Lista das Comunicações Orais e Pôsteres aprovados
- Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais Presenciais
 - Trabalhos Aprovados – Pôsteres Presenciais
 - Trabalhos Aprovados – Comunicações Orais Virtuais
 - Trabalhos Aprovados – Pôsteres Virtuais
 
Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais Presenciais
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui
| Id | Título | Submetedor | 
| 26 | Educação Profissional e Tecnológica em ESG: Inovação Curricular e Metodológica na Formação Superior Tecnológica | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | 
| 27 | Organização curricular por competências no ensino superior tecnológico | Esmeralda Aparecida de Oliveira | 
| 30 | Curricularização da extensão: um exemplo prático em um componente curricular | Esmeralda Aparecida de Oliveira | 
| 31 | Curricularização da extensão: componente curricular – projeto integrador | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | 
| 52 | PENSAMENTO CRÍTICO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO | Renata Florence dos Santos | 
| 55 | CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PERSPECTIVAS DISCENTES | KAROLINA BATISTA CASTRO | 
| 68 | Planejamento Módulo de Práticas Inovadoras de Ensino no curso de Aperfeiçoamento Docente: Gestão Universitária; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Diversidade e Inclusão | LUIZA Carneiro Mareti VALENTE | 
| 70 | Incorporação da Inteligência Artificial nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC/PROGRAD/UFF | LUIZA Carneiro Mareti VALENTE | 
| 71 | FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PLANEJAMENTO DE AULAS | Franciely Machado Dutra Cezar | 
| 79 | FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PARA INTEGRAÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO EMBRACE NA CONSTRUÇÃO DE UM ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM | Carla Lopes Rodriguez | 
| 82 | IA e ações extensionistas: quais os limites éticos para seu uso? | Tarsila TEIXEIRA VILHENA LOPES | 
| 94 | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO CAMINHO PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO RELATO DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DISCENTE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Rodrigo da Silva Almeida | 
| 96 | CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | Ana Maria Nunes Gimenez | 
| 99 | INTEGRAÇÃO DE IA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | Camila Fernanda Bassetto | 
| 100 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TUTORIA DOCENTE: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | Ivana de Oliveira Carvalho | 
| 103 | Curricularization of Artificial Intelligence Ethics in Higher Engineering Education: The Case of Stanford and the Challenges in the Brazilian Context | Javiera Mery | 
| 129 | DO PLANEJAMENTO À PRÁTICA: INTEGRANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA AÇÃO FORMATIVA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS | ANA MAURICEIA CASTELLANI | 
| 136 | AGI em sala de aula: análise crítica e relato de experiência no curso “Neurotecnologia e Direito” | Erica Bakonyi | 
| 139 | DOCÊNCIA EM TRANSFORMAÇÃO: COMPETÊNCIAS DIGITAIS, INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE | LENIR LUFT SCHMITZ | 
| 144 | Planejando com IA generativa: relato de experiência no estágio de docência na pós-graduação | Caroline Fernandes dos Santos Bottino | 
| 151 | METODOLOGIA UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA CONTÍNUA DE DISCIPLINAS EaD DE ENGENHARIA: ESTUDO DE CASO | Daniel Lyra Rodrigues | 
| 154 | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM CIÊNCIA DE DADOS PARA NEGÓCIOS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA FATEC VOTORANTIM | Dilermando Piva Junior | 
| 155 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA COLÔMBIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O MUNDO DO TRABALHO | Roberta Flaborea Favaro | 
| 158 | O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS EM FOCO | Juliano Benedito Ferreira | 
| 169 | PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS E IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA: A FORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS EM PERSPECTIVA | MÁRCIA MENDONÇA | 
| 173 | Contribuições da Inteligência Artificial apoiada em Pensamento Crítico: Uma possibilidade para o ensino militar? | Adriana Correia de Almeida | 
| 176 | O ‘Copiloto Criativo’ na Sala de Aula: Investigando o Impacto da IA Generativa na Dinâmica do Design Thinking para a Resolução de Problemas na Graduação | Frederico Vilela Martins Parreira | 
| 184 | Integração da IA no processo de ensino-aprendizagem: a perspectiva da UNIVESP | Jose Avelino Placca | 
| 186 | Painel Delphi como metodologia para validação de quadros de referência em competências digitais | Cassio Santos | 
| 193 | Relato de Experiência: Desenvolvimento de um Serious Game para Extensão Universitária | Amancio Henrique Damasceno Rodrigues | 
| 196 | Labmentor: Agente Conversacional com Inteligência Artificial para Mediação em Laboratórios Remotos Educacionais | Jamila Santos Khalifa | 
| 198 | Inteligência Artificial em processos seletivos para o Ensino Superior: uma análise comparativa de regulações | Victor Freitas Vicente | 
| 211 | Do Prompt à Sala de Aula: Avaliação de Planos de Aula Gerados por Inteligência Artificial | Esoly Madeleine Bento dos Santos | 
| 212 | O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR | Marco Carvalho | 
| 218 | Entre possibilidades e responsabilidades: experiência na Jornada Internacional sobre IAG e Educação | Aléxia Roche | 
| 219 | USOS DE IA GENERATIVA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES DO [EA]² PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | Arnaldo Pinto Jr. | 
| 222 | Inteligência Artificial Generativa e avaliação da aprendizagem: o que muda? | Aléxia Roche | 
| 223 | Percepções estudantis sobre Inteligências Artificiais Generativas no Ensino Superior: feedbacks e pensamento crítico-reflexivo | Nathalie Letouzé Moreira | 
| 227 | ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES EM TEMPOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | WANDA TEREZINHA PACHECO DOS SANTOS | 
| 77 | TECNOLOGIA E FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES | Antonio Carlos Marques de Jesus | 
| 249 | Do marco legal à prática curricular: a urgência da formação bilíngue nos cursos de letras | Julia Sousa | 
| 250 | Utilização de Metodologias Ativas para o ensino de Cálculo: Uma abordagem integradora em um curso de licenciatura em Química. | Pedro Henrique Santos | 
| 256 | Implementação do Tutor Artificial Darcy na Disciplina Laboratório de Música e Tecnologia da UnB | TAUAN RIBEIRO | 
| 261 | O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA PRODUÇÃO DE LIVRO DIGITAL INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE FUTUROS PROFESSORES | Alexssandra Reis | 
Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters Presenciais
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui
| Id | Título | Submetedor | 
| 19 | Educação Digital e Inteligência Artificial: Um Olhar sobre Possibilidades Formativas no Ensino Superior | RODRIGO LEAL DA SILVEIRA | 
| 20 | TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E GAMIFICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA | Uilson Santos da Silva Júnior | 
| 24 | Estudo e implantação da articulação curricular do ensino médio, técnico e superior tecnológico | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | 
| 28 | Formação de Professores em Metodologias Ativas: uma experiência da aplicação de oficinas de abordagem por projetos | Esmeralda Aparecida de Oliveira | 
| 29 | Inovação Curricular: a organização curricular por projetos do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial | Esmeralda Aparecida de Oliveira | 
| 39 | Tecnologias, Branquitude e Racismo Institucional: Desafios para a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Superior | Janaína Rute da Silva Caetano Dourado | 
| 41 | Os 3H´s e a educação | PAULO HAYASHI JR | 
| 43 | INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO PARA A ENGENHARIA AGRONÔMICA | Amanda Perticarrari | 
| 45 | PRECISAMOS URGENTEMENTE MUDAR A PÓS-GRADUAÇÃO! UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO NA DISCIPLINA “PESQUISAS NARRATIVAS” | Igor Vinicius Lima Valentim | 
| 49 | Construindo Presença na Educação a Distância: A Formação do Facilitador e o “Estar Junto Virtual” | Paulo Boccati | 
| 53 | PERCEPÇÕES E CRENÇAS DE ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR SOBRE A POSSIBILIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SUPLANTAR A INTELIGÊNCIA HUMANA APÓS RODAS DE CONVERSA EM SALA DE AULA | Cassio Ricardo Fares Riedo | 
| 60 | APLICAÇÕES DO MÉTODO SOCRÁTICO COM IA GENERATIVA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Guilherme Gonçalves Zanqueta | 
| 65 | Formação Inicial de Professores e Inteligência Artificial Generativa: práticas pedagógicas e letramento em IA | Francisco Arquer Thome | 
| 67 | Estratégia Avaliativa Integrativa no Ensino de Anatomia Humana: Impacto da Atividade Teórico-Prático Avaliativa Integrativa (ATPAI) na Formação Médica | PAULO CARIA | 
| 73 | FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRAN CAPITAL, CAMPO GRANDE/MS. | Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA | 
| 75 | NutriArena: inteligência artificial e gamificação no ensino de avaliação nutricional com metodologia EA2 na Unicamp | Ellis Wollis Malta Abhulime | 
| 76 | CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO | Sandra Afonso | 
| 78 | O uso de inteligência artificial no Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense | Silvia Pereira | 
| 89 | Introduction of large language models in scientific methodology must be accompanied by intensive training in critical thinking | Konradin Metze | 
| 91 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Rodrigo Schmitz | 
| 92 | A MEDICINA VETERINÁRIA: ENTRE AS HABILIDADES VETERINÁRIAS E AS AMBIVALÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Eliana Curvelo | 
| 95 | A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COMO PONTE PARA INTEGRALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | Bryan da Costa Torres | 
| 97 | VIBE CODING COMO CAMINHO PARA O LETRAMENTO CRÍTICO EM IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | José Augusto de Lima Prestes | 
| 109 | Podcast como ferramenta informacional: diálogo entre formação e novas metodologias | Keila Matida de Melo | 
| 115 | FORMAÇÃO INICIAL PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TDIC: EXPERIÊNCIA DE COLABORAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO EXTENSIONISTA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANIDADES | Juliana Rossi Duci | 
| 116 | EFICÁCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GEMINI NA CORREÇÃO DE RELATÓRIOS ACADÊMICOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM O MÉTODO TRADICIONAL | Denise Hirayama | 
| 118 | CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE | Angelita LEAL DE CASTRO FONSECA | 
| 125 | PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO CRÍTICA, REFLEXIVA E ÉTICA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COM ESTUDANTES DE CURSO SUPERIOR | Cassio Ricardo Fares Riedo | 
| 127 | PULSEIRA IOT – TECNOLOGIA NOS ESPORTES | Davi Silva | 
| 128 | O CAOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UM ENSAIO PARA COMPREENDER AS NOVAS INTERAÇÕES HUMANAS | Eliana Curvelo | 
| 131 | Construindo habilidades e competências: proposta de atividades síncronas à distância no Centro Universitário UNIFAVENI | Gustavo Romero | 
| 140 | CONTRIBUIÇÕES DO WEBFÓLIO NAS APRENDIZAGENS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE NUTRIÇÃO | Andressa Beatriz Martim | 
| 141 | PROJETO CONECTA: CONECTANDO SABERES PARA UM FUTURO DIGITAL ÉTICO | Enya Carolina Silva da Costa | 
| 142 | Primeiras impressões sobre o uso da IA Generativa NotebookLM na produção do Podcast Neurótics | Caroline Fernandes dos Santos Bottino | 
| 148 | Formação de Educadores em IA: Transformando Práticas Pedagógicas com Inovação e Eficiência | Marcela Navarro | 
| 153 | INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Dilermando Piva Junior | 
| 162 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA ENGENHARIA DE PROMPT EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR | Hélio Lemes Costa Junior | 
| 165 | TECNOLOGIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O QUE NOS DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESTADUAIS PAULISTAS? | Eugenio Nascimento | 
| 167 | PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS FAMILIARES DE USO DE TECNOLOGIAS DE IA POR INGRESSANTES UNIVERSITÁRIOS | INES SIGNORINI | 
| 171 | METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – Amplas reflexões a partir de uma oferta de curso extensionista no contexto da Inteligência Artificial – IA | Alan Cordeiro Fagundes | 
| 172 | USO DE IA GENERATIVA EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO: SONDAGEM COM ALUNOS EGRESSOS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINAS-SP | Victor Hugo Santos | 
| 174 | FOI HUMANO OU IA? AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE RECONHECIMENTO DE IMAGENS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Letícia Reis Oliveira | 
| 177 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL: REVISÃO E APLICAÇÕES | Heloi Moacyr Tanoue | 
| 188 | MODELAGEM DIGITAL DE CONVERSOR BIDIRECIONAL CLLC: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO PARA O ENSINO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | Alex Sebaje | 
| 192 | ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO AVALIATIVO: UM NOVO DESAFIO SURGE COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Matheus Naville Gutierrez | 
| 194 | Desafios curriculares para a formação de professores em tempos de inteligência artificial: o que diz as novas Diretrizes Curriculares Nacionais sobre tecnologias? | Leyvijane Albuquerque de Araújo | 
| 205 | IMPLEMENTAÇÃO PIONEIRA DA DISCIPLINA SAÚDE DIGITAL NO CURRÍCULO MÉDICO DA UNICAMP | CASSIO CARDOSO FILHO | 
| 206 | Tecnologia E Gestão: Como Funciona a Área de Administração no Comando Militar do Sudeste (II Exército) | Gabriela Gomes Orsi Ragagnan | 
| 208 | Uma Nova Forma de Comunicação: A Utilização de Interfaces Cérebro-Computador como Ferramenta para Personalização do Ensino Superior. | João Paulo de Oliveira Macedo | 
| 216 | Avaliação da usabilidade de um Serious Game no ensino da coleta do exame citopatológico do colo uterino | Maiza Hipolito | 
| 224 | A atividade de geração de imagens por inteligência artificial como vetor para o letramento de prompts: uma análise multimodal na perspectiva de Kress | Julio Portes | 
| 225 | DO MICROSCÓPIO AO CHATBOT: AVALIANDO A APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS FACILITADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO MÉDICA | José Henrique Araújo | 
| 233 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E PRÁTICAS DE ESCRITA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | Eliana Merlin Deganutti de Barros | 
| 234 | Gamificação e traços de personalidade no ensino superior | Raul Pavani | 
| 239 | A Vivência da Educação Inclusiva no Ensino Superior | Lucas Ramos | 
| 244 | O uso ético da Inteligência Artificial em Trabalhos Acadêmicos: Uma experiência na Educação Superior | PABLO GUSTAVO POCHMANN | 
| 246 | PLATAFORMA BARU: A ATUAÇÃO DO DESENHO EDUCACIONAL NO CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS | Amanda Milanez Fenerick | 
| 248 | EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES EXITOSAS NOS CURSOS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS | Valéria Soares de Lima | 
| 258 | CARTOGRAFIA DA SAÚDE COMUNITÁRIA MEDIADO POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE | JAYSON AZEVEDO MARSELLA DE ALMEIDA PEDROSA VAZ GUIMARAES | 
| 272 | Os Desafios da Formação Docente Para Inovação e Tecnologia: o lugar dos cursos de licenciatura no século XXI. | Wellington Cardoso de Oliveira | 
| 274 | TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. | DENISE RODRIGUES MARTINS FORTI | 
| 281 | Conhecendo o CHAT GP no contexto da disciplina de Didática Geral: reflexões!! | Pricila Bertanha | 
Trabalhos aprovados para o evento – Comunicações Orais Virtuais
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações e distribuição dos trabalhos aqui
| Id | Título | Submetedor | 
| 22 | PENSANDO SOBRE O USO DAS TDIC NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Francisco Fernandes Ladeira | 
| 25 | ELABORAÇÃO DE EPISÓDIO PILOTO DE PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Camila Fonseca Leal de Araujo | 
| 32 | UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE | Gabriel Guerra Rosa | 
| 33 | EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE ALGORITMOS: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Thânia Mara Kaminski Jacon | 
| 36 | PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO WEB CURRÍCULO: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL | Douglas Henrique Bezerra Santos | 
| 44 | Por uma formação significativa: história e filosofia da ciência na Pedagogia | Daniela De Maman | 
| 47 | A PERCEPÇÃO DE ALUNOS PRESENCIAIS SOBRE DISCIPLINAS A DISTÂNCIA: DESAFIOS, SATISFAÇÃO E EFEITOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO | LUANA RIBEIRO PINTO ARAUJO | 
| 48 | E SE OS SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS ECOASSEM NOS CÓDIGOS DA ACADEMIA? | ANGELA RUFINO | 
| 50 | PODCASTS EDUCACIONAIS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: METODOLOGIAS ATIVAS, PERSONALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR | João Emmanuel D Alkmin Neves | 
| 54 | AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXPERIMENTO COM ENTREVISTAS A ASSISTENTES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Daniel Pulcherio Fensterseifer | 
| 56 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: PRODUÇÕES, TENDÊNCIAS E DESAFIOS | Marcos Antonio de Oliveira | 
| 61 | EDUCAÇÃO, IMAGÉTICA E JUSTIÇA COGNITIVA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Simone Gomes de Oliveira | 
| 62 | O USO DO PODCAST NO APRIMORAMENTO DA PRÁXIS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR | Hélen Cristina de Oliveira Vieira | 
| 63 | O PAPEL DOCENTE COMO MEDIADOR TECNOPOLÍTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Simone Gomes de Oliveira | 
| 69 | UMA ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CULTURA DIGITAL NO CORPO DOCENTE E O SEU IMPACTO POSITIVO NO USO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NAS SUAS ATIVIDADES | Weysller Matuzinhos de Moura | 
| 74 | Monitoramento Ambiental e Educação Sustentável com o Uso de IA Generativa: Estudo no Centro-Oeste | José Roberto Laistner Junior | 
| 242 | CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE | Elaine Tótoli de Oliveira | 
| 80 | POSICIONAMENTOS DE LICENCIANDOS SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO À PRODUÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Aryane Santos Nogueira | 
| 81 | INOVAÇÃO CURRICULAR COM O MÉTODO PECHA KUCHA NO ENSINO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA | ALBA ALENCAR | 
| 83 | Monitoramento de Emissões de Gases com Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Educação e Sustentabilidade | Bruno dos Santos Guterres | 
| 84 | PRÁTICAS EMERGENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO BRASIL E DA COLÔMBIA: UM ESTUDO DE CASO. | Marciana María Córdoba Mercado | 
| 85 | DESENVOLVIMENTO DE ASSISTENTE DE IA PARA PRODUÇÃO DE PLANOS DE AULA INCLUSIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | Aryane Santos Nogueira | 
| 87 | A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE | Fúlvia da Silva Spohr | 
| 88 | “A MÁQUINA NÃO SENTE”: UMA EXPERIÊNCIA COM IA GENERATIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | Ricardo Kutschinsky Bastos | 
| 90 | PERCEPÇÕES E ATITUDES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE USO, CONSUMO E PRODUÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS | Rachel Ferreira Oliveira Santos | 
| 93 | EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: PROPOSIÇÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS | Fabiane Freire França | 
| 102 | Diagnóstico das Competências Digitais Docentes no NRE de Maringá: Subsídios para uma Formação Continuada em EaD Sensível ao Contexto Regional | Thais Rosana Leite | 
| 104 | EMO-AI TEACHING LOOP: UMA ABORDAGEM DE MICROLEARNING NEURODIDÁTICA USANDO WHATSAPP E PROMPTS DE IA GENERATIVA | FABIANO DE SOUZA | 
| 108 | INFOSAÚDE 60+: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA | Igor Bettarello Carvalho Xavier | 
| 119 | MULHERES MAKERS: A CONSTRUÇÃO DA ESTEIRA POR ESTUDANTES DA ENGENHARIA | Fernanda Fogolari Bellaver | 
| 120 | COMO FAZER PARA LER COM A MÁQUINA E NÃO A MÁQUINA LER POR MIM? REFLEXÕES COM ACADÊMICOS INGRESSANTES EM UM CURSO DE LETRAS | Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior | 
| 121 | As Comunidades de Prática como meio para a promoção de Competências Digitais docentes | Patrícia Lakchmi Leite Mertzig | 
| 123 | COMPETÊNCIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE : APROXIMAÇÕES ENTRE PRÁTICA, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA | Bruna Agostinis | 
| 124 | O DESENHO CURRICULAR DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SENAC SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Guilherme Maximiano | 
| 126 | PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE O USO DO DIGCOMPORG E SELFIE: TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA DIGITAL | Danielle de Cássia Soares Santos | 
| 130 | FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE: TECENDO PRESENCIALIDADES | SYLVIA HELENA SOUZA DA BATISTA | 
| 132 | A Revolução Silenciosa: O Diálogo Necessário entre a IA e a Formação Pedagógica em Licenciaturas. | Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada | 
| 134 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ECONOMIA COMPORTAMENTAL | Danielle de Almeida Mota Soares | 
| 137 | Inteligência Artificial: do avanço tecnológico ao Risco – Humanidades como Chave para uma Engenharia Ética | Régis Pasini | 
| 138 | Taxonomia de Bloom Potencializada por IA: Ferramenta de Apoio ao Planejamento Pedagógico no Ensino Superior | Régis Pasini | 
| 145 | DESPROGRAMANDO O RACISMO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) | Marinalva de Oliveira Maximo | 
| 156 | Vieses linguísticos e culturais de ferramentas de IA percebidos por licenciandos em contexto de intercâmbio virtual | Luciani Tenani | 
| 157 | Prospecção de artigos e patentes sobre aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e análise por cromatografia de camada fina | Maria Hosana Conceição | 
| 160 | A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE COLONIALISMO DIGITAL | Rubens Baldini Neto | 
| 164 | Realidade Aumentada Remota versus Simulação Tradicional no Desempenho de Líderes de Equipe em Cenário de Parada Cardíaca: ensaio clínico randomizado de não inferioridade | Renan Gianotto-Oliveira | 
| 168 | COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | ROSILENE SOUZA DE OLIVEIRA | 
| 170 | Neuroscience teaching in higher education: efficacy and students’ perception of an asynchronous online course | Ana Julia Ribeiro | 
| 175 | EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICAS DO GRUPO DE PESQUISA INOVAÇÃO E DESAFIOS ÉTICOS DA IA (IDEIA) DO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA (ITA) | Fábio Luiz Tezini Crocco | 
| 178 | UFOB ECO-HUB: Inovação no Ensino Superior com Inteligência Artificial e Metodologias Ativas | RAMON ADRIAN SALINAS FRANCO | 
| 183 | Competências em Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior: Diagnóstico e Proposições para Capacitação na UNISO | Luís Roberto Momberg Albano | 
| 185 | Docência Universitária E IA: Revisão de Literatura comparativa Tricontinental | Rutinelli Favero | 
| 189 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, CAPITAL E CONHECIMENTO: PROBLEMATIZAÇÕES CRÍTICAS | Lucas da Silveira Andrade | 
| 195 | Comunidade Digital: perfilar da arte do ensino em videoaulas síncronas | Paulo Henrique Vieira de Macedo | 
| 197 | DA PERCEPÇÃO À INTENÇÃO DE USO: RELATO DE UM SEMINÁRIO HÍBRIDO SOBRE IA NO ENSINO SUPERIOR | Dulce Márcia Cruz | 
| 199 | O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS SOB A ÓTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Cecília Abrahão Nascimento de Santi | 
| 201 | Impactos da Inteligência Artificial Generativa sobre os Espaços Coletivos na EAD: A Desfiguração do Fórum de Discussões | Luís Rogério da Silva | 
| 202 | ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS MUSEAIS: MEDIAÇÕES ANTROPOÉTICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Isadora de Leon Torres | 
| 209 | Integração da Inteligência Artificial (IA) na Avaliação de Bioquímica do Sistema Cardíaco: Um Relato de Experiência | Moisés Cavalcante | 
| 210 | PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR SISTEMAS DE IA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: GOVERNANÇA, REGULAÇÃO E ÉTICA | CARINE Gonçalves BATISTA | 
| 214 | AS FERRAMENTAS DE ANÁLISE DE TEXTO DE LIVRE ACESSO SÃO CAPAZES DE IDENTIFICAR A ESCRITA PELA INTELIGÊNCIA GENERATIVA EM MANUSCRITOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NA CEFALOMETRIA? | André Matheus Arruda Alves | 
| 215 | Integração da IA no Ensino Superior: análises da dinâmica Tá na Rede na formação de pedagogas | Bethania Medeiros Geremias | 
| 220 | PRODUÇÃO ACADÊMICA EM CIÊNCIAS POLICIAIS: CURRICULARIZAÇÃO, ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Silvana Rodrigues de Souza | 
| 221 | DO GIZ À IA: A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR | Luiz Luz | 
| 229 | O conhecimiento especializado dos professores de matemáticas revelado no planejamento com Inteligencias Artificiales con MathIAs | JENNY PATRICIA ACEVEDO RINCON | 
| 231 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE COLABORAÇÃO DOCENTE | ANA PAULA LIMA BARBOSA | 
| 232 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS INCLUSIVAS SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO | Rosenilda Marques da Silva Felipe | 
| 235 | FILOSOFIAS DAS TECNOLOGIAS (TICS) NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE TENDÊNCIAS E A COGNIÇÃO, UM NOVO MODELO DE ENSINO | Ocante António Ié | 
| 236 | TECNOLOGIAS DIGITAIS INCLUSIVAS E IA: PRÁTICAS BILÍNGUES E INTERCULTURAIS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR | Elaine Tótoli de Oliveira | 
| 237 | A Integração da Inteligência Artificial nos Cursos Universitários Pós-Pandemia: Uma Análise por Agrupamentos Disciplinares | Kedma Montedori | 
| 240 | Diagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores do Ensino Supeior baiano no contexto das competências digitais | ANA CONCEIÇÃO ALVES SANTIAGO | 
| 247 | Aplicação da Inteligência Artificial Generativa para o Design de Soluções Biomiméticas na Climatização de Data Centers | Moisés Cavalcante | 
| 251 | ENTRE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À REVISÃO DE TEXTOS DE SURDOS SINALIZADORES | Erica Pereira Mathias | 
| 253 | ENSINO DE FILOSOFIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CÚCUTA | Campo Elias Florez Pabon | 
| 254 | DO PENSAMENTO CRÍTICO À LITERACIA EM IA: TENDÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR | Mírian Cristina de Lima | 
| 255 | Educação na Era Digital: relato da criação de uma trilha formativa docente sobre inovação, metodologias ativas e competências digitais com apoio de inteligência artificial | ANA JULIANA FONTES | 
| 260 | LETRAMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONJUNTO DE AÇÕES PARA USO ÉTICO E RESPONSÁVEL | Luciana Mara Silva | 
| 267 | WhatsApp como Sala de Aula Virtual: Um Estudo de um Modelo para o Ensino-Aprendizagem | Viviane Ramalho de Azevedo | 
| 270 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CRIAÇÃO AUDIOVISUAL: INTERFACES FORMATIVAS ENTRE EDIÇÃO DE IMAGENS E PRODUÇÃO/DIREÇÃO DE ARTE. | Hervacy Brito | 
| 271 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO E VÍNCULOS NA ORIENTAÇÃO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO | Karoline Miranda de Oliveira | 
| 273 | SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE TURBINAS EÓLICAS COMO PROPOSTA STEAM INTEGRADA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | JULIANA ASEVEDO ALVES | 
| 277 | Inteligência Artificial e Inclusão: Possibilidades e Desafios para Estudantes Surdos no Ensino Superior | Luciana Santos | 
| 279 | Introdução de competências digitais na reformulação curricular de um curso de Psicologia em universidade pública | Maiango Dias | 
| 280 | FORMAÇÃO CONTÍNUA DE DOCENTES COMO FATOR CRÍTICO PARA A INOVAÇÃO CURRICULAR NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) | Ana Clara da Silva Fonseca | 
| 105 | EFEITOS DO ENSINO INFRASSOMATIZADO BASEADO EM IA NAS DISCIPLINAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA | Rogério Bastos Quirino | 
| 217 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ESCRITA CRIATIVA: DÁDIVA, ÉTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Luyana Adrielle Almeida Ladislau | 
| 241 | ANÁLISE SOBRE A GERAÇÃO DE PROMPTS PARA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | PABLO GUSTAVO POCHMANN | 
Trabalhos aprovados para o evento – Pôsters Virtuais
Obs: saiba mais sobre o formato das apresentações aqui
| Id | Título | Submetedor | 
| 34 | EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA CIDADANIA DIGITAL: PRÁTICAS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI | Andreza Serafim | 
| 35 | Inteligência Artificial Generativa na Manutenção das Atividades Educacionais | Elzo Brito dos Santos Filho | 
| 37 | METODOLOGIAS ATIVAS: ENSINO E APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | Marcos Lemos Afonso | 
| 40 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ENGAJAMENTO DISCENTE: UMA ANÁLISE EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. | Naline Thâmara | 
| 42 | Entre experimentações curriculares e devires docentes no cotidiano escolar | Guilherme Araújo Soares | 
| 46 | TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DOCENTES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO TÉCNICO | Adriano Da Silva | 
| 51 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANÁLISE DE DADOS NA GESTÃO PEDAGÓGICA: GERAÇÃO DE INSIGHTS E INDICADORES ESTRATÉGICOS NO ENSINO SUPERIOR | João Emmanuel D Alkmin Neves | 
| 57 | FORMAÇÃO DOCENTE E AUTORIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE O USO ÉTICO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA | Saulo Geber | 
| 58 | PROJETO DE VIDA E COMPETÊNCIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR | Saulo Geber | 
| 59 | FRAGILIDADE ESTATAL E A PRODUÇÃO DE COCAÍNA E ÓPIO | Taciana Lage Gonçalves | 
| 64 | CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA FORMAÇÃO ECOSSISTÊMICA | Nara SALAMUNES | 
| 66 | Relacionando experimentação e equações químicas com o uso de atividades práticas e tecnologias digitais | Paulo de Avila Junior | 
| 86 | DETECÇÃO TEXTUAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM RESUMOS HUMANOS E RESUMOS GERADOS PELO CHATGPT | Enzo Carvalho Avila | 
| 98 | MONITORAMENTO DE GASES COM IA GENERATIVA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Sudeste Brasileiro como Cenário de Estudo | Elisabete Peres Campos Oliveira | 
| 106 | A SALA DE AULA COMO ESPAÇO INTERATIVO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE AGRONOMIA | Bianca Ávila | 
| 107 | Análise das Emissões Atmosféricas e Indicadores Econômicos em Minas Gerais com IA Generativa | FELIPE MARQUES MACHADO | 
| 110 | PORTFÓLIO REFLEXIVO DIGITAL: REGISTROS DE UMA (RE) CONSTRUÇÃO CONTÍNUA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Laura Nascimento | 
| 111 | EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: APONTAMENTOS PARA UMA PRÁTICA CONSCIENTE | Daniela de Araújo Ando | 
| 112 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS | Daniela de Araújo Ando | 
| 113 | PALEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS ATIVAS E COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM CURSOS DE BIOLOGIA | EVERTON ALVES | 
| 117 | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE | Taissa Vieira Lozano Burci | 
| 133 | INVENTÁRIO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ACERVO DO EDUCAPES | Sandra Rostirola | 
| 135 | IA e Formação Docente: Reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-ação com futuros professores de Pedagogia | Irlaine Cutrim Helal Cavalcante | 
| 143 | OPINIÃO DE DOCENTES E DISCENTES SOBRE O USO DE TESTES ONLINE COM CONSULTA PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES NA ÁREA DE SAÚDE | Camila Fonseca Leal de Araujo | 
| 147 | Limites e possibilidades de inovação didático-pedagógica nos cursos de Graduação: caminhos do fazer-se docente | Sheille Soares de Freitas | 
| 149 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO O ENSINO POR MEIO DA INOVAÇÃO | RAFAEL VEDOVATTE | 
| 150 | Projetos de Extensão Interdisciplinares com Suporte de IA na Educação a Distância em Engenharia | Giancarlo Michelino Gaeta Lopes | 
| 161 | USO ÉTICO DE IA NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: RELATO DE OFICINA APLICADA A ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | Janara de Camargo Matos | 
| 163 | MANUAL DE USO ÉTICO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE | Rutinelli Favero | 
| 166 | PROMPT: MINERAÇÃO DE DADOS | Gnandi Moustafa Yanwo | 
| 179 | NTELIGÊNCIA ARTIFICIAL REVOLUCIONANDO O TREINAMENTO CIRÚRGICO VIRTUAL: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO | JOAO DANIEL DE SOUZA MENEZES | 
| 180 | SISTEMAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA ENSINO DIAGNÓSTICO INTELIGENTE NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO | JOAO DANIEL DE SOUZA MENEZES | 
| 181 | INTELIGENCIA ARTIFICIAL TRANSFORMANDO O ENSINO DE ANATOMIA DIGITAL NA MEDICINA: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO | MATHEUS QUERINO DA SILVA | 
| 182 | INTELIGENCIA ARTIFICIAL NA SIMULAÇÃO MÉDICA DE EMERGÊNCIA: CENÁRIOS ADAPTATIVOS INTELIGENTES: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO | MATHEUS QUERINO DA SILVA | 
| 187 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO A PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Amanda Vasconcelos de Albuquerque | 
| 190 | ATRAVESSAMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUNTO A ESTUDANTES ACADÊMICOS | Miriam Magedanz | 
| 191 | METODOLOGIAS ATIVAS POTENCIALIZADAS POR INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO ENSINO CLÍNICO: UM PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO | Rita de Cássia Helu Mendonça Ribeiro | 
| 200 | Contradições no uso de inteligências artificiais como ferramentas para Engenharia Ambiental | João Rodrigues Pinto | 
| 203 | Influência dos Níveis de Reservatórios das Barragens Joanes I e II nas Enchentes Urbanas de Salvador: Uma Análise Hidrológica e de Engenharia Civil (2015–2025) | João Marcos Mendes Santos | 
| 204 | A experiência do desenvolvimento do jogo educacional Empreend@ para universitários através do Design Thinking | Janine Salvaro | 
| 207 | Política de IA: Uso consciente nos ambientes acadêmico e administrativo | Fabrício Pretto | 
| 213 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA À AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO IFSP | Rogério José de Azevedo Meirelles | 
| 226 | INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA MÉDICA | Caio Rodrigo Lemos Setúbal | 
| 238 | Evolução do Ensino de Inteligência Artificial nas Universidades Brasileiras (2015-2023) | Kedma Montedori | 
| 243 | “A EDUCAÇÃO SUPERIOR E TURISMO: OFICINAS E SABERES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROTEIRO CAMINHO DOS GUARÁS” | Josiane Rodrigues dos Santos Cabral Cabral | 
| 245 | IA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: RISCOS, RESPONSABILIDADES E CAMINHOS PARA UMA INTEGRAÇÃO ÉTICA E SEGURA | Amanda Vasconcelos de Albuquerque | 
| 252 | PROCESSOS DIALÓGICOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM IA: EXPLANAÇÃO METODOLÓGICA PARA CINCO NÍVEIS DE COMPLEXIDADE NO PROGRAMA ELABORA | José Brazão | 
| 257 | INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS DE IA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS | Janaína Torres Lopes | 
| 259 | PROPOSTA PARA OS ASPECTOS ÉTICOS E IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL | Luana Paixão | 
| 262 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA OTIMIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Luciana Mara Silva | 
| 264 | Inteligências Artificiais e pensamento crítico: uma análise da curadoria de respostas de prompts | Yuri Jorge Almeida da Silva | 
| 265 | Podcast como Estratégia Educacional para Aprendizado em Exame Físico | ALEXANDRO MENEGOCIO | 
| 266 | Rotação de Estações Exame físico em Enfermagem – Integrando teoria e prática | ALEXANDRO MENEGOCIO | 
| 268 | Avaliações em EaD e Inteligência Artificial: relato de experiência em uma Universidade Pública | Yuri Jorge Almeida da Silva | 
| 269 | Inteligência Artificial na Gestão de Resíduos da Construção Civil: Revisão do Estado da Arte | Jônatas Souza | 
| 275 | RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ENFERMAGEM | aline guimaraes mariz | 
| 276 | INTEGRAÇÃO ENTRE BIM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PROJETOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | Reinan Tiago Fernandes dos Santos | 
| 114 | ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | YASMIN MOREIRA VIEIRA DE SOUZA | 
| 278 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA E PROPOSTAS CRIATIVAS PARA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS | Siomara Regina Cavalcanti de Lucena
 
  | 
Obs: Os trabalhos não listados nas categorias acima não atingiram a nota de corte do evento, conforme critérios utilizados pela comissão científica na avaliação dos trabalhos, apresentados no link sobre submissão dos trabalhos.