199 – Refletindo acerca dos legados para docência a partir da experiência remota associada à pandemia COVID-19

A experiência de ensino remoto durante a pandemia COVID-19 trouxe significativos impactos na organização do processo de ensino e no sistema avaliativo. Com a mudança do lócus educacional, os desafios e a complexidade da docência foram ampliados, exigindo ressignificações na práxis docente. O movimento feito pelos professores que vivenciaram o ensino remoto foi denominado como espiral de experiências (CLESAR, 2022), no qual os professores, ao retornar ao ensino “presencial”, não retomaram o ponto de partida de março de 2020. Em outras palavras, as experiências vivenciadas no ensino emergencial, passando pelo ensino remoto e práticas no ensino bimodal, deixaram o seu legado, possibilitando, assim, que o ponto de chegada no retorno ao “presencial” não coincidisse com o de partida.

199
2 1 vote
Avaliações
Inscrever-se
Notificar quando
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fernanda Klein Marcondes
Fernanda Klein Marcondes
Visitante
10 meses atrás
Avaliação do Pôster :
     

– Adequação ao tema do evento e ao eixo: 5
– Clareza na distribuição das informações dentro do formato pôster: 3
– Clareza na exposição dos objetivos: 0
– Pertinência da metodologia empregada: 3
– Qualidade na apresentação dos resultados obtido: 1

Apesar da relevância do tema, no pôster não constam o objetivo da pesquisa, informação sobre a amostra participante n, experiência didática e profissional dos participantes, aprovação por comitê de ética. Não foram apresentados resultados do estudo – há discussão de alguns resultados, que não estão apresentados.
As fotos não apresentam informações essenciais.

Caroline Tavares de Souza Clesar
Caroline Tavares de Souza Clesar
Visitante
Reply to  Fernanda Klein Marcondes
10 meses atrás

Prezada, agradeço a avaliação e gostaria de deixar alguns comentários.

Nas orientações para pôster virtual era solicitado que imagens ocupassem 40% do pôster, por isso utilizamos imagens ilustrativas.

O pôster apresentado faz parte de uma pesquisa longitudinal realizada em nível de doutoramento no período de 2018 a 2022, que acompanhou um grupo de 15 professores formadores de cursos de Licenciatura em Matemática que atuaram durante o ensino remoto.

A pesquisa teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas adaptadas/ressignificadas pelos professores formadores no ensino remoto, considerando-as como elementos de reflexão para futuras mudanças curriculares a serem incorporadas na formação dos futuros docentes de Matemática. No resumo realizamos um recorte nos “legados” deixados pelo ensino remoto, ou seja, buscamos compreender quais mudanças foram concretizadas a partir das experiências vivenciadas durante o ensino remoto até o retorno ao presencial.

A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da PUCRS e obteve sua aprovação. Ela seguiu todos os procedimentos éticos previstos em pesquisas no campo da Educação.

Como principais resultados acerca dos legados da pandemia destacamos a imersão digital dos participantes da pesquisa e a pedagogia do encontro.
Os participantes vivenciaram uma vivência muito intensa com o uso de recursos tecnológicos que não fazia parte do cotidiano da maior parte dos participantes da pesquisa. A pandemia propiciou que os participantes utilizassem ferramentas que sequer conheciam antes do período pandêmico e tal imersão fez com que os docentes não fossem mais os mesmos no retorno à sala de aula presencial. Todos os participantes da pesquisa afirmaram que se sentem modificados e que levam essas experiências para a sua prática docente.
Com relação à pedagogia do encontro, o período de distanciamento social fez com que os participantes da pesquisa valorizassem ainda mais o tempo de aula presencial, modificando algumas estratégias pedagógicas e valorizando metodologias e atividades mais práticas e interativas.

Caso tenha interesse, compartilho o link da tese publicada a partir da pesquisa realizada na íntegra: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10592

2
0
Deixe um comentário sobre este pôster!x