Skip to content
  • Facebook
  • Instagram

IV SIIES & IX Inovações

Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior & Seminário Inovações Curriculares
  • Home
  • O Evento
    • Resumo e Justificativa
    • Cronograma
    • Programa do Evento
    • Oficinas
    • Programação Cultural
    • Convidados
    • Comissões
    • Mapa do Evento
    • Espaços do Evento
    • Edições Anteriores
    • Apoios
  • Trabalhos
    • Trabalhos aprovados
    • Submissão
    • Inscrições
    • Sessões de Pôsteres e Comunicações
    • Trabalhos Completos
  • Pôsteres Virtuais
  • Assista o evento
  • +Info
    • Contato
    • A Cidade
    • A UNICAMP
    • Alimentação
    • Hospedagem e outros
    • Hospedagem
    • Locomoção

Tag: altas habilidades

Tecnologias educacionais e IA na educação superior

19
  • 161 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: MAPEAMENTO DA LITERATURA INDEXADAS NA SCOPUS
  • 8 – Formação em Cursos Superiores de Computação: Ética e Agência Moral frente à expansão da Inteligência Artificial
  • 40 – Inovação e tecnologia digital no ensino e aprendizagem de línguas: Perspectivas e possibilidades pedagógicas
  • 61 – IA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
  • 143 – O DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
  • 321 – APRENDENDO COM IA: Investigando a Efetividade do ChatGPT Como Tutor de Língua Inglesa em um Curso de Formação de Professores
  • 272 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O USO DO MOBILE LEARNING: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN, EM MOSSORÓ
  • 201 – Globalização, Tecnologias e Cultura Digital em Contextos de Pós-Graduação: Possibilidades e Desafios Interculturais
  • 191 – O PAPEL DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS NA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
  • 164 – GESTÃO UNIVERSITÁRIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMPREENDENDO O PERFIL DO DISCENTE PARA AÇÕES INSTITUCIONAL ASSERTIVAS
  • 163 – FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS PARA AULAS INOVADORAS:TAXONOMIA DE BLOOM E METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
  • 159 – PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES
  • 107 – Avaliação da eficiência de ferramentas computacionais na educação
  • 106 – O Role-Playing Game (RPG) como ferramenta complementar ao ensino
  • 50 – DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied Ufal para a pós graduação
  • 117 – META-APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA EM MEIO ÀS TECNOLOGIAS EMERGENTES
  • 110 – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
  • 88 – CHATGPT NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
  • 17 – A COLABORAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Integração extensão-ensino

17
  • 108 – Extensão universitária além dos projetos de assistência social: fundo de microcrédito do Escritório de Projetos da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • 165 – O MOVIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA COMO PRÁTICA DE ENSINO EXTENSÃO INCLUSIVA INCLUSIVA
  • 300 – A Construção do Conhecimento Através da Extensão Universitária
  • 12 – INTEGRAÇÃO ENSINO-EXTENSÃO: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO PARA UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • 84 – RESGATE DA MEMÓRIA HISTÓRICA ACERCA DOS BRINQUEDOS DE MADEIRA: a primeira A.C.E.U. a gente nunca esquece
  • 214 – PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE LETRAMENTO EM SAÚDE EM UMA APAE DO INTERIOR DE SÃO PAULO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • 210 – APLICAÇÃO DA IMPRESSÃO 3D EM PROJETO DE EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM HOSPITAL DE TRATAMENTO DE CÂNCER
  • 307 – PRÁTICAS DE EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO ATRAVÉS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • 290 – EFETIVIDADE NA INTEGRAÇÃO ENSINO, COMUNIDADE E SERVIÇO NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIMAX
  • 277 – Justiça Consensual para Todos
  • 271 – EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A AGRICULTURA FAMILIAR: OFICINA DE DESIDRATAÇÃO DE ALIMENTOS E QUALIDADE DE CACHAÇA
  • 264 – ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UEG/UnU INHUMAS À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS FREIRIANAS PARA A EDUCAÇÃO
  • 195 – ANTROPOLOGIA E TURISMO – PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • 132 – ALÉM DOS MUROS: INTEGRANDO ENSINO SUPERIOR E EXTENSÃO NA COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE OS MANGUEZAIS
  • 131 – Experiências de integração Ensino e Extensão na Pós-graduação em Ensino em Saúde
  • 115 – CINE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE EXTENSÃO E ENSINO PARA A PROMOÇÃO A DIVERSIDADE E CIDADANIA.
  • 13 – Linguisticamente Falando: Conectando extensão com o ensino de Linguística e a Divulgação Científica

Formação empreendedora e microcertificações

3
  • 181 – ESTEREÓTIPOS DO CONTADOR NA IMPRENSA BRASILEIRA
  • 174 – ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DA BIOTECNOLOGIA
  • 36 – A REALIZAÇÃO DE IDEATHONS NO ENSINO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO: O CASO DO IFMA CAMPUS BARRA DO CORDA

Perspectivas da gestão EaD nas Universidades Públicas

4
  • 287 – A Inovação e Democratização no Ensino a Distância no Brasil
  • 177 – O POSICIONAMENTO INSTITUCIONAL DA EAD DENTRO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • 176 – REFLEXÕES SOBRE EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR
  • 173 – REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EAD/HÍBRIDA PÓS COVID-19

Metodologias de ensino e avaliação

32
  • 124 – MAPEAMENTO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DE PRODUTORES RURAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO
  • 101 – PROPOSTA EDUCACIONAL ALIADA AO PROJETO DE EXTENSÃO DROGAS DE ABUSO UMA METODOLOGIA ATIVA APLICADA NAS TURMAS DE PSICOFARMACOLOGIA DOS CURSOS DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • 219 – PARASITOLOGIA DESENHADA: APLICAÇÕES NO ENSINO DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE
  • 140 – O IMPACTO DO TEATRO E JOGOS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ENGAJAR E REDUZIR A EVASÃO DOS ESTUDANTES
  • 118 – USO DA FERRAMENTA TINKERCAD COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
  • 48 – A busca pela expressividade da voz radiofônica
  • 27 – MÉTODOS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ENSINO REMOTO
  • 199 – Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19
  • 18 – FATORES DE INFLUÊNCIA NA RETENÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
  • 83 – A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA DE DOCENTES BACHARÉIS
  • 70 – A PANDEMIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DAS HUMANIDADES DIGITAIS
  • 60 – AVALIAÇÃO FORMATIVA EM ÁLGEBRA LINEAR: CONTRIBUTOS DE TAREFAS MATEMÁTICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
  • 312 – DESCAMINHOS DA METODOLOGIA ATIVA NA ACADEMIA DE ADMINISTRAÇÃO: uma proposta de retorno às origens
  • 308 – METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: Um estudo à luz das diretrizes curriculares de administração
  • 45 – Transformando a metodologia de avaliação de disciplinas conteudistas através da metodologia de projetos integrados
  • 279 – IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
  • 248 – A SIMULAÇÃO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS NA ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
  • 239 – Ei, Esse é o meu Táxon!: Um exemplo de jogo didático para formação de licenciados em Ciências Biológicas
  • 234 – CYANO: Um jogo para mediar o ensino de evolução, classificação e ecologia de algas
  • 231 – AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: Pesquisa de Campo na Universidade Federal do Maranhão
  • 230 – METODOLOGIAS ATIVAS: processo de construção avaliativa na pós-graduação
  • 218 – FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA DO SÉCULO XXI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • 213 – SIMULAÇÃO REALÍSTICA: CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS SIMULADOS E USO DOS SIMULADORES POR DOCENTES DA ÁREA DA SAÚDE
  • 158 – CULTURAS INDÍGENAS E DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS POLÍTICOS E METODOLÓGICOS
  • 92 – Sequência Didática: Desenvolvimento de potenciação com TDIC
  • 74 – CLASSIFICANDO EVENTOS COTIDIANOS ALEATÓRIOS: uma Sequência Didática com o uso de Objetos de Aprendizagem
  • 56 – INOVAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE DOCÊNCIA EM HABILIDADES E TÉCNICAS CULINÁRIAS I E II NA GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA DO IFCE CAMPUS BATURITÉ
  • 72 – CENAS ALFABETIZADORAS
  • 55 – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COM PROFESSORES SEM FORMAÇÃO EM QUÍMICA
  • 54 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO EXCESSIVO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
  • 47 – PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FMVZ
  • 27 – MÉTODOS ESTRATÉGICOS DE AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ENSINO REMOTO

Conhecimentos e experiências curriculares

31
  • 81 – CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS CURRICULARES: Uma Abordagem sob a Perspectiva de Bourdieu
  • 209 – IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • 291 – Aprendizagem autodirigida em espaços heterodirigidos
  • 241 – CENTRALIDADE NO CONHECIMENTO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESESTABILIZANDO DISCURSOS
  • 187 – ECOANDO SABERES
  • 202 – INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA
  • 67 – A ausênciade estudos de Gênero no curso de Pedagogia
  • 304 – TECENDO DISCURSOS SOBRE O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: o caso de escolas públicas municipais de Campina Grande – PB
  • 240 – INTEGRANDO ENGENHARIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES: RUMO À FORMAÇÃO DE UM ENGENHEIRO HOLÍSTICO
  • 203 – METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
  • 200 – EDUCAÇÃO DIGITAL, CURRÍCULOS E CULTURA ESCOLAR: COMPARTILHANDO SABERES E PRÁTICAS
  • 288 – SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR: PROMOÇÃO DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EMOÇÕES
  • 71 – O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR
  • 184 – TECNOLOGIA DE ALIMENTOS NO CURSO DE FARMÁCIA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA
  • 168 – INOVAÇÕES CURRICULARES E PESQUISAS DE EGRESSO NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO, NO BRASIL
  • 98 – Educação inclusiva, currículo exclusivo: examinando as disparidades no ensino superior indígena
  • 283 – ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES?
  • 282 – DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
  • 250 – Potenciação: Algumas Reflexões Realizadas no PIBID
  • 192 – A EDUCAÇÃO COMO UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA
  • 188 – SE AFETA, É AFETO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSOR SOBRE A (IN)DISCIPLINA NO ATO DE ENSINAR E APRENDER
  • 183 – AFROCENTRICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: uma experiência curricular ancestral
  • 167 – A ALIAGEM CURRICULAR: A IDENTIDADE BRANCA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • 160 – O ACERVO ARQUITETO DECIO TOZZI NA BAE UNICAMP E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE
  • 144 – EDUCAÇÃO CONTINUADA DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • 138 – A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O MODELO DE CICLOS E OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA
  • 109 – AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  • 102 – A OFERTA DE DISCIPLINA COMO SUPORTE À INTEGRAÇÃO DO ALUNO INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR EM ENGENHARIA
  • 59 – TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NA ÁREA DO ENSINO: Qual é nosso lugar?
  • 53 – PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E DOCENTES DE MEDICINA DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA EXPERIÊNCIA E IMPACTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM
  • 129 – REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL: ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS
Ver categorias
  • Página inicial
  • Pôsteres

altas habilidades

  • 231 – AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: Pesquisa de Campo na Universidade Federal do Maranhão
  • Facebook
  • Instagram
© 2025 IV SIIES & IX Inovações | Designed by: Theme Freesia | Powered by: WordPress