283 – ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição humana decorrente de alterações no
neurodesenvolvimento, geralmente caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. A presença de estudantes com TEA na Educação Superior é uma realidade que está se consolidando, embora o atendimento educacional às suas necessidades específicas ainda seja insuficiente, devido, principalmente, às questões da acessibilidade pedagógica e atitudinal e às dificuldades dos docentes e outros profissionais envolvidos em seu contexto educacional para (re) organizar os conhecimentos importantes às mudanças que se fazem necessárias.

Arnaldo Pinto Jr

Trabalho claro que aborda temática significativa nos atuais cenários educativos. Devido o número reduzido de produções sobre a questão, o estudo não avança em potenciais problematizações.

Lucilia Vernaschi de Oliveira
Reply to  Arnaldo Pinto Jr

Boa tarde, Arnaldo!

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, isto é, no momento também estamos mapeando e analisando as teses e dissertações sobre TEA no ensino superior, presentes na BDTD. Ainda assim, as pesquisas stricto sensu que abordam essa temática são incipientes, aspecto que reforça a necessidade de que outras pesquisas sobre esse assunto sejam realizadas.

Muito obrigada por sua contribuição!

Felipe Dias de Oliveira Silva

O tema é relevante ao eixo e à proposta do evento. Os objetivos e a metodologia estão claramente elucidados. Em virtude do tamanho das fontes, a experiência de leitura do gráfico e das referências ficou um pouco prejudicada.