109 – AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

No ano de 2020 os profissionais da educação passaram por umamudança rápida e emergencial quanto ao quesito das aulas presenciais,pois a doença causada pelo Coronavírus, conhecida como Covid-19,alterou de forma significativa a vida cotidiana e uma das principaismudanças foi a necessidade do distanciamento social, o que gerou umgrande impacto no campo educacional. Sendo assim neste período houveuma intensa busca por novas metodologias, na tentativa de atingir umensino satisfatório para os alunos, e entre umas das alternativas adotadasestá o uso das tecnologias digitais onde houve a interação doaluno/professor por meio do ambiente virtual. Dentre as principaisinquietações abordadas estão quais as principais mudanças adotadaspara serem desenvolvidas atividades práticas nesse período. No entanto,sabe-se que muitos alunos, principalmente do ensino público, passam poralgumas adversidades como a falta de familiaridade com aplicativos erecursos digitais, baixa qualidade da internet, carência de computadores ecelulares, situações que dificultam o ensino remoto. Com isso, o objetivodesse trabalho foi analisar por meio de uma revisão bibliográfica aimportância da experimentação no Ensino de Química no períodopandêmico e propor uma intervenção virtual que pode ser utilizada nasaulas on-line.

Tiago Sigahi

O trabalho possui relevância ao tema do evento e ao eixo. A clareza e a qualidade dos resultados são adequadas. A ferramenta mencionada no método é interessante e a disseminação da sua utilização pode beneficiar cursos que possuem aulas práticas de Química.