132 – ALÉM DOS MUROS: INTEGRANDO ENSINO SUPERIOR E EXTENSÃO NA COPRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE OS MANGUEZAIS

Nesta apresentação iremos abordar uma recente iniciativa de integração entre ensino e extensão
intitulada “Jovens Propágulos – coprodução de conhecimento e transformação de saberes como
estratégia de aprendizagem em comunidades vulneráveis” liderada pelo Instituto de Biociências-UNESP Câmpus do Litoral Paulista em parceria com instituições locais como o Instituto Arte
no Dique e o Projeto Albatroz Brasil. As ações desse projeto tem como eixo temático a conservação costeira e marinha, a cultura oceânica, o território e as inter-relações entre todos os atores existentes nesse contexto. Seu objetivo principal é a capacitação de jovens lideranças na co-criação e transformação de conhecimento sobre a importância dos manguezais e dos seus serviços ecossistêmicos.

1 Comentário
Markley Florentino

O trabalho apresenta a dinâmica da cultura oceânica conceitualizando a Botânica em relação às atividade de extensão no projeto Jovens Propágulos. Articulou a extensão em parcerias com um instituto e um projeto externos. Através da divulgação dos conhecimentos sobre dos ecossistemas e dos manguezais promoveu o protagonismo das lideranças estudantis.