288 – SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR: PROMOÇÃO DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EMOÇÕES

De  acordo com o Censo da Educação Superior 2021 aproximadamente mais de 22 6 milhões de vagas foram disponibilizadas em cursos de graduação das redes públicas e privadas Paralelamente a isso, em 2021 dos 3 944 897 milhões de ingressantes na graduação nos modelos presencial e a distância, apenas 1 327 188 milhões de estudantes chegaram à conclusão do curso ( 2022 Portanto, é essencial ampliar os estudos sobre essa problemática afim de facilitar o desempenho acadêmico, reduzir as taxas de evasão e de sofrimento mental nesta população Os autores Costa, Assis e Teixeira 2022 afirmam que quanto mais alto for o nível de autorregulação da aprendizagem, mais satisfatória será a aprendizagem dos alunos Já a autorregulação emocional aliada a autorregulação da aprendizagem, auxiliam na autorregulação acadêmica (2011)

4.5 2 votes
Terezinha dos Anjos Abrantes

Atuo como pedagoga numa instituição de ensino superior e observo a necessidade de autoregulação da aprendizagem e das emoções. Este trabalho me ajudou na reflexão de tema e também me deu ideias de como posso contribuir com os estudantes para aumentar a autoregulação.

Maria Luiza Cunha de Sousa
Reply to  Terezinha dos Anjos Abrantes

Agradeço pelo seu feedback Terezinha! Fico feliz que o trabalho tenha ajudado a expandir suas reflexões sobre essa temática da autorregulação da aprendizagem e emoções.

Rosana de Oliveira

Fundamental a questão da saúde mental nos cursos de graduação. Esse é problema atual da sociedade, por isso, precisamos ter um olhar especial para os estudantes.
Relevante levantamento para tratar dessa questão.

Maria Luiza Cunha de Sousa
Reply to  Rosana de Oliveira

Agradeço pelo seu feedback e apontamentos Rosana, concordo com você!