55 – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COM PROFESSORES SEM FORMAÇÃO EM QUÍMICA

Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2021 desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que avaliou a adequação da formação docente, indicam uma lacuna na educação: existem professores lecionando disciplinas fora de sua área de formação (BRASIL, 2021). Dessa forma, é essencial que esses profissionais, e até mesmo docentes licenciados na área de atuação, tenham acesso a produtos e abordagens exploradas pela comunidade científica no processo de ensino e aprendizagem para que possam melhorar a sua prática docente. Nesse sentido, têm-se por objetivo apresentar um relato de experiência sobre aplicação de uma proposta de aula investigativa para o ensino de concentração de soluções. A proposta visa atender aos professores que ministram o componente curricular Química, mas não apresentam formação na área, sendo também um incentivo para outros profissionais a utilizarem diferentes abordagens em suas aulas.

Sílvio R. Consonni

A temática é muito interessante e importante, merece destaque e atenção interdisciplinar, pois como mencionado para química, certamente há outros profissionais ministrando aulas de cursos de formação diferente. Cada vez mais temos observado tendências ao ensino integrado de ciências. Sugiro expandir a proposta buscando avaliação da percepção qualitativa e quantitativa desses profissionais em trabalho na área de formação e fora de sua área de formação.

Yana Bárbara da S. Teixeira
Reply to  Sílvio R. Consonni

Apesar de os censos demonstrarem redução nos casos de atuação de professores em sala de aula fora da área de formação, com certeza ainda existe a preocupação em realizar estudos que contribuam para superar essa lacuna no processo de ensino e aprendizagem. A sugestão é excelente para potencializar a compreensão das principais dificuldades vivenciadas, além de suscitar possíveis caminhos a serem seguidos, tanto no sentido de formação continuada quanto no desenvolvimento do pensamento interdisciplinar, como mencionado. Obrigada!