291 – Aprendizagem autodirigida em espaços heterodirigidos

A aprendizagem autodirigida (AA) se destaca como uma competência crucial na Sociedade do Conhecimento e Educação em Rede (Giddings, 2015), onde a aprendizagem ativa é fundamental. Como apontado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, 2023), a aprendizagem ao longo da vida se dá como uma habilidade relativa à auto-eficácia, sendo que a capacidade de aprender de forma independente é essencial em um mundo caracterizado por mudanças constantes e avanços tecnológicos rápidos. No entanto, a integração da AA em espaços de ensino predominantemente heterodirigidos, como escolas e universidades, apresenta desafios e oportunidades que merecem investigação aprofundada.

Matheus Souza

O trabalho explora a aprendizagem autodirigida no contexto atual. Aprender de forma independente é uma competência que se torna cada vez mais necessária. Parabéns ao autor por trazer essa discussão.