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145 – DESPROGRAMANDO O RACISMO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Patrícia Mertzig
Patrícia Mertzig
Visitante
2 dias atrás
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Olá Marinalva e Fabiane. Gostei muito do trabalho e esse tema me instiga. Eu tive experiência próxima a apresentada por vocês quando solicitei a IA criar um desenho para descrever o espaço da universidade onde atuo. O resultado foi que as pessoas contidas na ilustração eram todas brancas e os casais heteronormativos. Para incluir pessoas negras e casais homossexuais é preciso dar um comando bem específico para a IA. Como sabemos que inteligente somos nós e a IA opera somente com algoritmos, é preciso problematizar o caráter ideológico dos “donos” dessas IA. Parabéns pela pesquisa! Mas que possamos transformar essa realidade!

Marcos Vinícius Forecchi Accioly
Visitante
2 dias atrás

Muito relevante este tipo de trabalho. Estive na Federal de Maringá para falar de Inteligência Artificial, em evento da Matemática, e achei os professores e alunos bastante engajados com temas relevantes. Obrigado por sua contribuição.

As IAs e seus vieses de treinamento não pode passar omissas.

MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
Visitante
2 dias atrás
  1. Título: O título é forte, mas pode ser mais específico sobre a IA. Sugestão: “Desprogramando o Racismo com IA Generativa: A Formação Docente no Combate a Vieses Algorítmicos.”
  2. Palavras-chave: Considere substituir “Racismo estrutural” por “Vieses Algorítmicos” ou “Colonialidade Digital”, termos que dialogam mais diretamente com a IA.
  3. Metodologia (Atividade em 3 etapas): Crie marcadores (bullet points) para as três etapas, em vez de um parágrafo denso. Isso facilita a visualização do caminho da pesquisa e da intervenção pedagógica.
  4. Imagens: As fotos atuais são genéricas. Se possível, substitua-as por exemplo prático das etapas (ex.: uma captura de tela mostrando a estereotipia gerada pela IA na etapa 2) para ilustrar o problema e a solução.
  5. Foco do Resultado: Na conclusão, destaque com negrito a principal constatação sobre como as “práticas pedagógicas fundamentadas” atuam no deslocamento de percepção e na leitura crítica dos recursos tecnológicos.
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