71 – O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

O termo Competências Digitais (CD), pode passar a impressão de ser recorrente quando se pensa sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) na Educação mas, na verdade, não é. Tal conceito é pouco investigado no Brasil mesmo que o Ensino Remoto Emergencial (ERE), causado pela pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, obrigou todo o sistema educacional a migrar para o espaço virtual. Dessa forma, objetivamos refletir sobre o conceito de CD e suas distinções em relação a outros termos comumente utilizados tais como Alfabetização Digital, Letramento digital e fluência digital.

71
5 1 vote
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Rosana de Oliveira
Rosana de Oliveira
Visitante
5 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

A pandemia nos permitiu avaliar essa questão de grande importância que são as competências digitais de estudantes e professores, em particular no ensino superior. Locus onde espera-se como idealizadores, realizadores e divulgadores críticos das inovações.

Patrícia Mertzig
Patrícia Mertzig
Visitante
Reply to  Rosana de Oliveira
5 meses atrás

Olá professora Rosana

Grata por seu comentário. Compreendemos que o tema é importante e iniciamos por buscar, compreender e se apropriar do conceito de forma a colaborar com futuras pesquisas.

2
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x