230 – METODOLOGIAS ATIVAS: processo de construção avaliativa na pós-graduação

Este trabalho tem como proposta discutir o processo do uso das Metodologias Ativas no processo de avaliação nos cursos de Pós-graduação em geral. Estudos no campo da educação (FREIRE, 1996; CUNHA, 1998; MORAN et al., 2000) têm demonstrado que a produção do saber nas áreas do conhecimento demanda ações, que levem o docente e o discente a buscarem processos de investigação e pesquisa. Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente.

230
3.3 3 votes
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda Klein Marcondes
Fernanda Klein Marcondes
Visitante
10 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

 Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
– Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 2
– Clareza na exposição dos objetivos: 3
– Pertinência da metodologia empregada: 2
– Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 0
Faltaram as seguintes informações essenciais: descrição dos participantes e apresentação de resultados. Assim, as conclusões não têm suporte no material apresentado.

Tatiana
Tatiana
Visitante
Reply to  Fernanda Klein Marcondes
10 meses atrás

A teoriação polilógica é a unção da teoria mais a ação prática onde os sujeitos são estimulados ao protagonismo das suas ações em confluência com o seu contexto social e as metodologias ativas representam uma estratégia de ação prática para a construção do conhecimento em sala de aula. As metodologias ativas fazem parte de uma construção da práxis e a proposta não é apresentar resultados quantitativo. As metodologias ativas são abertas ao acontecimental também. Sugerimos a leitura do livro SANTOS, A. da S. Conceito de Texto. In: GALEFFI, D. et al. (org.). Transciclopedia em Difusão do Conhecimento. Salvador: Quarteto, 2020

Jailma
Jailma
Visitante
Reply to  Tatiana
10 meses atrás

Como bem posto no texto, ” Este movimento de pesquisa, na pós-graduação, permite a construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente”.

EUGÊNIA MAIA
EUGÊNIA MAIA
Visitante
10 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Faltou clareza e objetividade.

Mila Santos Borba Pinheiro
Mila Santos Borba Pinheiro
Visitante
10 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

Grande importância na construção de um conhecimento contextualizado, significativo e, portanto, permanente

Jailma Cruz
Jailma Cruz
Visitante
Reply to  Mila Santos Borba Pinheiro
10 meses atrás

Boa tarde Mila Pinheiro, extamente. O uso da metodologia ativa é muito importante no processo de avaliação dos cursos na Pós- graduação.

Magali
Magali
Visitante
Reply to  Mila Santos Borba Pinheiro
10 meses atrás

Boa tarde, Mila,
As metodologias ativas são ferramentas potentes para construção do conhecimento.

7
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x