Título: Encurtar para focar na Sequência Didática e Ética (Ex: “Ética em IA: Fluxo de Trabalho com Perplexity, Elicit e ChatGPT na Produção Acadêmica”).
Diagrama Central:Ampliar e destacar o diagrama da sequência de ferramentas (Perplexity, Elicit, ChatGPT), tornando-o o ponto visual principal.
Texto: Converter Introdução e Objetivos em 2 bullet points.
Foco: IA é promessa, mas exige Ética e Competências no uso.
Metodologia (Novo Tópico): Criar tópico para o diagrama, explicando a função de cada ferramenta no fluxo.
Destaque Ético: Enfatizar a necessidade de bons prompts e verificação da veracidade (fact-checking).
Conclusão: Focar em responsabilidade, direitos autorais e no papel da IA como vetor para uma educação superior inovadora e ética.
Renata Florence dos Santos
Visitante
1 dia atrás
Avaliação do Pôster :
Gostaria de parabenizá-la pela proposta de falar sobre o uso ético com possibilidade de uma formação adequada para o uso da Inteligência Artificial, enquanto muitos docentes ainda preferem criticar o uso, não tocar no assunto ou mudar a estratégia de avaliação, você optou por oferecer os alunos a possibilidade de uma formação através da capacitação, incentivando o conhecimento e domínio pelas tecnologias digitais. Afinal no âmbito acadêmico acabamos encontrando os dois extremos. Alunos que fazem o uso demasiado da Inteligência Artificial Generativa sem preocupações com a autoria responsável, verificação criteriosa das fontes e ética como aborda seu relato. E também encontramos os alunos que possuem “medo” de utilizar a IA e acabam se excluindo digitalmente e perdendo a possibilidade de revisar textos de sua própria autoria, e possibilidade de aplicar o rigor acadêmico com apoio da IA e desta forma, acabar promovendo sua exclusão do mundo contemporâneo em que vivemos.
A síntese das recomendações é:
Gostaria de parabenizá-la pela proposta de falar sobre o uso ético com possibilidade de uma formação adequada para o uso da Inteligência Artificial, enquanto muitos docentes ainda preferem criticar o uso, não tocar no assunto ou mudar a estratégia de avaliação, você optou por oferecer os alunos a possibilidade de uma formação através da capacitação, incentivando o conhecimento e domínio pelas tecnologias digitais. Afinal no âmbito acadêmico acabamos encontrando os dois extremos. Alunos que fazem o uso demasiado da Inteligência Artificial Generativa sem preocupações com a autoria responsável, verificação criteriosa das fontes e ética como aborda seu relato. E também encontramos os alunos que possuem “medo” de utilizar a IA e acabam se excluindo digitalmente e perdendo a possibilidade de revisar textos de sua própria autoria, e possibilidade de aplicar o rigor acadêmico com apoio da IA e desta forma, acabar promovendo sua exclusão do mundo contemporâneo em que vivemos.