192 – A EDUCAÇÃO COMO UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA

A pesquisa de Mestrado intitulada A Desenhografia de um Movimento é escrita pela pesquisadora, mas traz outras duas personagens que a compõem: a artista visual e a professora que instrui por meio da disciplina de Arte. O projeto tem como temática a experimentação pela Desenhografia, termo de autoria própria, método que se constitui pela junção do desenho e a fotografia pelo aplicativo de celular e edição de imagens Picsart. O projeto objetiva a experimentação da desenhografia por meio do movimento de um corpo.

4.5 2 votes
Lucilia Vernaschi Oliveira

Bom dia!

É muito importante refletir sobre a educação como experiência artística.
Gostei do termo “desenhografia”, que para mim foi uma novidade, e de como ele se realiza no fazer da arte.

Parabéns!

Reply to  Lucilia Vernaschi Oliveira

Bom dia!
Muito obrigada!
O termo de autoria própria contempla a junção do desenho com a fotografia por meio do aplicativo Picsart. O processo de sua composição abre inúmeras possibilidades levando a diversos resultados. Os ensaios resultantes provocam e instigam por seu processo de feitura.

Rosana de Oliveira

O trabalho trata de Artes com estudantes do Ensino Médio, por isso, já apresenta relevância, por desevolver e explorar a sensibilidade. Mas além disso, dialoga com os celulares o que aproxima ainda mais dos jovens. Inovador e importante, a Arte tão necessária sempre e em particular nos tempos atuais.

Reply to  Rosana de Oliveira

É uma proposta que instiga e traz interesse dos estudantes por contemplar: movi,ento, minúcio (detalhe), um artista referência (Edgar Degas), desenho, fotografia e as tecnologias que tanto são apreciadas. O aplicativo de celular Picsart, utilizado para as desenhografias, possui inúmeros efeitos deixando a experiência do seu manuseio ainda mais convidativa.

Rosana de Oliveira

Reply to  Rosana de Oliveira

A Arte, tão importante e, muitas vezes, tão esquecida e reduzida a aulas de ‘desenho livre’. Dessa forma tem sua relevância preservada e valorizada, pois apresenta um artista, sua obra e duas das linguagens linguagens utilizadas, que, na contemporaneidade e na proposta em desenvolvimento, encontram-se unidas pelas tecnologias.

Felipe Dias de Oliveira Silva

O trabalho é relevante em relação ao tema do evento e ao eixo no qual está incluído. Há coerência metodológica e o pôster se encontra bem organizado. Senti falta de informações que contextualizassem melhor o desenvolvimento da pesquisa.

Si**** Ma*** Sp*****
Reply to  Felipe Dias de Oliveira Silva

Olá Felipe!
Obrigada pelas considerações.
Além de propiciar o contato com a arte por meio do desenho e da fotografia, busca-se aproximar os estudantes do universo artístico através do conhecimento de uma exposição e propiciar o contato destes com uma artista visual.
Residimos em uma cidade pequena onde não há museus, tampouco exposições, sendo assim, a aproximação destes com esse mundo da arte é algo inédito e novo, o que faz com que, de fato, vivenciem a experiência artística.