40 – Inovação e tecnologia digital no ensino e aprendizagem de línguas: Perspectivas e possibilidades pedagógicas

A tecnologia permeia todas as esferas da sociedade que é hiperconectada. Embora a temática vem sendo discutida no âmbito educacional, percebe-se ainda algumas lacunas, o que nos instiga à investigação desta temática. O presente trabalho, de natureza qualitativa, apresenta parte integrante de atividades desenvolvidas em um workshop sobre Inovação e tecnologia digital no ensino e aprendizagem de línguas abordando aspectos relativos à formação inicial de professores e Inteligência Artificial. Como o workshop ainda está em andamento, apresenta-se sua estrutura bem como suas expectativas.

Sílvio R. Consonni

A temática é muito pertinente à proposta de investigação, entretanto deve ser melhor suportada na justificativa do trabalho, assim como melhor explicitado as metodologias de análises qualitativas. Como proposta efetiva, faz parte do projeto aplicar os resultados na formação dos alunos de licenciatura dessa Universidade Estadual Paraense?

Josebely Costa
Reply to  Sílvio R. Consonni

Obrigada Silvio pelas considerações. Não conseguimos colocar todas as informações no pôster devido ao espaço limitado, mas tentarei explicitar os dados apontados. O foco deste trabalho doutoral é um olhar reflexivo para os cursos de licenciatura em Letras e o mesmo justifica-se, pois, para além da legislação e documentos norteadores que incentivam a inovação e o uso das tecnologias digitais no ensino,  percebemos uma lacuna neste aspecto, evidenciada principalmente na pandemia, pois,  de um modo geral, muitos professores sentiram dificuldades na utilização das tecnologias, não tinham formação para atuarem nesse novo cenário educacional, em um contexto de educação digital. Ademais, além da dificuldade dos professores na utilização das tecnologias, observou-se que, de maneira geral, não há nos cursos de licenciaturas disciplinas específicas para uma reflexão mais pontual desta temática, o que nos leva à um olhar reflexivo sobre as grades curriculares dos cursos de licenciaturas, que embora ofereçam a oportunidade de experiências práticas com as disciplinas de Prática de Ensino, Estágios, dentre outras, a maioria dos cursos não contempla em suas grades curriculares disciplinas específicas para reflexões sobre as tecnologias educacionais (como é o caso das licenciaturas em Letras da Universidade em que será desenvolvida a pesquisa).

A presente pesquisa se justifica também no que diz respeito ao seu caráter inovador e no impacto social que ela propõe. Um olhar sistematizado para a matriz dos cursos de letras da instituição em que a pesquisa se insere, e documentos oficiais, no que concerne à tecnologia no ensino, e a partir daí, a proposição de um workshop com os alunos-professores, e por fim, a análise desta experiência vivenciada pelos participantes, sua concepção e percepção do uso das TDIC em suas práticas pedagógicas, sua aprendizagem docente nesse contexto. Acredita-se assim, que esta pesquisa pode contribuir com a reflexão e mudança de pensamento no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais no contexto educacional.

Quanto aos aspectos metodológicos de análise, trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que serão realizadas análises a partir da interpretação do mundo real, de uma determinada experiência vivida pelos seres humanos. (Ludke; André (2013)

Situada na área de Linguística Aplicada, seu eixo paradigmático é misto: Construtivista e participativo e configura-se como Estudo de caso de cunho etnográfico, com bases epistemológicas: Interpretativista e Construcionista Social.

Obrigada e coloco-me à disposição para dialogar e sanar possíveis dúvidas.

Josebely Costa