Ver categorias

275 – RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ENFERMAGEM

5 1 vote
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
Avaliação do Pôster
Avaliação do Pôster
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Salamunes
Salamunes
Visitante
1 mês atrás

Olá, Mariz e al.. Em que dados se basearam para chegar os resultados do seu trabalho

aline guimaraes mariz
aline guimaraes mariz
Visitante
Reply to  Salamunes
28 dias atrás

A coleta dessas informações ocorreu a partir da observação direta da prática clínica, dos registros de enfermagem e dos casos clínicos construídos pelos próprios alunos a partir das situações vivenciadas, e a tambem atraves dos relatos e produções dos alunos durante as discussões de caso. Ficou visivel também a melhoria continuada que ocorreu a nos planos de cuidados e nas argumentações clínicas dos alunos ao longo do semestre.

MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
Visitante
1 mês atrás

O tema da IA na formação em Enfermagem é muito relevante. Para otimizar o pôster, as recomendações breves e práticas são:

  1. Título: Encurtar para focar em “IA e Metodologias Ativas na Enfermagem: Formação do Raciocínio Crítico”.
  2. Layout: Converter blocos densos (Introdução, Resultados) em 3 bullet points, aumentando a fonte para leitura à distância.
  3. Metodologia (Foco): Dar destaque ao Arco de Maguerez e ao uso do ChatGPT como ferramenta de problematização e simulação de hipóteses.
  4. Resultados (Ponto Chave):
  • Enfatizar a melhoria no Raciocínio Clínico e Capacidade Crítica dos alunos.
  • Destacar o papel da IA como apoio cognitivo e facilitador do acesso a informações, sem substituir o docente.
  1. Conclusão: Ser incisivo: A combinação de Metodologias Ativas e IA potencializa o aprendizado, autonomia e, principalmente, o desenvolvimento do Raciocínio Diagnóstico e da Qualidade dos Registros dos estudantes, comprovando a relevância da inovação.
aline guimaraes mariz
aline guimaraes mariz
Visitante
Reply to  MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
28 dias atrás

Gostaria primeiramente agradecer as considerações apresentadas, para nós fica claro que um título mais direto e objetivo contribui para melhor impacto visual e clareza do tema central. Todas as recomendações citadas são bastante pertinentes, transformar as seções em tópicos e ampliar a fonte realmente favorece a leitura e a compreensão rápida durante a exposição. Em relação ao destaque do Arco de Maguerez e do uso do ChatGPT, é essencial evidenciar esse ponto, pois ele representa o diferencial metodológico do trabalho, mostrando como a IA foi integrada de forma ética e pedagógica ao processo de problematização. Essa reflexão reforça a importância de evidenciar, de forma mais clara, como a integração entre IA e metodologias ativas não apenas potencializa a aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento do pensamento clínico-reflexivo e da autonomia profissional dos estudantes de Enfermagem.

Josué Labaki
Visitante
24 dias atrás
Avaliação do Pôster :
     

Parabéns pelo trabalho!
(comentário de membro da comissão científica)

5
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x