54 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO EXCESSIVO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Com o avanço da tecnologia e dos serviços financeiros, a sociedade enfrenta novos desafios econômicos que requerem uma abordagem educacional adequada. É cada vez mais comum que os jovens tenham acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. No entanto, muitos pais podem sentir dificuldades em orientar seus filhos nesse contexto complexo e em constante evolução. Este trabalho apresenta uma proposta de uma sequência didática em Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. A abordagem crítica da Educação Matemática busca promover a reflexão e a compreensão dos aspectos políticos e sociais envolvidos na utilização da matemática em situações financeiras.

54
5 4 votes
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Tatiana
Tatiana
Visitante
7 meses atrás

Uma temática necessária a manutenção da vida cotidiana das pessoas e nem sempre temos acesso. Sucesso!

Guilherme Araújo Soares
Guilherme Araújo Soares
Visitante
Reply to  Tatiana
7 meses atrás

Olá, Tatiana! Trazer as situações cotidianas para os debates escolares é fundamental. Obrigada pelo seu comentário!

Malena Albuquerque Oliveira
Malena Albuquerque Oliveira
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Um tema importante para ser discutido com os alunos. Visto que estamos em um país com tantas desigualdades e pessoas que em muitas das vezes não teve nenhuma educação financeira.

Guilherme Araújo Soares
Guilherme Araújo Soares
Visitante
Reply to  Malena Albuquerque Oliveira
7 meses atrás

Olá, Malena! Suas indagações são bastante pertinentes, ainda mais considerando que a educação escolar vem mostrando a necessidade de incluir a educação financeira no currículo. Obrigada pelo seu comentário!

Luis Fernando Torres
Luis Fernando Torres
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Tema fundamental nos dias atuais. A metodologia proposta permite replicabilidade.

Guilherme Araújo Soares
Guilherme Araújo Soares
Visitante
Reply to  Luis Fernando Torres
7 meses atrás

Olá, Luís! A metodologia foi especialmente desenvolvida para ser aplicada em diversos contextos e cenários. Agradeço pelo seu comentário!

Greyce Maria Rios
Greyce Maria Rios
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Um grande tema que vem ganhando destaque em vários documentos normativos educacionais. Meus parabéns pela proposta, ela é consistente e flexível para o professor em sala de aula.

Guilherme Araújo Soares
Guilherme Araújo Soares
Visitante
Reply to  Greyce Maria Rios
7 meses atrás

Olá, Greyce! Agradeço pelo comentário e pela observação da crescente produção de trabalhos que abordam a educação financeira, pois ela influencia a vida dos cidadãos na sociedade.

Paula Roberta
Paula Roberta
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Este tipo de pesquisa possibilita na prática docentes a refletir sobre a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental II, através dos exemplos do cotidiano associada ao conteúdos matemáticos pode contribuir muito com o conhecimento e conscientização dos discentes. Parabéns pela proposta..

Guilherme Araújo Soares
Guilherme Araújo Soares
Visitante
Reply to  Paula Roberta
7 meses atrás

Olá, Paula! Agradeço pelo comentário. Em virtude de estarmos formando estudantes para a sociedade, a necessidade de educação financeira se faz mais presente, para que eles saibam administrar, planejar e conscientizar-se.

10
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x