- Regras para confecção de pôsteres
- Colocação e Retirada de pôsteres (presencial) e distribuição dos trabalhos por sessões e salas
- Pôsteres Virtuais
- Regras para Comunicações Orais
- Sessões de Comunicações Orais Presenciais
- Sessões de Comunicações Orais Virtuais
1. Regras para confecção dos pôsteres (presencial e virtual)
Tamanho do pôster: 0,9m (largura) x 1,2m (altura).
Estrutura para presencial: deve conter canaleta com cordame, para afixar no suporte (painel).
Cabeçalho: Título, Autores, Unidade, Agência Financiadora, Eixo, Código e Palavras-Chave. (parte superior do pôster).
- Título e Instituição: Letras maiúsculas, altura mínima de 1,5 cm (tamanho de letra impressa), de acordo com o resumo submetido previamente.
- Autores e Agência Financiadora: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm (tamanho de letra impressa). Sugere-se adicionar e-mail ou telefone de contato dos autores.
- Palavras-Chave e Subtítulos: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa). As palavras-chave deverão ser separadas por vírgula.
- Eixo e Código: verificar esses dados no e-mail de aceite do pôster. Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1 cm – tamanho de letra maiúscula (impressa).
Texto: Altura mínima das letras de 6 mm. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, quadros) ocupem no mínimo 40% da área total. Utilizar espaçamento duplo entre parágrafos.
- Introdução e objetivos: A importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente.
- Metodologia de estudo e forma de análise de resultados: Dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
- Resultados e Discussão: Indicar apenas os de maior destaque.
- Conclusões: Indicar os principais resultados obtidos.
- Referências Bibliográficas: Relacionar em formato resumido, apenas as mais diretamente ligadas ao assunto.
Modelos (clicar no link e depois clicar no icone de download)
2. Colocação, retirada dos pôsteres e distribuição por sessão (presenciais)
Os pôsteres presenciais serão afixados no Salão das Artes da FCM (próximo ao Auditório).
Os pôsteres presenciais devem ser afixados:
– Sessão 1: Colocação – entre 8h30 e 9h, retirada entre 13h e 13h30. Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.
– Sessão 2: Colocação – entre 13h30 e 14h, retirada entre 17h30 e 18h. Os pôsteres não retirados serão descartados pela organização.
Os apresentadores devem estar presentes, próximos ao seu pôster, para responder eventuais dúvidas dos participantes do evento, durante as sessões de pôsteres, conforme programa do evento.
Distribuição dos pôsteres presenciais por sessão
Sessão 1 – Manhã
19 | Educação Digital e Inteligência Artificial: Um Olhar sobre Possibilidades Formativas no Ensino Superior | RODRIGO LEAL DA SILVEIRA |
20 | TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E GAMIFICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA | Uilson Santos da Silva Júnior |
24 | Estudo e implantação da articulação curricular do ensino médio, técnico e superior tecnológico | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado |
28 | Formação de Professores em Metodologias Ativas: uma experiência da aplicação de oficinas de abordagem por projetos | Esmeralda Aparecida de Oliveira |
29 | Inovação Curricular: a organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial | Esmeralda Aparecida de Oliveira |
39 | Tecnologias, Branquitude e Racismo Institucional: Desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado |
41 | Os 3H´s e a educação | PAULO HAYASHI JR |
43 | INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO PARA A ENGENHARIA AGRONÔMICA | Amanda Perticarrari |
45 | PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR A PÓS-GRADUAÇÃO! UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA “PESQUISAS NARRATIVAS” | Igor Vinicius Lima Valentim |
49 | Construindo Presença na Educação a Distância: A Formação do Facilitador e o “Estar Junto Virtual” | Paulo Boccati |
53 | PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR SOBRE A POSSIBILIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SUPLANTAR A INTELIGÊNCIA HUMANA APÓS RODAS DE CONVERSA EM SALA DE AULA | Cassio Ricardo Fares Riedo |
60 | APLICAÇÕES DO MÉTODO SOCRÁTICO COM IA GENERATIVA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Guilherme Gonçalves Zanqueta |
65 | Formação Inicial de Professores e Inteligência Artificial Generativa: práticas pedagógicas e letramento em IA | Francisco Arquer Thome |
67 | Estratégia Avaliativa Integrativa no Ensino de Anatomia Humana: Impacto da Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI) na Formação Médica | PAULO CARIA |
73 | FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, CAMPO GRANDE/MS. | Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA |
75 | NutriArena: inteligência artificial e gamificação no ensino de avaliação nutricional com metodologia EA2 na Unicamp | Ellis Wollis Malta Abhulime |
76 | CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO | Sandra Afonso |
78 | O uso de inteligência artificial no Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense | Silvia Pereira |
89 | Introduction of large language models in scientific methodology must be accompanied by intensive training in critical thinking | Konradin Metze |
91 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Rodrigo Schmitz |
92 | A MEDICINA VETERINÁRIA: ENTRE AS HABILIDADES VETERINÁRIAS E AS AMBIVALÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Eliana Curvelo |
95 | A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PONTE PARA INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | Bryan da Costa Torres |
97 | VIBE CODING COMO CAMINHO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | José Augusto de Lima Prestes |
109 | Podcast como ferramenta informacional: diálogo entre formação e novas metodologias | Keila Matida de Melo |
114 | ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA |
115 | FORMAÇÃO INICIAL PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO EXTENSIONISTA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANIDADES | Juliana Rossi Duci |
116 | EFICÁCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GEMINI NA CORREÇÃO DE RELATÓRIOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM O MÉTODO TRADICIONAL | Denise Hirayama |
118 | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE | Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA |
125 | PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO CRÍTICA, REFLEXIVA E ÉTICA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COM ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR | Cassio Ricardo Fares Riedo |
127 | PULSEIRA IOT – TECNOLOGIA NOS ESPORTES | Davi Silva |
128 | O CAOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ENSAIO PARA COMPREENDER AS NOVAS INTERAÇÕES HUMANAS | Eliana Curvelo |
Sessão 2 – Tarde
131 | Construindo habilidades e competências: proposta de atividades síncronas à distância no Centro Universitário UNIFAVENI | Gustavo Romero |
140 | CONTRIBUIÇÕES DO WEBFÓLIO NAS APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO | Andressa Beatriz Martim |
141 | PROJETO CONECTA: CONECTANDO SABERES PARA UM FUTURO DIGITAL ÉTICO | Enya Carolina Silva da Costa |
142 | Primeiras impressões sobre o uso da IA Generativa NotebookLM na produção do Podcast Neurótics | Caroline Fernandes dos Santos Bottino |
148 | Formação de Educadores em IA: Transformando Práticas Pedagógicas com Inovação e Eficiência | Marcela Navarro |
153 | INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Dilermando Piva Junior |
162 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA ENGENHARIA DE PROMPT EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR | Hélio Lemes Costa Junior |
165 | TECNOLOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESTADUAIS PAULISTAS? | Eugenio Nascimento |
167 | PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS FAMILIARES DE USO DE TECNOLOGIAS DE IA POR INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS | INES SIGNORINI |
171 | METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Amplas reflexões a partir de uma oferta de curso extensionista no contexto da Inteligência Artificial – IA | Alan Cordeiro Fagundes |
172 | USO DE IA GENERATIVA EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO: SONDAGEM COM ALUNOS EGRESSOS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINAS-SP | Victor Hugo Santos |
174 | FOI HUMANO OU IA? AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Letícia Reis Oliveira |
177 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: REVISÃO E APLICAÇÕES | Heloi Moacyr Tanoue |
188 | MODELAGEM DIGITAL DE CONVERSOR BIDIRECIONAL CLLC: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | Alex Sebaje |
192 | ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO AVALIATIVO: UM NOVO DESAFIO SURGE COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Matheus Naville Gutierrez |
194 | Desafios curriculares para a formação de professores em tempos de inteligência artificial: o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre tecnologias? | Leyvijane Albuquerque de Araújo |
205 | IMPLEMENTAÇÃO PIONEIRA DA DISCIPLINA SAÚDE DIGITAL NO CURRÍCULO MÉDICO DA UNICAMP | CASSIO CARDOSO FILHO |
206 | Tecnologia E Gestão: Como Funciona a Área de Administração no Comando Militar do Sudeste (II Exército) | Gabriela Gomes Orsi Ragagnan |
208 | Uma Nova Forma de Comunicação: A Utilização de Interfaces Cérebro-Computador como Ferramenta para Personalização do Ensino Superior. | João Paulo de Oliveira Macedo |
216 | Avaliação da usabilidade de um Serious Game no ensino da coleta do exame citopatológico do colo uterino | Maiza Hipolito |
224 | A atividade de geração de imagens por inteligência artificial como vetor para o letramento de prompts: uma análise multimodal na perspectiva de Kress | Julio Portes |
225 | DO MICROSCÓPIO AO CHATBOT: AVALIANDO A APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS FACILITADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO MÉDICA | José Henrique Araújo |
233 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS DE ESCRITA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | Eliana Merlin Deganutti de Barros |
234 | Gamificação e traços de personalidade no ensino superior | Raul Pavani |
239 | A Vivência da Educação Inclusiva no Ensino Superior | Lucas Ramos |
244 | O uso ético da Inteligência Artificial em Trabalhos Acadêmicos: Uma experiência na Educação Superior | PABLO GUSTAVO POCHMANN |
246 | PLATAFORMA BARU: A ATUAÇÃO DO DESENHO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS | Amanda Milanez Fenerick |
248 | EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES EXITOSAS NOS CURSOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS | Valéria Soares de Lima |
258 | CARTOGRAFIA DA SAÚDE COMUNITÁRIA MEDIADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE | JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES |
272 | Os Desafios da Formação Docente Para Inovação e Tecnologia: o lugar dos cursos de licenciatura no século XXI. | Wellington Cardoso de Oliveira |
274 | TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. | DENISE RODRIGUES MARTINS FORTI |
3. Colocação dos pôsteres virtuais (plataforma)
Os pôsteres devem ser enviados para o email da organização infoea2@unicamp.br em formato pdf e formatados conforme orientação do item 1.
A data limite para envio dos pôsteres virtuais é 24 de Outubro de 2025 (23:59h), arquivos recebidos após essa data e horário não serão considerados e automaticamente desclassificados.
Os pôsteres ficarão disponíveis nesta página, na opção PÔSTERES VIRTUAIS do menu (ficará disponível a partir do dia 27 de Outubro de 2025.
A interação com os autores dos pôsteres será por meio de comentários disponíveis na página de cada pôster, fique atento para responder às perguntas que possam surgir durante o evento. Adicionalmente, os pôsteres serão avaliados durante o evento pela comissão científica.
Para pôster virtual, não existem sessões com horário fixo, eles ficarão disponíveis para comentários e avaliação da comissão científica durante o período de 27 de Outubro até 15 de Dezembro.
4. Regras para Comunicação Oral (presencial e virtual)
As comunicações orais (presenciais) ocorrerão nas salas da FCM. (veja mapa do evento – em breve)
As comunicações orais (virtuais) ocorrerão por meio de links disponíveis aos apresentadores (por e-mail) e ao público (na programação).
As comunicações deverão ter 10 minutos cada, sem exceção, com debate no final de cada sessão, caso sobre tempo. Cada sessão será coordenada por um moderador.
Os arquivos para apresentação devem estar no formato pdf ou powerpoint (ppt, pptx) e devem ser entregues à organização no começo do dia.
5. Sessões de Comunicações Orais Presenciais
Abaixo seguem as sessões, salas e os códigos das comunicações:
Sessão 1 – Manhã (Auditório)
196 | Labmentor: Agente Conversacional com Inteligência Artificial para Mediação em Laboratórios Remotos Educacionais | Jamila Santos Khalifa | |
212 | O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR | Marco Carvalho | |
222 | Inteligência Artificial Generativa e avaliação da aprendizagem: o que muda? | Aléxia Roche | |
256 | Implementação do Tutor Artificial Darcy na Disciplina Laboratório de Música e Tecnologia da UnB | TAUAN RIBEIRO | |
186 | Painel Delphi como metodologia para validação de quadros de referência em competências digitais | Cassio Santos | |
250 | Utilização de Metodologias Ativas para o ensino de Cálculo: Uma abordagem integradora em um curso de licenciatura em Química. | Pedro Henrique Santos |
Sessão 1 – Manhã (Sala 1)
52 | PENSAMENTO CRÍTICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO | Renata Florence dos Santos | |
99 | INTEGRAÇÃO DE IA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | Camila Fernanda Bassetto | |
129 | DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA AÇÃO FORMATIVA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | ANA MAURICEIA CASTELLANI | |
55 | CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PERSPECTIVAS DISCENTES | KAROLINA BATISTA CASTRO | |
105 | EFEITOS DO ENSINO INFRASSOMATIZADO BASEADO EM IA NAS DISCIPLINAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA | Rogério Bastos Quirino | |
103 | Curricularization of Artificial Intelligence Ethics in Higher Engineering Education: The Case of Stanford and the Challenges in the Brazilian Context | Javiera Mery |
Sessão 1 – Manhã (Sala 2)
198 | Inteligência Artificial em processos seletivos para o Ensino Superior: uma análise comparativa de regulações | Victor Freitas Vicente | |
217 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA CRIATIVA: DÁDIVA, ÉTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Luyana Adrielle Almeida Ladislau | |
77 | TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | Antonio Carlos Marques de Jesus | |
261 | O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE FUTUROS PROFESSORES | Alexssandra Reis | |
227 | ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS | |
218 | Entre possibilidades e responsabilidades: experiência na Jornada Internacional sobre IAG e Educação | Aléxia Roche |
Sessão 1 – Manhã (Sala 3)
30 | Curricularização da extensão: um exemplo prático em um componente curricular | Esmeralda Aparecida de Oliveira | |
31 | Curricularização da extensão: componente curricular – projeto integrador | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | |
82 | IA e ações extensionistas: quais os limites éticos para seu uso? | Tarsila TEIXEIRA VILHENA LOPES | |
94 | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RELATO DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DISCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Rodrigo da Silva Almeida | |
96 | CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | Ana Maria Nunes Gimenez | |
154 | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FATEC VOTORANTIM | Dilermando Piva Junior |
Sessão 2 – Manhã (Auditório)
26 | Educação Profissional e Tecnológica em ESG: Inovação Curricular e Metodológica na Formação Superior Tecnológica | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | |
27 | Organização curricular por competências no ensino superior tecnológico | Esmeralda Aparecida de Oliveira | |
144 | Planejando com IA generativa: relato de experiência no estágio de docência na pós-graduação | Caroline Fernandes dos Santos Bottino | |
155 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA COLÔMBIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O MUNDO DO TRABALHO | Roberta Flaborea Favaro | |
249 | Do marco legal à prática curricular: a urgência da formação bilíngue nos cursos de letras | Julia Sousa | |
173 | Contribuições da Inteligência Artificial apoiada em Pensamento Crítico: Uma possibilidade para o ensino militar? | Adriana Correia de Almeida |
Sessão 2 – Manhã (Sala 1)
68 | Planejamento Módulo de Práticas Inovadoras de Ensino no curso de Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão | LUIZA Carneiro Mareti VALENTE | |
70 | Incorporação da Inteligência Artificial nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC/PROGRAD/UFF | LUIZA Carneiro Mareti VALENTE | |
71 | FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PLANEJAMENTO DE AULAS | Franciely Machado Dutra Cezar | |
79 | FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PARA INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EMBRACE NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM | Carla Lopes Rodriguez | |
100 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TUTORIA DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | Ivana de Oliveira Carvalho | |
139 | DOCÊNCIA EM TRANSFORMAÇÃO: COMPETÊNCIAS DIGITAIS, INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE | LENIR LUFT SCHMITZ |
Sessão 2 – Manhã (Sala 2)
136 | AGI em sala de aula: análise crítica e relato de experiência no curso “Neurotecnologia e Direito” | Erica Bakonyi | |
151 | METODOLOGIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DE DISCIPLINAS EaD DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO | Daniel Lyra Rodrigues | |
158 | O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM FOCO | Juliano Benedito Ferreira | |
169 | PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS E IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM PERSPECTIVA | MÁRCIA MENDONÇA | |
176 | O ‘Copiloto Criativo’ na Sala de Aula: Investigando o Impacto da IA Generativa na Dinâmica do Design Thinking para a Resolução de Problemas na Graduação | Frederico Vilela Martins Parreira | |
184 | Integração da IA no processo de ensino-aprendizagem: a perspectiva da UNIVESP | Jose Avelino Placca |
Sessão 2 – Manhã (Sala 3)
219 | USOS DE IA GENERATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DO [EA]² PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | Arnaldo Pinto Jr. | |
211 | Do Prompt à Sala de Aula: Avaliação de Planos de Aula Gerados por Inteligência Artificial | Esoly Madeleine Bento dos Santos | |
223 | Percepções estudantis sobre Inteligências Artificiais Generativas no Ensino Superior: feedbacks e pensamento crítico-reflexivo | Nathalie Letouzé Moreira | |
241 | ANÁLISE SOBRE A GERAÇÃO DE PROMPTS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | PABLO GUSTAVO POCHMANN | |
193 | Relato de Experiência: Desenvolvimento de um Serious Game para Extensão Universitária | Amancio Henrique Damasceno Rodrigues | |
281 | Conhecendo o CHAT GP no contexto da disciplina de Didática Geral: reflexões!! | Pricila Bertanha |
6. Sessões de Comunicações Orais Virtuais – Salas Virtuais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 1)
47 | A PERCEPÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS SOBRE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA: DESAFIOS, SATISFAÇÃO E EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO | LUANA RIBEIRO PINTO ARAUJO |
157 | Prospecção de artigos e patentes sobre aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e análise por cromatografia de camada fina | Maria Hosana Conceição |
164 | Realidade Aumentada Remota versus Simulação Tradicional no Desempenho de Líderes de Equipe em Cenário de Parada Cardíaca: ensaio clínico randomizado de não inferioridade | Renan Gianotto-Oliveira |
170 | Neuroscience teaching in higher education: efficacy and students’ perception of an asynchronous online course | Ana Julia Ribeiro |
195 | Comunidade Digital: perfilar da arte do ensino em videoaulas síncronas | Paulo Henrique Vieira de Macedo |
201 | Impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os Espaços Coletivos na EAD: A Desfiguração do Fórum de Discussões | Luís Rogério da Silva |
267 | WhatsApp como Sala de Aula Virtual: Um Estudo de um Modelo para o Ensino-Aprendizagem | Viviane Ramalho de Azevedo |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 2)
22 | PENSANDO SOBRE O USO DAS TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Francisco Fernandes Ladeira |
32 | UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE | Gabriel Guerra Rosa |
50 | PODCASTS EDUCACIONAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR | João Emmanuel D Alkmin Neves |
54 | AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXPERIMENTO COM ENTREVISTAS A ASSISTENTES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Daniel Pulcherio Fensterseifer |
74 | Monitoramento Ambiental e Educação Sustentável com o Uso de IA Generativa: Estudo no Centro-Oeste | José Roberto Laistner Junior |
80 | POSICIONAMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO À PRODUÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Aryane Santos Nogueira |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 3)
48 | E SE OS SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS ECOASSEM NOS CÓDIGOS DA ACADEMIA? | ANGELA RUFINO |
61 | EDUCAÇÃO, IMAGÉTICA E JUSTIÇA COGNITIVA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Simone Gomes de Oliveira |
242 | CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Elaine Tótoli de Oliveira |
88 | “A MÁQUINA NÃO SENTE”: UMA EXPERIÊNCIA COM IA GENERATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | Ricardo Kutschinsky Bastos |
137 | Inteligência Artificial: do avanço tecnológico ao Risco – Humanidades como Chave para uma Engenharia Ética | Régis Pasini |
145 | DESPROGRAMANDO O RACISMO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) | Marinalva de Oliveira Maximo |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 4)
25 | ELABORAÇÃO DE EPISÓDIO PILOTO DE PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Camila Fonseca Leal de Araujo |
62 | O USO DO PODCAST NO APRIMORAMENTO DA PRÁXIS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR | Hélen Cristina de Oliveira Vieira |
63 | O PAPEL DOCENTE COMO MEDIADOR TECNOPOLÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Simone Gomes de Oliveira |
87 | A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE | Fúlvia da Silva Spohr |
93 | EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PROPOSIÇÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS | Fabiane Freire França |
220 | PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS POLICIAIS: CURRICULARIZAÇÃO, ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Silvana Rodrigues de Souza |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 5)
36 | PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL | Douglas Henrique Bezerra Santos |
119 | MULHERES MAKERS: A CONSTRUÇÃO DA ESTEIRA POR ESTUDANTES DA ENGENHARIA | Fernanda Fogolari Bellaver |
124 | O DESENHO CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SENAC SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Guilherme Maximiano |
126 | PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O USO DO DIGCOMPORG E SELFIE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA DIGITAL | Danielle de Cássia Soares Santos |
240 | Diagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores do Ensino Supeior baiano no contexto das competências digitais | ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO |
254 | DO PENSAMENTO CRÍTICO À LITERACIA EM IA: TENDÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | Mírian Cristina de Lima |
279 | Introdução de competências digitais na reformulação curricular de um curso de Psicologia em universidade pública | Maiango Dias |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 6)
33 | EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE ALGORITMOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Thânia Mara Kaminski Jacon |
44 | Por uma formação significativa: história e filosofia da ciência na Pedagogia | Daniela De Maman |
56 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PRODUÇÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS | Marcos Antonio de Oliveira |
69 | UMA ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NO CORPO DOCENTE E O SEU IMPACTO POSITIVO NO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NAS SUAS ATIVIDADES | Weysller Matuzinhos de Moura |
102 | Diagnóstico das Competências Digitais Docentes no NRE de Maringá: Subsídios para uma Formação Continuada em EaD Sensível ao Contexto Regional | Thais Rosana Leite |
121 | As Comunidades de Prática como meio para a promoção de Competências Digitais docentes | Patrícia Lakchmi Leite Mertzig |
Sessão 1 – Manhã (Sala Virtual 7)
81 | INOVAÇÃO CURRICULAR COM O MÉTODO PECHA KUCHA NO ENSINO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA | ALBA ALENCAR |
83 | Monitoramento de Emissões de Gases com Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Educação e Sustentabilidade | Bruno dos Santos Guterres |
84 | PRÁTICAS EMERGENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO BRASIL E DA COLÔMBIA: UM ESTUDO DE CASO. | Marciana María Córdoba Mercado |
85 | DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE DE IA PARA PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA INCLUSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Aryane Santos Nogueira |
90 | PERCEPÇÕES E ATITUDES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE USO, CONSUMO E PRODUÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS | Rachel Ferreira Oliveira Santos |
104 | EMO-AI TEACHING LOOP: UMA ABORDAGEM DE MICROLEARNING NEURODIDÁTICA USANDO WHATSAPP E PROMPTS DE IA GENERATIVA | FABIANO DE SOUZA |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 1)
108 | INFOSAÚDE 60+: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA | Igor Bettarello Carvalho Xavier |
120 | COMO FAZER PARA LER COM A MÁQUINA E NÃO A MÁQUINA LER POR MIM? REFLEXÕES COM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LETRAS | Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior |
132 | A Revolução Silenciosa: O Diálogo Necessário entre a IA e a Formação Pedagógica em Licenciaturas. | Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada |
134 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL | Danielle de Almeida Mota Soares |
156 | Vieses linguísticos e culturais de ferramentas de IA percebidos por licenciandos em contexto de intercâmbio virtual | Luciani Tenani |
178 | UFOB ECO-HUB: Inovação no Ensino Superior com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas | RAMON ADRIAN SALINAS FRANCO |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 2)
199 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS SOB A ÓTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Cecília Abrahão Nascimento de Santi |
202 | ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS MUSEAIS: MEDIAÇÕES ANTROPOÉTICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Isadora de Leon Torres |
209 | Integração da Inteligência Artificial (IA) na Avaliação de Bioquímica do Sistema Cardíaco: Um Relato de Experiência | Moisés Cavalcante |
237 | A Integração da Inteligência Artificial nos Cursos Universitários Pós-Pandemia: Uma Análise por Agrupamentos Disciplinares | Kedma Montedori |
247 | Aplicação da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Soluções Biomiméticas na Climatização de Data Centers | Moisés Cavalcante |
255 | Educação na Era Digital: relato da criação de uma trilha formativa docente sobre inovação, metodologias ativas e competências digitais com apoio de inteligência artificial | ANA JULIANA FONTES |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 3)
270 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL: INTERFACES FORMATIVAS ENTRE EDIÇÃO DE IMAGENS E PRODUÇÃO/DIREÇÃO DE ARTE. | Hervacy Brito |
273 | SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE TURBINAS EÓLICAS COMO PROPOSTA STEAM INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | JULIANA ASEVEDO ALVES |
271 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E VÍNCULOS NA ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | Karoline Miranda de Oliveira |
277 | Inteligência Artificial e Inclusão: Possibilidades e Desafios para Estudantes Surdos no Ensino Superior | Luciana Santos |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 4)
123 | COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE : APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA | Bruna Agostinis |
130 | FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: TECENDO PRESENCIALIDADES | SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA |
138 | Taxonomia de Bloom Potencializada por IA: Ferramenta de Apoio ao Planejamento Pedagógico no Ensino Superior | Régis Pasini |
160 | A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COLONIALISMO DIGITAL | Rubens Baldini Neto |
168 | COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA |
183 | Competências em Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior: Diagnóstico e Proposições para Capacitação na UNISO | Luís Roberto Momberg Albano |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 5)
175 | EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA INOVAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS DA IA (IDEIA) DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA) | Fábio Luiz Tezini Crocco |
210 | PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR SISTEMAS DE IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: GOVERNANÇA, REGULAÇÃO E ÉTICA | CARINE Gonçalves BATISTA |
232 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO | Rosenilda Marques da Silva Felipe |
236 | TECNOLOGIAS DIGITAIS INCLUSIVAS E IA: PRÁTICAS BILÍNGUES E INTERCULTURAIS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR | Elaine Tótoli de Oliveira |
251 | ENTRE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À REVISÃO DE TEXTOS DE SURDOS SINALIZADORES | Erica Pereira Mathias |
253 | ENSINO DE FILOSOFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CÚCUTA | Campo Elias Florez Pabon |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 6)
185 | Docência Universitária E IA: Revisão de Literatura comparativa Tricontinental | Rutinelli Favero |
189 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CAPITAL E CONHECIMENTO: PROBLEMATIZAÇÕES CRÍTICAS | Lucas da Silveira Andrade |
197 | DA PERCEPÇÃO À INTENÇÃO DE USO: RELATO DE UM SEMINÁRIO HÍBRIDO SOBRE IA NO ENSINO SUPERIOR | Dulce Márcia Cruz |
214 | AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE TEXTO DE LIVRE ACESSO SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR A ESCRITA PELA INTELIGÊNCIA GENERATIVA EM MANUSCRITOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NA CEFALOMETRIA? | André Matheus Arruda Alves |
215 | Integração da IA no Ensino Superior: análises da dinâmica Tá na Rede na formação de pedagogas | Bethania Medeiros Geremias |
221 | DO GIZ À IA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR | Luiz Luz |
Sessão 2 – Manhã (Sala Virtual 7)
229 | O conhecimiento especializado dos professores de matemáticas revelado no planejamento com Inteligencias Artificiales con MathIAs | JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON |
231 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE COLABORAÇÃO DOCENTE | ANA PAULA LIMA BARBOSA |
235 | FILOSOFIAS DAS TECNOLOGIAS (TICS) NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE TENDÊNCIAS E A COGNIÇÃO, UM NOVO MODELO DE ENSINO | Ocante António Ié |
260 | LETRAMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONJUNTO DE AÇÕES PARA USO ÉTICO E RESPONSÁVEL | Luciana Mara Silva |
280 | FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES COMO FATOR CRÍTICO PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) | Ana Clara da Silva Fonseca |