9:00 – 9:30

ABERTURA
Prof. Dr. Marcelo Knobel – Reitor da Unicamp
Profa. Dra Eliana Amaral – Pró Reitora de Graduação da Unicamp
Profa. Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan – Diretora da Faculdade de Educação da Unicamp
Profa. Dra. Soely Polydoro – Coordenadora do EA2 e Docente da FE/Unicamp
Prof. Dr. Marco Antonio Garcia de Carvalho – Coordenador do GGTE e Docente da FT/Unicamp

Atila Iamarino – Nerdologia

Workshop do dia 31, as 9h

Sala 1 – (Localização) – Internet e ensino: métodos e ideias para uso indolor de ferramentas
Responsáveis: Átila Iamarino (Nerdologia – UNICAMP), Rafael Bento Soares (Numinalabs) e Leandro R. Tessler (UNICAMP)

Ferramentas de mídias sociais podem promover aprendizagem, colaboração, participação em aula e até o impacto do conteúdo da disciplina. Diferentes tipos de mídias como blogs, wikis, redes sociais como Twitter e Facebook ou até mídias com vídeos (YouTube) e podcasts podem ser incorporadas em aula com diferentes finalidades e dificuldades de adoção. Este workshop discutirá possíveis usos destas ferramentas com suas vantagens e desvantagens. Especial atenção será dada às dificuldades e cuidados necessários. Serão apresentados também exemplos de uso  de cada uma delas.

Ivan Mizanzuk – Anticast

Workshop do dia 31, 14h 

Sala 2 – (Localização) – O Podcast como ferramenta de Aprendizado Imersivo
Responsável:  Ivan Mizanzuk (PUCPR)

O podcast é considerado uma das novas mídias que mais vem crescendo nos últimos anos. Sendo uma produção totalmente em áudio (como uma “rádio pela internet”), ela possui a vantagem de se poder produzir e narrar grandes histórias com baixo custo. Logo, lança-se o desafio: quais os melhores caminhos para se informar e entreter ao mesmo tempo, resultando assim em uma poderosa ferramenta no aprendizado?

Renan Lima – ITA

Workshop do dia 31, 14h

Sala 7 – (Localização) – Estudo de casos sobre a Metodologia sala de Aula Invertida
Responsável: Renan Lima (ITA)

Desde 2016, eu utilizo Sala de Aula Invertida em diversas disciplinas de Matemática no ITA. Neste Workshop, falarei de alguns desafios e reflexões para o Professor que deseja mudar a sua Sala de Aula. Será discutido um pouco sobre postura do Professor, a estrutura que a disciplina precisa (material de apoio) para que a Sala de Aula Invertida funcione. Será estudado alguns cases aqui no ITA e farei um breve relato na Sala de Aula Invertida que uma Professora da UTFPR utilizou em sua disciplina de Geometria Analítica. Além disso, falarei de um case meu que a Sala de Aula Invertida não funcionou.