A experiência de ensino remoto durante a pandemia COVID-19 trouxe significativos impactos na organização do processo de ensino e no sistema avaliativo. Com a mudança do lócus educacional, os desafios e a complexidade da docência foram ampliados, exigindo ressignificações na práxis docente. O movimento feito pelos professores que vivenciaram o ensino remoto foi denominado como espiral de experiências (CLESAR, 2022), no qual os professores, ao retornar ao ensino “presencial”, não retomaram o ponto de partida de março de 2020. Em outras palavras, as experiências vivenciadas no ensino emergencial, passando pelo ensino remoto e práticas no ensino bimodal, deixaram o seu legado, possibilitando, assim, que o ponto de chegada no retorno ao “presencial” não coincidisse com o de partida.
199199 – Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19
199 – Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19
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– Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
– Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 3
– Clareza na exposição dos objetivos: 0
– Pertinência da metodologia empregada: 3
– Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 1
Apesar da relevância do tema, no pôster não constam o objetivo da pesquisa, informação sobre a amostra participante n, experiência didática e profissional dos participantes, aprovação por comitê de ética. Não foram apresentados resultados do estudo – há discussão de alguns resultados, que não estão apresentados.
As fotos não apresentam informações essenciais.
Prezada, agradeço a avaliação e gostaria de deixar alguns comentários.
Nas orientações para pôster virtual era solicitado que imagens ocupassem 40% do pôster, por isso utilizamos imagens ilustrativas.
O pôster apresentado faz parte de uma pesquisa longitudinal realizada em nível de doutoramento no período de 2018 a 2022, que acompanhou um grupo de 15 professores formadores de cursos de Licenciatura em Matemática que atuaram durante o ensino remoto.
A pesquisa teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas adaptadas/ressignificadas pelos professores formadores no ensino remoto, considerando-as como elementos de reflexão para futuras mudanças curriculares a serem incorporadas na formação dos futuros docentes de Matemática. No resumo realizamos um recorte nos “legados” deixados pelo ensino remoto, ou seja, buscamos compreender quais mudanças foram concretizadas a partir das experiências vivenciadas durante o ensino remoto até o retorno ao presencial.
A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da PUCRS e obteve sua aprovação. Ela seguiu todos os procedimentos éticos previstos em pesquisas no campo da Educação.
Como principais resultados acerca dos legados da pandemia destacamos a imersão digital dos participantes da pesquisa e a pedagogia do encontro.
Os participantes vivenciaram uma vivência muito intensa com o uso de recursos tecnológicos que não fazia parte do cotidiano da maior parte dos participantes da pesquisa. A pandemia propiciou que os participantes utilizassem ferramentas que sequer conheciam antes do período pandêmico e tal imersão fez com que os docentes não fossem mais os mesmos no retorno à sala de aula presencial. Todos os participantes da pesquisa afirmaram que se sentem modificados e que levam essas experiências para a sua prática docente.
Com relação à pedagogia do encontro, o período de distanciamento social fez com que os participantes da pesquisa valorizassem ainda mais o tempo de aula presencial, modificando algumas estratégias pedagógicas e valorizando metodologias e atividades mais práticas e interativas.
Caso tenha interesse, compartilho o link da tese publicada a partir da pesquisa realizada na íntegra: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10592