230 – METODOLOGIAS ATIVAS: processo de construção avaliativa na pós-graduação

Este trabalho tem como proposta discutir o processo do uso das Metodologias Ativas no processo de avaliação nos cursos de Pós-graduação em geral. Estudos no campo da educação (FREIRE, 1996; CUNHA, 1998; MORAN et al., 2000) têm demonstrado que a produção do saber nas áreas do conhecimento demanda ações, que levem o docente e o discente a buscarem processos de investigação e pesquisa. Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente.

230
3.3 3 votes
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda Klein Marcondes
Fernanda Klein Marcondes
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

 Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
– Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 2
– Clareza na exposição dos objetivos: 3
– Pertinência da metodologia empregada: 2
– Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 0
Faltaram as seguintes informações essenciais: descrição dos participantes e apresentação de resultados. Assim, as conclusões não têm suporte no material apresentado.

Tatiana
Tatiana
Visitante
Reply to  Fernanda Klein Marcondes
7 meses atrás

A teoriação polilógica é a unção da teoria mais a ação prática onde os sujeitos são estimulados ao protagonismo das suas ações em confluência com o seu contexto social e as metodologias ativas representam uma estratégia de ação prática para a construção do conhecimento em sala de aula. As metodologias ativas fazem parte de uma construção da práxis e a proposta não é apresentar resultados quantitativo. As metodologias ativas são abertas ao acontecimental também. Sugerimos a leitura do livro SANTOS, A. da S. Conceito de Texto. In: GALEFFI, D. et al. (org.). Transciclopedia em Difusão do Conhecimento. Salvador: Quarteto, 2020

Jailma
Jailma
Visitante
Reply to  Tatiana
7 meses atrás

Como bem posto no texto, ” Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente”.

EUGÊNIA MAIA
EUGÊNIA MAIA
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Faltou clareza e objetividade.

Mila Santos Borba Pinheiro
Mila Santos Borba Pinheiro
Visitante
7 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Grande importância na construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente

Jailma Cruz
Jailma Cruz
Visitante
Reply to  Mila Santos Borba Pinheiro
7 meses atrás

Boa tarde Mila Pinheiro, extamente. O uso da metodologia ativa é muito importante no processo de avaliação dos cursos na Pós- graduação.

Magali
Magali
Visitante
Reply to  Mila Santos Borba Pinheiro
7 meses atrás

Boa tarde, Mila,
As metodologias ativas são ferramentas potentes para construção do conhecimento.

7
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x