A Universidade, ao longo dos séculos, esteve em sucessivos processos de modificação.
Surgiu no ocidente entre os séculos XI e XII, conhecidas como Escolásticas, passaram
por uma significativa transformação a partir dos séculos XVI e XVII mediante, dentre
outros fatores, às influências do pensamento renascentista. No Brasil, apenas no
século XIX a educação superior surgiu controlada pelas escolas jesuítas, reproduzindo
características do modelo francês e alemão, focando-se na valorização de faculdades
isoladas com processos de ensino fragmentado e profissionalizante. Este modelo
vigora no Brasil até os dias atuais, contudo apresentando indícios de esgotamento
mediante as novas configurações sociais e do conhecimento que necessitaram de um
novo referencial epistemológico na contemporaneidade.
138 – A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O MODELO DE CICLOS E OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA
138 – A REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: O MODELO DE CICLOS E OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA
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Importante trabalho acerca da reforma do ensino superior no Brasil. O pôster foi elaborado com conteúdo escrito em excesso, o que dificulta a leitura pontual das informações básicas desse tipo de formato de apresentação acadêmica.
Muito obrigado pelo feedback. Ficaremos atentos a estrutura textual em um futuro pôster. Cumprimentos