Este estudo descreve como se deu a criação do design pedagógico (DP) para os cursos de especialização da Cied-Ufal, na tentativa de potencializar a interface humanidade-máquina. Para tanto, enquanto objetivos específicos, realizamos levantamento bibliográfico sobre a categoria DP para a EaD e constituímos uma proposta de DP para os cursos de especialização em ‘Gestão educacional’ e ‘Educação especial e inclusiva na perspectiva transdisciplinar’. Por fim, enquanto hipótese, inferimos que a perspectiva problematizadora conjugada às unidades de ensino, organizadas com atividades de interação e construção, pode contribuir para um AVA não linear e disruptivo diante da perspectiva essencialmente cognitivista-behaviorista de EaD.
5050 – DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied Ufal para a pós graduação
50 – DESIGN PEDAGÓGICO: constituição e entrelaçamentos do projeto Cied Ufal para a pós graduação
< 1 minutos de leitura
Este trabalho apresenta contribuição interessante na área de EaD, com foco na criação do design pedagógico para cursos de especialização da UFAL. A abordagem busca melhorar a IHC dos AVAs e potencializar o seus impactos na formação dos estudantes.