1. Regras para confecção de pôsteres
  2. Colocação e Retirada de pôsteres (presencial) e distribuição dos trabalhos por sessões e salas
  3. Pôsteres Virtuais
  4. Regras para Comunicações Orais
  5. Sessões de Comunicações Orais Presenciais
  6. Sessões de Comunicações Orais Virtuais

1. Regras para confecção dos pôsteres (presencial e virtual)

Related imageTamanho do pôster: 0,9m (largura) x 1,2m (altura).

Estrutura para presencial: deve conter canaleta com cordame, para afixar no suporte (painel).

Cabeçalho: Título, Autores, Unidade, Agência Financiadora, Eixo, Código e Palavras-Chave. (parte superior do pôster).

  • Título e Instituição: Letras maiúsculas, altura mínima de 1,5 cm (tamanho de letra impressa), de acordo com o resumo submetido previamente.
  • Autores e Agência Financiadora: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm (tamanho de letra impressa). Sugere-se adicionar e-mail ou telefone de contato dos autores.
  • Palavras-Chave e Subtítulos: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa). As palavras-chave deverão ser separadas por vírgula.
  • Eixo e Código: verificar esses dados no e-mail de aceite do pôster. Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa).

Texto: Altura mínima das letras de 6 mm. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, quadros) ocupem no mínimo 40% da área total. Utilizar espaçamento duplo entre parágrafos.

  • Introdução e objetivos: A importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente.
  • Metodologia de estudo e forma de análise de resultados: Dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
  • Resultados e Discussão: Indicar apenas os de maior destaque.
  • Conclusões: Indicar os principais resultados obtidos.
  • Referências Bibliográficas: Relacionar em formato resumido, apenas as mais diretamente ligadas ao assunto.

Modelos (clicar no link e depois clicar no icone de download)

Link do Modelo em pptx

Link do Modelo em odp

Link do Modelo para Google Drive (Apresentações Google) – Obs: para usar este modelo você precisa fazer uma cópia para seu Google Drive e editar de lá


2. Colocação, retirada dos pôsteres e distribuição por sessão (presenciais)

Os pôsteres presenciais serão afixados no Salão das Artes da FCM (próximo ao Auditório).

Os pôsteres presenciais devem ser afixados:
– Sessão 1: Colocação – entre 8h30 e 9h,  retirada entre 13h e 13h30. Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.

– Sessão 2: Colocação – entre 13h30 e 14h,  retirada entre 17h30 e 18h. Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.

Os apresentadores devem estar presentes, próximos ao seu pôster, para responder eventuais dúvidas dos participantes do evento, durante as sessões de pôsteres, conforme programa do evento.

Distribuição dos pôsteres presenciais por sessão 

Sessão 1 – Manhã

19 Educação Digital e Inteligência Artificial: Um Olhar sobre Possibilidades Formativas no Ensino Superior RODRIGO LEAL DA SILVEIRA
20 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E GAMIFICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA Uilson Santos da Silva Júnior
24 Estudo e implantação da articulação curricular do ensino médio, técnico e superior tecnológico Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
28 Formação de Professores em Metodologias Ativas: uma experiência da aplicação de oficinas de abordagem por projetos Esmeralda Aparecida de Oliveira
29 Inovação Curricular: a organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial Esmeralda Aparecida de Oliveira
39 Tecnologias, Branquitude e Racismo Institucional: Desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
41 Os 3H´s e a educação PAULO HAYASHI JR
43 INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO PARA A ENGENHARIA AGRONÔMICA Amanda Perticarrari
45 PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR A PÓS-GRADUAÇÃO! UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA “PESQUISAS NARRATIVAS” Igor Vinicius Lima Valentim
49 Construindo Presença na Educação a Distância: A Formação do Facilitador e o “Estar Junto Virtual” Paulo Boccati
53 PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR SOBRE A POSSIBILIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SUPLANTAR A INTELIGÊNCIA HUMANA APÓS RODAS DE CONVERSA EM SALA DE AULA Cassio Ricardo Fares Riedo
60 APLICAÇÕES DO MÉTODO SOCRÁTICO COM IA GENERATIVA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Guilherme Gonçalves Zanqueta
65 Formação Inicial de Professores e Inteligência Artificial Generativa: práticas pedagógicas e letramento em IA Francisco Arquer Thome
67 Estratégia Avaliativa Integrativa no Ensino de Anatomia Humana: Impacto da Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI) na Formação Médica PAULO CARIA
73 FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, CAMPO GRANDE/MS. Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA
75 NutriArena: inteligência artificial e gamificação no ensino de avaliação nutricional com metodologia EA2 na Unicamp Ellis Wollis Malta Abhulime
76 CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO Sandra Afonso
78 O uso de inteligência artificial no Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense Silvia Pereira
89 Introduction of large language models in scientific methodology must be accompanied by intensive training in critical thinking Konradin Metze
91 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Rodrigo Schmitz
92 A MEDICINA VETERINÁRIA: ENTRE AS HABILIDADES VETERINÁRIAS E AS AMBIVALÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Eliana Curvelo
95 A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PONTE PARA INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Bryan da Costa Torres
97 VIBE CODING COMO CAMINHO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR José Augusto de Lima Prestes
109 Podcast como ferramenta informacional: diálogo entre formação e novas metodologias Keila Matida de Melo
114 ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA
115 FORMAÇÃO INICIAL PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO EXTENSIONISTA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANIDADES Juliana Rossi Duci
116 EFICÁCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GEMINI NA CORREÇÃO DE RELATÓRIOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM O MÉTODO TRADICIONAL Denise Hirayama
118 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA
125 PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO CRÍTICA, REFLEXIVA E ÉTICA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COM ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR Cassio Ricardo Fares Riedo
127 PULSEIRA IOT – TECNOLOGIA NOS ESPORTES Davi Silva
128 O CAOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ENSAIO PARA COMPREENDER AS NOVAS INTERAÇÕES HUMANAS Eliana Curvelo

Sessão 2 – Tarde

131 Construindo habilidades e competências: proposta de atividades síncronas à distância no Centro Universitário UNIFAVENI Gustavo Romero
140 CONTRIBUIÇÕES DO WEBFÓLIO NAS APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO Andressa Beatriz Martim
141 PROJETO CONECTA: CONECTANDO SABERES PARA UM FUTURO DIGITAL ÉTICO Enya Carolina Silva da Costa
142 Primeiras impressões sobre o uso da IA Generativa NotebookLM na produção do Podcast Neurótics Caroline Fernandes dos Santos Bottino
148 Formação de Educadores em IA: Transformando Práticas Pedagógicas com Inovação e Eficiência Marcela Navarro
153 INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Dilermando Piva Junior
162 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA ENGENHARIA DE PROMPT EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Hélio Lemes Costa Junior
165 TECNOLOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESTADUAIS PAULISTAS? Eugenio Nascimento
167 PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS FAMILIARES DE USO DE TECNOLOGIAS DE IA POR INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS INES SIGNORINI
171 METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Amplas reflexões a partir de uma oferta de curso extensionista no contexto da Inteligência Artificial – IA Alan Cordeiro Fagundes
172 USO DE IA GENERATIVA EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO: SONDAGEM COM ALUNOS EGRESSOS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINAS-SP Victor Hugo Santos
174 FOI HUMANO OU IA? AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Letícia Reis Oliveira
177 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: REVISÃO E APLICAÇÕES Heloi Moacyr Tanoue
188 MODELAGEM DIGITAL DE CONVERSOR BIDIRECIONAL CLLC: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Alex Sebaje
192 ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO AVALIATIVO: UM NOVO DESAFIO SURGE COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Matheus Naville Gutierrez
194 Desafios curriculares para a formação de professores em tempos de inteligência artificial: o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre tecnologias? Leyvijane Albuquerque de Araújo
205 IMPLEMENTAÇÃO PIONEIRA DA DISCIPLINA SAÚDE DIGITAL NO CURRÍCULO MÉDICO DA UNICAMP CASSIO CARDOSO FILHO
206 Tecnologia E Gestão: Como Funciona a Área de Administração no Comando Militar do Sudeste (II Exército) Gabriela Gomes Orsi Ragagnan
208 Uma Nova Forma de Comunicação: A Utilização de Interfaces Cérebro-Computador como Ferramenta para Personalização do Ensino Superior. João Paulo de Oliveira Macedo
216 Avaliação da usabilidade de um Serious Game no ensino da coleta do exame citopatológico do colo uterino Maiza Hipolito
224 A atividade de geração de imagens por inteligência artificial como vetor para o letramento de prompts: uma análise multimodal na perspectiva de Kress Julio Portes
225 DO MICROSCÓPIO AO CHATBOT: AVALIANDO A APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS FACILITADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO MÉDICA José Henrique Araújo
233 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS DE ESCRITA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Eliana Merlin Deganutti de Barros
234 Gamificação e traços de personalidade no ensino superior Raul Pavani
239 A Vivência da Educação Inclusiva no Ensino Superior Lucas Ramos
244 O uso ético da Inteligência Artificial em Trabalhos Acadêmicos: Uma experiência na Educação Superior PABLO GUSTAVO POCHMANN
246 PLATAFORMA BARU: A ATUAÇÃO DO DESENHO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Amanda Milanez Fenerick
248 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES EXITOSAS NOS CURSOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Valéria Soares de Lima
258 CARTOGRAFIA DA SAÚDE COMUNITÁRIA MEDIADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES
272 Os Desafios da Formação Docente Para Inovação e Tecnologia: o lugar dos cursos de licenciatura no século XXI. Wellington Cardoso de Oliveira
274 TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. DENISE RODRIGUES MARTINS FORTI

 

3. Colocação dos pôsteres virtuais (plataforma)

Os pôsteres devem ser enviados para o email da organização infoea2@unicamp.br em formato pdf e formatados conforme orientação do item 1.

A data limite para envio dos pôsteres virtuais é 24 de Outubro de 2025 (23:59h), arquivos recebidos após essa data e horário não serão considerados e automaticamente desclassificados.

Os pôsteres ficarão disponíveis nesta página, na opção PÔSTERES VIRTUAIS do menu (ficará disponível a partir do dia 27 de Outubro de 2025.

A interação com os autores dos pôsteres será por meio de comentários disponíveis na página de cada pôster, fique atento para responder às perguntas que possam surgir durante o evento. Adicionalmente, os pôsteres serão avaliados durante o evento pela comissão científica.

Para pôster virtual, não existem sessões com horário fixo, eles ficarão disponíveis para comentários e avaliação da comissão científica durante o período de 27 de Outubro até 15 de Dezembro.

 

4. Regras para Comunicação Oral (presencial e virtual)

Image result for presentation iconAs comunicações orais (presenciais) ocorrerão nas salas da FCM. (veja mapa do evento – em breve)

As comunicações orais (virtuais) ocorrerão por meio de links disponíveis aos apresentadores (por e-mail) e ao público (na programação).

As comunicações deverão ter 10 minutos cada, sem exceção, com debate no final de cada sessão, caso sobre tempo. Cada sessão será coordenada por um moderador.

Os arquivos para apresentação devem estar no formato pdf ou powerpoint (ppt, pptx) e devem ser entregues à organização no começo do dia.

5. Sessões de Comunicações Orais Presenciais

Abaixo seguem as sessões, salas e os códigos das comunicações:

Sessão 1 – Manhã (Auditório)

196 Labmentor: Agente Conversacional com Inteligência Artificial para Mediação em Laboratórios Remotos Educacionais Jamila Santos Khalifa
212 O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Marco Carvalho
222 Inteligência Artificial Generativa e avaliação da aprendizagem: o que muda? Aléxia Roche
256 Implementação do Tutor Artificial Darcy na Disciplina Laboratório de Música e Tecnologia da UnB TAUAN RIBEIRO
186 Painel Delphi como metodologia para validação de quadros de referência em competências digitais Cassio Santos
250 Utilização de Metodologias Ativas para o ensino de Cálculo: Uma abordagem integradora em um curso de licenciatura em Química. Pedro Henrique Santos

Sessão 1 – Manhã (Sala 1)

52 PENSAMENTO CRÍTICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO Renata Florence dos Santos
99 INTEGRAÇÃO DE IA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Camila Fernanda Bassetto
129 DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA AÇÃO FORMATIVA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS ANA MAURICEIA CASTELLANI
55 CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PERSPECTIVAS DISCENTES KAROLINA BATISTA CASTRO
105 EFEITOS DO ENSINO INFRASSOMATIZADO BASEADO EM IA NAS DISCIPLINAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA Rogério Bastos Quirino
103 Curricularization of Artificial Intelligence Ethics in Higher Engineering Education: The Case of Stanford and the Challenges in the Brazilian Context Javiera Mery

Sessão 1 – Manhã (Sala 2)

198 Inteligência Artificial em processos seletivos para o Ensino Superior: uma análise comparativa de regulações Victor Freitas Vicente
217 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA CRIATIVA: DÁDIVA, ÉTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Luyana Adrielle Almeida Ladislau
77 TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES Antonio Carlos Marques de Jesus
261 O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE FUTUROS PROFESSORES Alexssandra Reis
227 ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS
218 Entre possibilidades e responsabilidades: experiência na Jornada Internacional sobre IAG e Educação Aléxia Roche

Sessão 1 – Manhã (Sala 3)

30 Curricularização da extensão: um exemplo prático em um componente curricular Esmeralda Aparecida de Oliveira
31 Curricularização da extensão: componente curricular – projeto integrador Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
82 IA e ações extensionistas: quais os limites éticos para seu uso? Tarsila TEIXEIRA VILHENA LOPES
94 A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RELATO DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DISCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Rodrigo da Silva Almeida
96 CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Ana Maria Nunes Gimenez
154 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FATEC VOTORANTIM Dilermando Piva Junior


Sessão 2 – Manhã (Auditório)

26 Educação Profissional e Tecnológica em ESG: Inovação Curricular e Metodológica na Formação Superior Tecnológica Janaína Rute da Silva Caetano Dourado
27 Organização curricular por competências no ensino superior tecnológico Esmeralda Aparecida de Oliveira
144 Planejando com IA generativa: relato de experiência no estágio de docência na pós-graduação Caroline Fernandes dos Santos Bottino
155 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA COLÔMBIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O MUNDO DO TRABALHO Roberta Flaborea Favaro
249 Do marco legal à prática curricular: a urgência da formação bilíngue nos cursos de letras Julia Sousa
173 Contribuições da Inteligência Artificial apoiada em Pensamento Crítico: Uma possibilidade para o ensino militar? Adriana Correia de Almeida

Sessão 2 – Manhã (Sala 1)

68 Planejamento Módulo de Práticas Inovadoras de Ensino no curso de Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão LUIZA Carneiro Mareti VALENTE
70 Incorporação da Inteligência Artificial nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC/PROGRAD/UFF LUIZA Carneiro Mareti VALENTE
71 FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PLANEJAMENTO DE AULAS Franciely Machado Dutra Cezar
79 FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PARA INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EMBRACE NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM Carla Lopes Rodriguez
100 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TUTORIA DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Ivana de Oliveira Carvalho
139 DOCÊNCIA EM TRANSFORMAÇÃO: COMPETÊNCIAS DIGITAIS, INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE LENIR LUFT SCHMITZ

Sessão 2 – Manhã (Sala 2)

136 AGI em sala de aula: análise crítica e relato de experiência no curso “Neurotecnologia e Direito” Erica Bakonyi
151 METODOLOGIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DE DISCIPLINAS EaD DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO Daniel Lyra Rodrigues
158 O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM FOCO Juliano Benedito Ferreira
169 PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS E IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM PERSPECTIVA MÁRCIA MENDONÇA
176 O ‘Copiloto Criativo’ na Sala de Aula: Investigando o Impacto da IA Generativa na Dinâmica do Design Thinking para a Resolução de Problemas na Graduação Frederico Vilela Martins Parreira
184 Integração da IA no processo de ensino-aprendizagem: a perspectiva da UNIVESP Jose Avelino Placca

Sessão 2 – Manhã (Sala 3)

219 USOS DE IA GENERATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DO [EA]² PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Arnaldo Pinto Jr.
211 Do Prompt à Sala de Aula: Avaliação de Planos de Aula Gerados por Inteligência Artificial Esoly Madeleine Bento dos Santos
223 Percepções estudantis sobre Inteligências Artificiais Generativas no Ensino Superior: feedbacks e pensamento crítico-reflexivo Nathalie Letouzé Moreira
241 ANÁLISE SOBRE A GERAÇÃO DE PROMPTS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PABLO GUSTAVO POCHMANN
193 Relato de Experiência: Desenvolvimento de um Serious Game para Extensão Universitária Amancio Henrique Damasceno Rodrigues
281 Conhecendo o CHAT GP no contexto da disciplina de Didática Geral: reflexões!! Pricila Bertanha

 

6. Sessões de Comunicações Orais Virtuais – Salas Virtuais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 1)

47 A PERCEPÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS SOBRE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA: DESAFIOS, SATISFAÇÃO E EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO LUANA RIBEIRO PINTO ARAUJO
157 Prospecção de artigos e patentes sobre aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e análise por cromatografia de camada fina Maria Hosana Conceição
164 Realidade Aumentada Remota versus Simulação Tradicional no Desempenho de Líderes de Equipe em Cenário de Parada Cardíaca: ensaio clínico randomizado de não inferioridade Renan Gianotto-Oliveira
170 Neuroscience teaching in higher education: efficacy and students’ perception of an asynchronous online course Ana Julia Ribeiro
195 Comunidade Digital: perfilar da arte do ensino em videoaulas síncronas Paulo Henrique Vieira de Macedo
201 Impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os Espaços Coletivos na EAD: A Desfiguração do Fórum de Discussões Luís Rogério da Silva
267 WhatsApp como Sala de Aula Virtual: Um Estudo de um Modelo para o Ensino-Aprendizagem Viviane Ramalho de Azevedo

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 2)

22 PENSANDO SOBRE O USO DAS TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Francisco Fernandes Ladeira
32 UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE Gabriel Guerra Rosa
50 PODCASTS EDUCACIONAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR João Emmanuel D Alkmin Neves
54 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXPERIMENTO COM ENTREVISTAS A ASSISTENTES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Daniel Pulcherio Fensterseifer
74 Monitoramento Ambiental e Educação Sustentável com o Uso de IA Generativa: Estudo no Centro-Oeste José Roberto Laistner Junior
80 POSICIONAMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO À PRODUÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Aryane Santos Nogueira

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 3)

48 E SE OS SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS ECOASSEM NOS CÓDIGOS DA ACADEMIA? ANGELA RUFINO
61 EDUCAÇÃO, IMAGÉTICA E JUSTIÇA COGNITIVA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Simone Gomes de Oliveira
242 CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE Elaine Tótoli de Oliveira
88 “A MÁQUINA NÃO SENTE”: UMA EXPERIÊNCIA COM IA GENERATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Ricardo Kutschinsky Bastos
137 Inteligência Artificial: do avanço tecnológico ao Risco – Humanidades como Chave para uma Engenharia Ética Régis Pasini
145 DESPROGRAMANDO O RACISMO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) Marinalva de Oliveira Maximo

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 4)

25 ELABORAÇÃO DE EPISÓDIO PILOTO DE PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Camila Fonseca Leal de Araujo
62 O USO DO PODCAST NO APRIMORAMENTO DA PRÁXIS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR Hélen Cristina de Oliveira Vieira
63 O PAPEL DOCENTE COMO MEDIADOR TECNOPOLÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Simone Gomes de Oliveira
87 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE Fúlvia da Silva Spohr
93 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PROPOSIÇÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS Fabiane Freire França
220 PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS POLICIAIS: CURRICULARIZAÇÃO, ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Silvana Rodrigues de Souza

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 5)

36 PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Douglas Henrique Bezerra Santos
119 MULHERES MAKERS: A CONSTRUÇÃO DA ESTEIRA POR ESTUDANTES DA ENGENHARIA Fernanda Fogolari Bellaver
124 O DESENHO CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SENAC SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Guilherme Maximiano
126 PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O USO DO DIGCOMPORG E SELFIE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA DIGITAL Danielle de Cássia Soares Santos
240 Diagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores do Ensino Supeior baiano no contexto das competências digitais ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO
254 DO PENSAMENTO CRÍTICO À LITERACIA EM IA: TENDÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR Mírian Cristina de Lima
279 Introdução de competências digitais na reformulação curricular de um curso de Psicologia em universidade pública Maiango Dias

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 6)

33 EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE ALGORITMOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Thânia Mara Kaminski Jacon
44 Por uma formação significativa: história e filosofia da ciência na Pedagogia Daniela De Maman
56 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PRODUÇÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS Marcos Antonio de Oliveira
69 UMA ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NO CORPO DOCENTE E O SEU IMPACTO POSITIVO NO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NAS SUAS ATIVIDADES Weysller Matuzinhos de Moura
102 Diagnóstico das Competências Digitais Docentes no NRE de Maringá: Subsídios para uma Formação Continuada em EaD Sensível ao Contexto Regional Thais Rosana Leite
121 As Comunidades de Prática como meio para a promoção de Competências Digitais docentes Patrícia Lakchmi Leite Mertzig

Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 7)

81 INOVAÇÃO CURRICULAR COM O MÉTODO PECHA KUCHA NO ENSINO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA ALBA ALENCAR
83 Monitoramento de Emissões de Gases com Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Educação e Sustentabilidade Bruno dos Santos Guterres
84 PRÁTICAS EMERGENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO BRASIL E DA COLÔMBIA: UM ESTUDO DE CASO. Marciana María Córdoba Mercado
85 DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE DE IA PARA PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA INCLUSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Aryane Santos Nogueira
90 PERCEPÇÕES E ATITUDES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE USO, CONSUMO E PRODUÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS Rachel Ferreira Oliveira Santos
104 EMO-AI TEACHING LOOP: UMA ABORDAGEM DE MICROLEARNING NEURODIDÁTICA USANDO WHATSAPP E PROMPTS DE IA GENERATIVA FABIANO DE SOUZA

 

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 1)

108 INFOSAÚDE 60+: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA Igor Bettarello Carvalho Xavier
120 COMO FAZER PARA LER COM A MÁQUINA E NÃO A MÁQUINA LER POR MIM? REFLEXÕES COM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LETRAS Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
132 A Revolução Silenciosa: O Diálogo Necessário entre a IA e a Formação Pedagógica em Licenciaturas. Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada
134 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL Danielle de Almeida Mota Soares
156 Vieses linguísticos e culturais de ferramentas de IA percebidos por licenciandos em contexto de intercâmbio virtual Luciani Tenani
178 UFOB ECO-HUB: Inovação no Ensino Superior com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas RAMON ADRIAN SALINAS FRANCO

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 2)

199 O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS SOB A ÓTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Cecília Abrahão Nascimento de Santi
202 ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS MUSEAIS: MEDIAÇÕES ANTROPOÉTICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Isadora de Leon Torres
209 Integração da Inteligência Artificial (IA) na Avaliação de Bioquímica do Sistema Cardíaco: Um Relato de Experiência Moisés Cavalcante
237 A Integração da Inteligência Artificial nos Cursos Universitários Pós-Pandemia: Uma Análise por Agrupamentos Disciplinares Kedma Montedori
247 Aplicação da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Soluções Biomiméticas na Climatização de Data Centers Moisés Cavalcante
255 Educação na Era Digital: relato da criação de uma trilha formativa docente sobre inovação, metodologias ativas e competências digitais com apoio de inteligência artificial ANA JULIANA FONTES

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 3)

270 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL: INTERFACES FORMATIVAS ENTRE EDIÇÃO DE IMAGENS E PRODUÇÃO/DIREÇÃO DE ARTE. Hervacy Brito
273 SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE TURBINAS EÓLICAS COMO PROPOSTA STEAM INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA JULIANA ASEVEDO ALVES
271 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E VÍNCULOS NA ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Karoline Miranda de Oliveira
277 Inteligência Artificial e Inclusão: Possibilidades e Desafios para Estudantes Surdos no Ensino Superior Luciana Santos

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 4)

123 COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE : APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA Bruna Agostinis
130 FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: TECENDO PRESENCIALIDADES SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA
138 Taxonomia de Bloom Potencializada por IA: Ferramenta de Apoio ao Planejamento Pedagógico no Ensino Superior Régis Pasini
160 A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COLONIALISMO DIGITAL Rubens Baldini Neto
168 COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA
183 Competências em Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior: Diagnóstico e Proposições para Capacitação na UNISO Luís Roberto Momberg Albano

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 5)

175 EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA INOVAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS DA IA (IDEIA) DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA) Fábio Luiz Tezini Crocco
210 PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR SISTEMAS DE IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: GOVERNANÇA, REGULAÇÃO E ÉTICA CARINE Gonçalves BATISTA
232 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO Rosenilda Marques da Silva Felipe
236 TECNOLOGIAS DIGITAIS INCLUSIVAS E IA: PRÁTICAS BILÍNGUES E INTERCULTURAIS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR Elaine Tótoli de Oliveira
251 ENTRE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À REVISÃO DE TEXTOS DE SURDOS SINALIZADORES Erica Pereira Mathias
253 ENSINO DE FILOSOFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CÚCUTA Campo Elias Florez Pabon

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 6)

185 Docência Universitária E IA: Revisão de Literatura comparativa Tricontinental Rutinelli Favero
189 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CAPITAL E CONHECIMENTO: PROBLEMATIZAÇÕES CRÍTICAS Lucas da Silveira Andrade
197 DA PERCEPÇÃO À INTENÇÃO DE USO: RELATO DE UM SEMINÁRIO HÍBRIDO SOBRE IA NO ENSINO SUPERIOR Dulce Márcia Cruz
214 AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE TEXTO DE LIVRE ACESSO SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR A ESCRITA PELA INTELIGÊNCIA GENERATIVA EM MANUSCRITOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NA CEFALOMETRIA? André Matheus Arruda Alves
215 Integração da IA no Ensino Superior: análises da dinâmica Tá na Rede na formação de pedagogas Bethania Medeiros Geremias
221 DO GIZ À IA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR Luiz Luz

Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 7)

229 O conhecimiento especializado dos professores de matemáticas revelado no planejamento com Inteligencias Artificiales con MathIAs JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON
231 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE COLABORAÇÃO DOCENTE ANA PAULA LIMA BARBOSA
235 FILOSOFIAS DAS TECNOLOGIAS (TICS) NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE TENDÊNCIAS E A COGNIÇÃO, UM NOVO MODELO DE ENSINO Ocante António Ié
260 LETRAMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONJUNTO DE AÇÕES PARA USO ÉTICO E RESPONSÁVEL Luciana Mara Silva
280 FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES COMO FATOR CRÍTICO PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) Ana Clara da Silva Fonseca