248 – A SIMULAÇÃO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS NA ENFERMAGEM COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA

A Simulação Realística consiste em uma metodologia ativa de treinamento inovadora e responsável por auxiliar os discentes no seu processo de formação profissional. Possui estratégias para o desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas, tendo em vista o crescimento do seu conhecimento, favorecendo uma aprendizagem mais significativa (VILAÇA, et al 2020). Sua metodologia expõe situações semelhantes aos do ambiente de trabalho por meio de um cenário, apresentando diferentes graus de complexidade, além de estimular o trabalho em equipe entre os estudantes, a relação enfermeiro-paciente e o pensamento crítico e de liderança (ROSA, et al 2020).

1 Comentário
Sílvio R. Consonni

A temática apresentada é pertinente e de grande importância na área da saúde. Entretanto, o objetivo desse trabalho é relatar o desenvolvimento de uma simulação, já que não há suporte, até onde foi descrito nesse resumo, para os resultados benéficos indicados. Sugiro buscar formas, por métodos qualitativos e quantitativos, de captar as percepções dos envolvidos (estudantes, participantes e docentes) sobre a atividade, para que esses dados deem suporte aos achados do estudo.