De acordo com o Censo da Educação Superior 2021 aproximadamente mais de 22 6 milhões de vagas foram disponibilizadas em cursos de graduação das redes públicas e privadas Paralelamente a isso, em 2021 dos 3 944 897 milhões de ingressantes na graduação nos modelos presencial e a distância, apenas 1 327 188 milhões de estudantes chegaram à conclusão do curso ( 2022 Portanto, é essencial ampliar os estudos sobre essa problemática afim de facilitar o desempenho acadêmico, reduzir as taxas de evasão e de sofrimento mental nesta população Os autores Costa, Assis e Teixeira 2022 afirmam que quanto mais alto for o nível de autorregulação da aprendizagem, mais satisfatória será a aprendizagem dos alunos Já a autorregulação emocional aliada a autorregulação da aprendizagem, auxiliam na autorregulação acadêmica (2011)
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Atuo como pedagoga numa instituição de ensino superior e observo a necessidade de autoregulação da aprendizagem e das emoções. Este trabalho me ajudou na reflexão de tema e também me deu ideias de como posso contribuir com os estudantes para aumentar a autoregulação.
Agradeço pelo seu feedback Terezinha! Fico feliz que o trabalho tenha ajudado a expandir suas reflexões sobre essa temática da autorregulação da aprendizagem e emoções.
Fundamental a questão da saúde mental nos cursos de graduação. Esse é problema atual da sociedade, por isso, precisamos ter um olhar especial para os estudantes.
Relevante levantamento para tratar dessa questão.
Agradeço pelo seu feedback e apontamentos Rosana, concordo com você!