83 – A PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA DE DOCENTES BACHARÉIS

Este estudo em desenvolvimento integra uma pesquisa de doutorado em Educação de uma Universidade pública. A proposta investiga a formação dos professores bacharéis que lecionam na universidade em questão. A complexidade da atuação docente não se resume a ideia de que quem saber fazer também sabe ensinar e por isso a investigação emerge das dificuldades que os
professores bacharéis enfrentam devido à ausência de formação pedagógica, mesmo que esses docentes tenham cursado pós-graduação a nível de mestrado e doutorado, a falta de formação pedagógica afeta a prática docente. Barros e Dias (2016, p. 43) elucidam que “[…] ausência de preparação pedagógica para a atuação na educação superior […], se reflete nas práticas pedagógicas de profissionais com formação na modalidade bacharelado em sala de aula”.

4.8 4 votes
Angelo L Cortelazzo

Trabalho que faz parte de projeto de tese com financiamento. Temática interessante.
Apresentação do pôster: texto longo e sem subitens que poderiam torná-lo mais interessante e atraente para a leitura. Há citações que não são listadas ao final.

Géssika Mendes

Olá Angelo, obrigada pelas contribuições, ficarei mais atenta em uma próxima vez com a intenção de deixar o texto mais interessante para os leitores. Obrigada
Um abraço,
Géssika

Luís Alberto

Géssika e Geovana, parabéns pelo trabalho!
Temática muito importante sobretudo na área de Exatas.
Falo por experiência própria. Eu tive muitos professores que, embora detinham o conhecimento técnico do assunto, não tinham a destreza de transmití-lo de maneira fácil e assertiva para os alunos. Acredito que essa dificuldade seja em função da ausência de uma formação docente mais aprofundada!

Shay

Parabéns pela iniciativa de abordar um tema tão relevante na área da Educação! A pesquisa-ação colaborativa parece ser uma estratégia valiosa para fortalecer a formação dos docentes bacharéis. É fundamental reconhecer e atuar nas lacunas de formação pedagógica para promover um ensino de qualidade no ensino superior. Sucesso aos professoras envolvidas e na contribuição para a melhoria da prática docente! 📚👏

Natália Pereira

O trabalho apresenta um recorte significativo de uma pesquisa que encontra-se em andamento. O relato juntamente com alguns excertos dos ciclos reflexivos aguçou à vontade de ler o trabalho na íntegra. Parabenizo às autoras pelo pôster e desejo uma ótima jornada de estudos para a conclusão da tese.
Abraços.

Géssika Mendes

Ei pessoal. Obrigada pela contribuição de vocês. É motivador para a continuação do nosso trabalho.
Abraços,
Géssika