239 – Ei, Esse é o meu Táxon!: Um exemplo de jogo didático para formação de licenciados em Ciências Biológicas

A implementação dos jogos educativos formais (ou JEF’s) em sala de aula enfrenta uma série de dificuldades pois demandam uma elaboração e planejamentos rigorosos que, no caso dos jogos, pode até ser mais demorado que em uma aula tradicional, devido à preparação dos componentes do jogo. Isso constitui mais uma dificuldade e desestímulo para a utilização dos jogos em ambientes de ensino formal. Neste contexto o presente trabalho apresenta Ei, esse é o meu táxon! Um jogo sobre a classificação dos seres vivos que possui dois objetivos: A mediação do conteúdo da classificação dos animais invertebrados e um modelo de jogo para o ensino do lúdico para licenciandos de Ciências Biológicas.

Sílvio R. Consonni

Excelente proposta de uso de jogos educacionais para a formação de estudantes. Qual foi a percepção dos estudantes após o uso do jogo? Essas percepções são importantes para dar suporte, do ponto de vista, científico à aplicação do jogo, com foco no engajamento estudantil, bem como metodologia ativa de ensino e de aprendizado.

Sílvio R. Consonni

Excelente metodologia de aplicação de jogos educacionais no ensino e na aprendizagem. Sugiro buscar formas, por métodos qualitativos e quantitativos, de captar as percepções dos envolvidos (estudantes e docentes) sobre a atividade, para que esses dados possam sustentar uma pesquisa científica visando, inclusive, a avaliação do engajamento estudantil e até outras turmas.

Laércio Neto
Reply to  Sílvio R. Consonni

Obrigado pelas sugestões e elogio.
Pelo menos algumas das experiências de aplicação dos nossos jogos realizamos um formulário de Play-test para os alunos e tiramos algumas informações qualitativas dali. Este nos guia tanto em melhorias para o jogo como para avaliarmos se os objetivos pedagógicos foram alcançados.