8 – Formação em Cursos Superiores de Computação: Ética e Agência Moral frente à expansão da Inteligência Artificial

A popularização da Internet e as inovações no campo da computação dos últimos anos, mais especificamente no que se relaciona ao Big Data e à Inteligência Artificial (IA), apresentam problemáticas diversas a serem discutidas pela sociedade. Parte de nossas vidas e interações em meios digitais vem sendo desenvolvida em ambientes controlados e gerenciados por algoritmos que se reconfiguram a partir de nossas ações, limitando nossas escolhas.

Muriel Gavira

O poster trata de tema bastante relevante, porém não fica claro se já está em andamento ou não. A revisão de literatura poderia ser melhor detalhada com os conceitos básicos.

Roberto Cardoso
Reply to  Muriel Gavira

Olá Muriel, boa tarde!

A pesquisa encontra-se atualmente na fase de produção de dados. Estamos conduzindo entrevistas com 13 coordenadores de cursos de diferentes regiões do Brasil, além de 3 pesquisadores internacionais.

Quanto à revisão de literatura, identificamos uma lacuna significativa, por isso não há este detalhamento. Durante a fase de levantamento, não identificamos estudos, mesmo fora do campo da Educação, que abordassem formação ética de graduandos em Computação, assim como em outras áreas. Portanto, nossos insights serão gerados a partir de discussões de autores que problematizam a ética, sob uma perspectiva histórica.

Oss: infelizmente o espaço no pôster é bem reduzido, mas fique à vontade para entrar em contato para saber mais.

Atenciosamente,

Att.