259 – PROPOSTA PARA OS ASPECTOS ÉTICOS E IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Ver categorias
259 – PROPOSTA PARA OS ASPECTOS ÉTICOS E IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Muito importante trazer essa temática no estudo por ser algo que hoje em dia é acessível a todos e há necessidade de trazer essa temática para que sejam avaliados os aspectos étnicos e os desafios. parabéns aos envolvidos!
Título e Subtítulo: Embora claros, tente torná-los mais impactantes e focados. Poderia ser algo como: “IA na Educação Superior em Matemática: Abordagem Ética e Implicações para a Formação Docente” (Foco + concisão).
Pergunta de Pesquisa: A formulação é boa. Contudo, para reforçar o foco, garanta que os resultados e a conclusão a respondam diretamente e de forma explícita.
Metodologia: Mencione quantas dissertações e teses foram analisadas (o “corpus de análise”). Isso dá mais peso ao seu achado.
Conclusões: Reforce a ideia de que a IA não é apenas uma questão tecnológica, mas sim de justiça social e equidade.
Recomendações: Elas são ótimas. Sugiro numerá-las na seção final para facilitar a leitura.
Formatação: Garanta que todas as referências sigam estritamente o mesmo padrão (ex: ABNT), pois há variações sutis no seu Referencial.
Agradeço pelo seu feedback. Cada ponto que você destacou foi percebido com muita clareza e será fundamental para o aprimoramento do trabalho.
Jamilia Brito Gomes
Visitante
29 dias atrás
Avaliação do Pôster :
Parabéns pela realização deste trabalho. O estudo envolvendo aspectos éticos e implicações da Inteligência Artificial no ensino da Matemática é de suma importância para compreender os impactos dessa tecnologia no processo educativo. Essa reflexão permite identificar desafios, pontos de atenção e melhoria, incluindo oportunidades relacionados à equidade, à autonomia docente e à formação crítica dos estudantes, contribuindo para uma integração responsável e ética da IA no contexto educacional. Que sigam realizando mais pesquisas envolvendo estas temáticas para contribuir com a ciência e toda comunidade acadêmica. Sucesso para vocês e bom trabalho!
Gratidão pelo reconhecimento e pelas palavras motivadoras! Seguimos em frente
Jamilia Gomes
Visitante
29 dias atrás
Parabenizo pela realização deste trabalho. O estudo dos aspectos éticos e das implicações da Inteligência Artificial no ensino da Matemática revela-se de extrema relevância para a compreensão dos impactos dessa tecnologia no processo educativo. Essa reflexão possibilita a identificação de desafios, pontos de atenção e oportunidades de aprimoramento relacionados à equidade, à autonomia docente e à formação crítica dos estudantes, favorecendo uma integração ética e responsável da IA no contexto educacional. Que novas pesquisas continuem a ser desenvolvidas nessa área, contribuindo para o avanço científico e para o fortalecimento da comunidade acadêmica. Sucesso e votos de continuidade no excelente trabalho!
Boa tarde. Parabéns pelo trabalho. Sobre os resultados, chegaram a verificar na produção acadêmica as perspectivas de pesquisa da área? Os estudos são mais voltados para aplicação no ensino?
Pela análise que fizemos da produção acadêmica, percebemos que a pesquisa na área está bem consciente do potencial da IA, mas o foco principal ainda não é a “receita pronta” para a sala de aula.
Os estudos tendem a olhar para a IA com um pé atrás, e isso é bom. Eles destacam duas coisas:
As oportunidades: A automação de tarefas e o uso de recursos visuais que podem ajudar a turma a entender melhor a matemática.
Os grandes desafios (que são o centro da discussão): A preocupação maior não é com qual software usar, mas com os riscos, como o aumento da desigualdade entre escolas, a proteção dos dados dos alunos, e o medo de que os algoritmos repitam preconceitos que já existem na sociedade.
Ou seja, a pesquisa está mais voltada para fazer as perguntas certas do que para dar as respostas definitivas. O consenso que emerge é que, antes de correr para aplicar a IA, precisamos garantir que os professores estejam preparados para usá-la de forma conciente e crítica e que tenhamos políticas públicas para que essa tecnologia não vire mais uma ferramenta de exclusão.
É um campo que está se construindo com muito cuidado, priorizando a ética e a realidade brasileira.
Esperamos que conseguimos responder teus questionamentos.
Muito importante trazer essa temática no estudo por ser algo que hoje em dia é acessível a todos e há necessidade de trazer essa temática para que sejam avaliados os aspectos étnicos e os desafios. parabéns aos envolvidos!
Gratidão pelo feedback e por reforçar a importância deste tema!
Perfeito trabalho
Gratidão, Kamila.
Avaliação de inteligência artificial, de novo.
Agradeço pelo seu feedback. Cada ponto que você destacou foi percebido com muita clareza e será fundamental para o aprimoramento do trabalho.
Parabéns pela realização deste trabalho. O estudo envolvendo aspectos éticos e implicações da Inteligência Artificial no ensino da Matemática é de suma importância para compreender os impactos dessa tecnologia no processo educativo. Essa reflexão permite identificar desafios, pontos de atenção e melhoria, incluindo oportunidades relacionados à equidade, à autonomia docente e à formação crítica dos estudantes, contribuindo para uma integração responsável e ética da IA no contexto educacional. Que sigam realizando mais pesquisas envolvendo estas temáticas para contribuir com a ciência e toda comunidade acadêmica. Sucesso para vocês e bom trabalho!
Gratidão pelo reconhecimento e pelas palavras motivadoras! Seguimos em frente
Parabenizo pela realização deste trabalho. O estudo dos aspectos éticos e das implicações da Inteligência Artificial no ensino da Matemática revela-se de extrema relevância para a compreensão dos impactos dessa tecnologia no processo educativo. Essa reflexão possibilita a identificação de desafios, pontos de atenção e oportunidades de aprimoramento relacionados à equidade, à autonomia docente e à formação crítica dos estudantes, favorecendo uma integração ética e responsável da IA no contexto educacional. Que novas pesquisas continuem a ser desenvolvidas nessa área, contribuindo para o avanço científico e para o fortalecimento da comunidade acadêmica. Sucesso e votos de continuidade no excelente trabalho!
Gratidão, Jamilia Brito.
Parabéns pelo trabalho!
(comentário de membro da comissão científica)
Gratidão, Josué Labaki
Boa tarde. Parabéns pelo trabalho. Sobre os resultados, chegaram a verificar na produção acadêmica as perspectivas de pesquisa da área? Os estudos são mais voltados para aplicação no ensino?
Boa tarde, Juliana
Gratidão pela avaliação pelo trabalho.
Respondendo teus questionamentos:
Pela análise que fizemos da produção acadêmica, percebemos que a pesquisa na área está bem consciente do potencial da IA, mas o foco principal ainda não é a “receita pronta” para a sala de aula.
Os estudos tendem a olhar para a IA com um pé atrás, e isso é bom. Eles destacam duas coisas:
Ou seja, a pesquisa está mais voltada para fazer as perguntas certas do que para dar as respostas definitivas. O consenso que emerge é que, antes de correr para aplicar a IA, precisamos garantir que os professores estejam preparados para usá-la de forma conciente e crítica e que tenhamos políticas públicas para que essa tecnologia não vire mais uma ferramenta de exclusão.
É um campo que está se construindo com muito cuidado, priorizando a ética e a realidade brasileira.
Esperamos que conseguimos responder teus questionamentos.