão Permanente de Pesquisa e o Comitê Local de Internacionalização no âmbito da Seção Técnica Acadêmica. Desenvolve Projetos de Pesquisa relacionados à Tecnologia Assistiva, Serious Games, Gamification e Inclusive Design no contexto da Inclusão Escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Presta consultorias e assessorias quanto ao desenvolvimento de Inclusive Game Design. Atua como mentora quanto a elaboração de protocolos de Revisões Sistemáticas, Revisões Integrativas e abordagens cienciométricas. Ministra oficinas, cursos e palestras nas temáticas: inclusão escolar de estudantes neurodiversos; jogos digitais inclusivos e procedimentos metodológicos na área de Educação. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa As Tecnologias de Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas e à Docência (TICPPD, Unesp, São José do Rio Preto) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva e Atividade Motora Adaptada (Gepitama, Unesp, Presidente). Associada a Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (Sobama); Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
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Leonardo Tomazeli Duarte
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2004). É mestre em Engenharia Elétrica pela Unicamp (2006), doutor pelo Institut Polytechnique de Grenoble (Grenoble INP – Université Grenoble Alpes, França) (2009), na modalidade Signal, Image, Parole, Télécom, e livre-docente pela Unicamp (2020). Realizou estágio pós-doutoral na Université Toulouse III Paul Sabatier (França) (2023). É Professor Associado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Sua pesquisa está inserida nas áreas de inteligência artificial, aprendizado de máquina, processamento de sinais e apoio à decisão multicritério. É Pesquisador Principal no Centro de Pesquisa Aplicada (CPA-FAPESP) em Inteligência Artificial BI0S (Brazilian Institute of Data Science). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura (PPGEPM) da FCA (2015-2017) e Coordenador de Pós-Graduação da FCA (2017-2021). Atuou como assessor na Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp (2021-2023). Desde 2025, atua como assessor da Diretoria Executiva de Tecnologia de Informação e Comunicação (DETIC) da Unicamp, onde coordena o Centro de Referência em Tecnologias de Inteligência Artificial. É Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). É membro dos comitês técnicos Signal Processing Theory and Methods (SPTM) e Machine Learning for Signal Processing da IEEE Signal Processing Society (IEEE-SPS). Atuou como professor visitante na École de Génie Industriel (Grenoble INP, França) em 2016, na Université Paris Cité em 2024 e no Toulouse INP (2025). Recebeu da Unicamp, em 2017, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz. Em 2022, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), período 2023-2027, na área de Ciências da Engenharia.
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Isabelle Bezerra Cordeiro
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, ministrando as disciplinas de Biofísica, Purificação de Biomoléculas e Bioética. É professora permanente do quadro do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFAM, atuando nas áreas de Biologia Molecular, Biorremediação e Bioquímica. É vice-coordenadora do Curso de Graduação em Biotecnologia da UFAM e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação Bacharelado em Ciências Biológicas. Coordena a Liga Acadêmica de Biotecnologia, pólo UFAM. É embaixadora do CNPEM na UFAM. Obteve doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular da UNICAMP e mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFAM. Tem experiência na área de proteômica, biorremediação, bioquímica de microrganismos, purificação de proteínas, biologia molecular e ensino de biofísica.
Tiago Weizenmann
Universidade do Vale do Taquari (Univates)
Filho de professor e, por isso, desde criança, viveu a educação tanto na escola como dentro de casa. Trabalhou como professor do ensino fundamental e médio em escolas municipais, estaduais e particulares em municípios do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e atualmente é docente na Universidade do Vale do Taquari, Univates, na cidade de Lajeado/RS. Além de ter feito magistério, cursou licenciatura e mestrado em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2005; 2008) e fez seu doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs, 2015). Na Univates, é professor da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico, tendo também atuado na pró-reitoria de ensino adjunta. Integra a gestão da reitoria 2025-2028 como pró-reitor de Ensino e Extensão. É avaliador do BASis pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar as avaliações in loco nas instituições de educação superior. Tem interesse pelos seguintes temas: História, Imigração, História da Educação, Formação de Professores e Docência Universitária.
Angelo Luiz Cortelazzo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutorado em Biologia Vegetal (1989) e Livre docência (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002, Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza – FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até julho de 2013). Membro da Diretoria Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – Forgrad, gestão 1999-2000 (Coordenador da Regional Sudeste) e 2000-2001 (Vice-Presidente); Presidente da Câmara de Educação Superior do CEE-SP nos biênios ago/2004-jul/2006 e ago/2011-jul/2013. Possui inúmeras publicações na área biológica e da educação, participações e organização de congressos, palestras e outras. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996. De fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017 atuou como Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, onde também foi formador autor de disciplinas dos cursos de licenciatura.
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Jacqueline do Socorro Costa Teixeira Caramori
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB, UNESP. Graduada em Medicina Humana pela Universidade Federal do Pará (1986), residência médica em Clínica Médica e Nefrologia (1987-1990) e Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica/Nefrologia pela FMB – UNESP (1999). Especialização em Educação para Profissionais de Saúde da Universidade Federal do Ceará (FAIMER Brasil). Atual: Coordenadora do Núcleo Negro da Unesp de Pesquisa e Extensão (NUPE FMB). Coordenadora do Eixo de Extensão em Saúde do Currículo de Medicina da FMB. Médica na Diálise Peritoneal do HC da FMB. Orientadora na Pós-graduação Fisiopatologia em Clínica Médica; e líder do Grupo de Pesquisa: ANANSE – Núcleo Negro de Saberes em Saúde, Educação e Cultura. Pertence a Associação Brasileira de Educação Médica. Atua em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Educação em Saúde. Termos mais freqüentes na contextualização da produção científica atual: Educação em Saúde, Diversidade, Inclusão, Ações Afirmativas, Diálise, Nutrição, Osteometabolismo
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Priscila Praxedes Garcia
Centro Paula Souza (CPS)/Cesu
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/Esalq), Designer Instrucional (Escola Britânica de Artes Criativas Tecnologia – EBAC), MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais (CEETEPS – em andamento). Professora de ensino superior tecnológico no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) desde 2013. Atualmente, é responsável pela Divisão de Diretrizes Pedagógicas, Análise e Formulação de Currículos da Unidade de Ensino Superior de Graduação – Cesu do CEETEPS
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Paulo Marcondes Carvalho Junior
Instituto Educater
Médico, concluiu o mestrado e o doutorado em engenharia biomédica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas, além do mestrado pelo Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Univ. de Illinois em Chicago. Atualmente é diretor do Instituto Educater em São Paulo e avaliador de curso de medicina para o INEP. Foi Diretor Executivo de Medicina do Grupo Afya Educacional e professor do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT). Foi docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), na Disciplina de Informática em Saúde. Foi docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico “Saúde e Envelhecimento” na FAMEMA. Atua na área de Saúde, com ênfase em Informática em Saúde e Educação para Profissionais de Saúde. É professor do Programa Faimer para América Latina (FRILA) pela Universidade Católica do Chile. Foi professor do Programa FAIMER Brasil para Formação Docente na Área de Saúde da Universidade Federal do Ceará. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Marília (2014-2016), do Conselho de Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação (2015) e do Conselho Municipal de Saúde de Araranguá/SC (2016-2018). Representante Latino-Americano no Board of Directors da associação The Network – Towards Unit for Health e do Executive Board da Pan-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Esteve na Comissão de Implantação do Curso de Medicina do Campus Araranguá/UFSC. Foi membro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do MEC (2013-2018).
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Eliana Martorano Amaral
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua. Concluiu o mestrado (1992) e doutorado em Tocoginecologia (1996) e também fez sua Livre-Docência (2006) na Unicamp. Tem pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva, com o tema da morbidade materna grave (near miss) e especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, em 2003-4. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde (Napes) na FCM/Unicamp desde maio/2021. É presidente do Infection During Pregnancy Committee, da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia). Facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA desde 2018. Docente-convidada do programa de Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação das Profissões de Saúde, Universidade do Minho/Portugal. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Também é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com mandato até agosto/2023. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp de 25/abril/2017 a 26/abril/2021. De 2007 a 2017, foi co-diretora do Programa de Desenvolvimento ente Faimer Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, da Febrasgo e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp, membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho/2013 a abril/2017 e chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro/2015 a abril/2017. Foi diretora da Divisão de Obstetrícia do CAISM-UNICAMP de 05/2003 a janeiro/2011 e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março/2011 e abril/2013.
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Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Research Scholar na Harvard University (2014-2015) com bolsa Capes. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Especialista em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992). Atualmente é Assessora Pedagógica e Coordenadora de Apoio Acadêmico da Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Ciências Medicas. – curso de Medicina. Tem experiência na área de Educação Superior, atuando nos seguintes temas: Aprendizagem, Metodologia de Ensino, Educação Médica, Didática do ensino Superior e Avaliação.
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Aparecida Maria Zem Lopes
Centro Paula Souza (CPS)/Fatec Jahú
Doutora em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP – São Carlos, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, Bacharel em Ciências da Computação pela USP – São Carlos. Professora e pesquisadora em Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, na Fatec Jahu/SP, com temática atual “Mulheres em Tecnologia: um estudo para estimular e desenvolver competências em STEM nas diversas etapas do ensino”. Coordenadora do grupo de pesquisas “Girls in STEM – Fatec Jahu” que conta com alunas e alunos na Fatec Jahu. Colaboradora no GT Mulheres nas TIC, no GT Tecnologias Educacionais e no Grupo IA STHEM Semesp – Metared Brasil.
Claudia Maria de Lima
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)
Graduada em Jornalismo e Pedagogia, com mestrado em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas (1996), doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2000) e Livre-Docência em Mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela UNESP (2020). Sou Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho ? UNESP/Campus de São José do Rio Preto, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Campus de Presidente Prudente e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado ?As tecnologias de informação e comunicação, práticas pedagógicas e a docência?. Atuo na interface das áreas de Educação, Comunicação e Psicologia, com ênfase em ensino e aprendizagem na escola e suas relações com mídias, tecnologias da informação e comunicação, formação de professores e Teoria das Representações Sociais.
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Marcos Raimundo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professor Adjunto do Instituto de Computação da Unicamp. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Seu trabalho no mestrado envolveu a criação de novas estratégias de solução do problema de roteamento e estoque. Durante o doutorado desenvolveu um arcabouço algorítmico que utiliza otimização multiobjetivo e ensembles para a solução de problemas de aprendizado de máquina. Fez pós-doutorado na Escola de Matemática Aplicada da FGV no projeto “Modelos Matemáticos e Computacionais de Otimização de Estratégias de Redução dos Níveis de Violência no Brasil”, tendo atuado nas áreas de interpretabilidade e imparcialidade em machine learning, além de trabalhar com ciência de dados e visualização aplicado à criminalidade. Trabalhou na Escola Politécnica – UFRJ como Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Industrial. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação, tendo trabalhado/trabalhando em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, Modelos matemáticos em Logística, Otimização Combinatória, Otimização Multiobjetivo, Programação Matemática, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados e Visualização.
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Solange Oliveira Rezende
Universidade de São Paulo (USP)
Professora Titular no Departamento de Ciências de Computação do ICMC-USP, é licenciada em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1986), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Minnesota, USA (1995-1996). No âmbito do ICMC foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; Coordenação do Programa de Pós-graduação CCMC, Presidente da Comissão de Pós-graduação, Presidente da Comissão de Comunicação e Divulgação Científica. Membro da comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação por 3 gestões. É assessora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e atualmente membro do Conselho Consultivo do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (IA), atuando principalmente nos temas relacionados com Aquisição de Conhecimento para Tomada de Decisão envolvendo Mineração de Dados e Textos, Análise de Sentimentos e Sistemas de Recomendação. Atua como pesquisadora no LABIC e no C4AI. É Coordenadora do MBA em Inteligência Artificial e Big Data que é uma especialização do Departamento de Ciências de Computação do ICMC/USP.
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Paulo Eduardo Capel Cardoso
Universidade de São Paulo (USP)
Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1983), possui mestrado em Odontologia, com ênfase em Clínica Integrada, pela mesma instituição (1991) e doutorado em Odontologia, com especialização em Materiais Dentários, também pela Universidade de São Paulo (1994). É especialista em Dentística Restauradora pelo CRO-SP (1991) e professor na Universidade de São Paulo. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por uma vasta experiência na área de Odontologia, com foco em Clínica Odontológica, especialmente nos temas de adesivos dentários, resinas compostas, adesão e clareamento dental.Desde 2022, tem se dedicado intensamente ao campo da tecnologia assistiva, com foco no atendimento de pessoas com deficiência visual. Nesse contexto, participou do desenvolvimento do software/aplicativo DIgitaVox USP e fundou o CRAI ACESSA, braço de acessibilidade do Centro de Recursos para Aprendizagem, Investigação e Inovação (CRAI) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Também integrou o Grupo de Trabalho de Inclusão e Pertencimento de Pessoas com Deficiência na USP, vinculado à Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, e é membro ativo da Comissão de Inclusão e Pertencimento da FOUSP. Adicionalmente, é pesquisador membro do Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA) da UFSCAR, campus Sorocaba, e do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva, parte do programa dos CCDs da FAPESP. Colabora com o STI USP em projetos voltados para a implementação de acessibilidade para pessoas com deficiência nos Portais da USP. Também participa do grupo de pesquisa do projeto universal do CNPq intitulado “Recursos Inferenciais na Metáfora Situada e Audiodescrição – Estudo Contrastivo”. Coordena diversos projetos e iniciativas em tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e colabora com a Secretaria de Direito da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. É coordenador do Grupo de Pesquisa “Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva para Atividades de Vida Diária e Ensino de Pessoas com Deficiência Visual”.
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Cleyton Fernandes Ferrarini
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Professor associado do Depto. de Engenharia de Produção de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos sendo responsável pelas disciplinas “Introdução à Ciência dos Materiais”, “Materiais metálicos”, “Processos de fabricação de produtos metálicos”, “Desenho Técnico”, “Prototipagem” do curso de graduação em Engenharia de Produção. Professor do Programa Mestrado Profissional em Ensino de Física do campus Sorocaba da UFSCar. Integra a Comissão Assessora de Acessibilidade do campus Sorocaba, o Conselho do curso de graduação e do departamento de Engenharia de Produção de Sorocaba. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assisitiva – NTA da UFSCar- Campus Sorocaba. Atualmente desenvolve projetos de pesquisas e de extensão com enfoque em Desenvolvimento de Produtos, Manufatura Aditiva, Fabricação Digital e Tecnologia Assistiva.
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Renata Rosito Tonelli
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Docente associado II no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) da Universidade Federal de São Paulo. Possui formação em química e doutorado em Ciências com ênfase em biologia da interação parasita-hospedeiro. Sua pesquisa está focada em estudos sobre os mecanismos patofisiológicos da giardíase e a biologia celular de Giardia lamblia.
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Helena Macedo Reis
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Doutora e mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e graduada em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia (FATEC). Suas pesquisas focam as áreas de Computação Afetiva, Inteligência Artificial e Interação Humano-Computador.
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Anderson da Silva Marcolino
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação na Universidade Estadual de São Paulo – ICMC-USP. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Internet. MBA em Gerência de Projetos e Governança de TI. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Paranaense. Possui experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.
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