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145 – DESPROGRAMANDO O RACISMO: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

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Patrícia Mertzig
Patrícia Mertzig
Visitante
30 dias atrás
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Olá Marinalva e Fabiane. Gostei muito do trabalho e esse tema me instiga. Eu tive experiência próxima a apresentada por vocês quando solicitei a IA criar um desenho para descrever o espaço da universidade onde atuo. O resultado foi que as pessoas contidas na ilustração eram todas brancas e os casais heteronormativos. Para incluir pessoas negras e casais homossexuais é preciso dar um comando bem específico para a IA. Como sabemos que inteligente somos nós e a IA opera somente com algoritmos, é preciso problematizar o caráter ideológico dos “donos” dessas IA. Parabéns pela pesquisa! Mas que possamos transformar essa realidade!

Marcos Vinícius Forecchi Accioly
Visitante
30 dias atrás

Muito relevante este tipo de trabalho. Estive na Federal de Maringá para falar de Inteligência Artificial, em evento da Matemática, e achei os professores e alunos bastante engajados com temas relevantes. Obrigado por sua contribuição.

As IAs e seus vieses de treinamento não pode passar omissas.

MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
MARCOS VINICIUS CANHEDO PARRA
Visitante
30 dias atrás
  1. Título: O título é forte, mas pode ser mais específico sobre a IA. Sugestão: “Desprogramando o Racismo com IA Generativa: A Formação Docente no Combate a Vieses Algorítmicos.”
  2. Palavras-chave: Considere substituir “Racismo estrutural” por “Vieses Algorítmicos” ou “Colonialidade Digital”, termos que dialogam mais diretamente com a IA.
  3. Metodologia (Atividade em 3 etapas): Crie marcadores (bullet points) para as três etapas, em vez de um parágrafo denso. Isso facilita a visualização do caminho da pesquisa e da intervenção pedagógica.
  4. Imagens: As fotos atuais são genéricas. Se possível, substitua-as por exemplo prático das etapas (ex.: uma captura de tela mostrando a estereotipia gerada pela IA na etapa 2) para ilustrar o problema e a solução.
  5. Foco do Resultado: Na conclusão, destaque com negrito a principal constatação sobre como as “práticas pedagógicas fundamentadas” atuam no deslocamento de percepção e na leitura crítica dos recursos tecnológicos.
Taís Temporim de Almeida
Taís Temporim de Almeida
Visitante
23 dias atrás

Olá, Marinalva e Fabiane! Parabéns pelo material elaborado!
A pesquisa possui relevância e potencial de contribuição à área em que se insere. Dialoga com o eixo no qual se inscreve, trazendo uma pesquisa concisa, clara e coerente.
Os dados e resultados da pesquisa são apresentados de forma adequada e próximos aos intentos de divulgação científica de qualidade.
Todavia, indico que há possibilidade de aperfeiçoamento na estrutura. A forma como optam por apresentar os dados parece truncada, sendo possível tornar a divisão dos elementos (introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusão) diluídos de modo a tornar mais fluida a leitura e exposição.
No que tange a apresentação dos resultados, imagens com menção direta às plataformas poderiam ser colocadas como exemplos dos materiais mencionados e para corroborar com a pesquisa e seus dados.
Reitero que as sugestões aqui apresentadas são indicações, cabendo ou não à autoria acatá-las.

(comentário de membro da comissão científica)

Josué Labaki
Visitante
22 dias atrás
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Parabéns pelo trabalho!
(comentário de membro da comissão científica)

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