54 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO EXCESSIVO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Com o avanço da tecnologia e dos serviços financeiros, a sociedade enfrenta novos desafios econômicos que requerem uma abordagem educacional adequada. É cada vez mais comum que os jovens tenham acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. No entanto, muitos pais podem sentir dificuldades em orientar seus filhos nesse contexto complexo e em constante evolução. Este trabalho apresenta uma proposta de uma sequência didática em Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. A abordagem crítica da Educação Matemática busca promover a reflexão e a compreensão dos aspectos políticos e sociais envolvidos na utilização da matemática em situações financeiras.

Tatiana

Uma temática necessária a manutenção da vida cotidiana das pessoas e nem sempre temos acesso. Sucesso!

Reply to  Tatiana

Olá, Tatiana! Trazer as situações cotidianas para os debates escolares é fundamental. Obrigada pelo seu comentário!

Malena Albuquerque Oliveira

Um tema importante para ser discutido com os alunos. Visto que estamos em um país com tantas desigualdades e pessoas que em muitas das vezes não teve nenhuma educação financeira.

Reply to  Malena Albuquerque Oliveira

Olá, Malena! Suas indagações são bastante pertinentes, ainda mais considerando que a educação escolar vem mostrando a necessidade de incluir a educação financeira no currículo. Obrigada pelo seu comentário!

Luis Fernando Torres

Tema fundamental nos dias atuais. A metodologia proposta permite replicabilidade.

Reply to  Luis Fernando Torres

Olá, Luís! A metodologia foi especialmente desenvolvida para ser aplicada em diversos contextos e cenários. Agradeço pelo seu comentário!

Greyce Maria Rios

Um grande tema que vem ganhando destaque em vários documentos normativos educacionais. Meus parabéns pela proposta, ela é consistente e flexível para o professor em sala de aula.

Reply to  Greyce Maria Rios

Olá, Greyce! Agradeço pelo comentário e pela observação da crescente produção de trabalhos que abordam a educação financeira, pois ela influencia a vida dos cidadãos na sociedade.

Paula Roberta

Este tipo de pesquisa possibilita na prática docentes a refletir sobre a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental II, através dos exemplos do cotidiano associada ao conteúdos matemáticos pode contribuir muito com o conhecimento e conscientização dos discentes. Parabéns pela proposta..

Reply to  Paula Roberta

Olá, Paula! Agradeço pelo comentário. Em virtude de estarmos formando estudantes para a sociedade, a necessidade de educação financeira se faz mais presente, para que eles saibam administrar, planejar e conscientizar-se.