A Educação Aberta consiste na utilização de tecnologias digitais no campo da educação com a remoção de barreiras econômicas, tecnológicas, geográficas e institucionais que porventura impõem obstáculos ao acesso ao conhecimento, nos processos de educação escolar ou não-escolar. Neste sentido, as práticas educacionais abertas (PEA) são concebidas como a implementação de abordagens abertas, quando possível e apropriado, visando remover tais barreiras impeditivas para o aprendizado.
159
Que trabalho maravilhoso! A tecnologia não é uma tendência e sim uma realidade, logo o texto nos desperta sobre as competências nessa educação contemporânea que nos exige um diálogo com tal temática.
Excelente tema de pesquisa. As práticas educacionais abertas precisam ser melhor estudadas, prioritariamente após o momento da Pandemia de Covid. Devemos nos inteirar cada vez mais sobre as tecnologias, avançarmos em nossas competências Digitais para que o aprendizado flua cada vez mais.
Parabéns pelo trabalho. Muito bom
Muito importante, todo esse trabalho científico!. A Universidade pública marcando seu espaço e seu papel social. Na ,talvez, mais importante dimensão social: a formação de professores. Sim, pois são os sujeitos, que formam profissionais, em TODAS as áreas, e assim, estarão aptos a oferecer ao social serviços qualificados mundo a fora. Parabéns colegas! Amo muito esta profissão. Fico grata pela contribuição.
Trabalho de extrema relevância!
Parabéns pelo significativo trabalho para a educação ! Vale muito a leitura!
Parabéns, trabalho de responsabilidade e cunho social com respostas concretas em uma esfera de ação.
Parabéns pelo trabalho. Excelente trabalho, de grande relevância.
Excelente trabalho! A tecnologia é um importante recurso que podemos utilizar na sala de aula, desde a educação básica a educação superior para estimular a criatividade, ela estimula a pesquisa como o raciocínio logico.
Muito boa a pesquisa. As práticas educacionais abertas promove remoção de barreiras ao acesso à educação. Com a facilitação de alguns requisitos para entrada, disponibilizando conteúdo e dados de forma livre.
Que artigo magnífico! Parabéns aos autores!
Excelente trabalho! Estudo atual e necessário para as reflexões em torno das competências digitais dos professores. Que se reverbere em mudanças nas práticas docentes.
Tema muito bem abordado. Contribuição de grande relevância para docência. Parabéns!
Pesquisa muito importante. Ótimo trabalho, parabéns a todos.
Os recursos tecnológicos é uma realidade sem retorno para educação, agora é necessário tratarmos o seu melhor uso, a parte consciente do uso destes recursos. Parabéns!
QUE TRABALHO MUITO IMPORTANTE E FALA EM TECNOLOGIA POIS NÓS ESTMOS EM UM MUNDO QUE AS INTERFACES DESSES MEIO DIGTAL ESTÂO SE GLOBALIZANDO EM MEIO EDUCACIONAL TANTO PARA O PROFESSOR QUNTO O ALUNADO..
Excelente pela temática pesquisada! O assunto é de suma importância para o contexto educacional atual. As práticas educacionais abertas para consolidação das competências digitais dos professores propicia a quebra de barreiras no acesso ao conhecimento. Parabéns!
Trabalho interessante e que agrega valor à discussão sobre Educação Aberta. Parabéns aos autores.
Excelente trabalho. As práticas educacionais abertas só tem ganhado espaço e precisamos discutir as competências digitais e a formação dos professores e profissionais!
Parabéns professor Eniel.
Esse tema tem sido, cada vez mais, cobrado para todos e todas educadorxs. Afinal, a educação aberta busca remover barreiras geográfica que nos faz viver, cada vez mais, unificados na tecnologia digital. Otim
Parabéns!
Um tema muito relevante para a área educacional, uma vez que menciona o uso das tecnologias digitais nesse contexto, e cada vez mais atual.
A proposta é interessante e temos a oportunidade de acesso as estas informações, principalmente para que possamos usá-la. O Poster poderia ter alguma ilustração.
Tema importante e pertinente. Entretanto, os autores não avançam na discussão a ponto de deixar claro sua aplicabilidade.
Trabalho interessante. Espero ver mais analises é resultados ferivados.