118 – USO DA FERRAMENTA TINKERCAD COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

A eletricidade faz parte do programa curricular do curso técnico em eletrotécnica e deve adotar metodologias de ensino que estimulem a iniciativa dos estudantes com o uso de tecnologias digitais (TD), como a plataforma Tinkercad, um software online e gratuito que permite criar e simular circuitos elétricos de forma interativa e lúdica com o estudante assumindo um papel ativo (Liska, 2021).

Angelo L Cortelazzo

Aparentemente, o trabalho ainda não foi realizado e trata-se de projeto que espera melhorar a aprendizagem dos estudantes. Resultados, discussão e conclusões estão escritos com verbos no futuro, confirmando essa inferência.
Se já houve a aplicação de questionários pré e pós atividades eles deveriam ter seus resultados expressos e a conclusão deveria retratar se houve maior aprendizagem e/ou envolvimento. Da forma como foi apresentado, ao invés de conclusão, são registrados desejos de que a metodologia efetivamente contribua.
Talvez o problema maior esteja na forma como foi construído o pôster e os resultados já existam e haja uma confirmação dos anseios expressos.

ANDRE LUIS CANUTO DUARTE MELO
Reply to  Angelo L Cortelazzo

Prezado Avaliador,

Agradeço seu feedback e pela análise cuidadosa do nosso projeto. Compreendo as suas observações e gostaria de esclarecer alguns pontos em relação ao estado atual do projeto e à estrutura da declaração: 1. O projeto ainda está em fase de planejamento e aguardando a aprovação do Comitê de Ética (CEP) para a implementação na sala de aula. 2. No momento, não realizamos a aplicação dos questionários pré e pós-atividades devido à pendência na aprovação do CEP. Estes questionários serão fundamentais para avaliar o impacto da metodologia na aprendizagem dos estudantes. Assim que obtivermos a aprovação, iniciaremos a coleta de dados. 3. Compreendo que a linguagem do pôster apresenta os resultados, discussão e conclusões no futuro, refletindo a fase inicial do projeto. À medida que avançamos com a implementação e a coleta de dados, atualizaremos o relatório com resultados reais e conclusões fundamentadas em evidências.

Agradecemos pela sua avaliação e estamos comprometidos em aprimorar o projeto e a carta para reflexão de maneira precisa os resultados reais à medida que avançamos no processo. Assim que tivermos os resultados concretos, eles serão incorporados ao trabalho. Se tiver alguma sugestão adicional, ficaremos gratos em ouvi-la.

Atenciosamente,