84 – RESGATE DA MEMÓRIA HISTÓRICA ACERCA DOS BRINQUEDOS DE MADEIRA: a primeira A.C.E.U. a gente nunca esquece

Relatar pontos positivos e problemas de implementação desta ACEU (6h) desenvolvida
na disciplina do 1º semestre Introdução à Engenharia Industrial – Madeira (30h) –
UNESP que objetivava: • desenvolver competências técnicas na metodologia de pesquisa de opinião e competências empreendedoras nas parcerias para operacionalizar a atividade • possibilitar o contato e a reflexão; embasados de empatia, com uma geração que viveu realidades diferentes de infância.

Carlos Alberto Oliveira de Matos

As 7 nuvens de palavras são resultado, respectivamente, das seguintes questões presentes no questionário elaborado e aplicado pelos alunos:

1.   Você brincou com brinquedos de madeira quando era criança?
2.   Lembra de qual deles?
3.   Algum deles foi feito por algum familiar, parente ou conhecido para você?
4.   Você chegou a ver a fabricação dele?
5.   Qual momento marcante você teve brincando com algum desses brinquedos? Pode ser uma saudade, um machucado, etc.
6.   Se nunca brincou quais brinquedos ou passatempos você teve?
7.   As crianças que você conhece hoje em dia brincam com o quê?

Muriel Gavira
Reply to  Carlos Alberto Oliveira de Matos

Triste constatação essa da questão 7…

Reply to  Muriel Gavira

Concordo em gênero, número e grau. O contato com outras infâncias que não as mediadas pelo celular foi mais um resultado positivo desta atividade curricular de extensão universitária.

Carlos Alberto Oliveira de Matos

Durante algumas das palestras um discurso acerca do fato de que a extensão deve gerar um produto ou serviço. Produtos e serviços são precificávei$ … Já que, como diz o poeta, eu também “Descobri que a minha arma é o que a memória guarda”, me pergunto que preço tem as lembranças e sensações ??? Não podemos confundir valor com preço.

Muriel Gavira

O trabalho traz uma iniciativa interessante de integração ensino-extensão, porém não deixa claro o que é o ACEU e parte do processo da iniciativa não está clara. Traz resultados da ação e fotos, o que é bastante importante.

Reply to  Muriel Gavira

ACEU foi a sigla criada para Atividades Curriculares de Extensão Universitária (a Universidade gosta de siglas) que poderiam ser incluídas em diferentes componentes curriculares: disciplinas, estágio, trabalhos de conclusão de curso, atividades complementares, atividades curriculares de extensão universitária, atividades teórico-práticas de aprofundamento, prática como componente curricular e outros componentes.
No nosso caso (inclusão na disciplina) era necessário definir no PPP qual(is) disciplina(s) poderá(ão) ser oferecida(s) de forma integrada com as ACEU; constar no Plano de Ensino da disciplina, dentre outros itens que lhe forem próprios:
1. a metodologia de ensino articulada com a realização da ACEU;
2. carga horária: total, teórica, prática e de ACEU.
Agradeço a lembrança pela minha omissão no sentido de explicar o significado da sigla e sua contextualização.