308 – METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES: Um estudo à luz das diretrizes curriculares de administração

Em 2005 foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases curriculares com a finalidade de obrigar os Institutos Federais a ofereçam um ensino pautado nas Metodologias Ativas (LDB, 2005). Aliado a isso, a partir de 2010 houve um grande “boom” de pesquisas científicas que abordam o tema, como pode-se verificar na realização desta pesquisa sistemática da bibliografia. No entanto, quando pesquisado sobre o que vem a ser metodologia ativa, o que a presente pesquisa revela é uma difusão de termos desagregados que mais confundem, que contribuem para a construção da virada educativa na sala de aula, colocando-se o estudante no centro do processo de aprendizagem. Organizados em uma matriz temática, os mais de 20 termos encontrados na análise sistemática desenvolvida, contribuem para uma compreensão superficial e tecnicista da metodologia ativa, bloqueando-se as possibilidades do ensino-aprendizagem formativo em sala de aula. Essa pesquisa qualitativa se localiza no campo de estudos teóricos críticos da educação.

Fernanda Klein Marcondes

– Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
– Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 4
– Clareza na exposição dos objetivos: 3
– Pertinência da metodologia empregada: 3
– Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 4
Faltaram as seguintes informações essenciais: bases de dados utilizadas, período avaliado, palavras chaves utilizadas e justificativa da definição destas, critérios de inclusão e exclusão referente às publicações incluídas no estudo. Assim, a interpretação e conclusões ficam comprometidas. Vale destacar que este pôster e o 312 abordam o mesmo estudo, e não está claro o motivo da divisão em 2 trabalhos.