47 – PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE MEDICINA VETERINÁRIA DA FMVZ

O presente trabalho teve por objetivo conhecer o perfil sociodemográfico e a formação dos egressos dos Programas de Pós-Graduação da área de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP – Câmpus de Botucatu, entre os anos de 2015 e 2019.

Sílvio R. Consonni

Temática relevantes aos cursos de graduação e às avaliações institucionais. Há algum dado qualitativo ou de percepção dos estudantes sobre o curso? Não está claro se os objetivos serão (foram) utilizados pela coordenação de curso para reestruturação ou reforma, conforme previsto na conclusão.

José Roberto de Lalla Júnior
Reply to  Sílvio R. Consonni

Olá Prof. Sílvio, bom dia! Obrigado pela contribuição. Em atenção ao seu comentário, sim, tivemos algumas questões qualitativas em relação aos cursos, como dificuldades enfrentadas, pontos fortes, fragilidades e, por fim, o grau de satisfação dos alunos. Neste sentido, os alunos/egressos demostraram um elevado grau de satisfação com o curso após o término (90,4% consideram ótimo e/ou bom). Contudo, os relatos demonstraram, também, a necessidade de desenvolvimento de algumas habilidades voltadas, principalmente, à prática docente, além de empreendedorismo, gestão acadêmica e realização de parcerias público-privadas. Para este trabalho (resumo) não conseguimos apresentar todos os dados, mas estamos trabalhando para divulgação posterior. O objetivo era fazer esse mapeamento e caracterização dos egressos, sendo que os dados já estão sendo utilizados, pelas Coordenações e Conselhos, para uma alteração curricular dos Programas. Estou à disposição! Um abraço.