283 – ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO SUPERIOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS PRESENTES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição humana decorrente de alterações no
neurodesenvolvimento, geralmente caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. A presença de estudantes com TEA na Educação Superior é uma realidade que está se consolidando, embora o atendimento educacional às suas necessidades específicas ainda seja insuficiente, devido, principalmente, às questões da acessibilidade pedagógica e atitudinal e às dificuldades dos docentes e outros profissionais envolvidos em seu contexto educacional para (re) organizar os conhecimentos importantes às mudanças que se fazem necessárias.

4 2 votes
Arnaldo Pinto Jr

Trabalho claro que aborda temática significativa nos atuais cenários educativos. Devido o número reduzido de produções sobre a questão, o estudo não avança em potenciais problematizações.

Lucilia Vernaschi de Oliveira
Reply to  Arnaldo Pinto Jr

Boa tarde, Arnaldo!

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, isto é, no momento também estamos mapeando e analisando as teses e dissertações sobre TEA no ensino superior, presentes na BDTD. Ainda assim, as pesquisas stricto sensu que abordam essa temática são incipientes, aspecto que reforça a necessidade de que outras pesquisas sobre esse assunto sejam realizadas.

Muito obrigada por sua contribuição!

Felipe Dias de Oliveira Silva

O tema é relevante ao eixo e à proposta do evento. Os objetivos e a metodologia estão claramente elucidados. Em virtude do tamanho das fontes, a experiência de leitura do gráfico e das referências ficou um pouco prejudicada.